Autor Tópico: Festa infantil. Minha câmera serve ?  (Lida 9522 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Abril de 2013, 23:05:48
Pessoal,

Gostaria de começar a fazer fotografia de festa infantil. Tenho uma T3 com a lente do kit (18-55mm). Pergunto:

1 - Com esse equipamento já dá pra começar e entregar um trabalho com um mínimo de qualidade ?
2- Preciso comprar um flash. Qual seria o " entry level", ou seja, o mais simples e barato que posso comprar, mas que seja bom ?  Qual seria o melhor custo x benefício ?

Mais tarde pretendo fazer um upgrade, mas no momento estou sem condições financeiras.

obrigado. :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2013, 23:13:20
Até dá mas vai faltar um flash. Fotografe em RAW. Não sei qual o poder do se sor dessa maquina mas acho que não deve conseguir passar de uns 1600 em ISO.
Eu fotografaria usando uma 50 1.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2013, 01:58:51
Affalcão,

Veja se te serve um dos flashs Younguo que dêem suporte pra full TTL.

New Digital TTL Models
Only some months after their first flash, the company offered a TTL version on top, and they have been adding new features since then:
YN-465 —— i-TTL or E-TTL version without optical slave sensor. This was the only Nikon i-TTL flash from Yongnuo until August 2010. Full in-depth review.
YN-467 with auto-zoom —— both Canon E-TTL model as well as Nikon i-TTL version available now. Full in-depth review.
YN-468 —— Outdated now. An enhanced 467 with more features as well as an LCD screen. Available only in a Canon version. In-depth review.
YN-468 II —— available since November 3, 2011; improved Yongnuo 468-speedlite for Canon
YN-565 with ETTL for Canon

ou este:

Yongnuo YN-568EX High-speed sync HSS Flash Speedlite/Speedlight

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2013, 02:11:34
Sem grana monta um rebatedor do flash original para o teto, eu gosto do resultado e não custa nada. Se tem uma graninha investe numa uma Tamron 17-50 F2.8 que é bem mais rápida que a do kit, com criança é complicado. De noite pode até travar o ISO nos 1600 que a T3 é muito boa.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2013, 02:48:20
Cara... que dá pra trabalhar dá. Os resultados vão ser bons? Talvez, se você souber fazer bom uso do seu equipamento E se as condições de iluminação forem boas. Os resultados vão ser piores do que se você usasse equipamentos adequados? Com certeza!

É um equipamento extremamente limitado. Câmera com poucos recursos, AF simples, ruidosa em ISOs altos. Objetiva com abertura pequena e AF lento. Sem flash. Fora que você não tem equipamento reserva, eu não me arrisco mas nem morto a ir pra um trabalho pago sem equipamento reserva. Nem morto!

Enfim, que dá pra trabalhar, isso dá, não posso dizer que não. Mas você pode encontrar muitos problemas. O local pode ser escuro (uma objetiva com abertura maior melhoraria, ou uma câmera com ISOs altos menos ruidosos). A iluminação ambiente pode ser ruim (um flash dedicado BEM USADO resolveria). As crianças correm muito e se mexem muito rápido (uma objetiva com AF mais rápido melhoraria). Sua câmera pode da defeito, sua objetiva pode dar defeito (equipamentos reserva resolveriam).

Quando saio de casa pra trabalhar, levo 2 câmeras, 3 objetivas e 2 flashes, mesmo que seja uma festa infantil (a não ser que eu seja 2° fotógrafo). Além disso, levo 3 cartões de memória extra, 4 baterias, 4 jogos de pilhas, dispositivo para backup, etc. Sim, trabalhar com fotografia demanda um gasto inicial bem grande, mas eu acredito que se alguém me paga para fotografar, eu tenho o DEVER de garantir que posso fazer as fotos, independente de qualquer problema que eu possa encontrar.

E acredite, já me ocorreram absolutamente todos os problemas que listei acima...


Enfim, que dá pra trabalhar, isso dá...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2013, 07:32:09
Humberto, com qual frequência suas câmeras e/ou objetivas deram problema na hora H e você realmente foi salvo pelo equipamento reserva? Fiquei curioso em saber pois todos os seus equipamentos são de primeira e, na teoria, não deveriam falhar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2013, 08:29:04
Eu ja desmistifiquei essa conversa que pra ir pra um aniversario de criança o cara tem que ir com 2 fuzis, miras lasers e intercomunicador. Eu trabalho num local onde faz revelação de fotos digitais com aqueles quiosques Kodak e o que chega de gente que fotografa com cameras compactas e as fotos saem com excelente qualidade nao ta no gibi. Tem um carinha que fotografa com uma Fujifilm s4200 e  vende as fotos aos clientes numa boa.

Se ele tivesse uma T3 ele estaria iguala pinto no lixo.

Se pode ter um equipamento profissional, entao que seja, mas se nao der, porque nao ir fotografar? T3 é uma PROFISSIONAL DE ENTRADA e nao camera amadora, ja tem quem ache que ela nao passa de uma simples camera por possuir uma FF.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2013, 09:22:23
Eu ja desmistifiquei essa conversa que pra ir pra um aniversario de criança o cara tem que ir com 2 fuzis, miras lasers e intercomunicador. Eu trabalho num local onde faz revelação de fotos digitais com aqueles quiosques Kodak e o que chega de gente que fotografa com cameras compactas e as fotos saem com excelente qualidade nao ta no gibi. Tem um carinha que fotografa com uma Fujifilm s4200 e  vende as fotos aos clientes numa boa.

Se ele tivesse uma T3 ele estaria iguala pinto no lixo.

Se pode ter um equipamento profissional, entao que seja, mas se nao der, porque nao ir fotografar? T3 é uma PROFISSIONAL DE ENTRADA e nao camera amadora, ja tem quem ache que ela nao passa de uma simples camera por possuir uma FF.

Menos, né...

Que dá pra fazer é lógico que dá. eu mesmo, já fui SOZINHO pra casamento com uma Rebel XT, com 18-55 e 430ex. Ficou legal? Até que sim, mas corri um risco enoooorme, de dar alguma zica e tchau fotos.

Ele pode fazer com a T3, mas é ideal que tenha uma reserva, pois a T3 quebra, a 1dx quebra, se um cara chegar aqui no MF dizendo:
"Olá gente, beleza? comprei uma 1dx, um set de fixas L, uma 24-70 e uma 70-200 L, um 600EX-RT, e um tera de cartão"
 a primeira coisa que o povo vai dizer é:
"Arruma um corpo reserva e um flash reserva"

Porque tem quem dois equips, tem um, e quem tem um, não tem nenhum...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2013, 09:46:37
Menos, né...

Que dá pra fazer é lógico que dá. eu mesmo, já fui SOZINHO pra casamento com uma Rebel XT, com 18-55 e 430ex. Ficou legal? Até que sim, mas corri um risco enoooorme, de dar alguma zica e tchau fotos.

Ele pode fazer com a T3, mas é ideal que tenha uma reserva, pois a T3 quebra, a 1dx quebra, se um cara chegar aqui no MF dizendo:
"Olá gente, beleza? comprei uma 1dx, um set de fixas L, uma 24-70 e uma 70-200 L, um 600EX-RT, e um tera de cartão"
 a primeira coisa que o povo vai dizer é:
"Arruma um corpo reserva e um flash reserva"

Porque tem quem dois equips, tem um, e quem tem um, não tem nenhum...
Eu conheço muito Pro que usa apenas um equipamento! Mas o equipamento é top: 1Dx, D4 lentes L e Nikon pro...
Eu não conheço uma Nikon D3 que tenha falhado na hora H!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2013, 09:55:09
Equipamento reserva sempre é bom ter, pois você não pode deixar um cliente na mão...

Mas será que com uma D3s ou 1Dx esse "risco" seria tão grande ?? :ponder:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2013, 10:37:14
Eu estava vendo umas fotos tiradas por mim na festa de meu filho com esse equipamento e ficaram bastante razoáveis.  Eu particularmente não gostei muito (contraditório ?), mas para quem não é da área o que importa é a composição, é a criança aparecer sorrindo e em poses engraçadinhas. 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2013, 10:57:19
Eu estava vendo umas fotos tiradas por mim na festa de meu filho com esse equipamento e ficaram bastante razoáveis.  Eu particularmente não gostei muito (contraditório ?), mas para quem não é da área o que importa é a composição, é a criança aparecer sorrindo e em poses engraçadinhas.
Isso, essa é uma boa filosofia para começar a se profissionalizar!
Eu sou da opinião que tem que dar o melhor que você pode! Mas, se você quer ser apenas mais um...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2013, 11:42:18
Existe uma diferença do que você gostaria de oferecer e o que o cliente acha bom.

Não adianta ter uma FF e uma lente  top de linha se o cliente não pode ou não quer pagar por isso.

Além disso, fazendo uma analogia com o ramo de alimentação, talvez seja preciso começar com uma birosca para mais tarde chegar a um restaurante renomado.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2013, 11:55:38

Humberto, com qual frequência suas câmeras e/ou objetivas deram problema na hora H e você realmente foi salvo pelo equipamento reserva? Fiquei curioso em saber pois todos os seus equipamentos são de primeira e, na teoria, não deveriam falhar.


A frequência é baixa, obviamente, mas acontece. Já tive 2 câmeras que falharam, uma 40D tive que trocar o obturador e uma 5D II deu problema na sapata do flash (é só apertar os parafusos, mas precisa ter as ferramentas e demanda um certo tempo), tive que improvisar colocando uns papeizinhos de calço, ahahah. De objetivas só tive problema em uma 17-55 (estragou o tal do cabo flat), que foi inclusive a objetiva que mantive por mais tempo. O flash uma vez deixei cair (de uma altura bem baixa, é verdade), mas quebrou o difusor de GA embutido. É algo que uso pouco, mas uso...


A 40D e a 17-55 deram problemas em raros eventos que não levei equipamento reserva. Na 40D eu estava fotografando um show, de favor, e deu Erro 99. Como era de graça, não levei câmera reserva, sorte que foi no final do show. A 17-55 deu pau em um casamento na mesma semana em que vendi uma Sigma 30/1.4 que me servia de reserva. Também sei sorte de ser no final do casamento (e aí ainda tinha o 1° fotógrafo), mas na semana seguinte tive que fazer uns retratos com a 18-55... Ruins não saíram, porque tinha um iluminação privilegiada e controlada, mas claro que poderia ser melhor.

Mas isso são problemas específicos do equipamento, que se resolvem com equipamento reserva. Acho que o ruim são os problemas do evento (iluminação, crianças correndo), onde a limitação do equipamento pode dificultar tudo, e impedir um resultado melhor...




Existe uma diferença do que você gostaria de oferecer e o que o cliente acha bom.

Não adianta ter uma FF e uma lente  top de linha se o cliente não pode ou não quer pagar por isso.

Não se trata apenas da qualidade do trabalho entregue. Se trata de garantir que o trabalho vai ser realizado, independente das dificuldades. Se você está sendo pago, você tem o DEVER de conseguir as fotos. Não dá pra chegar no final do evento e falar "olha, a iluminação tava uma bosta, as fotos saíram escuras e tremidas", ou dizer "as crianças não paravam quietas, então as fotos saíram todas borradas", ou então "infelizmente minha câmera deu problema no começo da festa e não consegui fazer as fotos". Pô, gente, se estamos sendo pagos...

Abraços


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2013, 12:09:47
Concordo plenamente quando diz que o trabalho deva ser entregue conforme combinado.  Me coloco no lugar no contratante e ficaria extremamente desapontado se por algum problema o resultado não ficasse satistatório. Se você está cobrando é obrigação sua entregar no mínimo o que está sendo solicitado.

Aliás, mesmo se fosse de graça. Se combinou, tem que cumprir.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8