Autor Tópico: Festa infantil. Minha câmera serve ?  (Lida 9606 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 07 de Abril de 2013, 22:48:11
Humberto meu casamento tô foi feito em 2006 com uma D80, flash externo e uma zoom clara e só.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2013, 23:13:40

Humberto meu casamento tô foi feito em 2006 com uma D80, flash externo e uma zoom clara e só.

De uns 30 casamentos que fiz, em 25 eu usei apenas uma câmera, flash externo e uma zoom clara e só. Gente, não tô dizendo que a câmera vai dar problema em todos os eventos, não é isso. Mas a câmera vai dar problema algum dia, isso é fato e inexorável, os componentes eletrônicos e mecânicos têm vida útil.

Em casamentos nunca precisei usar minha câmera reserva (a não ser nos que uso 2 câmeras ao mesmo tempo), mas ela sempre está ali. O fato de que não acontece com frequência não quer dizer que não vai acontecer nunca. Um dia vai estragar, com certeza, não importa se é uma T3 ou se é uma 1DX. Um dia elas vão estragar, pode ser no meio de um casamento ou pode ser em casa, mas vai acontecer.

Mas como todos sabemos que a Lei de Murphy é forte, a câmera vai dar problema bem no meio de um evento que você estiver sem backup. Então é melhor sempre ter backup pra evitar a Lei de Murphy, ahahah. Quando comento que minha 40D deu erro 99 no meio de um show, a primeira pergunta que fazem é "mas você tinha câmera reserva?"... Sempre! rsrs.

Se equipamento backup não fosse importante, não iria ter tanta gente batendo nessa tecla. E eu mesmo só bato tanto nessa tecla porque sofri isso na pele em 2 eventos diferentes, um com câmera estragando e outro com objetiva estragando, e justamente na única vez que não tinha reserva pra elas...



Minha T3 + 18-55mm serve para esse tipo de trabalho, desde que compre um flash e leve uma câmera reserva.

Exato!

Não só câmera reserva, mas lente reserva também. Só o flash que não é assim tão urgente, pois em último caso ainda tem o flash embutido que, apesar de muito ruim, quebra o galho numa emergência...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Abril de 2013, 08:28:06
De uns 30 casamentos que fiz, em 25 eu usei apenas uma câmera, flash externo e uma zoom clara e só. Gente, não tô dizendo que a câmera vai dar problema em todos os eventos, não é isso. Mas a câmera vai dar problema algum dia, isso é fato e inexorável, os componentes eletrônicos e mecânicos têm vida útil.

Em casamentos nunca precisei usar minha câmera reserva (a não ser nos que uso 2 câmeras ao mesmo tempo), mas ela sempre está ali. O fato de que não acontece com frequência não quer dizer que não vai acontecer nunca. Um dia vai estragar, com certeza, não importa se é uma T3 ou se é uma 1DX. Um dia elas vão estragar, pode ser no meio de um casamento ou pode ser em casa, mas vai acontecer.
Mas como todos sabemos que a Lei de Murphy é forte, a câmera vai dar problema bem no meio de um evento que você estiver sem backup. Então é melhor sempre ter backup pra evitar a Lei de Murphy, ahahah. Quando comento que minha 40D deu erro 99 no meio de um show, a primeira pergunta que fazem é "mas você tinha câmera reserva?"... Sempre! rsrs.

Se equipamento backup não fosse importante, não iria ter tanta gente batendo nessa tecla. E eu mesmo só bato tanto nessa tecla porque sofri isso na pele em 2 eventos diferentes, um com câmera estragando e outro com objetiva estragando, e justamente na única vez que não tinha reserva pra elas..


dá pra fixar esse post?  :D :D

É a explicação mais perfeita sobre a camera reserva pra eventos. :ok:



Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #33 Online: 08 de Abril de 2013, 09:22:22
Concordo com o Humberto....
Tenho trabalhado como frela em uma empresa de fotografia infantil e sempre deixei claro para a empresa que eu só possuo um corpo.... e pelo que eles me pagam tá bom d+.
Tenho uma 40D, com 20k clicks e ainda não me deixou na mão..... já deu erro de cf card, creio que ela esteja com algum mal contato.....
Este ano me senti mais seguro depois de ficar 1 ano fazendo frela de infantil e resolvi pegar serviços para mim.....
Montei site, fiz cartão e etc.... e está me dando insegurança fazer o evento só com uma 40d um flash e duas lentes (18-55 e 50 1.8), já providenciei uma lente nova (sigma 17--70 2.8-4), e agora em maio vou comprar uma 60d (apesar da minha 40d estar praticamente nova e nao me desagradar em nada) para backup. Afinal de contas... agora é meu nome que está em jogo e não o de uma empresa! Vou providenciar outro flash tbm!
Fotografia profissional exige investimento.... Claro que corpo reserva é muito importante em eventos.... outros tipos de fotografia ele pode até ser dispensável... mas eventos é complicado....
Não tem como falar pro cliente... Olha... só tenho foto da mesa e dele brincando.... porque antes do parabéns minha camêra parou e não sei o que aconteceu!
Não dá!
Independente de cobrar 250 ou 2000 reais.... isso não pode acontecer!


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 08 de Abril de 2013, 10:46:01
Eu acho que é uma tremenda irresponsabilidade ser pago para cobrir qualquer evento que seja e não ter um equipamento reserva, é claro q é difícil acontecer algo com o equipamento, mas se acontecer vc tem q estar prevenido. Estou começando agora nesse ramo, mas já percebi q uma das coisas mais importantes para o sucesso é passar confiança para o cliente, nos aniversários infantis que cobrimos (minha esposa e eu) levamos todo o equipamento da minha assinatura, até em ensaios eu levo tudo, imagina no meio do ensaio vc falar para o cliente "olha podemos remarcar para outro dia? É que minha câmera pifou e eu só tenho ela" . Vc pode até fazer isso mas q vai perder pontos e algumas indicações vai. Talvez essas indicações lhe rendesse mais $ do que o equipamento reserva que vc não possui.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #35 Online: 08 de Abril de 2013, 10:57:43
dá pra fixar esse post?  :D :D

É a explicação mais perfeita sobre a camera reserva pra eventos. :ok:

Ahahah, valeu...  :ok:


Independente de cobrar 250 ou 2000 reais.... isso não pode acontecer!

Vc pode até fazer isso mas q vai perder pontos e algumas indicações vai. Talvez essas indicações lhe rendesse mais $ do que o equipamento reserva que vc não possui.

É isso mesmo, assumiu o compromisso, tem que fazer acontecer, mesmo que seja de graça. Se eu tivesse levado minha câmera reserva no show que fotografei, talvez tivesse rendido convites para mais shows e indicações para outros grupos. Pois, apesar de ter feito o show de graça, claramente a cliente ficou incomodada de eu não ter levado câmera reserva...

Vivendo e aprendendo...


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 08 de Abril de 2013, 11:02:26
affalcao,

Se voce so tem essa e quer ir ao evento levantar uma grana, vá cara. Independente doque digam, VOCE SO TEM ESSA e não seria nenhuma falta de respeito usar o voce TEM NO MOMENTO.

Eu so tenho uma, nao sou profissional e nem por isso deixo de levar pra onde eu vou e confio nela e olhe que é uma camera barata. Se eu tivesse uma D600-800 e se fosse só ela eu a levaria numa boa tambem porque paguei caro no equipamento e tenho que confiar nele. Claro que duas é melhor, mas se so tem uma, vai com ela e pronto.
« Última modificação: 08 de Abril de 2013, 11:31:35 por pedromartins021 »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 08 de Abril de 2013, 17:05:15
affalcao,

Se voce so tem essa e quer ir ao evento levantar uma grana, vá cara. Independente doque digam, VOCE SO TEM ESSA e não seria nenhuma falta de respeito usar o voce TEM NO MOMENTO.

Eu so tenho uma, nao sou profissional e nem por isso deixo de levar pra onde eu vou e confio nela e olhe que é uma camera barata. Se eu tivesse uma D600-800 e se fosse só ela eu a levaria numa boa tambem porque paguei caro no equipamento e tenho que confiar nele. Claro que duas é melhor, mas se so tem uma, vai com ela e pronto.

Cara, mas o que o pessoal se refere é que não é uma falta de respeito tu usar o que tu tem no momento, mas sim, será uma total falta de respeito tu estar a trabalho e não conseguir cobrir o evento porque o teu equipamento deu problema.
Acho muito válido fazer este trabalho com a T3, ainda mais tendo a nex pra ficar de backup (e ainda acho que a nex pode fazer tão bonito quanto ou mais que a própria t3), mas sem ela eu acharia queima-filme demais no caso de ter problema.
Tecpix + motorola do guga


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2013, 17:14:26
affalcao,

Se voce so tem essa e quer ir ao evento levantar uma grana, vá cara. Independente doque digam, VOCE SO TEM ESSA e não seria nenhuma falta de respeito usar o voce TEM NO MOMENTO.

Eu so tenho uma, nao sou profissional e nem por isso deixo de levar pra onde eu vou e confio nela e olhe que é uma camera barata. Se eu tivesse uma D600-800 e se fosse só ela eu a levaria numa boa tambem porque paguei caro no equipamento e tenho que confiar nele. Claro que duas é melhor, mas se so tem uma, vai com ela e pronto.

É ai q está a diferença, vc não é profissional, não está sendo pago para isso, se der pau somente vc será prejudicado, e se a câmera do colega der pau no meio da festa? Enfim, cada cabeça uma sentença.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #39 Online: 08 de Abril de 2013, 18:55:11
É bem simples: tá de favor porque o amigo ou amiga pediu para tirar as fotos beleza um corpo está excelente. Tá sendo pago, no mínimo backup do equipamento (lente, flahs, cartão, bateria, etc.)

Bom assim eu penso e acho que todo profissional que se preze deve proceder da mesma maneira, seja casamento ou festa de criança ou qualquer uma foto que seja somente. É questão de responsabilidade e seriedade.

O resto é o resto....como o vampiro diz no filme de criança do meu filho....bla bla bla.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2013, 18:57:05
Com relação ao equipamento ai é questão do publico que você quer ter como cliente, pois o resultado será também diferente.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2013, 21:53:48
Cara, mas o que o pessoal se refere é que não é uma falta de respeito tu usar o que tu tem no momento, mas sim, será uma total falta de respeito tu estar a trabalho e não conseguir cobrir o evento porque o teu equipamento deu problema.
Acho muito válido fazer este trabalho com a T3, ainda mais tendo a nex pra ficar de backup (e ainda acho que a nex pode fazer tão bonito quanto ou mais que a própria t3), mas sem ela eu acharia queima-filme demais no caso de ter problema.

Acho as duas em qualidade de imagem bem próximas, NMHO leve vantagem para Nex, além disso acho que a lente do kit da Nex melhor.

Só que para eventos pagos fica meio entranho entrar com uma Nex, pq pessoal tah acostumado com as DSLR, fora que para acessar os controles pelo menu se perde um tempo que não se tem um festa infantil.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2013, 22:27:35
Tenho as duas e a princípio  gosto mais da T3.  Como a NEX é mais nova e ainda não a testei bem, não posso afirmar com certeza.

Nas duas, a lente do kit é igual. 18-55mm

No mais, na NEX pode-se programas os botões físicos, de modo não ser necessário acessar o menu toda hora.

Mas isso é assunto para outro tópico  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marilliam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
Resposta #43 Online: 08 de Abril de 2013, 22:40:21
Acho que tem que ter um flash sim!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #44 Online: 08 de Abril de 2013, 22:42:57
Esse tópico complementa esse. :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px