Autor Tópico: Nikon D5100 vs Sony SLT A57  (Lida 6679 vezes)

mpinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2013, 12:39:49
Danielrds,

Comprei minha primeira DSLR no fim do ano passado e a Sony nem entrou na lista inicial, por dois motivos principais:

- viewfinder (o local por onde você vê e enquadra a foto) digital, que é bem diferente dos ópticos, tem lag, é mais escuro, etc.

- mercado restrito para equipamentos usados (dificuldade/baixo valor de revenda no caso de um upgrade) e de acessórios, o que dificulta negociar
lentes, flashes, etc.

Sugiro que teste a Sony antes de optar, porque o viewfinder digital é bem diferente do óptico.

Comprei uma d5100, uma de suas opções, pela melhor relação custoxbenefício se comparada com as opções que analisei (Canon T3 e T3i, Nikon 1J, D3100, D5100).


As Sony valem a pena se você for comprar uma mirrorless, que pode ser uma ótima opção como câmera de entrada.  Para muitos até bem melhor que uma DSLR, por filmarem bem (autofoco funciona) e serem mais compactas. Por aqui parece que o povo não gosta muito, mas acho uma opção bem interessante em relação as DSLR de entrada.


Abraços,

Pinheiro.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2013, 13:23:38
O desempenho em alto iso é parecido, a Nikon leva um pouco a melhor. Quanto ao EVF e OVF, há de se acostumar, o EVF tem um micro lag, nem é notável, e claro mostra o ruído em uma cena muuuuito escura, no entanto ele é beeem maior do que um OVF de uma câmera de entrada, e nele dá pra colocar várias informações como historiograma, modos, horizonte artificial, dentre outros, além do fato de que o que se vê nele é mais ou menos como a foto ficará, diferente dum OVF...

Em questão de sistema não tem como, a Nikon dá lavada na Sony, mas em questão de mercado comum e uso, prefiro a Sony. Esses dias saiu uma promoção no sony store... uma objetiva que nos EUA custa 800 dólares por 1140 reais aqui no Brasil. O dia que a Nikon fizer isso eu troco de nome...

Fora as promoções relâmpagos em várias lojas, como foi o caso da A99 (full frame sony) com 3 anos de garantia parcelada em 12x sem juros por 5000 reais. Tenta achar uma FF (Nível D800 e 5DmkIII) mesmo usada por menos de 6500 reais (e comprada de forma "não oficial").

Esse foi um dos fatores que me fizeram lagar alguns anos de uso e prática da Nikon e ir pra Sony.

« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 13:25:34 por Natão »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2013, 13:29:40
O desempenho em alto iso é parecido, a Nikon leva um pouco a melhor. Quanto ao EVF e OVF, há de se acostumar, o EVF tem um micro lag, nem é notável, e claro mostra o ruído em uma cena muuuuito escura, no entanto ele é beeem maior do que um OVF de uma câmera de entrada, e nele dá pra colocar várias informações como historiograma, modos, horizonte artificial, dentre outros, além do fato de que o que se vê nele é mais ou menos como a foto ficará, diferente dum OVF...

Em questão de sistema não tem como, a Nikon dá lavada na Sony, mas em questão de mercado comum e uso, prefiro a Sony. Esses dias saiu uma promoção no sony store... uma objetiva que nos EUA custa 800 dólares por 1140 reais aqui no Brasil. O dia que a Nikon fizer isso eu troco de nome...

Fora as promoções relâmpagos em várias lojas, como foi o caso da A99 (full frame sony) com 3 anos de garantia parcelada em 12x sem juros por 5000 reais. Tenta achar uma FF (Nível D800 e 5DmkIII) mesmo usada por menos de 6500 reais (e comprada de forma "não oficial").

Esse foi um dos fatores que me fizeram lagar alguns anos de uso e prática da Nikon e ir pra Sony.

É isso mesmo que o Natão disse, assino embaixo!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


danielrds

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
    • Gravatar
Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2013, 17:28:05
Muitissimo obrigado pela assistencia de vocês, bem, percebi que vocês citaram alguns termos tecnicos, enfim, pra ser sincero eu não entendo mais vou procurar entender, :) isso agora nao vem ao caso...Gostaria de pedir a ajuda de vocês pra mais uma coisa, se fosse pra eu tirar fotos de casamento por exemplo, uma D5100 se sairia bem?!(é que estou quebrado, a D5100 ja esta sendo dificil, rsrs)
Apaixonado por fotografia, café, aviação e automobilismo... :)/


mpinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2013, 18:17:40
Natão,

O desempenho em alto iso é parecido, a Nikon leva um pouco a melhor. Quanto ao EVF e OVF, há de se acostumar, o EVF tem um micro lag, nem é notável, e claro mostra o ruído em uma cena muuuuito escura, no entanto ele é beeem maior do que um OVF de uma câmera de entrada, e nele dá pra colocar várias informações como historiograma, modos, horizonte artificial, dentre outros, além do fato de que o que se vê nele é mais ou menos como a foto ficará, diferente dum OVF...

Não tenho experiência de uso com as SLT, mas testei uma Sony e achei o lag bem grande, quase como o live view de uma DSLR,  e a imagem fica granulada. Estava dentro da loja e era bem cedo,  estava mais escuro que o usual com o sol ao contrário da porta e poucas luzes internas.  Comparei com uma máquina com OVF e achei a diferença gritante.  Não posso dizer se era uma condição de luz específica, mas não gostei do que vi, mesmo sendo restrita aquelas condições de luz.
Realmente o EVF faz algumas coisas que o OVF não faz, como controle de exposição/withe balance  vendo o resultado, zoom em seções da imagem, histograma... enfim, funciona como o display da máquina. Tem as mesmas deficiências e vantagens deste, mas não acho que essas "vantagens" superem as desvantagens.
Mas isso é sempre uma opinião pessoal. Como sugeri anteriormente, testaria antes de comprar...




Citar
Em questão de sistema não tem como, a Nikon dá lavada na Sony, mas em questão de mercado comum e uso, prefiro a Sony. Esses dias saiu uma promoção no sony store... uma objetiva que nos EUA custa 800 dólares por 1140 reais aqui no Brasil. O dia que a Nikon fizer isso eu troco de nome...

Fora as promoções relâmpagos em várias lojas, como foi o caso da A99 (full frame sony) com 3 anos de garantia parcelada em 12x sem juros por 5000 reais. Tenta achar uma FF (Nível D800 e 5DmkIII) mesmo usada por menos de 6500 reais (e comprada de forma "não oficial").

Esse foi um dos fatores que me fizeram lagar alguns anos de uso e prática da Nikon e ir pra Sony.

Compro meus equipamentos nos EUA e a realidade aqui é outra.   Mas isso que você fala tem uma relevância enorme.  Como exemplo, posso citar que há alguns anos atrás não compraria uma Nikon, pois a assistência no Brasil era sofrível.

A Sony faz essas promoções para abrir mercado, usa o que sabe que a concorrência não vai fazer. Além do mais as SLTs são um produto secundário no portifólio deles.  Eles podiam é oferecer uma garantia mundial, onde tivessem sede, ai eu vendia meu equipamento e migrava para Sony com EVF e tudo. De quebra ganhava a performance de filmagem delas...

Abraços,

Pinheiro.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 18:25:04 por mpinheiro »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2013, 12:16:14
Assim como o Pinheiro, também não tive uma experiência satisfatória quando fui testar o viewfinder digital de uma Sony. Como sei que a Sony parece implementar um excelente padrão de qualidade e inovações, além de estar praticando preços e ofertas que são muito atrativas. A Nikon continua torturando os usuários, como em relatos em outros tópicos, muitas vezes temos dificuldade em adquirir acessórios e suprimentos. Enquanto usuários da Canon tem ampla oferta. Além da assistência técnica escassa.

Mesmo por trás de uma justificativa de que estão em busca de um amparo para sua fábrica no Brasil, ainda temos dificuldades em encontrar esse produtos ou estão com preços absurdos!! Sei que a 'culpa' não é só do fabricante, pois entendo que no Brasil as taxas são angustiantes!!!

Mas quem acaba pagando é o consumidor!
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 12:25:07 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2013, 12:32:13
Olha, o EVF é uma questão de costume... ele ainda não está num bom nível, mas acredito que logo chegue a um nível satisfatório sim, e com certeza a Sony será a primeira a conseguir isso, já que ela é que está apostando nisso. Mas muito do problema do visor eletrônico é o sinal gerado pelo sensor... se viesse um sinal mais limpo, daí sim seria bacana, mas daí só com a evolução dos sensores mesmo.

Eu estou acostumado já, pra mim não faz diferença um visor digital de um comum. Faz mais diferença o tamanho deles do que propriamente o tipo... peguem uma Oly OM-1 e depois peguem uma Nikon 3200 ou Canon T3, vocês vão querer jogar suas digitais no lixo com aquele visor escuro e horrível.

Mas já há coisas que não abro mão da Sony como o fato de poder fotografar rápido sem precisar olhar o visor, já que o que aparece pelo LCD é exatamente o que seria pelo visor, com o mesmo padrão de AF... isso em algumas situações não tem dinheiro no mundo que pague... claro que dá pra fazer isso pelo LCD das câmeras com OVF, mas o sistema de foco já não é tão rápido e apurado assim, perde-se muitas fotos...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2013, 12:52:32
Quem eh vivo sempre aparece!!!!! :D

Testei um EVF de uma oly OMD e gostei, apesar de pequeno. E sobre OVF pequenos, vamos comparar 35mm ( OM-1 ) com Full frame ( D700 ), neh Natao!!!! Comparar o OVF da OM-1 com o da D3100 "eh uma puta falta de sacanagem".

Usei o da OM-1 e gostei. Acho horrivel os EVF das cameras superzoom! Sao pequenos, com muito delay e de baixa resoluçao. E sobre o foco com liveview, vc tem razao: fica muito lento e prejudicado nas cameras de espelho.
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 12:54:05 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2013, 13:06:19
mad, só coloquei parâmetros aqui.... que o tamanho importa mais do que o tipo... então para comparar nada melhor do que OM-1 com uma D3100...rs

claro que um EVF pequeno é pior ainda, mas esses das câmeras SLT's e mirrorless mais modernas são muito bons... em boa luz então, na minha opinião são até melhores do que os OVF pq daí trabalham perfeitos, sem reflexos com muitas informações e já mostrando a exposição quase igual a da foto... mas a noite não tem jeito um OVF vai ser melhor.



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2013, 14:07:48
Acho que o Natão tem razão no que se refere à questão deles serem um promessa.

Na questão da construção da câmera, acho que eles são uma aposta, pois futuramente penso que eles poderão substituir o sistema de espelhos e prismas, possibilitando a inclusão de novos sistemas (controle, processamento, medição...) no 'espaço economizado'. Ou até mesmo, utilizados em conjuntos com os sistemas tradicionais, possibilitando uma acesso a maior gama de informações e até um possível controle através do olho!. Acho interessante, pois a sony parece estar apostando nesse recurso, mantendo sua política de inovação.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2013, 14:35:03
Quando decidi por comprar uma FF, fui atrás de promoções da A99, mas não achei promoções na época com preços inferiores à 6.000 reais. Gostaria muito de ter a experiência in line /i] do EVF vendo a exposição na hora com histograma, etc... Além disso, o espelho translúcido é a grande evolução pois permite foco mais preciso e não sofre com a "vibração" do espelho em baixas velocidades.
Fui em uma Sony Store e só experimentei a pegada da A77, achei confortável mas a câmera tem um visual e tamanho meio estranho (nada que não se possa acostumar). Testei o EVF de uma NEX6. Não sei se é porque não estava configurado corretamente mas, os 30 segundos que usei, achei estranho e não gostei.

Obs.: Natão, é bom ver você por aqui de volta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2013, 15:11:41
É Tsouto.

O Histograma em tempo real e promessa de foco mais preciso, visor OLED.... isso me atrai!!!

Muito tentador. Mas confesso que ainda não tive coragem de tomar a pílula vermelha.  :ponder:
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 15:12:08 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2013, 19:51:06
"Usei o da OM-1 e gostei."

Corrigindo: usei o da OMD e gostei.

Eh pequeno, compativel com o corpo pequeno, mas quase sem delay, boa resoluçao e a noite, deve ser uma mao na roda enxergar tudo claro, mesmo q ruidoso, do que ver tudo escuro, como nos OVFs comuns.

Pensando seriamente em vender a minha D7000, tudo q eh lente DX por aqui e pegar uma A37K ou coisa melhor da Sony pra testar esse tipo de camera. Ainda tô digerindo essa ideia...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2013, 20:56:29
"Usei o da OM-1 e gostei."

Corrigindo: usei o da OMD e gostei.

Eh pequeno, compativel com o corpo pequeno, mas quase sem delay, boa resoluçao e a noite, deve ser uma mao na roda enxergar tudo claro, mesmo q ruidoso, do que ver tudo escuro, como nos OVFs comuns.

Pensando seriamente em vender a minha D7000, tudo q eh lente DX por aqui e pegar uma A37K ou coisa melhor da Sony pra testar esse tipo de camera. Ainda tô digerindo essa ideia...
Mad, seria bacana.
Eu ainda sugiro mirrorless. NEX ou M4/3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 06 de Abril de 2013, 23:37:24
As Sony Alpha tem focus peaking? Se tiver, agilizo essa minha ideia.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!