Autor Tópico: Idade X Fotografia  (Lida 5324 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Março de 2013, 13:19:28
Quase todo mundo a sofreu esse tipo de preconceito, quando eu tinha meus 17 anos eu já tocava contrabaixo melhor que o flea, isso não é grande vantagem pois o cara é um tosco, apesar de tocar em uma super banda, mas eu entrava nas lojas pra escolher instrumento e torciam o nariz pra mim, cansaram de negar teste de instrumento, com o tempo vem o respeito e reconhecimento, é só trabalhar.

Com fotografia já foi bem mais difícil pra mim, comecei tarde, sem tempo pra estudar, acabei não conseguindo ser um fotografo como eu queria, mas o pouco que fotografo procuro fazer com muito gosto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #46 Online: 27 de Março de 2013, 20:07:51
Nem pouca nem muita idade....nem 1 ano ou 30 de experiencia...nenhuma dessas características ser, novo, velho, experiente ou não...deveriam contar como critérios....simples assim, pois critérios pra fotos é ser bom, ruim ou mediano....ainda que tenha uma certa subjetividade nisso....o que deveria separar o joio do trigo...é a qualidade...aliás estendo isso a qualquer área.
:clap: :ok:
competencia oficio qualidade, etc.etc


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Março de 2013, 08:56:34
Quase todo mundo a sofreu esse tipo de preconceito, quando eu tinha meus 17 anos eu já tocava contrabaixo melhor que o flea, isso não é grande vantagem pois o cara é um tosco, apesar de tocar em uma super banda, mas eu entrava nas lojas pra escolher instrumento e torciam o nariz pra mim, cansaram de negar teste de instrumento, com o tempo vem o respeito e reconhecimento, é só trabalhar.

Com fotografia já foi bem mais difícil pra mim, comecei tarde, sem tempo pra estudar, acabei não conseguindo ser um fotografo como eu queria, mas o pouco que fotografo procuro fazer com muito gosto.
Quando eu comecei a trabalhar era o "menino do computador". Caraca, programava em Cobol, Pascal, e depois em C, Clipper, Assembly, mas continuava a ser o menino do computador. Só com a idade é que deixei de ser isso.
Acho normal, mas também acho que no trabalho experiência conta. Não porque o cara melhore a qualidade, mas porque já teve que resolver vários problemas no passado e agora ele já sabe como termina a história. Em última análise, experiência é sabe como se erra porque já errou.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #48 Online: 28 de Março de 2013, 09:16:36
Quando eu comecei a trabalhar era o "menino do computador". Caraca, programava em Cobol, Pascal, e depois em C, Clipper, Assembly, mas continuava a ser o menino do computador. Só com a idade é que deixei de ser isso.
Acho normal, mas também acho que no trabalho experiência conta. Não porque o cara melhore a qualidade, mas porque já teve que resolver vários problemas no passado e agora ele já sabe como termina a história. Em última análise, experiência é sabe como se erra porque já errou.

a experiencia bem aproveitada tem um enorme valor!!!!!!!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Março de 2013, 10:07:15
Sei que a maioria não leva em conta experiência, mas suponhamos que existam dois fotógrafos talentosos indicados para o casamento da nossa filha.

Um deles tem 16 anos e fez 3 casamentos.
O outro tem 35 anos e fez 75 casamentos.

Tanto faz?

« Última modificação: 28 de Março de 2013, 10:07:40 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #50 Online: 28 de Março de 2013, 10:25:42
Sei que a maioria não leva em conta experiência, mas suponhamos que existam dois fotógrafos talentosos indicados para o casamento da nossa filha.

Um deles tem 16 anos e fez 3 casamentos.
O outro tem 35 anos e fez 75 casamentos.

Tanto faz?


Eu jamais escolheria algum fotógrafo por esses números. Antes de mais nada eu olharia para o portfolio de ambos. Caso fossem bem similares, e de meu agrado, aí sim eu partiria para a experiência.


Só um exemplo recente que aconteceu comigo. Meu primeiro contrato próprio de casamentos eu fechei quando tinha apenas 3 casamentos como 1° fotógrafo (cobrindo outros fotógrafos). Tá certo que eu já tinha uns 15 como 2° fotógrafo, mas como 1° eu só tinha esses 3 e nenhum deles era cliente meu.


A outra opção do casal era o fotógrafo da igreja, que já tinha dezenas de casamentos no currículo. Ele cobrava mais barato e ainda oferecia álbum incluso. Pois bem, mesmo assim, analisando as minhas fotos e as dele, o casal me contratou, pagando mais caro, sem álbum e com bem menos experiência. O resultado final foi ótimo, o casal adorou as fotos e elogiaram demais!


Abraços


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Março de 2013, 11:17:25
Eu já perdi trabalho por conta de falta de experiência.

Era para fotografar uma rede de resorts, meu trabalho era excelente, muito superior ao do concorrente, em um momento da entrevista, lá em são Paulo, me perguntaram quantos hotéis eu tinha fotografado, eu falei, "dois".

Eles pediram desculpas mas mesmo eu cobrando 10 mil a menos que o outro cara, pegaram ele por ter feito mais de 30 hotéis famosos nos últimos anos.

Mas sempre falo a verdade, mesmo que não seja o que eles querem ouvir.