Autor Tópico: Still - Garrafa de Vinho  (Lida 5368 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Online: 05 de Abril de 2013, 19:22:40
Entediado em casa, meio sem ter o que fazer resolvi debruçar-me sobre a atividade de fotografar uma mera garrafa de vinho tinto.

Seguem:

*pode clicar pra ver em 1024

01


02


03


04


05


06


07 - Azeite


08 - Garrafas claras não vão bem no mesmo esquema.



E a gambiarra. Isopor, dois ou três flashs, papéis branco e pretos e garrafas para apoiar.



Aceito críticas e sugestões para melhorar o resultado da gambiarra toda.

Lembrando que não houve a mínima intenção em ter fundo sólido (branco ou preto) em nenhum momento, dada a impossibilidade técnica mesmo.
« Última modificação: 05 de Abril de 2013, 19:31:20 por dondon »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2013, 19:31:04
Don,

Estão mil anos luz melhores do que qualquer coisa que eu tenha tentado fazer nesse sentido, mas achei que os reflexos estão muito fortes.
Em algumas fotos, a garrafa esta empoeirada!  :shock: Faltou uma flanelinha!  ;)

Abraço,


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2013, 19:34:38
Don,

Estão mil anos luz melhores do que qualquer coisa que eu tenha tentado fazer nesse sentido, mas achei que os reflexos estão muito fortes.
Em algumas fotos, a garrafa esta empoeirada!  :shock: Faltou uma flanelinha!  ;)

Abraço,

Tens toda razão, de fato os reflexos poderiam ser mais brandos. Será que afastando os "refletores" isso melhora?  :ponder:

E eu sempre esqueço de limpar os produtos pra still, sempre!  :aua:

Obrigado, Santana!


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2013, 19:47:16
Tens toda razão, de fato os reflexos poderiam ser mais brandos. Será que afastando os "refletores" isso melhora?  :ponder:

E eu sempre esqueço de limpar os produtos pra still, sempre!  :aua:

Obrigado, Santana!

Don,

Imagino que afastar pode melhorar, mas acho que afastando os Flash do refletores, pode diminuir essa intensidade. Sou um prego em still, mas tenho certeza que o Léo deve passar por aqui e dar uma força...

 ;)


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2013, 22:07:24
Eu tenho certeza que 99% das críticas vão se reportar à iluminação da cena, então vou dizer uma coisa que eu ví:
Em todas as fotos, notei - posso estar enganado, mas acho que não estou - a altura da câmera está mais baixa do que o objeto - a garrafa, e pra enquadrar o objeto voce teve que virar a câmera pra cima. Eu sei que isso aconteceu porque a tampa da garrafa parece estar mais longe do que o centro e o fundo dela. Eu acho que isso não é adequado pra esse tipo de foto: frontal é fronta, se vc quis dar um realce à pérspectiva a abordagem não foi a correta. No mais, as fotos estão adequadas, apesar de a gente notar poucos detalhes na resolução das fotos. Algumas deficiências pequenas na iluminação mas outros caras com mais experiência em studio podem ser mais concisos, continue que fica bom,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2013, 22:11:42
Vou dar um pitaco,


Afasta o flash do rebatedor, usa só um flash  dirigido para um rebatedor e o outro rebatedor vai funcionar como rebatedor de preenchimento... Não deixa o foco do flash muito fechado no rebatedor, se precisar usa um difusor para iluminar o rebatedor por igual. O outro flash usa para iluminar o fundo, se isso for importante, e para rebater no teto.

O rebatedor de isopor dá uma borda irregular no reflexo, eu gosto papel cartão branco, dá na mesma e posso dobrar se for necessário.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2013, 23:15:16
Eu tenho certeza que 99% das críticas vão se reportar à iluminação da cena, então vou dizer uma coisa que eu ví:
Em todas as fotos, notei - posso estar enganado, mas acho que não estou - a altura da câmera está mais baixa do que o objeto - a garrafa, e pra enquadrar o objeto voce teve que virar a câmera pra cima. Eu sei que isso aconteceu porque a tampa da garrafa parece estar mais longe do que o centro e o fundo dela. Eu acho que isso não é adequado pra esse tipo de foto: frontal é fronta, se vc quis dar um realce à pérspectiva a abordagem não foi a correta. No mais, as fotos estão adequadas, apesar de a gente notar poucos detalhes na resolução das fotos. Algumas deficiências pequenas na iluminação mas outros caras com mais experiência em studio podem ser mais concisos, continue que fica bom,

[]s,

RSalles

De fato, eu não alinhei a câmera corretamente, foi um erro que percebi depois.  :aua:
Vergonha pra mim isso.  :shock:

Continuarei sim!  :ok:


[]s e obrigado!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2013, 23:18:34
Vou dar um pitaco,


Afasta o flash do rebatedor, usa só um flash  dirigido para um rebatedor e o outro rebatedor vai funcionar como rebatedor de preenchimento... Não deixa o foco do flash muito fechado no rebatedor, se precisar usa um difusor para iluminar o rebatedor por igual. O outro flash usa para iluminar o fundo, se isso for importante, e para rebater no teto.

O rebatedor de isopor dá uma borda irregular no reflexo, eu gosto papel cartão branco, dá na mesma e posso dobrar se for necessário.

Eu tinha notado e fiquei incomodado com a borda irregular do reflexo do isopor mas não sabia que papel resolveria, vou usar!

Eu cheguei a fazer uma com apenas um flash e o outro só rebatendo, mas não gostei muito pra falar a verdade. Olha:



E essa foi uma tentativa mal sucedidade de usar fundo dourado.  :D



Valeu, Luis!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2013, 23:21:52
Vou dar um pitaco,


Afasta o flash do rebatedor, usa só um flash  dirigido para um rebatedor e o outro rebatedor vai funcionar como rebatedor de preenchimento... Não deixa o foco do flash muito fechado no rebatedor, se precisar usa um difusor para iluminar o rebatedor por igual. O outro flash usa para iluminar o fundo, se isso for importante, e para rebater no teto.

O rebatedor de isopor dá uma borda irregular no reflexo, eu gosto papel cartão branco, dá na mesma e posso dobrar se for necessário.

Ah, e na verdade há um flash iluminando o fundo, ele que dá esse tom azul e vermelho de algumas imagens, usando gelatina. Mas ele é bem fraquinho, só pra "colorir" mesmo.
Um fundo branco sólido ai complicaria demais a coisa.  :shock:

[]s


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2013, 00:18:46
Boa  :clap:

Eu gostei bastante, achei legal o esquema de luz, minha favorita eh a primeira... Como estou do tablet não da pra ver os detalhes, única coisa q eu faria nesse esquema eh trocar a lente, tentar usar acima dos 100mm (pelo menos na foto me parece que foi feito a menos de 60mm) e deixar quase no nível da mesa mesmo, ja vai parecer outra foto, fora q vai ajudar o reflexo descer até o final da garrafa, e não apenas até o rótulo como estão agora :)

Ah, e tirar aquele apoio do lado esquerdo na frente do isopor pra não sair no reflexo, prende o isopor com uma fita crepe na parte da frente :)
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 00:22:43 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2013, 00:26:28
Boa  :clap:

Eu gostei bastante, achei legal o esquema de luz, minha favorita eh a primeira... Como estou do tablet não da pra ver os detalhes, única coisa q eu faria nesse esquema eh trocar a lente, tentar usar acima dos 100mm (pelo menos na foto me parece que foi feito a menos de 60mm) e deixar quase no nível da mesa mesmo, ja vai parecer outra foto, fora q vai ajudar o reflexo descer até o final da garrafa, e não apenas até o rótulo como estão agora :)

Ah, e tirar aquele apoio do lado esquerdo na frente do isopor pra não sair no reflexo, prende o isopor com uma fita crepe na parte da frente :)

É dose, eu não tenho uma objetiva para produtos, usei a 50tinha, o que tenho a mão. Meu negócio é grande-angular. kkkk
Mas senti a falta de uma 100mm...  :aua:

Num dado momento da brincadeira eu percebi o reflexo do apoio e tirei ele dali, bem melhor!

O negócio é trabalhoso!  :eek:

Valeu pelas dicas, Leonardo!

[]s


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2013, 00:34:53
Bom exercício ... Preciso fazê-los também ... Mudei e deixei minhas parafernálias em outra cidade ...
Sem PC e sem estúdio ...  :( Mensagens apenas via celular ... Espero em breve participar e saturar o fórum como antigamente ... :D
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, 00:36:35 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2013, 07:29:54
 :ok:
Legal os testes Dondon. :clap:
Gostei dos resultados. Destaque para a com 1 flash rebatido.
Diminuindo a base preta e deixando o isopor rebatedor em "V" ao contrário nao teria um melhor aproveitamento dos reflexos pela garrafa inteira e um pouco mais difusa? :ponder:

abraço


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2013, 09:50:50
quem sou eu pra palpitar, mas vamos lá.
O fato de ter uma superfície de uma cor e o fundo de outra fez causou uma faixa na base da garrafa  :ponder:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2013, 10:33:32
boa dondon!

tá melhor que eu. nas minhas horas vagas, eu fico assistindo TV. Até penso em fazer umas fotos, mas me bate uma preguiça.

POr sinal: essa Delirium Nocturnum é MUITO boa!
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM