Autor Tópico: Teste com a nova sony Nex - Paraty  (Lida 1349 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Abril de 2013, 16:11:52
Coincidentemente passei o feriado em Paraty com o mesmo modelo de câmera do colega. Postarei algumas fotos. 












Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2013, 16:20:30
No outro tópico, o cara estava com uma NEX-6 e com lente 16-50mm, não?!  :ponder:

Detalhes à parte, toda vez que vejo fotos de Parati, fico imaginando por que ainda não fui...

Belas fotos  :clap: :clap:

Aqui no monitor que estou vendo, elas parecem um pouco "opacas" (não sei se este é o termo...). Você fotografou direto em JPG ou em RAW? Se for RAW, acho que valeria à pena tentar modificar o WB (talvez usar um modo "cloudy" ou modificando a temperatura de cor entre 6500-8000 K). Nem sempre o autoWB consegue acertar.

Alguém mais experiente aqui no forum talvez possa te explicar melhor, pois ainda estou engatinhando nisso também. Mas li esse artigo recentemente e me fez entender um pouco mais: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/white-balance.htm


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2013, 17:32:14
No outro tópico, o cara estava com uma NEX-6 e com lente 16-50mm, não?!  :ponder:

Detalhes à parte, toda vez que vejo fotos de Parati, fico imaginando por que ainda não fui...

Belas fotos  :clap: :clap:

Aqui no monitor que estou vendo, elas parecem um pouco "opacas" (não sei se este é o termo...). Você fotografou direto em JPG ou em RAW? Se for RAW, acho que valeria à pena tentar modificar o WB (talvez usar um modo "cloudy" ou modificando a temperatura de cor entre 6500-8000 K). Nem sempre o autoWB consegue acertar.


Alguém mais experiente aqui no forum talvez possa te explicar melhor, pois ainda estou engatinhando nisso também. Mas li esse artigo recentemente e me fez entender um pouco mais: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/white-balance.htm

Falha minha. Estou usando uma NEX-F3  18-55mm.  Realmente achei elas meio escuras, sem vida...sei lá. Tirei em raw, mas ainda não editei.
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 17:33:33 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2013, 18:27:24
affalcao,

Acho que o que faltou foi isso, edição. Achei as fotos boas e se foram tiradas em RAW é só fazer a edição. As minhas foram todas fotografadas em RAW também e dediquei bastante tempo em edição e não sou nenhum expert no assunto. Uso o Adobe camera RAW, que é bastante criticado, mas me satisfaço com ele, já faz bastante tempo. Aqui no fórum você encontra dicas de vários programas para processar arquivos RAW. Acho que ainda preciso aprender a dominar mais a câmera, pois minhas fotos poderiam ter ficado melhores. Acho que lentes melhores também farão muita diferença, mas isso é só para o futuro... :assobi: falta grana.

É isso, faz um pós processamento caprichado nas suas fotos que elas ficarão excelentes. Eu sou amador mas acho pós processamento fundamental, mesmo em fotos jpg. Bem, eu gosto, apesar do trabalho que dá.

Carlos HP,

Realmente Paraty é uma cidade que vale muito a pena visitar. Por incrível que pareça eu já estive lá umas seis vezes e essa foi a única em que estava com câmera (coincidências). Lá perto tem boas praias como Trindade, Picinguaba, muitas cachoeiras, passeios legais como a Fazenda Murycana e Paraty por si só é altamente fotografável. É uma cidade ótima para se visitar com a namorada, esposa, etc. Dessa vez, quando cheguei na cidade mesmo, já estava escuro, então ainda não aproveitei para fotografar como gostaria.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2013, 23:40:51
Pois é, Achilles. Moro em Macaé há 3 anos e ainda não visitei o lado "depois do Rio". Apenas Paulo de Frontin e Mendes, por coincidências da vida. Parati está na lista!!

Sobre  o pós-processamento, eu ainda uso apenas o ViewNX da Nikon. Estou pensando seriamente em adquirir o Lightroom. O ideal seria poder apenas fazer o mínimo na pós, acertando logo na câmera. Mas, com a possibilidade de poder "salvar" fotos, uma pós bem feita é essecial na era digital.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2013, 13:03:32
Pois é, Achilles. Moro em Macaé há 3 anos e ainda não visitei o lado "depois do Rio". Apenas Paulo de Frontin e Mendes, por coincidências da vida. Parati está na lista!!

Sobre  o pós-processamento, eu ainda uso apenas o ViewNX da Nikon. Estou pensando seriamente em adquirir o Lightroom. O ideal seria poder apenas fazer o mínimo na pós, acertando logo na câmera. Mas, com a possibilidade de poder "salvar" fotos, uma pós bem feita é essecial na era digital.

Entendo sua forma de pensar, é claro que o melhor é acertar logo de cara e quando isso acontece, ou seja, quando abro a foto no camera RAW e ela já está "legal" é ótimo, pois poupa tempo. Confesso que a maioria não fica assim, no meu caso. De qualquer forma, apesar de ser trabalhoso e nem sempre eu ter "saco", o pós processamento é legal, deixar a foto "do seu jeito". Eu gosto, por exemplo, de deixar o colorido mais forte e como minha fotografia é por prazer, não tenho nenhum compromisso em deixar minha fotos "politicamente corretas".

Não sei se é verdade, mas li em algum lugar, talvez aqui mesmo, que mesmo na época de filme, havia como fazer um pós processamento na hora da revelação e os fotógrafos que dominavam a técnica usavam isso. Para mim, quando via uma foto de filme espetacular, pensava: nossa esse cara é bom mesmo, afinal com a digital é mais fácil. De certa forma isso quebrou um pouco a magia, pois talvez a "coisa" não fosse bem assim. Como eu disse, não sei se isso é fato.... :)

Abraços,
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 13:04:57 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2013, 16:55:04
Putz... Para ser sincero nenhuma composição me agradou...

Mas valeu o registro!!! Paraty também está na minha lista!!!  :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2013, 21:24:34
Putz... Para ser sincero nenhuma composição me agradou...

Mas valeu o registro!!!

infelizmente eu concordo  :(


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2013, 22:41:46
Todas as fotos durante o dia me pareceram um pouco mais ou um pouco menos sub. Faltastes também mais contraste e vibração nas cores.
Com salvas exceções, não existe um foto ótima sem um mínimo de pós. Portanto, antes que me critiquem, vai a minha posição: a maquina também faz pós quando converte direto para jpeg. A diferença é que vc mesmo fazer a pós lhe dá mais liberdade para adequar ao seu gosto.

Eu já tentei ficar livre do RAW mas não consigo. É ele que me satisfaz.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2013, 20:50:29
Todas as fotos durante o dia me pareceram um pouco mais ou um pouco menos sub. Faltastes também mais contraste e vibração nas cores.
Com salvas exceções, não existe um foto ótima sem um mínimo de pós. Portanto, antes que me critiquem, vai a minha posição: a maquina também faz pós quando converte direto para jpeg. A diferença é que vc mesmo fazer a pós lhe dá mais liberdade para adequar ao seu gosto.

Eu já tentei ficar livre do RAW mas não consigo. É ele que me satisfaz.

Explicação simples e perfeita!!!!  :clap: Também não acredito em fotos excelentes sem pós. De vez em quando pode ser muito chato, mas é necessário sempre.

Abraços,
« Última modificação: 07 de Abril de 2013, 20:50:50 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2013, 09:28:26
Todas as fotos durante o dia me pareceram um pouco mais ou um pouco menos sub. Faltastes também mais contraste e vibração nas cores.
Com salvas exceções, não existe um foto ótima sem um mínimo de pós. Portanto, antes que me critiquem, vai a minha posição: a maquina também faz pós quando converte direto para jpeg. A diferença é que vc mesmo fazer a pós lhe dá mais liberdade para adequar ao seu gosto.

Eu já tentei ficar livre do RAW mas não consigo. É ele que me satisfaz.

Acho que todos concordamos com o advento de pós processamento. Um leve ajuste no balanço de brancos do RAW, por exemplo, pode fazer toda a diferença para uma foto. Mas, se o cara precisa perder um tempão ajustando (corringindo, modificando) cada foto que tira, algo está errado. Salvo aqueles ajustes de Photoshop tipo correção de pele, etc. para deixar os clientes mais satisfeitos.