Autor Tópico: Softbox, Octobox ou Sombrinha Difusora?  (Lida 26581 vezes)

LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2013, 18:40:58
Depois disso n sei nem oq dizer Luiz...rs mas espia ai:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83645.0

 :ok:

soft de 120*90
soft de 80*60
octo de 120
strip de 130*40

todos na mesma distancia e angulo, qual e qual ?

1




2



3



4




 :D


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2013, 18:42:52
Nesses exemplos as fotos estao do jeito que saem da camera sem nenhuma modificação

 :D


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2013, 18:43:32
soft de 120*90
soft de 80*60
octo de 120
strip de 130*40
todos na mesma distancia e angulo, qual e qual ?

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2013, 18:54:39


e a mesma conclusão que eu tirei o dia que fiz o teste comparativo por curiosidade !

 :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2013, 18:55:42
Em foto de produtos a diferença é brutal, por conta das superfícies, detalhes precisos, etc., e é o que me fascina nesta área.

Neste caso, realmente fica dificil de notar, talvez a distancia entre os modificadores e o sujeito acaba reduzindo a quase nada a diferença entre eles, talvez com uma aproximação maior e em um estudio escuro com menos vazamento pra todo lado, fique menos impossível  de ver.

Resumindo, acho tambem que o fotografo e sua forma de trabalhar com os modificadores pode tanto realçar como neutralizar a diferença entre eles.

Outra coisa, eu acho interessante usar esses modificadores com colméia, a intenção da luz principal é muito mais marcante.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 19:02:48 por Claudio Rombauer »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2013, 19:00:58
e a mesma conclusão que eu tirei o dia que fiz o teste comparativo por curiosidade !
 :D

Não foi pro comparativo, foi pra vc mesmo... se vc esta certo do que diz não tenho por que argumentar, acho que se vc pensa assim e esta certo disso é oq importa :ok:

ja deixei o link com um comparativo que fiz dos dois acessorios nas mesmas condicões e sem edição, oq postei aqui foi apenas um exemplo de foto com cada acessorio, e não um comparativo pratico, esse esta no link (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83645.0), n vou postar as fotos aqui, cada um que veja as fotos aqui e la e tirem suas próprias conclusões, eu tenho a minha linha de trabalho conforme oq entendo sobre cada acessório, assim como vc trabalha com base nas suas conclusões, então esta tudo certo  :ok:
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 19:03:54 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2013, 19:41:54
Nesses exemplos as fotos estao do jeito que saem da camera sem nenhuma modificação

 :D

Por acaso a foto 2 é do Octo de 120?  :ponder:
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2013, 22:20:40
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

umas duas horas

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2013, 10:15:50
Tem 4 fotos e 3 aberturas diferentes, f8, f10 e f11!! Que comparação é essa??


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Abril de 2013, 12:42:55
A questão é simples, a gente consigue fazer até uma lâmpada caseira de 60w e um hazy light apresentarem um resultado parecido, basta afastar bastante a luz do sujeito.

Mas também consegue-se mostrar diferença representativa entre um hazy e uma sombrinha e um octo, em outra situação de iluminação.

Nós podemos ou não aproveitar a particularidade de cada modificador, fica a critério do fotografo.

E adivinhar luz é muito complicado dependendo da situação, por exemplo, essa minha foto antiga, feita com uma rebel XT se nao me engano, antes de eu revelar para quem me perguntou, nenhum fotografo sequer chegou perto do esquema de luz, muito menos desconfiou que fora iluminada apenas por uma lâmpada caseira.

http://pcdn.500px.net/2562916/92cf3a95cd49fed18983acc61bc68ac89286a2fe/4.jpg

Tudo depende do fotografo aproveitar o melhor de cada modificador, acentuando seu comportamento.
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 12:43:31 por Claudio Rombauer »


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2013, 14:37:24
Tem 4 fotos e 3 aberturas diferentes, f8, f10 e f11!! Que comparação é essa??

diferentes modificadores deixam pasar mais ou menos luz ne ...

para mantelos na mesma distancia do modelo e no mesmo angulo a efectos de comparaçao da qualidade da luz fazemos o que ?

 :fight:


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2013, 14:44:11


E adivinhar luz é muito complicado dependendo da situação, por exemplo, essa minha foto antiga, feita com uma rebel XT se nao me engano, antes de eu revelar para quem me perguntou, nenhum fotografo sequer chegou perto do esquema de luz, muito menos desconfiou que fora iluminada apenas por uma lâmpada caseira.



essa e a minha ideia com essa comparaçao . 4 fotos iguais com 4 difussores diferentes eu te digo que 99.99% dos olhos entrenados nao distinguem uma da outra . e uma foto de corpo inteiro , fazendo um retrato, um close ai vai ficar algo mas facil sim e verdade , o tambem botando o modelo colado numa parede para ver a sombra projetada nela etc etc

uma coisa e que conhecendo os modificadores eu possa usalos para concentrar mas a luz, para ter uma luz mas envolvente, para ter uma uma luz mas abrangente e outra coisa e saber diferenciar a luz que da um o outro .

 :D



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2013, 17:30:14
Que medo. Comentar num tópico sobre luz onde o leonobox e o Claudio Rombauer já opinaram. 8-)

No meu uso BEM amador, como já dito anteriormente, a sombrinha espalha bastante a luz e isso faz com que muito dessa luz "se perca" numa foto externa, por exemplo (ele comentou sobre ensaio externo em alguma resposta). Já o softbox é bem mais regrado nesse quesito. Ele "guarda toda a luz ali dentro" e só atira pela parte da frente (tá, tem umas frestinhas lá atrás, mas não sai quase nada por lá, fica tranquilo).
Digamos que um softbox com rebatedores ao lado da modelo dão um preenchimento muito semelhante ao da sombrinha e mais "barato" ao flash, pois o flash não vai precisar trabalhar em tão alta potência, já que quase toda luz saindo pela frente do softbox vai estar sendo aproveitada na modelo ou nos rebatedores.
A sombrinha tem outra propriedade marcante que é a de centralizar a luz mais forte num ponto principal, bem no centro do "alvo" ao qual ela está apontada. O softbox entrega uma luz mais uniforme em relação ao assunto, deixando a desuniformização (wow!) apenas por conta da lei do quadrado inverso.
Quanto ao octobox, desculpaí! :ok:

Pronto. São os meus 5 centavos.
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 17:31:31 por lestevaos »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2013, 19:50:14
Alguns parâmetros que podem minimizar a diferença entre os modificadores:
- muita distância entre o modificador e o sujeito
- ausência de recuo
- estúdio claro com bastante rebatimento de luz
- sobreexposição

Alguns parâmetros que podem realçar a diferença entre os modificadores:
- pouca distância entre o modificador e o sujeito
- modificadores com recuo e uso de um grid (colmeia)
- estúdio escuro sem sobras de luz
- subexposição