Autor Tópico: COMO CONSEGUIR FILMAGEM PROFISSIONAL COM NIKON D5100?  (Lida 32532 vezes)

luadouradocgm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 05 de Abril de 2013, 00:57:49
Meus cumprimentos à todos! Seguinte pessoal,

Acabei de adquirir uma D5100, uma excelente câmera pra tudo, e já de imediato cumpriu com todas as minhas expectativas, exceto a filmagem (que é Full HD). Comprei junto uma lente VR 18-55mm do kit, que segundo pesquisas, é ideal para vídeo e foto de um modo geral. Maaaaas, testando o vídeo em ambientes com pouca luz, não gostei do resultado!!! Ela grava 20 min por vídeo, tem todo um recurso de configuração, porém as filmagens saíram muuito granuladas, focagem durante a gravação terrível e a imagem não é nítida, parece filmagem amadora de câmera compacta bem antiga!

Andei lendo milhões de posts, fóruns, e sites sobre isso mas não achei nada que tirasse minhas dúvidas e nenhuma explicação objetiva...  :(

Eis as minhas dúvidas, me ajudem por favor, sobre o que seria ideal!!!!

- Se eu for usar minha D5100 para filmar eventos como festas noturnas, casamentos, e ambientes de pouca luz.. como eu faço?? Andei vendo equipamentos auxiliares, como iluminação LED para dar um auxílio, microfone externo, etc.. isso tudo é necessário mesmo??
- Iluminação LED não vai deixar uma luz extrema com efeito artificial parecido com do flash?? Não tem um modo de filmar usufruindo da luz ambiente?
- Tem alguma configuração na D5100 que eu possa fazer para conseguir uma ótima filmagem FULL HD com imagens nítidas e sem ruído??
- Qual a melhor configuração nessa câmera que me permita usar a lente do kit sem precisar adquirir uma lente clara?? (pois estou sem recursos no momento!)

Como puderam ver, minha maior dúvida é como conseguir uma ótima filmagem com a D5100, e qual configuração ideal para isso!!

Desde já agradeço à todos!!!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2013, 08:10:42
Bom dia amigo!
Para conseguir uma filmagem profissional, basta gravar qualquer vídeo e achar alguém que pague por ele!
 :hysterical:
Brincadeira hehe

Seguinte, é sabido já que pra filmagem a nikon ainda não está no patamar da canon. Dito isto, vamos aos esclarecimentos.

A lente que tu tem é escura, logo qualquer forma de aumentar a iluminação ajudará a trabalhar com um ISO mais baixo, logo terá mais qualidade.
A luz auxiliar se bem utilizada não acho que vá deixar um aspecto falso, mas acho que precisará contar com a ajuda de um assistente de iluminação pra direcionar melhor a luz...
A lente clara daria um auxílio neste sentido também, mas como não tem verba pra isso, contar com mais luz já vai dar uma melhorada.
Sobre as configurações da câmera não poderei ajudar, isto não sei mesmo na nikon.
Mas guenta mais um pouco aí que logo logo aparece alguém que realmente saiba algo pra te dar umas dicas.
Abraço
Tecpix + motorola do guga


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2013, 09:22:32
Uma lente clara, de boa qualidade jah seria um bom começo. Posta sua duvida na sessao filmagens com drsls q vc terah mais ajuda q por aqui.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2013, 09:45:20
O que voce tem que fazer é comprar uma lente f/1.8 ou 1.4

Filmar em ambiente pouco iluminado com uma lente f/3.5 em 18mm, nunca vai te trazer resultado satisfatorio. Quando estiver filmando com uma DSLR use focagem manual.  :ok:
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 09:45:59 por pedromartins021 »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2013, 10:33:06
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2013, 12:53:06
Meus cumprimentos à todos! Seguinte pessoal,

Acabei de adquirir uma D5100, uma excelente câmera pra tudo, e já de imediato cumpriu com todas as minhas expectativas, exceto a filmagem (que é Full HD). Comprei junto uma lente VR 18-55mm do kit, que segundo pesquisas, é ideal para vídeo e foto de um modo geral. Maaaaas, testando o vídeo em ambientes com pouca luz, não gostei do resultado!!! Ela grava 20 min por vídeo, tem todo um recurso de configuração, porém as filmagens saíram muuito granuladas, focagem durante a gravação terrível e a imagem não é nítida, parece filmagem amadora de câmera compacta bem antiga!

Andei lendo milhões de posts, fóruns, e sites sobre isso mas não achei nada que tirasse minhas dúvidas e nenhuma explicação objetiva...  :(

Eis as minhas dúvidas, me ajudem por favor, sobre o que seria ideal!!!!

- Se eu for usar minha D5100 para filmar eventos como festas noturnas, casamentos, e ambientes de pouca luz.. como eu faço?? Andei vendo equipamentos auxiliares, como iluminação LED para dar um auxílio, microfone externo, etc.. isso tudo é necessário mesmo??
- Iluminação LED não vai deixar uma luz extrema com efeito artificial parecido com do flash?? Não tem um modo de filmar usufruindo da luz ambiente?
- Tem alguma configuração na D5100 que eu possa fazer para conseguir uma ótima filmagem FULL HD com imagens nítidas e sem ruído??
- Qual a melhor configuração nessa câmera que me permita usar a lente do kit sem precisar adquirir uma lente clara?? (pois estou sem recursos no momento!)

Como puderam ver, minha maior dúvida é como conseguir uma ótima filmagem com a D5100, e qual configuração ideal para isso!!

Desde já agradeço à todos!!!

lente do kit sem luz auxiliar, soh se a iluminação tiver muito boa, pra evita o ruido eh lente clara, nao tem segredo.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


lemolyma

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2013, 12:43:22
Olá,

Eu tinha a mesma dúvida, mas achei esses dois vídeos que ajudaram a aproveitar um pouco melhor o equipamento:

http://www.youtube.com/watch?v=SgbeQP_si3M

http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_190364&feature=iv&src_vid=JJGW1fR_9HU&v=AZ9aIB57-Nw


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2013, 18:25:15
Vai precisar de lentes fixas e claras para filmar com a sua câmera à noite. Sua lente 18-55 NÃO serve para filmar à noite. Recomendo 28 1.8, 50 1.4 e 85 1.8. Vai precisar de um corpo reserva porque é muito comum o sensor da câmera aquecer e ela parar de filmar. Se isso acontecer demora pelo menos uns vinte minutos para a câmera esfriar e voltar a filmar. Precisa microfone externo sim. Eu uso dois TASCAM-DR40 e três SGC-598. O SGC-598 recomendo pos é bem barato e muito bom. O microfone on-board da câmera é um lixo. Normalmente deixo um TASCAM ligado direto na mesa de som, para gravar o áudio sem a influência do som externo, um outro TASCAM ligado no SGC-598 em um tripé para captar o som ambiente e os outros dois SGC-598 ligados diretamente nas câmeras. Iluminação LED é necessária, em alguns casos, mesmo utilizado lentes caras e câmeras com sensor FULL FRAME que suportam a utilização de ISOS elevadíssimos. Situações com luminosidade baixa como pistas de dança, por exemplo, você vai precisar de LED. O segredo é aproveitar o máximo da luz ambiente disponível utilizando ISO alto e o LED apenas para preenchimento. E o LED nunca deve ser direcionado diretamente para as pessoas. O ideal é rebater no teto como se usa no flash. Imagens nítidas e sem ruído com a sua 5100 só utilizando lentes fixas claras e LED, porque ela não vai suportar filmar em ISOS altos. O ideal é você migrar no futuro para um câmera CANON full frame no futuro, porque as CANONs são melhores para vídeo. Não há nenhuma configuração na câmera que possa solucionar o problema da sua lente do kit. Você vai precisar de um bom monopé para filmar. Recomendo os da marca MANFROTTO e de um view finder para conseguir fazer foco de maneira mais precisa. Espero ter ajudado. Abraços, Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2013, 18:54:54
Adam aproveitando o topico, meu Rode na 60d da um leve chiado quase imperceptível, mais como eu sou chato, fui atrás pra saber se era o microfone, e vi que poder ser o ganho da própria maquina, e vi que pode ser desabilitado apenas via Magic Lantern, que eu ainda não usei, to pensando em comprar um tascam dr-05 mais pra frente, o ruido eu consigo arrancar usando o denoise do premiere, o que você acha?, meu uso hoje é quase que exclusivamente pra gravar vídeos pro YouTube, com pessoas falando de frente pra câmera. eu gosto da solução do rode de plugar e ja gravar tudo junto.

Obrigado.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli