Autor Tópico: Profissionalismo  (Lida 2583 vezes)

C. Capeto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 31 de Março de 2013, 16:45:42
Vcs acham que pra ser um fotógrafo profissional tem que fazer faculdade de fotografia?

ou só esses cursos livres já basta?


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2013, 16:49:56
Não entendi muito bem o que exatamente você quer saber... "Incremente" um pouco a pergunta :ok:

Não leve a mal, mas desse jeito que você perguntou parece que você nem gosta de fotografia e só tá querendo lucrar com isso porquê viu alguns amigos se dando bem...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C. Capeto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2013, 16:56:14
na verdade eu me expressei mal...

a dúvida é se compensa PAGAR uma faculdade de fotografia

e sim eu gosto mto de fotografia, mas não tenho técnica nenhuma

por isso a minha duvida


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2013, 17:00:40
na verdade eu me expressei mal...

a dúvida é se compensa PAGAR uma faculdade de fotografia

e sim eu gosto mto de fotografia, mas não tenho técnica nenhuma

por isso a minha duvida
Se compensa ou não eu não sei pois não conheço, porém acredito que seja um bom aprendizado.

Mas antes de querer sair por aí fotografando casamentos e recebendo dinheiro, estude primeiro pelo menos o básico, que é a parte técnica, pois se você for pra faculdade de fotografia eu acredito que o professor vai ensinar um assunto de níveis um "pouco" acima de velocidade de obturador e abertura de diafragma :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C. Capeto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2013, 17:05:02
e sobre o q vc disse de ver amigo se dando bem foi justamente ao contrario

eu vi amigo meu se formando em fotografia q hj trabalha como vendedor em loja de shopping.

cara formado ai ja tem um tempo e tá nessa...




Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2013, 17:17:49
e sobre o q vc disse de ver amigo se dando bem foi justamente ao contrario

eu vi amigo meu se formando em fotografia q hj trabalha como vendedor em loja de shopping.

cara formado ai ja tem um tempo e tá nessa...
Desculpa se fui mal entendido, mas isso acontece as vezes aqui na minha cidade e imaginei uma cena parecida...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2013, 17:38:13
A facul te ensina artes visuais, estilos, aprimora seu olhar. Nao acredito q se preocupe com sua tecnica fotografica. Isso vc tem q saber por fora.

E outra: fazer facul "nas coxas" como a playboyzada e patriçada faz direito em faculdades particulares e nem conseguem passar na OAB, pra no fim, dizerem "nao me identifiquei com a area...", tb nao adianta de nada. Tem q arregaçar as mangas, acompanhar quem sabe como aprendizado, trampar em estudios ganhando pouco inicialmente e por aih vai.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2013, 17:41:27
Pra ser um fotógrafo profissional não precisa de nada, nem saber fotografar.

Para ser um bom profissional aí entram os conceitos que valem pra qualquer área, conhecimento, honestidade, responsabilidade, compromisso, dedicação, etc. Fazer cursos, faculdade, workshops é sempre indicado, mas não é obrigatório, tem gente que evolui muito por conta própria.



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2013, 18:49:12
Uma faculdade de artes etc melhora seu repertório e entendimento sobre as coisas... logo é um plus a mais. Porém não te torna um fotógrafo profissional.

Pra se tornar um fotógrafo profissional, é só fazer dinheiro com a fotografia, e nada mais :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2013, 19:30:11
Pra ser um fotógrafo profissional não precisa de nada, nem saber fotografar.

Para ser um bom profissional aí entram os conceitos que valem pra qualquer área, conhecimento, honestidade, responsabilidade, compromisso, dedicação, etc. Fazer cursos, faculdade, workshops é sempre indicado, mas não é obrigatório, tem gente que evolui muito por conta própria.

Por ser uma area informal, acredito eu que a diplomas pouco importam na fotografia, o que importa é vontade, nao tem grana pra faculdade? Vai de WS, nao tem grana pra WS? Vai de cursinho! Nao tem grana nenhuma, arregaça as mangas que a internet ta ai! Tudo que sei aprendi sozinho, vou em ensaios com fotografos profissionais da regiao de graça mesmo, faço ensaios de graça pra testar o que aprendi, vou a eventos e cobro a entrada e alguns redbulls pra ficar fazendo foto de palco, de DJ e etc(pq acredito EU que fotinho de galera até um chimpanzé sabe fazer...nao acrescenta em nada), é isso, é correr atras e amar o que ta fazendo e querer acima de tudo aprender, ai depois, só correr atrás e montar seu negocio que quem ama o que faz da certo...curso nao diz a ngm se será ou nao um bom profissional, a diferença da fotografia é que é informal, entao nao precisa de diploma pra trabalhar, mas pra trabalhar bem precisa de vontade, ai ta o diferencial de quem é e quem nao é!

my 2 cents  :ok:
@jacobfotografiacriativa


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2013, 19:52:32
Vcs acham que pra ser um fotógrafo profissional tem que fazer faculdade de fotografia?

ou só esses cursos livres já basta?

Como os amigos já disseram, para ser um fotógrafo profissional basta saber fotografar minimamente, e "se vender" bem. É, muito gente faz carreira assim.

Já para ser um bom fotógrafo e trabalhar bem creio que um curso superior seja interessante, repertório artístico, da comunicação, da linguagem, isso tudo ajuda muito a entender o papel do fotógrafo dentro do mercado e dentro da era das imagens. Uma graduação em fotografia vai te fazer um bom fotógrafo obrigatoriamente? Não, você vai precisar estudar e praticar por fora também.

O que eu acho bem legal também na graduação em fotografia é que ela te coloca em contato com todos os gêneros e tipos fotográficos, da fotografia científica à artística, acho uma ótima para quem gosta de fotografia mas tem dúvidas sobre que área quer se especializar. Sem contar que dentro da universidade você terá acesso simultâneo a um monte de coisas que no mercado você vai penar pra ganhar intimidade, um estúdio completo, câmeras e objetivas variadas, laboratório preto e branco, eventos no palco exclusivos pra você fotografar, etc ...

[]s
« Última modificação: 31 de Março de 2013, 19:54:52 por dondon »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2013, 20:12:09
Pra ser um fotógrafo profissional não precisa de nada, nem saber fotografar.

Para ser um bom profissional aí entram os conceitos que valem pra qualquer área, conhecimento, honestidade, responsabilidade, compromisso, dedicação, etc. Fazer cursos, faculdade, workshops é sempre indicado, mas não é obrigatório, tem gente que evolui muito por conta própria.
:clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2013, 20:12:45
A facul te ensina artes visuais, estilos, aprimora seu olhar. Nao acredito q se preocupe com sua tecnica fotografica. Isso vc tem q saber por fora.

E outra: fazer facul "nas coxas" como a playboyzada e patriçada faz direito em faculdades particulares e nem conseguem passar na OAB, pra no fim, dizerem "nao me identifiquei com a area...", tb nao adianta de nada. Tem q arregaçar as mangas, acompanhar quem sabe como aprendizado, trampar em estudios ganhando pouco inicialmente e por aih vai.

 :ok: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2013, 20:13:19
Nao precisa fazer faculdade!!
abs.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2013, 20:55:53
Bem, eu sou formado em engenharia eletrônica pela UFPR, nunca exerci, nunca trabalhei na área, nem sequer estagio eu fiz. Este diploma hoje não me capacita pra nada. Por outro lado sou designer gráfico e fotografo autodidata, e hoje tenho um estudio e escritorio e comando uma equipe de 10 pessoas, que assim como eu, amam o que fazem, consegui isso sem diploma algum, mas com muito amor e dedicação, e tenho muito, mas muito para evoluir ainda, sempre me sinto engatinhando.