Autor Tópico: Profissionalismo  (Lida 2611 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2013, 21:15:05
Bem, eu sou formado em engenharia eletrônica pela UFPR, nunca exerci, nunca trabalhei na área, nem sequer estagio eu fiz. Este diploma hoje não me capacita pra nada. Por outro lado sou designer gráfico e fotografo autodidata, e hoje tenho um estudio e escritorio e comando uma equipe de 10 pessoas, que assim como eu, amam o que fazem, consegui isso sem diploma algum, mas com muito amor e dedicação, e tenho muito, mas muito para evoluir ainda, sempre me sinto engatinhando.

 :worship: :clap: :worship:


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Março de 2013, 21:19:08
nego não faz nem curso e já coloca fotografo depois do nome e faz book por 50 reais,
vc acha que vão querer fazer faculdade??



 :D

nem sabia que existia faculdade de fotografia.

♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #17 Online: 31 de Março de 2013, 21:21:22
nego não faz nem curso e já coloca fotografo depois do nome e faz book por 50 reais,
vc acha que vão querer fazer faculdade??
Só o que tem no Facebook: "Fulano Fotografia" book por 99,00 :hysterical: :hysterical:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Março de 2013, 21:38:22
Pior é que tem gente cobrando merreca e fotografando bem, aí a coisa complica.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 31 de Março de 2013, 21:38:34
Com a profissão de fotografo regulamentada a faculdade não vai "pesar" em nada? A profissão de jornalista não era mandatório o diploma, Paulo Francis por exemplo não tinha canudo mas hoje é obrigatório. Só curiosidade.


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2013, 00:50:35
Olha amigo, eu vou terminara graduação no final desse ano e posso dizer que o curso vai direcionar você pra qual área deseja trabalhar, mas não vai te ensinar a fotografar.

Muitos se matriculam com a ilusão de que quando acabarem o curso iram se tornar profissionais.
Em  uma sala com 80 alunos restam apenas 30 no final, e poucos acabam trabalhando na área porque sabem a dificuldade que iram passar.

Garanto pra você que as aulas que se passam em estúdio são as que você nem vai lembrar.
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 00:52:01 por d0vidmelo »


Toledoo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2013, 03:53:36
Vcs acham que pra ser um fotógrafo profissional tem que fazer faculdade de fotografia?

ou só esses cursos livres já basta?


tendo cursos ja esta bom, terminei um recentemente e aprendi mtaa coisa!!
Toledoo


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2013, 03:57:06

tendo cursos ja esta bom, terminei um recentemente e aprendi mtaa coisa!!

Acrescentando!

Saber ler e escrever já esta bom?  :ok:



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2013, 06:58:49
Bem, eu sou formado em engenharia eletrônica pela UFPR, nunca exerci, nunca trabalhei na área, nem sequer estagio eu fiz. Este diploma hoje não me capacita pra nada. Por outro lado sou designer gráfico e fotografo autodidata, e hoje tenho um estudio e escritorio e comando uma equipe de 10 pessoas, que assim como eu, amam o que fazem, consegui isso sem diploma algum, mas com muito amor e dedicação, e tenho muito, mas muito para evoluir ainda, sempre me sinto engatinhando.
humildade, eterno aprendizado,trabalho,trabalho,trabalho...... :clap: :clap: :clap:


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2013, 08:34:58
Bem, eu sou formado em engenharia eletrônica pela UFPR, nunca exerci, nunca trabalhei na área, nem sequer estagio eu fiz. Este diploma hoje não me capacita pra nada. Por outro lado sou designer gráfico e fotografo autodidata, e hoje tenho um estudio e escritorio e comando uma equipe de 10 pessoas, que assim como eu, amam o que fazem, consegui isso sem diploma algum, mas com muito amor e dedicação, e tenho muito, mas muito para evoluir ainda, sempre me sinto engatinhando.

Muito bom!

Eu acredito que se você se dedicar a outros assuntos que sejam do seu interesse alem da fotografia esse conhecimento a mais vai ti dar uma visão diferente das técnicas padrões que se pode aprender de graça na rede.

Um exemplo e o Sebastião Salgado, ele é formado em economia, e hoje esse conhecimento de economia levou ele a criar seu próprio estilo.


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2013, 09:54:21
eu acho que cada pessoa se da melhor com um tipo de aprendizado . faculdade pode ser boa para alguns porem incomodar a outros . o bom hoje em dia e que as fontes de aprendizado "per se" sao infinitas, livros, internet, tutoriais, pequenos cursos ...
Importante e que fotografia deveria de ser um aprendizado continuo, um evoluir a procura de um estilo e não um saber configurar o flash e sair por ai fotografando eventos

 :D


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2013, 16:57:27
Sou arquiteto e concordo com muitos dos pontos de vista daqui.

Meu pitaco na história é que como já dito em algumas respostas, a dedicação e estudo constante, assim como o empreendedorismo é que vão proporcionar um trabalho consistente. Mas todo começo é mais complicado.

Agora infelizmente tem uma "crueldade" nessa história: As pessoas/empresas por vezes  tendem a valorizar mais quem apresenta mais "credenciais oficiais". Isso pode ser um fator de ganho ou perda de competitividade, infelizmente, e pior ainda, passando por cima do talento pois vc ainda é "desconhecido e pouco confiável"...


Por experiÊncia própria, logo que me formei, aprendi AutoCAD em casa, lendo muitos livros e desenhando, praticando.

Em várias entrevistas de emprego, me pediam certidões de cursos, etc e eu explicava que não tinha feito nenhum mas dominava bem o software. E perdia para que tinha feito um curso de um mês.

Pedia para me testarem na prática, mas o "procedimento" era fazer a triagem inicial em entrevista simples.

Humildemente sem achar que era o tal, me inscrevi num curso só para ter o maldito certificado. Nem preciso dizer o quão sofrível era o curso...fazia perguntas aos "professores" que nunca sabiam responder ou indicavam caminhos absurdamente menos práticos e assim por diante...

Procurei outros cursos...mesma coisa...ensinavam a desenhar linhas, circulos e mover e copiar...mas na hora do vamos ver de desenho de arquitetura...

Então concluindo, mesmo que seja um auto-didata muito bom e dedicado, é bom ter uns certificados para "provar" que vc "aprendeu" em algum canto. Principalmente no começo, quando o importante é estagiar, trabalhar em diversos lugares para começar um portifólio profissional.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2013, 17:07:07
Sou arquiteto e concordo com muitos dos pontos de vista daqui.

Meu pitaco na história é que como já dito em algumas respostas, a dedicação e estudo constante, assim como o empreendedorismo é que vão proporcionar um trabalho consistente. Mas todo começo é mais complicado.

Agora infelizmente tem uma "crueldade" nessa história: As pessoas/empresas por vezes  tendem a valorizar mais quem apresenta mais "credenciais oficiais". Isso pode ser um fator de ganho ou perda de competitividade, infelizmente, e pior ainda, passando por cima do talento pois vc ainda é "desconhecido e pouco confiável"...


Por experiÊncia própria, logo que me formei, aprendi AutoCAD em casa, lendo muitos livros e desenhando, praticando.

Em várias entrevistas de emprego, me pediam certidões de cursos, etc e eu explicava que não tinha feito nenhum mas dominava bem o software. E perdia para que tinha feito um curso de um mês.

Pedia para me testarem na prática, mas o "procedimento" era fazer a triagem inicial em entrevista simples.

Humildemente sem achar que era o tal, me inscrevi num curso só para ter o maldito certificado. Nem preciso dizer o quão sofrível era o curso...fazia perguntas aos "professores" que nunca sabiam responder ou indicavam caminhos absurdamente menos práticos e assim por diante...

Procurei outros cursos...mesma coisa...ensinavam a desenhar linhas, circulos e mover e copiar...mas na hora do vamos ver de desenho de arquitetura...

Então concluindo, mesmo que seja um auto-didata muito bom e dedicado, é bom ter uns certificados para "provar" que vc "aprendeu" em algum canto. Principalmente no começo, quando o importante é estagiar, trabalhar em diversos lugares para começar um portifólio profissional.

 :ok: Se nao fosse "necessario", tanto diploma,nao haveria tanta faculdade vagabunda!!!!, regra do jogo!!!!!


rodrigo_luiz78

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2013, 01:30:14
Vale a pena pra conhecer mais de movimentos artisticos, sobre historia da fotografia e pra começar a ter seu network.Fora isso não vejo em que poderia agregar mais.