Autor Tópico: Pentax Spotimatic com desgaste no prisma  (Lida 1888 vezes)

Ivan Cascavel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 27 de Março de 2013, 15:17:34
Ola pessoal, comprei recentemente no ML uma Pentax Spotimatic SP que foi anunciada em excelentes condições, mas quando à recebi verifiquei que olhando pelo visor aparecia refletida no meio uma linha ou traço preto horizontal com 2 mm de espessura atrapalhando a visão.
Fui até um técnico especializado que me disse ser um desgaste natural no prisma e que isso acontece normalmente com essas Pentax Spotimatic.
Pior, segundo assistência não compensa trocar o prisma ou tentar qualquer reparo.
* Segundo ele esse defeito não interfere na qualidade das fotos, menos pior..........


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2013, 16:51:46
Eu acho que "desgaste" não seria bem o termo a ser usado. O prisma não se desgasta. O que acontece ali é uma oxidação e o seu técnico tá certo mesmo. Acontece com muitas dessas câmeras já com essa idade, principalmente Spotmatic e K1000.

Opinião minha, baseada em achismo, ou seja, baseada em nada, mas vamos lá. Se a câmera ficar parada muito tempo, guardada em local inadequado onde haja umidade e/ou escuridão, eu penso que essa condição favorece o surgimento do problema.

Dá pra trocar esse prisma. O problema é que não se fabrica mais isso, então teria que tirar de outra câmera.
« Última modificação: 27 de Março de 2013, 17:06:14 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2013, 17:32:52
Isso é o prateamento do prisma que é muito mal feito nas Spotmatic. É um problema crônico e não tem solução fácil e acontece nas arestas e vértices do pentaprisma. Pode tentar levar em uma fábrica de espelhos e repratear, mais isso não é economicamente viável.

Mas caso encontre alguem que faça, depois tem que remover e polir as faces do pentaprisma que não devem ter o espelhamento e aplicar a tinta de proteção sobre a camada de prata.

Se tiver coragem pode tentar você mesmo:

http://www.make-stuff.com/formulas_&_remedies/glass_&_glasses/mirrors.html
http://www.instructables.com/id/Make-Glass-Mirrors-With-Silver-Nitrate-Sugar-Am/

Mais fácil comprar outra.


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2013, 12:56:12
Acontece com muita frequencia nos prismas das Zenits. Ou compra outra camera com o prisma bom e troca porque eu acho que o espelhamento não compensa financeiramente.