Autor Tópico: Prossumers  (Lida 11345 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 01 de Julho de 2006, 10:40:02
Olá pessoal!

Não sei se todo mundo compartilha dessa minha opinião, mas hoje simplesmente não existe prossumer (não-SLR) realmente boa.

Eu estou a procura de uma prossumer ultrazoom. Isso já exclui automaticamente a Sony R1. Então basicamente tem duas opções: Fuji S9000 e Panasonic FZ30.

Mas aí que tá, na minha opinião as duas têm defeitos graves:

A FZ30, com seu sensor medíocre, fica limitada a ISO 100, 200 no máximo. Por sorte ela tem estabilizador, o que ajuda bastante para assuntos estáticos. Mas mesmo assim sensor bom + estabilizador seria o ideal. E ela tem excelentes lentes, mas como eu pude ver nas fotos em RAW, a redução de ruído necessária, mesmo em ISOs baixos, acaba destruindo muitos dos detalhes.

E a S9000, com seu desempenho medíocre em tele, por causa da abertura minúscula, forçando a usar sensibilidade mais alta, de que infelizmente também não dá para abusar, pois ela é pouca coisa menos ruidosa que a FZ30. E o que me faz desistir dela: não tem estabilizador.

Resumindo, ambas são ruidosas, mas pelo menos a FZ30 tem estabilizador, permitindo que sejam usadas sensibilidades mais baixas.

Basicamente a idéia que eu tenho é comprar uma FZ30, usar em ISO 100 e quando precisar usar 200 ou mesmo 400, eu diminuo a foto para eliminar o ruído. Usando 4 ou 5 mp acho que fica com uma qualidade aceitável em ISO 400. Eu sei que é ruim não usar toda a resolução que a câmera possibilita, mas infelizmente a Panasonic pelo jeito não vai fazer o mesmo que fez com a FZ15, que é uma câmera praticamente idêntica à FZ20, mas com menor resolução e conseqüentemente menor ruído. Bem que eu queria uma FZ25.

Concluindo, eu pergunto: existe a menor possibilidade da Panasonic lançar uma evolução da FZ30 com um sensor decente, ou a Fuji lançar uma evolução da S9000 com estabilizador, sensor decente e abertura decente em tele? Isso nos próximos meses. Se não tiver esperanças, compro a FZ30 agora e quando surgir algo melhor eu troco.

E antes que alguém fale qualquer coisa, DSLR está fora de questão. Eu quero uma câmera de lentes fixas e boa qualidade, sem gastar milhares de reais.

Abraços,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2006, 10:57:06
O formato digital ainda não está estabilizado.

No momento as DSLRs baratas ocuparam o espaço das Prosumers caras.

Não há sucessoras das Prosumers 8mp (Pro1, Nikon 8700, Olympus 8080, Minolta A2, Sony 828). Elas para serem boas são caras, e sendo caras competem com as DSLRs de entrada.

O mercado não tem clareza das finalidades diferentes de cada cãmera, e isso acabou com o nicho das prosumers.

O segmento superzoom ocupou a parte de baixo do nicho, mas sem a mesma qualidade.

Soluções, hoje: comprar uma 8mp da geração de dois anos atrás ou esperar haver nova mudança tecnológica, em meu entendimento quando for superada a questão do sensor ligado produzir ruído.

Na prática uma prosumer de boa qualidade de 8mp atende perfeitamente ao uso amador, amador avançado e a certo tipo de fotografia onde se sai melhor que a reflex.
 


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2006, 11:27:51

Nao vale a pena vc pegar uma UZ ?
Pelo menos são baratas se comparar as prossumers.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2006, 15:33:08
eu nao concordo com sua opniao.. me desculpe..
acho que falar que a FZ30 e que a S9000 sao mediocres, eh demais..
sao duas cameras muito boas.. cada uma com suas vantages e desvantagens..
nao existe camera perfeita..
cada camera em sua categoria.. nao adianta querer uma compacta que fotografe como reflex e custe 200 dolares..
e oq o ivan falou eh verdade.. as reflex de entrada tomaram o lugar das prossumers..
e eh iso ai...

Eu usei uma FZ30 por 6 meses mais ou menos, travado em ISO80.. e tirei muita foto legal.. veja no meu flickr...
a FZ ta por uns 480 dolares..
 
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 15:35:40 por cavasotti »


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2006, 18:33:41
A Sony R1 é boa, só o preço que não ajuda muito...


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2006, 19:55:01
Aguarde um pouco ! Existe uma possibilidade bem razoável de ser lançada uma "FZ-40" perto de 20 de julho, que é o dia do ano em que a Panasonic vem lançando suas superzoons top.

Não concordo com o Ivan em sua defesa das prossumers com sensor 2/3 em relação as superzoom-prossumers mais modernas, especialmente a FZ-30. Comparada com as principais (8080, Pro1, 828, A200, 8800), apesar do sensor menor, tem qualidade ótica superior e desempenho (velocidades) muito mais próximo ao de uma dslr, o que, a menos que você fotografe majoritariamente assuntos estáticos e bem iluminados, é muito importante. Além, é claro, de um conjunto de funcionalidades inédito. Ah uma câmera dessas com um sensor do mesmo tamanho (1/8), mas de uns 6mp e com a qualidade da Fuji...

Mas concordo que, de fato, ao contrário até do que eu achava, as DSLRs de entrada estão tomando o mercado antes reservado ás prossumers...

[]s
Alvaro


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2006, 20:02:22
Álvaro

Meu critério foi unicamente qualidade de imagem, que é o que interessa, afinal.

Funcionalidades... rapidez, esses são fatores menores diante da qualidade de imagem.

E nesse campo não há comparação entre as Prosumers 2/3 e as superzooms. O sensor das últimas é pior e a ótica igualmente pior.

Não se deve confundir range de zoom com qualidade ótica. Aliás, são fatores antagônicos.







------------------------------------------

Edição

Como resultado dessa nossa conversa,  Álvaro, fui ver o dpreview da FZ3-. É engraçado, pois o review é ótimo, e no Resolution Chart ela ultrapassa de fato as Prosumers 8mp... O que é bem curioso, pois ela também tem 8mp em um sensor menor.... Enfim, lá está assim.

 
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 20:17:19 por Ivan de Almeida »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2006, 20:18:03
E a R1, Ivan?
Creio que não perca na ótica e muito menos no sensor...


Alvaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2006, 20:47:23
Citar
Álvaro

Meu critério foi unicamente qualidade de imagem, que é o que interessa, afinal.

Funcionalidades... rapidez, esses são fatores menores diante da qualidade de imagem.

E nesse campo não há comparação entre as Prosumers 2/3 e as superzooms. O sensor das últimas é pior e a ótica igualmente pior.

Não se deve confundir range de zoom com qualidade ótica. Aliás, são fatores antagônicos.







------------------------------------------

Edição

Como resultado dessa nossa conversa,  Álvaro, fui ver o dpreview da FZ3-. É engraçado, pois o review é ótimo, e no Resolution Chart ela ultrapassa de fato as Prosumers 8mp... O que é bem curioso, pois ela também tem 8mp em um sensor menor.... Enfim, lá está assim.
Ivan,

Deixemos então o conjunto de funcionalidades e o desempenho de lado.

O sensor é menor (porém mais moderno). Sabemos que o sensor menor implica em mais ruído e realmente é aí que reside o ponto fraco da FZ-30. Mas esse (o ruído) é apenas um dos fatores que influem na qualidade de imagem.

Não só de acordo com o DPreview, a ótica da FZ-30 é soberba, superior, muito elogiada. O conjunto sensor/ótica entrega muito, mas muito detalhe (nesse site a S9000, testada com o chart mais novo, entregou mais ainda e a FZ30 bateu no teto de 2000lpm do chart anterior).

Quero dizer com isso que eu também falo de qualidade de imagem: a FZ-30 não deve nada para as melhores prossumers 2/3, e supera as não tão boas. Isso apesar do range maior ("imprudente", como você costuma dizer).

Há, isto sim, uma diferença de linguagem no que concerne à profundidade de campo, mas isso não está relacionado com qualidade de imagem.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2006, 20:54:41
Ivan, eu sou obrigado a discordar. Eu considero as prossumers de hoje melhores sim que as prossumers da geração antiga. Melhoraram sim, incluindo qualidade de imagem. Se comparar uma FZ30 com uma F828 por exemplo, a FZ30 claramente ganha, apesar do sensor menor. Mas poderiam ter melhorado muito mais.

E eu não entendo essa resistência contra lentes com range grande. Afinal a lente da FZ30 não fica muito atrás de uma Canon Prime, e isso considerando o tamanho do sensor, pois se fosse usada a lente da FZ30 num sensor maior eu não tenho dúvidas de que ela brigaria de igual para igual com as melhores lentes do mercado. Claro que com isso a lente seria muito maior, e muito mais cara.

Jesiel, na minha opinião as únicas ultrazoom boas são da série FZxx da Panasonic. E entre uma FZ30 e uma FZ15, eu sem dúvida alguma prefiro a FZ30. A diferença de recursos é enorme, mas não existe uma diferença tão grande de preço.

Se for para pegar uma ultrazoom barata, como Canon S3, Sony H5 e afins, prefiro ficar com minha Canon A60, porque na minha opinião essas câmeras não passam de brinquedos.

Cavasotti, elas não são medíocres, são razoáveis. Principalmente se considerar a evolução das câmeras como um todo (novamente destacando a série F da Fuji), pois parece que as prossumers pararam no tempo, tanto que é perfeitamente possível comparar uma prossumer de hoje com uma de 3 anos atrás, e a de hoje não é tão melhor assim.

Pedro, realmente a R1 é uma câmera boa, mas como eu disse pra mim não interessa, por causa do tele ruim.

Alvaro, obrigado pela dica. Não tenho tanta pressa de comprar, mas pretendo esperar no máximo uns 2 meses. O meu medo é que a Panasonic continue com sua mentalidade idiota de sempre de querer aumentar a resolução do sensor. Quem sabe eles não tentam melhorar tecnologicamente o sensor ao invés de entupir de pixels?

Bom, é isso, eu ainda estou firme na minha posição de que as prossumers estão numa fase negra.

Abraços,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2006, 20:58:28
Prezados:

O Álvaro não me conveceu ainda completamente, mas já abalou minha convicção -risos (obngado, Álvaro!).

Vamos ver...

Quem sabe o sensor em torno de 1/1,5 não se torna de fato dominante?

Ivan


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2006, 21:09:24
Citar
Quem sabe o sensor em torno de 1/1,5 não se torna de fato dominante?

Pra quem não liga pra linguagem fotográfica do 35mm...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2006, 21:39:44
Citar
Citar
Quem sabe o sensor em torno de 1/1,5 não se torna de fato dominante?

Pra quem não liga pra linguagem fotográfica do 35mm...
Realmente, vale a pena ampliar as discussão sobre equipamento abordando não apenas aspectos técnicos como a qualidade da imagem como também a questão da linguagem. A grande dificuldade de usar a profundidade de campo como uma variável relevante nas compactas e prosumers é, a meu ver, o maior dos seus problemas quando comparadas às reflex. Em contrapartida, há o obturador eletrônico, a ausência do espelho e o tamanho que permitem um uso diferenciado.

Não sei ao certo, mas acredito que a diferença nos tamanhos dos sensores de prosumers citados faça muito pouca diferença em relação à profundidade de campo, não?  


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2006, 22:56:26
Citar
...especialmente a FZ-30. Comparada com as principais (8080, Pro1, 828, A200, 8800), apesar do sensor menor, tem qualidade ótica superior e desempenho...

A ótica da FZ30 não chega perto da ótica de uma C-8080 ou A2. Eu tive uma FZ20, que é muuuito parecida com a FZ30. O "per pixel sharpness" dela é praticamente o mesmo, ou seja, aumentou o tamanho do sensor e o número de megapixels (inclusive, a proporção desfavoreceu a FZ30), mas a qualidade de imagem é basicamente a mesma. Em menos de 200mm ela já começa a perder muita nitidez nas bordas, e a aberração cromática com grandes aberturas e distância focal longa é sofrível também. Eu que tive as duas, Panasonic e A2, e não tenho dúvidas de que a A2 dá um banho, tanto em ótica quanto em ruído. E desfoca mais o fundo também. O mesmo se aplica às outras prossumers como Nikon 8800, Oly C-8080, etc.  
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 23:05:10 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2006, 23:01:34
Citar
Não sei ao certo, mas acredito que a diferença nos tamanhos dos sensores de prosumers citados faça muito pouca diferença em relação à profundidade de campo, não?

No caso da R1, acho que faz difereça sim


Falando assim parece que sou até fã da R1 rs