Autor Tópico: Dúvida sobre fixação de negativos  (Lida 1562 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 02 de Abril de 2013, 12:00:35
Pessoal, todos sabemos do problema em não fixar corretamente as imagens num negativo a médio/ longo prazo.

Mas andei procurando resposta pra um pergunta e não tenho encontrado. O que acontece numa "super-fixação"?

Por exemplo, se meu fixador recomenda um tempo de 5 minutos para fixar um negativo, qual o problema em deixar uma margem de segurança pra reação química e segurar lá mais um tempo? Quimicamente falando, será que passado o tempo de ação do fixador ele simplesmente não tem mais onde atuar e fica inerte ou pode começar a gerar algum problema degradativo se permanecer em contato com os negativos?

Andei fazendo um teste deixando tempo maior e não consegui ou não soube identificar possíveis problemas logo após a revelação. A médio/ longo prazo não sei como (e se) isso afetaria alguma coisa..


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2013, 16:29:02
O Edson Redivo é um grande amigo e fotógrafo muito respeitado. Tem larga experiência em laboratório e conhece muito bem todo o processo. Veja isto:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=41141
-22.352971,-48.775582


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2013, 17:35:29
O Edson Redivo é um grande amigo e fotógrafo muito respeitado. Tem larga experiência em laboratório e conhece muito bem todo o processo. Veja isto:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=41141

Legal.. segundo ele o limite tolerável é bem grande, 3 vezes o tempo recomendado. E era mais ou menos o que eu esperava mesmo.

Perguntei porque penso que melhor que perder os negativos no futuro por ineficiência na fixação, melhor gastar 2 minutinhos a mais pra garantir uma fixagem mais efetiva agora... Principalmente porque vou reutilizando a solução do fixador e com isso o tempo vai alterando pra mais mesmo..

Acho que vou adotar esse procedimento daqui pra frente.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2013, 22:03:46
É mais importante a lavagem posterior à fixação do que uma sobrefixação em tempo de imersão.
Voce usando um fixador novo, deixando o tempo recomendado, e mais uns 50% e procedendo a uma lavagem abundante em água corrente, não terá problema de degradação de negativo pelo tempo, ou não terá mais do que é comum de se encontrar.
A química residual tem que ser lavada fora senão ela deteriora o suporte com o passar do tempo.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2013, 01:28:39
Sei que o revelador em pó da Kodak pode ser reutilizado varias vezes e cerca de 700g de pó faz um galão (3.6L).
Minha dúvida seria quanto ao fixador líquido rápido da Ilford, que ao que parece tambem é usado diluído e uma garrafa de 1 litro rende 5 litros (dil. 1:4).
Será que ele também pode ser reutilizado várias vezes ??
Tenho um colega que usa e diz que é bem mais vantagem, especialmente se comprar a embalagem de 5 litros (1L custa 66 reais e 5L custa 181 reais e rendem 5 e 25L respectivamente após diluídos).
Alguém tem experiência com ele por aqui ?
Vale a pena (o Kodak está custando 49 reais /3.6L) ?
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 01:30:17 por fcsergio »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2013, 16:54:37
posso estar errado mas até onde sei todo fixador pode ser reaproveitado porque no processo ele não se esgota quimicamente....

tem um teste relativamente fácil pra testar o "poder" do seu fixador, garantindo não usar um fixador esgotado e determinando o tempo necessário pra utilização..

coloque um pedaço de filme não exposto e não revelado em água por 1 minuto só pra gelatina inchar...

depois coloque o pedaço do filme numa solução do fixador completamente nova, sem uso. O tempo que demora até que o filme fique transparente, sem qualquer aspecto leitoso é tido como o tempo padrão pra este filme, nessa temperatura e com essa solução, com o mesmo processo de agitação... A fixagem completa vai ser o dobro desse tempo gasto pra clareá-lo..

Quando vai utilizando o fixador e devolvendo pra solução total, vc vai saturando com prata, e obviamente diminuindo a ação do fixador (e aumentando o tempo necessário)

Uma solução poderia ser considerada esgotada e deveria ser descartada quando o tempo pra clarear o filme for o dobro do primeiro teste..

Você pode por exemplo fazer o teste inicial, e ir fazendo o mesmo teste na solução a cada 2 filmes por exemplo, e anotando os tempos padrão.. assim cria uma regrinha aí e não erro...
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 17:00:22 por Luciano.Queiroz »