Autor Tópico: Superfície reflexiva  (Lida 3684 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Abril de 2013, 16:47:41
Olá amigos!!!! Desculpem estar postando de novo, mas preciso de uma dica. Há tempos queria fazer fotos espelhadas. Preciso de um espelho e acabei usando uma tábua de vidro temperado, já meio surrada, para testar uma superfície reflexiva. O interessante desta é a suavidade do reflexo que, para algumas imagens, pode ficar mais interessante do que um reflexo real do espelho. O que não gostei foi o fato de as 2 superfícies formarem reflexo, deixando uma imagem dupla. O que costumam usar ou recomendam?

1

DSC_0392-Editar por Pris WerSo, no Flickr

2

DSC_0393-Editar por Pris WerSo, no Flickr


 :)

Obrigada!!!
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 15:08:15 por Pris WerSo »


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2013, 12:21:17
Oi Pris, fiquei intrigado com duplo reflexo - acho que é refração nas duas faces do vidro. Fiz um teste com um vidro que tenho sobre uma superficie escura e aconteceu a mesma coisa. Fiz uma com um objeto sobre a tela do notebook e isto não aconteceu - tive que corrigir o fundo na pós em uns pontos ficou meio esverdeado. Não sei se te atende mas vale a tentativa.

_DSC2671 por marcelo.leme, no Flickr
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2013, 15:27:21
Experimente uma chapa de acrilico Pris  :ok:

« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 15:28:25 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2013, 16:15:40
com um vidro vc vai ver um reflexo duplo pois ele tem um grossor mesmo que pequeno e as duas superficies dele vao gerar um reflexo a superior e a inferior. chapa de formica brilhante serve tambem .  :D


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2013, 16:28:52
com um vidro vc vai ver um reflexo duplo pois ele tem um grossor mesmo que pequeno e as duas superficies dele vao gerar um reflexo a superior e a inferior. chapa de formica brilhante serve tambem .  :D

Eu particularmente gosto do reflexo da fórmica, mas, ela não gera um reflexo muito nítido, vc tem uma imagem distorcida, se não tiver problema com isso é uma alternativa tb  :ok:
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 16:43:01 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2013, 06:12:36
 :ok:
Pris Werso, acrílico e formica são soluções ótimas, tive feito também algumas com a base reflexiva obtive o mesmo problema com o vidro 3mm, 4mm e 5mm, então na época resolvi com uma simples transparência de impressora jato de tinta jato de tinta.

No vidro, pelo menos pelos meus teste, percebo que, se ele não for elevado o mesmo, a reflexão será sempre dupla pela grossura...onde reflete a parte de cima do vidro e a parte de baixo do vidro. ex. se utilizar cavaletes e vidro vc não terá esse problema.

Outra opção seria vedar todos os cantos do vidro com uma fita isolante preta ou black tape. (solução exposta em mesa de bar onde não tive ainda oportunidade de praticá-la)  :ponder:


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2013, 06:19:51
Alias faltou os exemplos:

Tópico antigo utilizando folha de transparencia para impressora jato de tinta.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77033.msg758175#msg758175

Tópico utilizando o vidro elevado:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=82159.msg812678#msg812678

espero ter ajudado.  :)


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2013, 08:45:55
Oi Pris, fiquei intrigado com duplo reflexo - acho que é refração nas duas faces do vidro. Fiz um teste com um vidro que tenho sobre uma superficie escura e aconteceu a mesma coisa. Fiz uma com um objeto sobre a tela do notebook e isto não aconteceu - tive que corrigir o fundo na pós em uns pontos ficou meio esverdeado. Não sei se te atende mas vale a tentativa.
(...)

Oi Marcelo!! Como o vidro tem 2 superfícies, as 2 vão refletir, o que não ocorreu com a tela do note... não havia me tocado deste detalhe até fazer a foto, então as sugestões aqui dadas são muito importantes. Obrigada pelo empenho em buscar uma solução... obrigada mesmo... :)

Experimente uma chapa de acrilico Pris  :ok:



Oi Leo!!!! Já havia pensado nisso, só não sabia se poderia ficar bom... obrigada, meu caro! :)

com um vidro vc vai ver um reflexo duplo pois ele tem um grossor mesmo que pequeno e as duas superficies dele vao gerar um reflexo a superior e a inferior. chapa de formica brilhante serve tambem .  :D

Oi Luiz!!! Obrigada pela dica... :)

Eu particularmente gosto do reflexo da fórmica, mas, ela não gera um reflexo muito nítido, vc tem uma imagem distorcida, se não tiver problema com isso é uma alternativa tb  :ok:

Então... vou de acrílico mesmo, pois quero evitar distorções maiores...

:ok:
Pris Werso, acrílico e formica são soluções ótimas, tive feito também algumas com a base reflexiva obtive o mesmo problema com o vidro 3mm, 4mm e 5mm, então na época resolvi com uma simples transparência de impressora jato de tinta jato de tinta.

No vidro, pelo menos pelos meus teste, percebo que, se ele não for elevado o mesmo, a reflexão será sempre dupla pela grossura...onde reflete a parte de cima do vidro e a parte de baixo do vidro. ex. se utilizar cavaletes e vidro vc não terá esse problema.

Outra opção seria vedar todos os cantos do vidro com uma fita isolante preta ou black tape. (solução exposta em mesa de bar onde não tive ainda oportunidade de praticá-la)  :ponder:


Oi footer!!!! Dicas interessantes... vou testar a elevação também, mas preciso de um espelho e um vidro novo (o que usei era uma tábua de cozinha em vidro temperado... tá muuuuuuitooooo riscada... :D Obrigada, meu caro! :)
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 08:51:26 por Pris WerSo »