Autor Tópico: Crop: Compressão de perspectiva X Equivalência no ângulo de visão  (Lida 2415 vezes)

waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Uma dúvida anda me incomodando bastante recentemente, gostaria da opinião dos experts e se possível alguns exemplos.

É bastante comum alguém dizer: "A lente 50mm, no sensor crop, é equivalente à 80mm" (com fator de crop 1,6x).

Porém acredito que essa informação é incompleta, pois essa equivalência seria apenas no ângulo de visão, correto? Se eu pegar uma lente qualquer e projetar a imagem dela sobre um papel com o desenho de um sensor 35mm, terei uma imagem. Se desenhar um sensor APS-C dentro do sensor 35mm, terei apenas um corte desta imagem. Poderia simular este corte a partir de uma imagem capturada por um sensor 35mm, cortando-a em algum programa de edição, na proporção do crop.

Acontece que há também a compressão de perspectiva provocada pela distância focal (exemplo). A distância do elemento do foco da lente até o sensor não se altera se o sensor for crop ou full-frame, estou correto?

Sendo assim, dizer que uma lente "A" mm é igual a "A x 1.6" mm é errado, não é?

Será que consegui me explicar ou só viajei na maionese? :shock:

Abraços!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2013, 23:22:18
Aqui vamos nós novamente...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2013, 23:46:49
Conseguiu se explicar sim.
E vc tá certo.

Tem alguns erros seu raciocício mas no geral tá correto.

Uma imagem cropada na pós perde informação, portanto não se equivale a uma imagem """cropada""" (entre muitas aspas) no sensor.
No sensor não há perda dde informação, pq ele vai capturar tudo o que ELE pode. Muito embora a objetiva esteja projetando mais informação do que ele consegue capturar, já que o círculo de projeção dela é maior do que o próprio sensor.

Outra impropriedade no seu raciocínio é confundir compressão de perspectiva com distorção geométrica.

No mais, dá uma lida aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64280.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2013, 00:20:21
Então vocês estão afirmando que, se e pegar uma OMD com 25mm e fizer uma foto, ela não será equivalente a uma foto de uma 5D a 50mm?

Exceto pela diferença de qualidade de sensor e objetiva, cores, etc.

O que muda exatamente na ótica?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2013, 00:21:17
A questão do exemplo das varias fotos da moça não representa equivalência, pois o fotografo se moveu pra fazer todas as fotos.

Se vc tirar uma foto com uma 17mm com o sujeito longe, no centro, e depois trocar pra uma 85mm e manter ele no centro, a compressão dos planos se mantém a mesma. Perspectiva é função de posição e não de distancia focal.

« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 00:37:09 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2013, 00:52:01
É só lembrar do clássico efeito do hitchcock onde o fundo corre atras da gente, aquilo só acontece porque além de zoom a câmera se move.

A distancia focal de uma objetiva fixa nunca muda, ela nasce e morre com ela. Criou-se o conceito de equivalência pra ficar mais fácil de vender e conversar sobre isso, e adotou-se o full frame (conceito errado também, uma vez que minha omd também é teoricamente full frame) como padrão comparativo.

Assim eu posso dizer que minha 12mm zuiko na omd comporta-se de forma equivalente à 24mm na minha 5D.

O interessante seria a gente perceber as sutis diferenças entre as equivalências, o teste é feito assim, por exemplo:

Use um tripé fixo durante todo o teste.
Faca uma foto usando uma M43 com uma objetiva 25mm
Faca uma foto com uma "full frame" usando uma objetiva 50mm

As fotos apresentarão a chamada "equivalência", e é este o objetivo do conceito, senão eu não consigo conversar direito com outros fotógrafos. Imagine numa mesa, um fotografo de médio formato, um que usa APS, outro que usa FF e o outro que usa m43.  De repente eu falo, acho que podemos fazer essa foto com 50mm. Cada um vai fazer uma foto totalmente diferente. Então eu digo, vamos fazer essa foto com "50mm equivalentes" à uma objetiva 50mm em uma 5D.

É um conceito inofensivo e muito útil.



« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 00:53:12 por Claudio Rombauer »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2013, 03:08:22
Mas o conceito full frame-like ou 35mm-equivalente existe desde das primeiras cameras reflex digitais, q usavam sensores com 1.5 e 1.6 como fator de corte, levando a fotos com menor campo de visao e maior ampliaçao do assunto fotografado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2013, 07:13:46
Muito obrigado a todos!  :worship:

Claudio, obrigado pelas suas observações. Na minha concepção (errada portanto), ocorria a compressão dos planos devido apenas à distância focal e não devido à posição do observador (sensor) em relação ao assunto.

Achei alguns exemplos na Wikipedia. Na primeira série de fotos o fotógrafo não se move, e na segunda sim.

Dúvidas sanadas!
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 07:23:17 por waage »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2013, 08:10:37
O conceito de equivalência é usado com muita freqüência, veja por exemplo o caso da fuji X100. Ela usa uma objetiva de 23mm, no entanto o mercado insiste em dizer de forma abreviada que "a câmera tem 35mm", eles estão simplesmente falando em equivalência.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2013, 09:49:37
Acho que esse assunto já foi discutido algumas vezes aqui no fórum... Mas basicamente, só entendi isso quando peguei uma FF. Eu sempre fui fã dos 35mm e nunca me adaptei muito aos 50mm nas cropadas. Logo, pensei que iria me dar bem com os 50mm na FF (e que também não iria gostar dos 85mm). Ledo engano. Continuo achando os 35mm ótimos, mesmo em FF, e ainda não me adaptei direito aos 50mm... E os 85mm ainda continuam excelentes.

Tem muita coisa em uma objetiva além do ângulo de visão. Eu acho esse conceito de equivalência muito interessante, principalmente para fins de comparação, mas não se pode esquecer que o comprimento focal não muda, independente do fator de corte...




Em tempo: não me entendam mal, acho a questão do ângulo de visão algo extremamente importante a se considerar numa objetiva. Tanto que estou tentando me adaptar à 50mm em FF...
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 09:56:38 por Humberto Teté »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2013, 10:19:16
É uma discussão que sempre vai voltar, mas é muito simples mesmo. O conceito só existe pra simplificar a conversa entre os fotógrafos de sistemas diferentes.

E formatos mais populares como APS, FF e M43, já estamos acostumados a falar sem a equivalência, eu, por exemplo, adoro 25mm na minha OMD.

Já e uma compacta a gente precisa usar mais o conceito da equivalência, abaixo, uma foto feita com distancia focal de 5mm, eu adoro 5mm.