Autor Tópico: Dúvidas sobre fixas  (Lida 3816 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #15 Online: 28 de Março de 2013, 10:49:04
Então Razad a 24mm é 2.8, e não vejo motivo em comprá-la porque tenho necessidade de uma GA maior.
Me referi a 100mm porque já dispensei 3 stills com objetos pequenos no ano passado, mas tenho consciência que é uma lente que pode ficar encostada, mas te digo, dispensar trabalho dói no coração... :aua:
Acredito que essas lentes que você indicou seja o caminho. Obrigado pela ajuda.

Zaca, a 24mm em Crop não fica tão GA assim, ela substitui uma 35mm em full frame, por isso a sugestão, a DF de 23-24mm em Crop representa mais ou menos a visão total com os 2 olhos em ângulo de visão, é ótimo quando você quer fotografar tudo que você está vendo, não me preocupo mais com essa DF na canon pq ja tenho a 23mm F/2 da fuji X100, ultimamente ando com a t3i com a 50mm montada e a fuji com sua 23mm, dá fotografar quase tudo o que preciso com essas DFs.
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Março de 2013, 11:28:52
Zaca, quando eu estava nas cropadas, eu adorava a duplinha Sigma 30/1.4 + Canon 85/1.8, pra mim era perfeito, usei tanto em casamentos como em ensaios. Uma complementa a outra e ambas são ótimas! Mais pra frente eu troquei a Sigma 30 por uma Canon 28/1.8, muito boa também e tem a imagem praticamente igual à da 85/1.8, deixando meu trabalho mais uniforme (as cores da Sigma são um pouco diferentes...).

Eu acho que você pode olhar com carinho pra essas fixas USM da Canon, são todas bem boas e não tão caras, 28/1.8, 50/1.4, 85/1.8, 100/2.0 (não-macro).

Abraços


Humberto, mas essas são USM ou normais ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 28 de Março de 2013, 13:31:50

Humberto, mas essas são USM ou normais ??

Todas as que eu mencionei são USM. Inclusive a Sigma 30/1.4 (que na verdade é HSM).


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Março de 2013, 18:38:48
Ok, é que essa 28mm é mais cara que a 50mm, mas também por essa range né ?!
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 28 de Março de 2013, 18:54:44
Ok, é que essa 28mm é mais cara que a 50mm, mas também por essa range né ?!


É, as 50mm são no geral as objetivas mais "fáceis" de se fazer, pois necessitam de menos elementos para distorções. Então, se tiver as mesmas especificações, uma GA sempre vai ser mais cara que uma 50mm...


rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #20 Online: 28 de Março de 2013, 21:00:36
Tenta economizar na 50mm e pega uma 1.8 e junta pra pegar a 28mm 1.8 Ai sim tera um kit quase completo.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 28 de Março de 2013, 21:31:01
hmmm tantas dicas sem saber o que ele quer fotografar realmente?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Março de 2013, 04:06:58
Se quer trabalhar na still com uma câmera cropada fotos de brincos, anéis, moetas e coisas deste tamanho uma lente macro na casa dos 100mm é fundamental para preencher o sensor. Tamron 90mm, Canon 100mm e Sigma 105mm são espetaculares, entregam praticamente o mesmo resultado, compre a mais barata, vc não vai precisar de estabilizador na still.

Fotos de bolsas, sapatos, maletas e coisas deste tamanho uma boa zoom como a Tamron 17-50 sem estabilizador é insuperável, lembrando que nenhuma lente é perfeita, esta Tamron por exemplo nunca use 17mm pelas CA exageradas, mas em 28 até 50mm é show.

Eu também tiro fotos de roupas em manequins e com uma cropada do joelhos até a cabela completa a 2 metros da exatos 35mm, se tiver uma zoom bacana blz, senão vai de fixa e eu recomendo a Canon 35mm F2 antiguinha que é barata e entrega resolução e controle de CA em F8 muito bom, e vc ainda vai poder usar ela se um dia for para câmeras FF.

Isso que estou te passando é praticamente receita de bolo para Still com cropada, se fizer direito não tem erro, na Still vale mais a sua criatividade com iluminação e conhecimento completo das lentes que vc tem para usar a abertura otimizada, e claro tem pelo menos conhecimento intermediário de edição.
 


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 29 de Março de 2013, 16:54:05
2x

Contudo, pelo baixo preço da 50 1.8 e sua qualidade indiscutível, recomendo ela também.

Então tsouto, li vários reviews sobre as 4 lentes 50mm, acredito que no quesito qualidade, durabilidade e confiança eu fico com a f/1.4. Vlw a dica.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 29 de Março de 2013, 16:59:23
A 50mm pra cropadas fica bem fechada....
Fiz um casamento como segundo fotógrafo só com ela... e perdi alguns momentos... Evento é bem dinâmico.
Mas para ensaios gosto bastante de utilizá-la.

Eu iria de 35 1.4 sigma (essa serve em uma futura FF) e de 85 1.8 canon!

Estou realizando alguns trabalhos com eventos e ensaios infantis... aí amigo... a praticidade do zoom fala mais alto!

fdilelis, realmente a aquisição de fixas não seria pra uso em evento (que é o meu segmento hoje, principalmente o corporativo). A zoom nestes casos é um facilitador enorme.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #25 Online: 29 de Março de 2013, 17:03:16
Tambem tenho uma 7D e estou na mesma duvida... pois essa lente 18-135 eu não gostei, adquiri minha camera a apenas 10 dias e já sinto necessidade de uma lente fixa para eu fazer meus trabalhos com mais qualidade. Tava pensando na 85mm 1.8 e 50mm 1.4.

Jeze, acho natural querer melhor, tanto em técnica como em equipamento. A 18-135 nunca me deixou na mão, fiz realmente muuitos trabalhos com ela. Entendo que é um processo que todos acabam passando, principalmente quem começa com o básico.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 29 de Março de 2013, 17:22:15
já passei por essa dúvida e temia não me acostumar com as fixas...

Pra falar a verdade, não é trabalho muito fácil não porque não é prático.. Mas se não precisar de velocidade absurda entre uma foto e outro acostuma sim.. além disso o conjunto fica bem mais leve e confortável de usar.

meu kit montei com 20mm 2.8 / 35mm 2.0 / 50mm 1.4 / 85mm 1.8 , usando numa FF... mantive somente uma zoom que é a 70-300. Essa compensa eu manter porque muitos eventos que faço são fotos de palco e como a movimentação é muito ruim por conta do público não tem jeito..

Antes da 20mm tinha uma 24mm 2.8 (que caiu no mar) e que saiu de linha, por isso não comprei outra igual. Entrou uma bem mais cara no lugar dela agora... A 20mm no meu caso é bem melhor porque quando uso ela quero a visão o mais aberta possível mesmo, e ela me propicia isso na FF (seria mais ou menos como uma 12,5mm na 7D). Quando não precisa abrir tanto o ângulo de visão uso a 35mm..

Penso também numa 100mm macro, mas como o uso é muito pequeno no momento não compensa. E no seu caso, numa 7D, eu acho meio complicado por causa do fator de corte... Talvez compense você substituir a 50mm por uma 60mm macro..

Luciano, esse conjunto 35/50/85 pelo jeito é infalível, muitos amigos meus trabalham só com essas 3, e acredito que este será meu kit também. Quanto a 100mm, é algo muito específico, e vou pensar melhor sobre ela, tenho que ver se as oportunidades para tê-la serão interessantes. Também irei manter as zoom por causa do tipo de trabalho que faço hoje, não dá pra ficar sem.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 29 de Março de 2013, 17:51:03
hmmm tantas dicas sem saber o que ele quer fotografar realmente?

Spider, vc tem razão ou quase. Mas essas dicas são importantes, ainda mais quando vem de pessoas que sabem "como andar de bicicleta". Quando se trata de fotografia sou um cara organizado, pesquiso e faço meu planejamento. Tento fazer o melhor que posso ao meu cliente. Sei o que eu gosto e do que não gosto, o que eu posso e ainda não posso fazer.
Quer um exemplo? Detesto casamentos. Dão uma grana preta e poderia encaixá-los perfeitamente em meus horários, mas não me empolgam. Agora, um ensaio de pré-casamento, isso me interessa muito. Publicidade me interessa muito. Jornalismo é algo que gosto demais e faço. Moda acho fantástico. Curto demais seu trabalho, ainda mais quando se trata de linguagem e qualidade de imagem. É isso que eu busco. o resto vem com vontades e oportunidades. Grande abraço.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #28 Online: 29 de Março de 2013, 17:56:21
Se quer trabalhar na still com uma câmera cropada fotos de brincos, anéis, moetas e coisas deste tamanho uma lente macro na casa dos 100mm é fundamental para preencher o sensor. Tamron 90mm, Canon 100mm e Sigma 105mm são espetaculares, entregam praticamente o mesmo resultado, compre a mais barata, vc não vai precisar de estabilizador na still.

Fotos de bolsas, sapatos, maletas e coisas deste tamanho uma boa zoom como a Tamron 17-50 sem estabilizador é insuperável, lembrando que nenhuma lente é perfeita, esta Tamron por exemplo nunca use 17mm pelas CA exageradas, mas em 28 até 50mm é show.

Eu também tiro fotos de roupas em manequins e com uma cropada do joelhos até a cabela completa a 2 metros da exatos 35mm, se tiver uma zoom bacana blz, senão vai de fixa e eu recomendo a Canon 35mm F2 antiguinha que é barata e entrega resolução e controle de CA em F8 muito bom, e vc ainda vai poder usar ela se um dia for para câmeras FF.

Isso que estou te passando é praticamente receita de bolo para Still com cropada, se fizer direito não tem erro, na Still vale mais a sua criatividade com iluminação e conhecimento completo das lentes que vc tem para usar a abertura otimizada, e claro tem pelo menos conhecimento intermediário de edição.

Nattis, muito obrigado pelas dicas, mesmo essas receitinhas de bolo são bacanas porque me darão mais segurança na hora da compra. Anotado meu amigo. Grande abraço.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
a
Resposta #29 Online: 29 de Março de 2013, 19:03:40
Spider, vc tem razão ou quase. Mas essas dicas são importantes, ainda mais quando vem de pessoas que sabem "como andar de bicicleta". Quando se trata de fotografia sou um cara organizado, pesquiso e faço meu planejamento. Tento fazer o melhor que posso ao meu cliente. Sei o que eu gosto e do que não gosto, o que eu posso e ainda não posso fazer.
Quer um exemplo? Detesto casamentos. Dão uma grana preta e poderia encaixá-los perfeitamente em meus horários, mas não me empolgam. Agora, um ensaio de pré-casamento, isso me interessa muito. Publicidade me interessa muito. Jornalismo é algo que gosto demais e faço. Moda acho fantástico. Curto demais seu trabalho, ainda mais quando se trata de linguagem e qualidade de imagem. É isso que eu busco. o resto vem com vontades e oportunidades. Grande abraço.
Eu perguntei isso porque vejo muita gente propondo muita coisa sem saber o que voce realmente quer fotografar. Normalmente as dicas são baseadas em NOSSAS escolhas e não levam em conta o que você deseja. O problema de quando a gente amplia o nosso campo de atuação é que a necessidade de equipamentos também é ampliada. Quando voce diz que quer fotografar still também, por exemplo, o seu campo de atuação se amplia de tal forma que às vezes é importante pensar se vale a pena investir nisso e se é isso exatamente o que voce quer fazer da vida. Eu sou da linha da especialização. Quanto mais você fechar o seu campo de atuação, melhor voce se torna naquilo que voce faz e mais rápido voce consegue chamar atenção pois se destaca daqueles que fazem de tudo mais ou menos. Cara, é impressionante como qualquer nuance é significativa na fotografia. Ensaios com gestantes, por exemplo, exige habilidades e equipamentos diferentes de um ensaio de casal não gestante. Eu já acho que ampliei demais o meu campo de atuação. Eu comecei fazendo newborn, por exemplo. Pela pesquisa que tinha feito na época, pensei que podia chegar num nivel muito alto em relação ao que se entregava por aí. Depois acabei vendo que para evoluir mais na área, um estudio era imprescindível. Alem de que eu acabei tendendo mais pra outras coisas que me agradavam mais do que manipular recem nascidos e trabalhar com luz de estúdio. Acabei fazendo uma escolha e até ignorando um pouco a tendencia de mercado. Se eu ficasse apenas com os recem nascidos seria necessario uma ou no máximo duas lentes e o restante teria que ser gasto com o estudio. Acho que no seu caso o still é algo parecido. Voce teria que gastar mais em equipamentos pra o estudio e em capacitação. Uma lente tilt shift, por exemplo, também seria muito bem vinda. Voltando para o meu caso, quando fotografo aniversarios infantis, sinto a falta de uma lente zoom para facilitar o meu trabalho. Quando fotografo gestantes, sinto falta de uma tilt shift, e por aí vai. Portanto, quanto mais voce amplia o seu campo de atuação, mais voce tem que investir em conhecimento e equipamento. Outra dica que posso te dar é sempre comprar lentes no mesmo nível. Eu tenho uma lente L, a 35mm, que é muito superior às outras, o que faz com que eu tenha tendencia a fotografar com ela a maioria do tempo. Então, o ideal é voce não ter essa diferença de qualidade no seu set. Outra coisa, se quer trabalhar em altissimo nível, é importante ter equipamentos de ponta. Nesse contexto, dependendo do seu campo de atuação, é melhor ter uma lente L do que 2 ou 3 lentes medianas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya