Autor Tópico: Ultra-GA's  (Lida 1889 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 29 de Junho de 2006, 15:55:53
Pessoal, estou para comprar uma ultra-GA e gostaria de saber a opinião de vocês sobre três lentes, escolhidas especialmente pelo preço (ou seja, nikkor 12-24 está fora de cogitação, assim como a sigma 12-21).

Estou entre a sigma 10-20, a tokina 12-24 e a tamron 11-18.

Pelo que vi até agora, os pontos fortes da tokina são:
- f/4 constante, coisa que pode ser muito útil em shows;
- distorção relativamente baixa;
- boa nitidez;
- construção boa como sempre são as tokina

Ponto fraco:
- aberração cromática

Sobre a sigma 10-20, os pontos fortes seriam:
- excelente nitidez;
- leve ganho em GA, que pode parecer pouco mas não deixa de ser uma vantagem.

Ponto fraco:
- distorção;
- aberura menor.

Já sobre a tamron, não conheço nada...
Alguém teria informações sobre essa tamron e mais alguns comentários a fazer em relação a tokina e a sigma?
« Última modificação: 29 de Junho de 2006, 16:13:39 por Bruno Gomes »


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2006, 16:02:33
« Última modificação: 29 de Junho de 2006, 16:10:23 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2006, 16:20:58
Citar
http://www.nikonians.org/html/resources/ni...aberration.html
http://www.nikonians.org/html/resources/ni...shootout_6.html

outro ponto a favor da sigma: baixa aberração cromática
 :thmbup:

Já a nitidez que a tamron apresentou nas bordas é sofrível, hein??


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2006, 16:23:16
Acho o Ken muito tendencioso, mas ele fez um teste significativo com ultra-GAs..

http://www.kenrockwell.com/tech/digital-wi.../comparison.htm
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2006, 18:01:38
Eu iria de Tokina 12-24. Essa lente é muito fodona!

Review dela: Tokina 12-24mm f/4 AT-X 124 AF PRO DX


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2006, 21:10:37
Citar
Acho o Ken muito tendencioso, mas ele fez um teste significativo com ultra-GAs..

http://www.kenrockwell.com/tech/digital-wi.../comparison.htm
Muito bom o teste! Só temos realmente que descontar um pouco os comentários do autor... Ele chega a dizer que a tokina não tem qualquer defeito, quando claramente apresenta maior aberração cromática que as demais.
Bom, no fim, analisando outros reviews e fotos por aí, a questão para mim acaba se resumindo a ficar com a aberração da tokina ou a distorção da sigma... Pelo tipo de distribuição dos elementos que tenho feito em minhas fotografias, talvez a distorção acabe me atrapalhando um pouco mais...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2006, 21:11:19
Citar
Eu iria de Tokina 12-24. Essa lente é muito fodona!

Review dela: Tokina 12-24mm f/4 AT-X 124 AF PRO DX
Bah, cada foto linda aí! A lente é muito boa mesmo, só peca na aberração...


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2006, 21:45:49
Citar
Bah, cada foto linda aí! A lente é muito boa mesmo, só peca na aberração...

Não tem como não levar em consideração a opinião de alguém que fotografa MUITO! assim  :D  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2006, 22:34:34
Murilo, vi uma oferta da sigma 12-24 por cerca de R$150,00 a mais que a 10-20. Lembro que você havia dito que ela tem uma correção de distorção muito boa, mas tinha um defeito. Qual era mesmo?


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2006, 23:34:28
Citar
Murilo, vi uma oferta da sigma 12-24 por cerca de R$150,00 a mais que a 10-20. Lembro que você havia dito que ela tem uma correção de distorção muito boa, mas tinha um defeito. Qual era mesmo?
Oi Bruno....

antes de mais nada... dei uma olhada no teste do kenrockwell.com, e pelo fato de ele ser muito extenso (que bom) eu soh deu uma olhada assim por cima e eu discordo um pouco dele.
como tenho esta lente (independente da comparação) eu sei que ela não produz aquele resultado mostrado no site. Acho que dei sorte de ter pego a cópia boa e ele o azar de pegar a ruim, pois sei que ela eh beeeem mais nítida do que aqueles exemplos mostrado no site. um exemplo  pra contradizer é aquele do nikkoninas. Mas o pbase também tem tons e tons de comparativos, inclusive da sigma vs. Canon, e a sigma está ali.... virtualmente empatando com canon.

sobre a sigma 12-24, ateh onde sei, a vantagem dela é a baixa distorção (nunca li nada a respeito de alguma lente que tenha vencido ela neste quesito), em compensação ela não eh muito nítida, e este é o seu ponto fraco.
Mas vale ressaltar que ela foi feita para FF, e fotografando com aps, vc só pegará o palmito da lente ;)
 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2006, 23:37:01
Bruno... outra coisa que lembrei... e as fotos que vc fez com a 1020? cade? o que achaste?
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2006, 00:01:38
Citar
Bruno... outra coisa que lembrei... e as fotos que vc fez com a 1020? cade? o que achaste?
Murilo, foram aquelas duas primeiras que postei no tópico do passeio. Eu gostei bastante, me apaixonei na hora mesmo, em princípio não tive do que reclamar. Só estou com aquela apreensão que bate na hora de decidir, pois hoje vendi uma lente aqui e já estou com a verba da GA... aí já viu, né? A gente sempre quer fazer de tudo para não se arrepender depois. Na verdade, a única coisa que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi o fato do Marcelo Estaky (do Fotografiabrasil) ter dito que ela apresentava distorção significativa próximo aos terços. Como eu uso muito esses pontos do quadro, fiquei com receio. Acho que vou fazer assim: domingo que vem eu asso um churrasco pra nós lá em casa e em troca você deixa eu fazer dois ou três testes específicos com a 10-20. :P

 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2006, 00:10:21
Citar
Citar
Bruno... outra coisa que lembrei... e as fotos que vc fez com a 1020? cade? o que achaste?
Murilo, foram aquelas duas primeiras que postei no tópico do passeio. Eu gostei bastante, me apaixonei na hora mesmo, em princípio não tive do que reclamar. Só estou com aquela apreensão que bate na hora de decidir, pois hoje vendi uma lente aqui e já estou com a verba da GA... aí já viu, né? A gente sempre quer fazer de tudo para não se arrepender depois. Na verdade, a única coisa que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi o fato do Marcelo Estaky (do Fotografiabrasil) ter dito que ela apresentava distorção significativa próximo aos terços. Como eu uso muito esses pontos do quadro, fiquei com receio. Acho que vou fazer assim: domingo que vem eu asso um churrasco pra nós lá em casa e em troca você deixa eu fazer dois ou três testes específicos com a 10-20. :P
pra mim tah combinadíssimo!
mas 2 ou 3 testes? por que vc jah não faz o teste drive completo¿ pra que economizar com teste? Desencana Bruno.... pegue minha câmera e saia pra fotografar!  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2006, 02:04:33
Citar
Citar
Citar
Bruno... outra coisa que lembrei... e as fotos que vc fez com a 1020? cade? o que achaste?
Murilo, foram aquelas duas primeiras que postei no tópico do passeio. Eu gostei bastante, me apaixonei na hora mesmo, em princípio não tive do que reclamar. Só estou com aquela apreensão que bate na hora de decidir, pois hoje vendi uma lente aqui e já estou com a verba da GA... aí já viu, né? A gente sempre quer fazer de tudo para não se arrepender depois. Na verdade, a única coisa que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi o fato do Marcelo Estaky (do Fotografiabrasil) ter dito que ela apresentava distorção significativa próximo aos terços. Como eu uso muito esses pontos do quadro, fiquei com receio. Acho que vou fazer assim: domingo que vem eu asso um churrasco pra nós lá em casa e em troca você deixa eu fazer dois ou três testes específicos com a 10-20. :P
pra mim tah combinadíssimo!
mas 2 ou 3 testes? por que vc jah não faz o teste drive completo¿ pra que economizar com teste? Desencana Bruno.... pegue minha câmera e saia pra fotografar!
Ôpa, beleza, Murilo! Na quarta-feira eu volto à Floripa, aí a gente combina isso direitinho. :thmbup: