Bom Getter, isso é uma regra ótica, não tem a ver com ser digital, com ser compacta, quanto maior o multiplicador focal maior a dificuldade de fazer as correções para que ambos os extremos operem adequadamente, mesmo porque cada extremo tem uma característica própria, sendo que em lentes muito longas uma ponta irá sofrer com aberrações cromáticas, enquanto a outra irá sofrer com distorções esféricas, que usam elementos diferentes para correção, sendo qeu todas as marcas acabam priorizando o centro e não os extremos, pois se prioriza um extremos estraga mais o outro.
Como exemplo veja as UZ que são câmeras de sensor pequeno e mesmo as excelentes não conseguem ter a qualidade ótica de uma C-5060 e de uma G5 por exemplo, que em alguns casos até elementos bem mais baratos e mais simples.
E tbm tem a questão de que como eu disse GERALMENTE é assim, por exemplo uma 50-500 da Sigma é uma lente até bem feitinha e consegue obter mais qualidade que muita lente barata e curta, como as 28-80 e etc. Leia o artigo sobre lentes que vc verá que muita coisa pode influir nisso, uma dessas coisas é o multiplicador do Zoom
Com relação à sua comparação foi totalmente infeliz, em termos óticos a G5 é bem superior à S5000., Vou comparar a G3 com a S5100 que possuem a mesma resolução e a mesma ótica da S5000 e da G5 para vc ter idéia da diferença, o que vc deve sentir mais agradável na Fuji são as cores que normalmente são mais saturadas e puxadinhas para uma mistura de amarelo com magenta, que favorece um pouco os tons de pele.
G5
Distorção barril (Wide): 0,9%
Vinheta: Leve
Aberração cromática: Média
Resolução: 1250X1200
S5100
Distorção barril (wide): 1,1%
Vinheta: Intensa
Aberração cromática: Elevada
Resolução: 1250X1200
Fora detalhes como sensor maior e etc.
Isso porque ambas são separadas por praticamente 2 anos de tecnologia.