Autor Tópico: Comparativo entre jpeg direto, RAW direto e RAW tratado - Canon 6D  (Lida 5032 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 22 de Março de 2013, 10:51:23
Eu sou fã do DPP! É onde aprendi a mexer e onde consigo fazer os resultados ficarem melhores. Ainda me perco bastante no LR... Por sorte o Roberto Dellano também usa Canon, então consigo usar o DPP pras fotos dele também.

Quando eu tenho que tratar um JPEG (sim, de vez em quando preciso entregar os arquivos no mesmo dia, aí o JPEG é mais rápido...), aí uso o LR, acho ele mais potente para o formato de arquivo. No DPP o tratamento de JPEG é bem limitado.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #16 Online: 22 de Março de 2013, 11:17:41
Eu só uso JPEG quando desejo que a câmera envie, logo após o disparo, a fotografia para o IPAD. Neste caso os RAW gravo no cartão CF e os JPEGs ficam no SD CARD e vão para o iPAD.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #17 Online: 22 de Março de 2013, 12:02:59
DPP - Digital Photo Professional, o programa que vem com a sua câmera
LR - LightRoom, o programa de conversão de RAW profissional da ADOBE.

A grande vantagem do DPP é que ele abre por default um RAW com as mesmas configurações que estavam setadas na câmera. Ou seja, se vc fotografar em RAW e abrir no DPP, vai ver uma imagem idêntica a que teria se tivesse fotografado com JPG. A grande desvantagem é que ele é relativamente limitado.

Já o LR não tem essa capacidade, então vc terá que criar um perfil de conversão que seja aplicado automaticamente quando a foto for carregada. Aliás, pode criar vários perfis, um para paisagens, outro para fotos noturnas com flash, etc... Depois vc só terá que fazer ajustes se eles forem necessários.

Quer fazer um teste rápido ??? Instale o sofware que vem com sua câmera.

Depois coloque a câmera em modo P, Picture Style Standard e faça uma foto em RAW. Depois coloque a câmera em modo Monocromático e faça outra foto em RAW. Finalmente, volte para Standard, compense a exposição em 1 ponto para que a foto fique totalmente superexposta e faça outra foto em RAW.

Copie as tres fotos para o computador e abra o DPP.

No DPP as fotos sairão praticamente idênticas ao que vc viu no lCD da câmera, inclusive a monocromática, porque o DPP leu as configurações da câmera e sabe que vc fez a foto assim, então aplicou esta configuração como default na conversão. Mas isso não é definitivo, pegue a foto monocromática e passe para Standard e ela voltará a ser colorida. Pegue a que vc clicou em Standard e passe para Landscape para ver a diferença que os Pictures Styles fazem durante a rotina de demosaico.

E finalmente, pegue a última foto, que está superexposta e que estaria irremediavelmente no lixo se fosse JPG, e altere o slider de exposição puxando 1 ponto para baixo. E pronto, vc tem uma foto novinha e recuperada :)


Ok, entendi, mas tanto o LR quanto o DPP converte para jpeg....ou tenho que ter outro soft
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 22 de Março de 2013, 12:38:07
Sim, os dois convertem para JPG  :ok: Ou melhor dizendo, geram um JPG a partir do RAW. A edição do RAW, ao contrário do JPG, é não destrutiva. Vc pode pegar um RAW, editar, voltar atrás, gerar um JPG, fazer outra edição, gerar outro JPG, e voltar ao estado inicial de novo quantas vezes quiser, sem perda de qualidade.
« Última modificação: 22 de Março de 2013, 12:39:08 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
    • Flickr
Resposta #19 Online: 22 de Março de 2013, 12:44:47
Mas e o tamanho, fiz uma foto ontem, de 17mg, se eu converter para jpeg, qual será o tamanho dela...
Canon T3  - lente 18-55mm   
Economizando para comprar 1 lente....qual seria???/ claro a 50quentinha

http://www.flickr.com/photos/fabioroberto


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 22 de Março de 2013, 13:07:11
Mas e o tamanho, fiz uma foto ontem, de 17mg, se eu converter para jpeg, qual será o tamanho dela...

O tamanho é determinado por uma série de fatores, qualidade da saída, tamanho e até o ruído presente que impacta na rotina de compactação.

Quando vc vai converter, independente do software, vc determina que tamanho de foto quer na saída, e qual a qualidade da compactação. Não lembro bem porque como disse não fotografo em JPG, mas se não me engano o JPG Fine da câmera usa uma qualidade próxima a 8. Se vc converter uma foto de tamanho Full com qualidade 10 vai gerar um JPG quase do tamanho do RAW. Eu costumo usar 8 ou 9 para minhas fotos, salvo para impressão em tamanho maior que uso qualidade 10.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 22 de Março de 2013, 16:24:25
To vendo essas fotos aqui na tela de um ipad 3 e achei algumas um pouco sub. Os RAWs estao melhor equilibrados no quesito iluminaçao.

Falam mal dessa 50tinha da Canon mas pelo menos "daqui", me parece uma otima lente!
Ficaram sub porque o excesso de branco nas flores acabou tapeando o fotômetro e o Zero representou falta de luz. O RAW ficou bom pois recuperei um pouco as sombras e aumentei a exposição 0,8 EV.

Em relação à 50tinha da Canon achei ela melhor que a 50tinha da Nikon (AF 50 1.8 D). É mais nítida já nas aberturas maiores além de ser mais barata.

Em relação ao modo de usar os arquivos. Já não consigo mais ficar sem o RAW. Tenho feito sempre as fotos em RAW + jpeg fine small e sempre que comparo, o RAW é muito melhor (apesar do jpeg engine da 6D ser bom).
Quando a fotometria e o AWB estão bons, a conversão no LR é quase imediata pois já criei um preset no LR. Mesmo mexendo em fotometria e WB, tenho obtidos excelentes resultados em termos de velocidade (dá para fazer umas 100 fotos em 1 hora).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Março de 2013, 20:02:36
Tópico interessante.

Parabéns pelo teste Tsouto. Gostei do jpeg da Canon 6D.

Eu também não abro mão do recurso do raw. As edições (caso sejam necessárias) não trazem resultados satisfatórios...
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 20:08:08 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Março de 2013, 20:08:04
Toma essa, Ken!  :hysterical:
Muito bom cara!