Autor Tópico: Migrei pra Canon  (Lida 12237 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 07 de Abril de 2013, 23:02:21
O problema de ISO alto é que o ruído aparece mais quando temos pouca luz, fazer testes na claridade acho meio que irrelevante, pois a necessidade de se elevar o ISO geralmente aparece na falta de luz, e aí o bicho pega, nestas situações eu gostaria de ver os testes.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 07 de Abril de 2013, 23:51:34
Qual será que é melhor? Sigma 50mm 1.4 ou 35mm 1.4?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #77 Online: 08 de Abril de 2013, 00:00:53
O problema de ISO alto é que o ruído aparece mais quando temos pouca luz, fazer testes na claridade acho meio que irrelevante, pois a necessidade de se elevar o ISO geralmente aparece na falta de luz, e aí o bicho pega, nestas situações eu gostaria de ver os testes.


Pois é, aí é que o bicho pega! Outro dia fiz um teste à luz do dia, e com ISO 12.800 na minha 5D II, não dava pra ver praticamente nada de ruídos, mesmo nas áreas de mais sombra. Só quando está escuro, não consigo passar muito do ISO3200 sem que fique muito ruído!




Qual será que é melhor? Sigma 50mm 1.4 ou 35mm 1.4?


São objetivas bem diferentes, pra usos bem diferentes... Mas a 35/1.4 é da nova leva das objetivas da Sigma, e está se tornando uma lenda de tão elogiada. A 50/1.4 é um modelo mais antigo, mas ainda assim essa série de objetivas f/1.4 anterior da Sigma eram todas bem boas (30, 50 e 85mm).


Se fosse pra ver apenas aspectos de qualidade óptica, acredito que a 35/1.4 seja melhor, de tudo o que li e vi na internet. Mas se você precisa de uma 50mm, não tem qualidade óptica que faça uma 35mm ser melhor ...


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 08 de Abril de 2013, 01:36:27
é pecado chamar de ruido!  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #79 Online: 08 de Abril de 2013, 06:52:42
Eu não sei se é uma característica nas FF (Canon e Nikon) mas analisando as fotos em altos ISOs percebi que o ruído existe mas é um grão tão fino que chega até a ficar charmoso. Se usar P&B, até anula esse efeito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #80 Online: 08 de Abril de 2013, 09:21:59
é pecado chamar de ruido!  :D

pq pecado chamado de ruido?

quer chamar de grão?

grão é do filme... existe na composição do filme...

http://www.queimandofilme.com/2011/12/19/graos-e-filmes-o-basico-do-basico/

No digital é ruído.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #81 Online: 08 de Abril de 2013, 09:51:40
pq pecado chamado de ruido?

quer chamar de grão?

grão é do filme... existe na composição do filme...

http://www.queimandofilme.com/2011/12/19/graos-e-filmes-o-basico-do-basico/

No digital é ruído.

Abcs

O que eu entendi foi ele dizendo é que é tão pouco que nem dá para notar! :ponder:
Por isso, seria um pecado dizer que a imagem tem ruído.  :ponder: :ponder: :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 08 de Abril de 2013, 10:04:59
O que eu entendi foi ele dizendo é que é tão pouco que nem dá para notar! :ponder:
Por isso, seria um pecado dizer que a imagem tem ruído.  :ponder: :ponder: :ponder:

ah ta... achei que estava se referindo ao ruído, propriamente dito e não a quantidade.

de qualquer maneira, fica registrado pra parar com a confusão.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 08 de Abril de 2013, 10:43:16
pq pecado chamado de ruido?

quer chamar de grão?

grão é do filme... existe na composição do filme...

http://www.queimandofilme.com/2011/12/19/graos-e-filmes-o-basico-do-basico/

No digital é ruído.

Abcs

Vlw amigo por esclarecer, mas não foi isso que quis dizer.
Você não ligou a frase ao contexto.

 :ok:


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #84 Online: 08 de Abril de 2013, 10:43:46
Ela tem um ruído bonito, e essa busca pela foto limpa e cristalina tá até fora de moda.

Uma antiga com a Classic:



Este tópico tá tão desvirtuado que eu tenho que dar minha contribuição: QUE FOTO!!! :clap:
fkuhne.tumblr.com


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #85 Online: 08 de Abril de 2013, 10:43:55
Eu não sei se é uma característica nas FF (Canon e Nikon) mas analisando as fotos em altos ISOs percebi que o ruído existe mas é um grão tão fino que chega até a ficar charmoso. Se usar P&B, até anula esse efeito.

Concordo com essa ua percepção, tsouto... Nos sensores menores (mesmo já nos APS-C com mais de 10MP), o ruído é uma coisa que parece chiado de TV com sinal fraco, com frizos que incomodam o olhar. Nas FF (e nas APS-C com sensores de até 8MP), parece que o ruído é mais agradável. Eu acho que tem relação direta com a densidade de pixels dos sensores... Adoro o ruído daD700 e da 5D e 5D² (não analisei muito o da 5D³ ainda, nem da 6D)... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 08 de Abril de 2013, 10:45:31
um grão não deveria ser tridimensional pela definição?
 >:D


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #87 Online: 08 de Abril de 2013, 11:15:16
Pesoal,

Não existe nenhuma equivalência entre grão de filme e ruído de sensor.
O grão está lá, pode ser visto, é um pedaço de prata com formato irregular colado na emulsão que foi processado quinicamente, não é uma suposição matemática de uma matriz de bayer!


 ;)

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #88 Online: 08 de Abril de 2013, 12:50:58
A feiura do ruído reside justamente na bidimensionalidade e na regularidade de distribuição sobre o sensor.
A beleza do grão tá na tridimensionalidade e na aleatoriedade sobre o suporte.
« Última modificação: 08 de Abril de 2013, 12:52:12 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #89 Online: 08 de Abril de 2013, 12:58:48
Pesoal,

Não existe nenhuma equivalência entre grão de filme e ruído de sensor.
O grão está lá, pode ser visto, é um pedaço de prata com formato irregular colado na emulsão que foi processado quinicamente, não é uma suposição matemática de uma matriz de bayer!


 ;)

[]s,

RSalles

Já que tocaram nesse assunto... Parece que a idéia do sensor é imitar o filme de prata... Por isso o ruído se assemelha aos grãos.

Uma coisa curiosa: não quero "dar uma de conspiracionista", mas um amigo que trabalhou no Japão me disse há mais de 5 anos que lá na terrinha da Canon/Nikon já se falava em ISO 102400 com qualidade (eu obviamente debochei da cara dele). E lançaram a 5D³ só no ano passado. Me parece aquela história de obsolecência programada.

Tipo: o grão (no filme) tem um limite físico de sensibilidade, mas os sensores, pelo que tudo indica, são segurados pelas leis mercadológicas (afinal, para que vender um sensor que pega ISO100K lá em 2008, se um de ISO 6400 já vai ser "o máximo", né?)...

Prefiro não crer nisso, e aceitar o bom desempenho da minha 5D² até este momento. Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!