Autor Tópico: Migrei pra Canon  (Lida 12179 vezes)

d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 07 de Abril de 2013, 12:04:18

Eu acho que não, pelo menos não do que estou falando. Eu tenho essa sensação de tridimensionalidade mesmo em fotos tiradas a f/22, com profundidade de campo enorme e fundo nítido. Me passa a impressão de que são mais reais, mais palpáveis... Sei lá, não consigo explicar direito, mas sei que tenho essa sensação.



Fonte: http://www.flickr.com/photos/41538973@N03/7573668978/in/photostream/

Acho que a imagem acima fala por si!
Com uma 50 1.8 ainda.  :D

Já era, dia 10 eu vou comprar a minha  :ok:


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #61 Online: 07 de Abril de 2013, 12:46:11
Isso é pra mim desfoque simples e puro, pode aumentar naturalmente a noção de tridimensionalidade por conta da separação entre os planos, uma APS com uma objetiva 0.95 faz isso muito bem também.
E uma médio formato faz muito mais. Posso não ter entendido bem o conceito de tridimensionalidade.

O que eu gosto na FF é que todas as minhas objetivas foram naturalmente desenvolvidas para este formato, não existem fixas para APS, não existem TS para APS, ou você vai carregar vidro à toa, ou vai ter o funcionamento das objetivas pela metade.

Neste caso, o m43 é mais bem resolvido, pois as objetivas não sofrem crop, é uma "mini-fullframe".

mesmo sendo desfoque com uma APS-C vc não tem essa semaparação entre planos m4/3 é fantástica quase peguei uma mas a FF é a melhor escolha!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 07 de Abril de 2013, 15:26:48

Eu acho que não, pelo menos não do que estou falando. Eu tenho essa sensação de tridimensionalidade mesmo em fotos tiradas a f/22, com profundidade de campo enorme e fundo nítido. Me passa a impressão de que são mais reais, mais palpáveis... Sei lá, não consigo explicar direito, mas sei que tenho essa sensação.

É só fazer um teste cego, coloco a 35mm 1.4 na 7d e a 50mm 1.2 na 5D, escolho aberturas que façam equivalência de dof e será fácil identificar as fotos fullframe.

Será legal ver na pratica essa diferença de dimensões.

Outro teste onde deve ser gritante a diferença é comparar a 35mm f0.95 na omd com a 35mm 2.8 na 5D. Alguém tem as duas?

Não estava defendendo APS não, eu nunca gostei muito desse formato, tanto que tenho a 5D desde o lançamento da clássica, sempre achei que falta algo nas fotos  feitas com crop, vai ver era isso que estava faltando, tridimensionalidade.

E outro motivo pelo qual não dá pra competir com médio formato.
« Última modificação: 07 de Abril de 2013, 15:44:30 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #63 Online: 07 de Abril de 2013, 19:00:26
É só fazer um teste cego, coloco a 35mm 1.4 na 7d e a 50mm 1.2 na 5D, escolho aberturas que façam equivalência de dof e será fácil identificar as fotos fullframe.

Será legal ver na pratica essa diferença de dimensões.

Outro teste onde deve ser gritante a diferença é comparar a 35mm f0.95 na omd com a 35mm 2.8 na 5D. Alguém tem as duas?

Não estava defendendo APS não, eu nunca gostei muito desse formato, tanto que tenho a 5D desde o lançamento da clássica, sempre achei que falta algo nas fotos  feitas com crop, vai ver era isso que estava faltando, tridimensionalidade.

E outro motivo pelo qual não dá pra competir com médio formato.


Ahahah, certamente eu vou falhar nesse teste cego (estranho falar de "cego" em um teste de fotos, rsrs), pra mim todas as fotos feitas assim me parecem sempre ótimas. Mas se você pegar duas fotos feitas por mim e me mostrar, eu saberei dizer se foram feitas com APS-C ou FF. O que eu percebi mesmo foi a mudança nas minhas fotos, senti que elas ganharam em realismo. Não sei se tridimensionalidade é realmente a melhor descrição...


E médio formato realmente me encanta! Tenho um amigo louco por médio formato, e ele sempre me mostra as fotos, muito boas mesmo. Duas coisas chamam a atenção logo de cara, o nível de detalhes e a latitude impressionante. Mas essa questão do "realismo" das imagens também é bem marcante, sempre me dá a impressão de serem mais reais do que nas 35mm, quase como se pudesse tocar as imagens, saca?


Abraços


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 07 de Abril de 2013, 21:38:38
Eu estou tão acostumado com FF e usei tão pouco APS que isso passa despercebido por mim, então quero mesmo fazer um exercício de percepção dessa tridimensionalidade.

Fica aqui um desafio de reflexão. Suponhamos que eu invente um fantástico aparelho que diminui as coisas pela metade do tamanho. Basta colocar qualquer coisa dentro dele e apertar um botão, que tudo sai exatamente com a metade do tamanho.

Logo, se eu colocar uma 5D com uma 50mm 1.4 neste aparelho, eu vou tirar uma pequenina 5D com uma 25mm, correto? Então, neste caso, com as curvaturas mantidas, sem crop, eu mantenho a tridimensionalidade?

E não é justamente isso que uma OMD com uma 25mm é? Sem crop, com curvatura exatamente desenhada para o sensor?

Eu vi fotos com a nokton 17mm f0.95 e com a 25mm 0.95 e percebi algo que não percebo nas APS, talvez seja a tridimensionalidade causada pela ausência de crop.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #65 Online: 07 de Abril de 2013, 21:53:02
Eu estou tão acostumado com FF e usei tão pouco APS que isso passa despercebido por mim, então quero mesmo fazer um exercício de percepção dessa tridimensionalidade.

Fica aqui um desafio de reflexão. Suponhamos que eu invente um fantástico aparelho que diminui as coisas pela metade do tamanho. Basta colocar qualquer coisa dentro dele e apertar um botão, que tudo sai exatamente com a metade do tamanho.

Logo, se eu colocar uma 5D com uma 50mm 1.4 neste aparelho, eu vou tirar uma pequenina 5D com uma 25mm, correto? Então, neste caso, com as curvaturas mantidas, sem crop, eu mantenho a tridimensionalidade?

E não é justamente isso que uma OMD com uma 25mm é? Sem crop, com curvatura exatamente desenhada para o sensor?

Eu vi fotos com a nokton 17mm f0.95 e com a 25mm 0.95 e percebi algo que não percebo nas APS, talvez seja a tridimensionalidade causada pela ausência de crop.

a ideia parece ser essa mesmo, hj entre comprar uma APS-C ou uma M4/3 sou mais a M4/3 mas tem gente que não acha isso, prefiro a qualidade e portabilidade que uma M4/3 proporciona, é fantástico em relação ao APS-C mesmo tento um sensor menor, quanto a tridimensionalidade ainda acho que uma câmera FF leva vantagem!


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #66 Online: 07 de Abril de 2013, 21:53:41
Alguem sabe onde posso encontrar o manual da 5D clássica? Achei um aqui mas esta incompleto  :aua:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #67 Online: 07 de Abril de 2013, 21:55:23
Alguem sabe onde posso encontrar o manual da 5D clássica? Achei um aqui mas esta incompleto  :aua:
Essa é fácil: GOOGLE!!!!

a ideia parece ser essa mesmo, hj entre comprar uma APS-C ou uma M4/3 sou mais a M4/3 mas tem gente que não acha isso, prefiro a qualidade e portabilidade que uma M4/3 proporciona, é fantástico em relação ao APS-C mesmo tento um sensor menor, quanto a tridimensionalidade ainda acho que uma câmera FF leva vantagem!
Concordo também. Um dia terei minha OMD... :wub: :wub:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #68 Online: 07 de Abril de 2013, 21:56:29
Essa é fácil: GOOGLE!!!!

o que eu achei aqui esta incompleto mas ainda estou caçando!


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #69 Online: 07 de Abril de 2013, 22:09:47
Assim o ISO 3200 da 5D classica é ruidosa mas essa foto me agradou, assim em B&W acho que não me incomodaria



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #70 Online: 07 de Abril de 2013, 22:26:40
Alguem sabe onde posso encontrar o manual da 5D clássica? Achei um aqui mas esta incompleto  :aua:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=21612.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 07 de Abril de 2013, 22:39:52
Valeu Hyde!!!  :ok: :ok: :ok: :ok:

Eu devo ter, e lembro que tirei fora aquelas faixas irritantes "not for print", Qquer coisa me fala que eu procuro.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 07 de Abril de 2013, 22:44:01
Assim o ISO 3200 da 5D classica é ruidosa mas essa foto me agradou, assim em B&W acho que não me incomodaria

Ela tem um ruído bonito, e essa busca pela foto limpa e cristalina tá até fora de moda.

Uma antiga com a Classic:



thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #74 Online: 07 de Abril de 2013, 22:47:12
Ela tem um ruído bonito, e essa busca pela foto limpa e cristalina tá até fora de moda.

Uma antiga com a Classic:



pow o Ruido dela é lindo, lembra o exif?
gostei mto so estou esperando a minha chegar, e quando a sigma 35mm f1.4 estiver na mão, sai de baixo!!!  :snack: :snack: