Autor Tópico: Alguém conhece? Achei incrível!  (Lida 5327 vezes)

footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2013, 21:21:22
 :clap: :clap: :clap:
muito TOP  :ok: vlew por comrptilhar!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Abril de 2013, 01:01:10
JRS,


Desde que iniciei na fotografia, e nao tem muito tempo (coisa de 1 ano e meio) leio um livro por mês e posso falar com segurança que de todos que eu li, nenhum me deu o caminho, mesmo que de longe, para fazer algo como o discutido aqui.

Concordo plenamente com o que você diz sobre a arte, mas acredito que o pulo do gato (nao tudo, mas o pulo) esta nas técnicas de pos produção e ai, amigo, so saber de arte nao resolve, é preciso saber como fazer.

Veja, nao discordo de voce com relação ao estudo da arte, so estou a dizer que sem a técnica nao se chega ao resultado apresentado.

Enfim, estou na busca do aprendizado da tecnica, e posso falar que nao esta sendo nada facil. Nao existe um norte, uma referencia, é um pouco daqui, outro pouco da li, e por ai vai.

Acho muito proveitoso ouvir alguem que sabe, quando a gente ja tentou fazer algumas vezes e nao conseguiu. Parece que tudo se encaixa.

De qualquer forma, vou continuar na procura.

Valei pelo post e pelo comentario.

Abraço :ok: :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Abril de 2013, 14:52:05
O Renato Miranda (fotógrafo da Rede Globo) é um dos caras mais tops que conheço no Brasil. http://ilovemyjob.com.br/blog

Se tem alguém que te ensina a fazer fotos desse nível sem muita pós produção é ele. Tá sempre saindo workshop de uso criativo de flash (preço médio de R$ 750) com ele por todo o Brasil. Só tem que ficar ligado no blog ou no twitter @i_lovemyjob.

Nas fotos que o JRS postou não vejo que a pós seja o principal, pelo contrário, acho que ali é mais sobre iluminação e produção.
Muitas luzes, ventiladores, muitas pessoas auxiliando no momento das fotos, segurando o vestido e jogando pra cima, saindo correndo do frame e então a foto ocorre.

Outro dia estava vendo uma sessão com uma noiva e o vestido dela tinha um véu imenso. Era exatamente desse jeito que faziam o véu flutuar: alguém segurava, jogava pra cima e ligavam um ventilador do outro lado, então ele fica flutuando por dois ou três segundos, tempo suficiente pros auxiliares saírem correndo do frame e pro fotógrafo disparar. Nem preciso dizer que precisaram repetir a foto mais de 10 vezes até tudo se encaixar, mas é um baixíssimo preço pelo efeito especial criado.

Ter uma equipe que já trabalha junto a algum tempo também ajuda muito. Maquiadora, cabeleireira, auxiliar de iluminação e até o segurador de ventilador trabalhando há muito tempo juntos faz igual num time de futebol. Cada um sabe o que tem que fazer e em qual hora tem que fazer. Essa sincronia reduz o tempo da produção em horas, e as 10 fotos que falei que tiveram de tentar pra conseguir a final, foram tiradas mais rapidamente do que muita gente consegue tirar uma.

Enfim, fora do frame dá um trabalhão e é uma bagunça, mas a recompensa é grande.
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 14:57:41 por lestevaos »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #18 Online: 12 de Abril de 2013, 17:01:24
vi esse link em outro forum.. achei algumas imagens diferentes
http://www.flickr.com/photos/pridash/page2/

« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 17:06:20 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 12 de Abril de 2013, 18:10:20
Bruppik, muito bom também. Parabéns ao imagemaker.  :assobi:
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Abril de 2013, 21:45:52
Lestevaos,

irmao, na boa, vc acha mesmo que em todos os casos o véu é real?


Cara, sei nao, tenho a impressão de que em alguns tem uma pos "encaixando" o véu na cena.

Note a transição entre o veu e o vestido da mulher na ponta da escada (primeira foto). Olhando com cuidado, parece real?

Na foto seguinte, da moça em frente ao bastidor (moldura) o "veu" nas costas dela nao me parece que foi feito com a ajuda de um assistente?. Novamente fico com a impressão de pos produção.

Na terceira foto, a fumaça proxima do veu, para dar a impressão de volume e fluidez, nao me parece natural (feita so com a foto). Acho que foi feita na pos.

Na quarta foto, o flaire sobre o paralamas do caro, te parece real? para mim nao. (pode até ser, mas nao me parece)

Na sexta foto voce acha que os panos vermelhos que dao uma sensação de continuidade aas maos da modelo sao  reais (feitos com fotografia no mesmo momento da foto da modelo)? Eu fico com a impressão de que eles foram colocados ali. (nao percebi o efeito segunda cortina nos panos da mesma forma que no braço).

Nem preciso dizer que de forma alguma estou criticando o trabalho, ao contrario, gostaria muito de aprender a trabalhar assim, so nao acho que seja totalmente fruto de fotografia direta.

Tem produção? CLARO, e muita. Inclusive tenho percebido que fotógrafos que estão se destacando têm justamente a característica de nao aliviar na produção. Mas sera que o pulo do gato, nas fotos deste post, nao seria na pos?


Ps. agradeço por poder receber a opinião dos senhores.




D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Abril de 2013, 22:37:10
Lestevaos,

irmao, na boa, vc acha mesmo que em todos os casos o véu é real?

Não, mas te digo que se consegue resultados tão interessantes quanto apenas com produção e luz, sem super pós-produções como essas.

EMHO acho super editado. Raramente gosto de resultados assim. O simples fato de balançar luz com flash já parece super edição para os que não entendem de fotografia e muita gente torce a cara para imagens assim. Não faz muito postei uma foto no meu Facebook e depois perguntei pra um amigo que sempre curtia minhas imagens sobre o que ele tinha achado. Falou que não gostou porque era muito Photoshop. Eu falei pra ele que não tinha nada de Photoshop ali, apenas flashes balanceando a cena, mas ele não acreditou. Enfim, essa não é a discussão, vou voltar pra ela.

Se o esquema é trabalhar pesado com pós, "só" o que tu precisa então é de um bom treinamento em Photoshop. Existem diversos por aí, já que é uma ferramenta muito usada também por designers. Fora isso, existem diversos treinamentos on-line por vídeo-aulas, como os da Lynda.com.

Não sei se eu fui claro, então vou tentar mais diretamente: não acho que quem tenha editado essas imagens seja um Deus do Photoshop a ponto de tu não conseguir chegar a fazer elas em menos de seis meses se te dedicar a isso. É muito mais sobre aprender a usar a ferramenta e ter criatividade. A ferramenta é limitada, o que significa que o tempo de aprendizado dela é limitado. A criatividade (como criar aqueles efeitos usando um pincel e alguns blending modes diferentes) é ilimitada.

Um exemplo de "apenas produção e flashes" que falei na outra resposta: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=z8CPH9-jVwY#t=3240s

Novamente, na minha opinião, esse é um resultado muito mais interessante que os super editados. Esse é um resultado mais atemporal que os que foram postados nesse tópico. Tudo que é excessivo enjoa. Muitas cores, muitos efeitos... logo cai em desuso e as fotos ficarão "out of fashion", como diria o pessoal da moda.

Enfim, te apoio firmemente a fazer as imagens que gosta, até porque eu também faço as que eu gosto, porém apenas tive a intenção de apresentar resultados interessantes relacionados ao que foi postado nesse tópico.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Abril de 2013, 07:57:53
Opa, ai eu concordo plenamente. (que se pode fazer o resultado do veu sem ediçao).

Tambem concordo que muita gente torce o nariz para ediçoes que sejam maiores que as disponiveis no ACR, e as vezes até mesmo as feitas nele.

Eu nao tenho este tipo de pensamento, mas como voce disse, este nao é exatamente o foco da discussão.

Sobre ficar fora de moda, um livro que li sobre casamento, do LoveGroove (acho que foi nesse), o autor dizia que nao fazia fotos que pudessem ter validade. Ele se preocupa em fazer fotos que o cliente vai abrir o album daqui a 25 anos e vai gostar das fotos da mesma forma. Por isso ele nunca usa modismos.

Eu entendo e acho bacana esta linha de pensamento, mas nao sou tao radical assim.

Um pensamento que tenho é o de que agora, ja que ainda estou bem no inicio, é aprender tudo que posso. Saber como se chegar a um resultado usando as mais diversas técnicas (nao sou fa do Photoshop, mas se tem que ser por ele, ok). Depois disso terei liberdade de escolher o que mais tem a minha cara, nao porque é so aquilo que sei fazer, mas porque de fato, é aquilo que eu gosto, que tem a minha cara.

Abraço e vou dar uma olhada no link.


D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Abril de 2013, 11:41:14
Lestevaos,

Conheço o trabalho da Bob Lane, e o video é bem bacana. (ainda mais que sou fa dos PW. So nao comprei ainda porque terei que trocar meus 3 flashs YN 5656 EX nao roda em TTL com o PW - estou aguardando o YN 622 N que parece que nunca sai).

Gostei bastante do resultado dela, mas, como disse, estou focado em conhecer as tecnicas "hard" de ediçao. Di, se depois eu achar que o lance esta na pureza da fotografia, simples como ela é, poderei faze-la em problemas.

Abraço e obrigado mais uma vez.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Abril de 2013, 16:06:24
Citar
Tem pessoas que tem talento para determinadas coisas, uma habilidade fora do comum e por mais que uma pessoa "normal" estude e se dedique ao máximo, quem "nasce" com talento vai ter vantagem.

acho q talento, dom ou o q quer q as pessoas chamem isso é só uma desculpa para sua incapacidade em evoluir e seguir em frente,
os maiores nomes de diversas areas não chegaram la tendo "dom", foi com muito trabalho e estudo. O q os diferencia eh q onde a maioria para por causa das dificuldades eles seguem em frente.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Abril de 2013, 19:13:17
Opa, ai eu concordo plenamente. (que se pode fazer o resultado do veu sem ediçao).

Tambem concordo que muita gente torce o nariz para ediçoes que sejam maiores que as disponiveis no ACR, e as vezes até mesmo as feitas nele.

Eu nao tenho este tipo de pensamento, mas como voce disse, este nao é exatamente o foco da discussão.

Sobre ficar fora de moda, um livro que li sobre casamento, do LoveGroove (acho que foi nesse), o autor dizia que nao fazia fotos que pudessem ter validade. Ele se preocupa em fazer fotos que o cliente vai abrir o album daqui a 25 anos e vai gostar das fotos da mesma forma. Por isso ele nunca usa modismos.

Eu entendo e acho bacana esta linha de pensamento, mas nao sou tao radical assim.

Um pensamento que tenho é o de que agora, ja que ainda estou bem no inicio, é aprender tudo que posso. Saber como se chegar a um resultado usando as mais diversas técnicas (nao sou fa do Photoshop, mas se tem que ser por ele, ok). Depois disso terei liberdade de escolher o que mais tem a minha cara, nao porque é so aquilo que sei fazer, mas porque de fato, é aquilo que eu gosto, que tem a minha cara.

Abraço e vou dar uma olhada no link.

Claro, Soprani, são formas de se pensar e opiniões. Cada um tem a sua, eu tenho a minha e eu respeito as demais.

Por experiência própria, já estive bastante focado na pós-produção. Pegar uma imagem pobre e fazê-la brilhar, ou uma que já brilhava e fazê-la universal, porém acabei voltando a gostar mais da produção do que da pós-produção. Uma imagem dessas na pós pode dar muito trabalho, e pra mim, é um trabalho chato. Agora imagina produzir 20 fotos assim, dias e dias no editor. O meu hobby é fotografia, não edição de imagens. Não que eu não goste de dar umas traçadas lá na ferramenta da Adobe, mas não é meu foco. Eu uso a seguinte filosofia pra encontrar as coisas que eu realmente gosto:
"Se eu ganhasse na mega-sena hoje e - obviamente - não precisasse mais trabalhar, eu gostaria de fazer isso todos os dias?"
E perante essa pergunta, colocando frente a frente o Photoshop ou uma câmera, eu fico com a câmera sem pestanejar.
Como está na assinatura de alguém aqui do fórum, "I'm a photographer, not a Photoshoper".

Lestevaos,

Conheço o trabalho da Bob Lane, e o video é bem bacana. (ainda mais que sou fa dos PW. So nao comprei ainda porque terei que trocar meus 3 flashs YN 5656 EX nao roda em TTL com o PW - estou aguardando o YN 622 N que parece que nunca sai).

Gostei bastante do resultado dela, mas, como disse, estou focado em conhecer as tecnicas "hard" de ediçao. Di, se depois eu achar que o lance esta na pureza da fotografia, simples como ela é, poderei faze-la em problemas.

Abraço e obrigado mais uma vez.

Pô, os PW são um assalto! Aguenta mais um tempinho aí que já vai sair o YN-622N. E outra, uma caçamba de bons fotógrafos não usam TTL pra flash fora da câmera. Comprei triggers sem TTL e não me arrependo.

Te entendo perfeitamente, só estou colocando o meu ponto de vista (de alguém que assim como tu já foi fissurado por essas imagens super editadas) e que passou a pensar diferente. Não quero te levar para o lado negro da força, apenas raciocino que se existem poucos trabalhos assim, é porque pouca gente realmente insiste nisso, ou seja, todo mundo já passou por essa fase e de repente começou a valorizar mais a pureza e o realismo nas imagens de casamento mesmo.

Na minha opinião, casamento não é o nicho pra se fazer super edições, já que essas fotos irão ficar para a história do casal (como tu comentou do livro que leu). Eu chamo de "Efeito Instagram*". A liberdade para essas técnicas está na fotografia de moda, pois esse nicho te dá a licença poética pra sair de moda em 6 meses ou menos. Aí tu pode exagerar com gosto.

* Em 10 anos o Instagram será uma piada e a maioria das pessoas terá um intervalo de 2 anos de suas vidas sem nenhuma foto autêntica, está tudo instagramado.

Obrigado pelo que, meu amigo?! Estamos todos juntos aqui. Um grande abraço!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Abril de 2013, 19:16:11
acho q talento, dom ou o q quer q as pessoas chamem isso é só uma desculpa para sua incapacidade em evoluir e seguir em frente,
os maiores nomes de diversas areas não chegaram la tendo "dom", foi com muito trabalho e estudo. O q os diferencia eh q onde a maioria para por causa das dificuldades eles seguem em frente.

É um bom argumento, Rafael. Fico dividido, pois em algumas situações me parece que existe realmente o "dom" (herança genética, por exemplo) e às vezes fico com a tua explicação aí.

Lembrando que Einstein era terrível na escola.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Abril de 2013, 09:02:19
Lestevaos,


Para apimentar as coisas, voce ja ouviu alguém dizer que determinada pessoa nasceu com o dom de levar alguem para a lua? (kkkk)

Estou sendo radical e, para ser bem sincero, forcei um pouco, mas em minha vida tenho percebido que o homem è capaz de tudo, basta se dedicar aaquilo.

Bom, sendo verdade ou nao, hoje o meu propósito é aprender cada dia mais sobre fotografia, fazer fotos que pareçam arte.

Vamos ver até onde vai a minha vontade..
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #28 Online: 14 de Abril de 2013, 11:08:22
pura manipulação.

é um casamento, não venda de vestido, modelo ou qualquer coisa publicitária.


eu não gostei..


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #29 Online: 14 de Abril de 2013, 11:34:45
Carlos, não interessa se tu vais gostar ou não, interessa se o cliente vai gostar, ele é que vai contratar e pagar...

Eu cheguei a essa conclusão... postar fotos em fórum de fotografia pedindo análises disso e daquilo, é a pior besteira que tem...

(se for postar algo eu só posto sem o compromisso de mostrar apuramento técnico, ou seja lá o que for, eu posto como registro mesmo... e nem me venham falar que postar foto como registro é pra "redes sociais", isso não tem nada a ver, a gente posta onde a gente quer, até mesmo porque um fórum não deixa de ser uma pequena rede social)

... não são fotógrafos que irão contratar teu serviço (isso quando estamos falando em atender a um cliente final) e sim o cliente, se ele gostar, gostou, se não gostar, paciência. Portanto, esse negócio de estilo, que pode ser muito criticado aqui, pode ser muito bem aceito pelo cliente, e pode ter mercado para isso.

Enfim, não escuto mais abobrinha de outros fotógrafos falando que peco nisso ou naquilo, o cliente tá contratando, tá pagando... tá indo.

 :ok: