Autor Tópico: Parcerias duvidosas  (Lida 5410 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 04 de Abril de 2013, 02:49:00
Bom dia, pessoas. Estava dando uma olha neste blog http://divasca.blogspot.com.br/  e quase infartei de tanto rir dos e-mails publicados. Me identifiquei e tenho certeza que todos aqui já tiveramque ouvir aquela maldita historinha pra boi dormir "To sem verba, mas quebra o galho na parceria que seu nome vai sair no jornal, vou repassar pros meus contatos". Até hoje aceitei esse tipo de presepada só uma vez bem no comecinho da minha carreira para a Mega Model e me arrependi porque durante o trabalho pairou um clima de "agradeça por ter a honra de nos fazer esse favor" por parte do booker que solicitou o quebra-galho. Depois disso nunca mais aceitei.

No site Dicas de Fotografia eu li algo sobre saber quando trabalhar de graça. E então pergunto a vocês: Vocês sabem quando trabalhar de graça vale a pena? Já tiveram retorno em forma de contatos, parcerias, indicações?
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2013, 08:05:52
Amigo, beleza?
Quando saí do estudio onde eu trabalhava, eu não tinha nem uma foto 3x4 de portfólio, porque ficava tudo lá...
Aí, um amigo ia fazer festa de aniversário do filho dele, e fotografei em troca do direito de uso das imagens, em site, face, anuncio, album, o que eu quisesse. Foi bom, porque era em um buffet infantil bem bacana e conhecido aqui, caprichei nas fotos de decoração e do salão, solicitei um pratinho com uns salgadinhos bem bonitos, improvisei um still, srsrsrs ficou filé... A dona do bufffet me passou unsa 4 ou 5 aniver's, e ainda me manda alguns.

MAs tem que cuidar com esse papo de "poe seu nome nas fotos", "vou divulgar no jornal", etc...

Abs.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2013, 08:07:41
Díficil encontrar uma situação que trabalhar de graça pode gerar algum retorno futuro.
Nunca aceitei esse tipo de proposta, mas já fiz alguns trabalhos de graça por se tratarem de amigos muitos próximos e não estarem em condição de efetuar pagamento e eu mesmo oferecer para fazer de graça.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2013, 12:58:22
Pois é, Charles, as vezes pros amigos a gente consegue fazer. Quando há malandragem na jogada se percebe.

Quanto a fazer em troca de divulgação eu penso o seguinte: Eu faço trabalhos remunerados e muitas vezes obtenho a mesma divulgação e sou elogiado. Então porque fazer de graça em troca de divulgação? Há duas semanas postei no Facebook que precisava atualizar meu portfolio e queria fazer alguns trabalhos externos. Para quem se apresentasse como voluntario eu daria 20 fotos. Vocês acham que apareceu alguém? Se eu nao estivesse a procura teriam aparecido uns 3 com a proposta de "enriquecer meu portfolio". É um habito bem comum, alias, entre os malandrinhos querer decidir quando você tem que atualizar o portfolio. Convenieeeeente....
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2013, 17:13:39
É sem futuro fazer um trabalho que deveria ser remunerado em troca de publicidade.... Quando faz-se muito isso, o profissional fica conhecido como o que nunca cobra ou que cobra barato. Agindo assim o profissional está desvalorizando o próprio trabalho.
Quando preciso renovar o portfólio, sempre convido alguém que já conheço, que nunca fiz fotos, faço o serviço, entrego todas as fotos no cd, entrego algumas reveladas e as "modelos" sempre voltam para pedir a revelação de mais algumas fotos que foram entregues no cd, acabo unindo o útil ao agradável, além de renovar o portfólio, levanto uma grana...


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2013, 17:18:21
Certa vez fui chamado para fotografar uma festa de inauguração de uma agência de automóveis e quando cheguei para ver os detalhes de como seria o serviço e passar o orçamento o "cara de pau" do gerente  teve a audácia de dizer que eu teria que fotografar de graça pq aquilo me daria ibope kkkkkkkkkk, mandei o cara ir morder formiga, virei as costas e nem falei tiau kkkkkkkkkkkkkk   :aua: :aua: :aua:
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 17:19:54 por THUNDER »


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2013, 17:53:23
Certa vez fui chamado para fotografar uma festa de inauguração de uma agência de automóveis e quando cheguei para ver os detalhes de como seria o serviço e passar o orçamento o "cara de pau" do gerente  teve a audácia de dizer que eu teria que fotografar de graça pq aquilo me daria ibope kkkkkkkkkk, mandei o cara ir morder formiga, virei as costas e nem falei tiau kkkkkkkkkkkkkk   :aua: :aua: :aua:

Cara-de-pau e pretensioso, né? Pelo amor de Deus. Odeio essa postura "agradeça por ter a honra de servir a mim sem remuneração"
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2013, 20:22:08
Cara-de-pau e pretensioso, né? Pelo amor de Deus. Odeio essa postura "agradeça por ter a honra de servir a mim sem remuneração"

Acho q esses caras foram reis absolutistas, imperadores ou ditadores em encarnaçoes passadas. Só pode!!!! :aua:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2013, 00:11:29
Acho que para alguém que já é do ramo, já tem um mercado, não vale a pena trabalhar de graça, mas para quem está começando pode ser uma boa.

Como cobrar para fotografar uma festa infantil ou casamento se nunca fez um trabalho desses e não tem um portifólio.  Quem vai te contratar sem nenhuma referência ou conhecimento de seu trabalho.

Ás vezes a vaga num alto cargo em uma empresa começa pelo estágio ( analogia, ok ?)  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2013, 00:36:57
Olha, eu nunca fiz casamento e só esse ano comecei a cogitar a possibilidade de começar a fazer. Como não tenho portfolio me ofereci para ir junto com outro fotografo daqui da cidade para ser segundo fotografo. Não adianta eu procurar um casal e me oferecer para fotografar gratuitamente devido aos custos de se fotografar um evento que exige umas 12h de trabalho e ao menos 2 fotógrafos.

Quanto a trabalhar em troca de divulgação é furada porque reconhecimento, elogios, indicações e contatos tem que vir quando um cliente realmente gostou do seu trabalho e não na base da brodagem. Eu posso nao ter trabalho todo mes, mas quando tem o cliente paga e da mesma forma me manda uma indicação, me elogia, e até compartilha anuncios no Facebook. Tenho vários que fazem isso e nunca me pedirar um "favorzão". Mesmo no inicio quando nem tinha portfolio eu devo ter feito no máximo uns 4 trabalhos na base da "parceria".
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2013, 09:06:27
Fazer um ensaio aqui, uma maozinha acolá como segundo fotografo de um evento pra acumular um bom portfólio eu acho válido, mas isso tem q partir do fotografo! Ele precisa se voluntariar! Um "suposto cliente" dando uma de espertalhao querendo q vc trabalhe de graça pra ele em troca de divulgaçao ou promoçao eh como eu chegar numa padaria, pedir um saco de pao e soltar essa perola:

"Me dê os paes de graça q eu divulgo seu paozinho como sendo bem macio e gostoso na minha vizinhança"

Como dizia um certo padre: "Isso non ecziste!!!!"
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 09:20:32 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2013, 09:45:37
trabalhar NAO e de graça.
fazer alguma DOAÇAO, por alguma circunstancia,
com gente conhecida, e outra coisa.

"Ter a honra de ser roubado por um pilantra"
isso nao existe!!!!! :hysterical: :hysterical:

Isso e igual aos concursos fayutos
criados para ter banco de imagen de graça nas custas dos ingenuos
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 09:48:03 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2013, 09:46:12
Fazer um ensaio aqui, uma maozinha acolá como segundo fotografo de um evento pra acumular um bom portfólio eu acho válido, mas isso tem q partir do fotografo! Ele precisa se voluntariar! Um "suposto cliente" dando uma de espertalhao querendo q vc trabalhe de graça pra ele em troca de divulgaçao ou promoçao eh como eu chegar numa padaria, pedir um saco de pao e soltar essa perola:

"Me dê os paes de graça q eu divulgo seu paozinho como sendo bem macio e gostoso na minha vizinhança"

Como dizia um certo padre: "Isso non ecziste!!!!"

 :clap: :clap:


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2013, 10:48:54
Acho que para alguém que já é do ramo, já tem um mercado, não vale a pena trabalhar de graça, mas para quem está começando pode ser uma boa.

Como cobrar para fotografar uma festa infantil ou casamento se nunca fez um trabalho desses e não tem um portifólio.  Quem vai te contratar sem nenhuma referência ou conhecimento de seu trabalho.

Ás vezes a vaga num alto cargo em uma empresa começa pelo estágio ( analogia, ok ?)  :ok:

Você está completamente errado ao pensar assim, se não tem portfólio, comece a trabalhar como 2º fotografo de algum amigo seu, caso não tenha oportunidade, faça um ou dois eventos com um pequeno desconto. Ou encontre algum amigo que está precisando do serviço, aí você faz como se fosse um presente.

Mas agora chegar ao ponto de fazer de graça..... vai estar desvalorizando seu próprio trabalho.

"Quando a esmola é demais, o santo desconfia" (analogia, ok?)


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2013, 11:18:27
Olha, eu nunca fiz casamento e só esse ano comecei a cogitar a possibilidade de começar a fazer. Como não tenho portfolio me ofereci para ir junto com outro fotografo daqui da cidade para ser segundo fotografo. Não adianta eu procurar um casal e me oferecer para fotografar gratuitamente devido aos custos de se fotografar um evento que exige umas 12h de trabalho e ao menos 2 fotógrafos.

Quanto a trabalhar em troca de divulgação é furada porque reconhecimento, elogios, indicações e contatos tem que vir quando um cliente realmente gostou do seu trabalho e não na base da brodagem. Eu posso nao ter trabalho todo mes, mas quando tem o cliente paga e da mesma forma me manda uma indicação, me elogia, e até compartilha anuncios no Facebook. Tenho vários que fazem isso e nunca me pedirar um "favorzão". Mesmo no inicio quando nem tinha portfolio eu devo ter feito no máximo uns 4 trabalhos na base da "parceria".

Eu comecei assim, ia como segundo fotógrafo, de graça. Depois fiz um casamento como primeiro fotógrafo de graça e consegui algumas fotos para portfolio. E as coisas foram melhorando. Hoje já tenho dois casamentos pagos para 2014 e diversos para este ano.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia