Autor Tópico: Dúvidas sobre lente "L"  (Lida 4501 vezes)

Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Março de 2013, 09:50:44
Bom dia...

Estou com dúvidas sobre lentes para minha Canon 550D. Estive pesquisando e estou querendo comprar uma lente 24-105 L, no entanto ela é f4. Pelo que li em reviews sobre a mesma, é uma excelente lente walkaround, no entanto, para eventos noturnos, me deixou em dúvida quanto ao desempenho. Pelo que li, talvez uma 15-85 seria melhor,, apesar de não ser da linha "L".

Gostaria de uma lente que fosse uma walkaround e ao mesmo tempo uma que me atendesse em eventos. Não esquecendo de um bom range de zoom.

Aproveitando a oportunidade, minha camera é cropada, esta diferença entre 18mm para 24mm é muito significativo?

Muitos me falaram que toda linha de lentes (independente se é da linha "L" ou não) que possuem IS e AF dão muitos problemas no flat cable interno. Alguém poderia me dizer se é necessário o IS da lente incluindo o USM?

Obrigado



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2013, 10:05:39
 A lente deve ser escolhia pelo seu conjunto de características positivas. As lentes L normalmente tem um ótimo conjunto, porem o seu custo x benefício acaba perdendo para a própria Canon e muitas vezes para outras marcas. O custo de uma L deve ser trazido em retorno, vc tem que precisar do seu corpo mais resistente, da sua vedação. A qualidade ótica normalmente é excelente em suas respectivas categorias.
 Recomendo que não de ouvidos em "ouvi dizer, me falaram", ouça comentários e dicas fundamentadas.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2013, 10:05:39
Gostaria de uma lente que fosse uma walkaround e ao mesmo tempo uma que me atendesse em eventos. Não esquecendo de um bom range de zoom.
Hehe... só faltou dizer que tem que ser barata!!! heheh...
Natã, tudo isso ao MESMO TEMPO, em UMA SÓ lente é difícil. E se existir vai custar muito. Uma walk deve ser leve e com bom range; para eventos (noturnos) deve ser clara e, por isso, no caso das zoom, pesadas e co range limitado. Acaba que o melhor pacote vem na 24-105 mesmo: boa walk; quase boa para eventos. Ah, sim, a diferença de 17 ou 18mm de DF para 24mm é grande. Aí podes optar por uma Tamron 17-50mm 2.8 ou, se tiver $$$$ suficiente, a Canon 17-55mm 2.8. Essas iam te servir muito bem em eventos... mas perdes em tele.
Em resumo, não respondi nada, só compliquei, né? Foi mal... :assobi:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2013, 10:08:41
Bom, vamos por partes...

Bom dia...

Bom dia!


Estou com dúvidas sobre lentes para minha Canon 550D. Estive pesquisando e estou querendo comprar uma lente 24-105 L, no entanto ela é f4. Pelo que li em reviews sobre a mesma, é uma excelente lente walkaround, no entanto, para eventos noturnos, me deixou em dúvida quanto ao desempenho. Pelo que li, talvez uma 15-85 seria melhor,, apesar de não ser da linha "L".

Gostaria de uma lente que fosse uma walkaround e ao mesmo tempo uma que me atendesse em eventos. Não esquecendo de um bom range de zoom.

F/4 é relativamente escuro pra uma câmera cropada, se você estiver pensando em usar em eventos. Por apenas um pouco a mais que o valor da 24-105, você compra uma 17-55/2.8 IS USM, que é a melhor zoom para cropadas da Canon. Sei que o range é mais curto, mas a qualidade de imagem compensa qualquer coisa, valeu muito a pena! Eu usava ela direto para trabalhos. Uma alternativa pode ser a Tamron 17-50 que o Fernando mencionou. A 15-85 é muito bem falada por aí em termos de AF e qualidade de imagem, mas ela é f/5.6 em 85mm, um tanto escura para eventos.


Aproveitando a oportunidade, minha camera é cropada, esta diferença entre 18mm para 24mm é muito significativo?

Isso pode ser sim um complicador, 24mm acaba sendo bem fechado para cropadas. Mas acho que vale a pena você manter a 18-55 no seu set para cobrir esses ângulos mais abertos. O preço de revenda dela é muito baixo, não compensa se desfazer e perder esse range de 18 a 24mm...


Muitos me falaram que toda linha de lentes (independente se é da linha "L" ou não) que possuem IS e AF dão muitos problemas no flat cable interno. Alguém poderia me dizer se é necessário o IS da lente incluindo o USM?

Isso não tem muito a ver não, qualquer objetiva pode dar problema no cabo flat. As primeiras 24-105 parece que sofriam desse problema, mas as cópias mais recentes não têm mais. Outra que é conhecida por dar problemas no flat é a 17-85, mas acho que também já foi corrigido.


Obrigado

De nada!


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2013, 11:08:09
Muito obrigado pelas respostas...

A minha grande dúvida seria se vale a pena investir uma grana pesada em equipamentos sendo que não sou profissional... apenas um amador que está pegando muito gosto pela fotografia, e ainda sofro com a dúvida se devo começar a ir em eventos ou ficar somente como amador.

Tenho fotos e exemplos de amigos que tiraram fotos com lentes que não são da série L e que tb são da marca tamron. Falo da série "L" pois em todo lugar que procuro saber é sempre a mesma reposta. Se tiver a grana invista pq não vai se arrepender...

Tenho alguns exemplos de lentes...

55-250, para completar a lente do kit...

28-135 - Tem USM e IS

Agora prefiro investir em algo que seria somente uma vez... exemplo é da própria 24-105... tenho um amigo que faz muitos eventos e ele comprou a muito tempo uma lente desta e diz que não largaria a mesma por nada...

Alguém poderia me indicar uma lente não necessariamente da canon, mas que seria uma boa walk e que seria clara... com CB bom...

Obrigado,

Ah gostei muito das respostas... acho que a lente é mais para o gosto e bolso de cada fotógrafo!!! heheheh


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2013, 12:06:44
natan, 24mm é muito fechado.

vai de 15-85 que é até mais barata, ou de 17-55 f/2.8 $e e$tiver di$ponível  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Março de 2013, 14:40:04
Natãn, não dá para ser feliz sempre infelizmente... digo no quesito de querer ''tudo em 1''. Eu mesmo a pouquíssimo tempo atrás, postei diversos posts, conversando com a galera da mesma dúvida que voce praticamente. Quero fotografar eventos tanto de dia, quanto anoite, porque meu foco é casamento, e esse tipo de evento muitas vezes se estende de tarde até a madrugada do dia seguinte quando se conta a festa, cerimonia e por ai vai...

Voltando ao teu caso, eu ia comprar a 24-70 f2.8 II da Canon. Era o que eu ia fazer, ia comprar nos estados Unidos por 4100 reais, ia sair ganhando. Porém, desisti da compra dessa lente tudo em 1, porque: com 1/3 desse valor, vou comprar a 24-105 f4 L. Vou gastar 3 mil reais a mais por causa de 1 ponto de luz a mais ? Isso buzinou muito minha cabeca. Mas enfim, cheguei a conclusão, de adquirir a 24-105 por que: Vou economizar 3 mil reais. Tenho um flash 600ex top de linha, da para me virar legal com f4 e com um flash. Outra coisa, muitas vezes nos eventos, voce dificilmente vai ficar usando f2.8 para fotografar pessoas de corpo inteiro por exemplo, ou assuntos que contém muitas pessoas, f2.8 pode desfocar alguns rostos, alguns objetos interessantes. Tem que se pensar também que a utilizacao do f2.8 é para pequenos detalhes... retratos específicos.. pensa nas fotos em conjunto com outras pessoas, e do ambiente. Nem sempre o f2.8 será usado do comeco ao fim de qualquer evento.
Eu iria no seu e no meu caso de 24-105. Eventos noturnos, só acompanhar de um bom flash e esse um ponto de luz fica "compensado". Pense nisso.
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Março de 2013, 20:02:09
essas lentes caras e claras, você só usa se for fotografar sem flash, não vejo porque comprar uma lente de 5.000 reais e
fotografar com flash, pagar tudo isso só por status de ter uma lente sonho de consumo ??
que nem outro usuário falou, com essa grana você compra 50mm 1.4, 85mm 1.8, 24mm 1.8 e ainda sobra grana.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Março de 2013, 21:08:25
Galera, muito obrigado pelo comentário...

Acho que precisave ler algo assim. Muito obrigado pelo comentário Gaask.

Está decidido. 24-105...

Mas se puderem me ajudar, gostaria de saber se conhecem um bom lugar para comprar em SP. Conheço um cara que me vende a 24-105 por R$2.600,00.

Obrigado,


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Março de 2013, 21:09:19
Cara, tem uns posts dessa semana, esqueci onde vi, mas a 24-105 tá a preço de banana em são paulo.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Março de 2013, 21:09:25
Ah, quanto ao flash... tentarei ir de usado mesmo porque estive olhando um novo e tenho que falar que está caro demais... é quase uma lente, na verdae, é mais do que uma lente.

Obrigado,


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 30 de Março de 2013, 23:32:58
Cara, tem uns posts dessa semana, esqueci onde vi, mas a 24-105 tá a preço de banana em são paulo.
Na galeria Boulvard na Paulista acha por 1.500 reais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2013, 00:02:33
Tem algum stand que você conheça e ache confiável?


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2013, 01:05:56
essas lentes caras e claras, você só usa se for fotografar sem flash, não vejo porque comprar uma lente de 5.000 reais e
fotografar com flash, pagar tudo isso só por status de ter uma lente sonho de consumo ??
que nem outro usuário falou, com essa grana você compra 50mm 1.4, 85mm 1.8, 24mm 1.8 e ainda sobra grana.

Depende né marcelo ? Se o cara vira pra nós e fala que quer uma 24-70 pra hobby é sacanagem mesmo. Agora, falando em profissionalismo, se fosse besteira comprá-la, ela não estaria a venda, não teria quem comprar, e nem porque comprar... Sim, essa é a melhor lente zoom em minha opinião, e não, NAO é besteira NÃO comprá-la. É aquilo lá tem quem trabalhe com fixas, eu particularmente prefiro uma lente pesada, e clara como a 24-70 do que ficar levando 3 lentes que pesa na média de 400 gr, é a mesma coisa trocar 6 por meia duzia em peso. Qualidade não é tão gritante e absurda na minha opinião, comparado as cameras que geram raws maravilhosos e ao trata los no Photoshop e Lightroom qualquer uma das lentes que voce citou fica ok em qualidade
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2013, 01:08:22
Cara, tem uns posts dessa semana, esqueci onde vi, mas a 24-105 tá a preço de banana em são paulo.

Verdade. Estou indo comprar lá daqui uns meses. Na real, tenho a grana para comprar a vista, mas, primeiramente comprarei um mac no EUA com a grana que vai sobrar por eu ter trocado a 24-70 pela 24-105  :clap: . E depois, eu compro com o bolso mais aliviado, porque custa 3 mil reais o mac que quero, e depois dele vem a lente. E ai eu paro de investir, e comeco a trabalhar e com a grana do trabalho investir sucessivamente...
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br