Enquete

Selecione a foto que você acha que deve ganhar o concurso e clique em votar. Atenção: ver os resultados antes de votar anula seu voto. Leia atentamente o primeiro post antes de votar, pois o tema encontra-se nesse post.

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Votação do 27º Concurso Chave 2  (Lida 9829 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 07 de Julho de 2006, 09:47:41
Sobre a foto do Alberto: essa foto não tão simples, assim com o do "salto mortal".
É possível sim pedir (em ambas as fotos) para que a cena seja repetida. Mas é o tipo de situação que a cada 0,5seg a coisa muda. Tem-se outra foto.

A do beija-flor na sua maioria é assim (pose do beija-flor). Mas também não é fácil. É preciso paciencia e esperar, pois o bicho é rápido.

Ou seja, todas são "fáceis" e dificeis em seu contexto!

E acho que ele (Alberto) não precisa ser desclassificado!


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #31 Online: 07 de Julho de 2006, 09:54:01
Citar
Agora aqui fica a minha sugestão,

Os concursos estão ficando cada vez mais capengas, a começar pela divulgação, sugiro que depois de terminado o 27º entremos em uma faze de recesso para a reestruturação dos próximos concurso, porque assim aos trancos e barrancos eles daqui a pouco morrerão e daí pra ressuscitar será mais difícil.

Um abraço a todos
Concordo Marcel  :thmbup:  
Jack db - Floripa


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #32 Online: 07 de Julho de 2006, 09:58:00
eh uma pena que os concursos estão deixando de ser um evento deste fórum para se tornar apenas uma atividade que acontece nos bastidores.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #33 Online: 07 de Julho de 2006, 10:10:50
MODERADORES, NINGUÉM FALA NADA?!?!?!?!?
Jack db - Floripa


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #34 Online: 07 de Julho de 2006, 10:20:25
Não acho que os concursos estejam capengas (lógico que se pode melhorar), a divulgação pode não estar sendo a ideal, mas o maior problema para mim é o local onde está situada a sala de concursos, muito escondida.

O problema atual também não é culpa dos organizadores do concurso, o tema é difícil e se ele fossem eliminar todas as fotos que não se enquadram no tema não teríamos concurso. Louvo a paciência de quem organiza os concursos, é um trabalho muito chato.


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2006, 11:51:57
Marcelo, sem duvida o Paulo e o Alex são dois heróis, isso ninguém pode contestar, mas quando digo que os concursos estão ficando capengas de forma alguma aponto isso como alguma falha dos dois. Digo isso porque, como disse o colega acima, principalmente por falta de divulgação ele está se tornando uma atividade de bastidores.

Acho que as regras dos concursos deste forum primam pela lisura e seriedade, mas acho que antes de lançar o próximo tema deve haver uma mudança, principalmente na divulgação e localização da sala dos concursos.

A meu ver deve haver sim uma sala própria para Concursos, onde também inclua informações sobre os outros concursos rolando por aí, algo que hoje é divulgado na sala de Arte Fotografica.

Podemos começar justamente com a enquete proposta pelo Bruno.





 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #36 Online: 07 de Julho de 2006, 12:11:58
É! Com certeza o futuro dos concursos passa pela mudança do local da sala.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 07 de Julho de 2006, 16:07:21
Pessoal da nova série esse é o único que está abaixo da média da geração anteior, os concursos da nova geração tem mais movimento do que da antiga e verificando outros fóruns e seus duelos não tenho medo de dizer que temos o concurso com maior número de participantes, principalmente quando consideramos temas complexos.

Muitos aqui se esquecem que o concurso já está em sua segunda edição e muito das propostas que são feitas hoje são retroceder a uma época onde os concursos eram piores do que são hoje.

Os moderadores não só estão acompanhando o que acontece como monitorando e comparando com edições passadas dos concursos e com concursos desenvolvidos em outros fóruns

No caso existem 2 questões básicas sobre concursos que não tem a ver com divulgação, diferente do que muitos dizem o grande problema dos concursos chama-se TEMA, a sala depois que foi mudada do raíz para dentro do galeria (na nova edição) teve aumento da frequencia, o que confirma que se houver alguma correlação é negativa (mas acredito que não tenha pelo que vejo TEMA é o problema mesmo).
A divulgação atinge quem tem que atingir, que são os interessados em concursos, não imaginem que todos aqui desejam colocar suas fotos em uma galeria polonesa pois são poucos os que querem fazê-lo e acima de tudo são poucos dentre esses poucos que tem fotos sobre os temas, concursos mundiais enormes que pagam fortunas chegam ao cúmulo de ter apenas 150 participantes e são bem divulgados e pagam bons prêmios, o que os que estão aqui reclamando de divulgação são exatamente os que acompanham os concursos que são exatamente quem se interessa por concursos, temos alguns planos para os concursos mas não esperem milagres, o que poderia gerar milagres é uma coisa que na geração anterior dos concursos era amplamente criticada, que são os temas banais, com temas amplos e banais os concursos tendem a ter mais participantes dispostos a colocar a cara a tapa.
O problema dos concursos não é esctrutural, na verdade os concursos até estão indo bem, o anonimato garante uma participação um pouco maior, mas são poucos os que se interessam, menos ainda os que querem passar por críticas e menos ainda os que possuem fotos que consideram dignas de entrar nos concursos.
Acredito que a discução não deva ser com relação à estrutura porque ela é madura e funcional (gera ótimos temas e atrai mais gente do que qualquer outro concurso de fórum, o que mostra ser uma receita vencedora, inclusive bem melhor que nossa antiga estrutura), agora a grande questão que deviamos discutir é como mudar a cultura das pessoas para se submeterem a críticas e acima de tudo se interessarem quando temas de qualidade são propostos, pois históricamente quando se complica o tema e seu entendimento (como no caso deste concurso) a grande maioria ou pula fora ou simplesmente finge que não viu, isso acontece desde o primeiro concurso e sempre vai acontecer, se pusermos um tema MACROS provavelmente vai lotar de participantes, agora um tema de definição comlexa, que está rendendo muitas discuções como Momento decisivo realmente tende a gerar poucos participantes, mesmo porque poucos tem fotos boas sobre isso e que se enquadrem no tema, como podemos ver nessa edição que a qualidade ficou muito ruim exatamente porque caímos em um tema muito complicado (que até onde eu sei foi a grande crítica dos concursos antigos que eram os temas complicados).

Sendo assim coloco a seguinte pergunta aos usuários.
Na última mudança pediram temas melhores, o que realmente tende a melhorar o nível dos participantes mas não das fotos.
Afinal o que vcs querem?
Volume de participantes ou Temas bons?
Porque essas duas coisas não acontecem simultaneamente, ou temos bons temas ou volume de participantes, isso é um fato estatístico confirmado em 27 edições de concursos e mais uma série de edições de outros fóruns.
Vcs podem escolher, se preferem volume e temas banais mudamos as regras para atender temas banais e certamente teremos número.

A sala para fora no raíz já é um plano que temos por conta não só de nossos concursos mas para solucionarmos um problema que temos de divulgação de concursos externos, deve ser executada essa solução em breve.
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 16:18:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #38 Online: 07 de Julho de 2006, 18:31:06
Leo, muito interessante o seu post e concordo com vc em quase tudo, sou iniciante no fórum e desde o começo participo dos concursos, nunca deixei de participar só que tem um problema, a divulgação!

No concurso "Degradação das cidades" teve uma divulgação muito efetiva, um "Atenção..." piscando lá em cima, logo na entrada do fórum, achei que foi uma iniciativa muito bem acertada. Só para ver como o esquema da divulgação é importante, no concurso da "Bandeira", eu só fiquei sabendo que estava rolando porque fui buscar, aposto que muitos foristas entram aqui no fórum e nem sabem que está rolando os concursos, assim não tem votos, não tem participação e o pior, não tem discussão sobre as fotos.

A questão dos temas é muito importante, acho perfeito o esquema de passar pela avaliação da banca antes de ser divulgado, assim o nível dos temas sobe bastante, acho que isso não deve mudar.

Na minha opinião de cabaço no fórum, para ficar perfeito, vamos fazer uma enquete, aquela que o Bruno tinha proposto estava ótima, o que vcs acham?

Abraços,  
Jack db - Floripa


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Julho de 2006, 19:15:49
Apesar de já estar cadastrado no site faz tempo, só comecei a usá-lo há pouco, em virtude da compra da minha D50. Pretendo estar sempre participando, de alguma forma, mesmo que pouco, do fórum.

 Concordo com tudo o que foi dito pelo Léo, com uma ressalva, não veria nada demais em que o tema de um concurso fosse "macro". Não acho que seja um tema "menor" em relação a outros, apesar de concordar que é mais "comum, logo, gerará uma quantidade maior de participantes.

Quanto a divulgação, acho importante haver, pois só me interessei pelos concursos porque também fui buscá-los. Fuxiquei o site todo quando comecei a frequentá-lo mais assíduamente.

Grande abraço,
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 19:21:26 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #40 Online: 07 de Julho de 2006, 19:29:59
TODOS concordam que a divulgação deveria ser melhor. Acho que deveríamos ter aquele aviso melhorado e sincronizado com o início dos concursos, bem como destaques em outras salas divulgando ao menos a abertura das inscrições de cada concursos.
Se os corcursos devem ser uma coisa importante no fórum, um meio de aprendizado e troca entre todos, ele tem receber um destaque à altura.  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #41 Online: 07 de Julho de 2006, 21:07:43
Bruno a questão dos destaques já foi discutida dentro da moderação e vc sabe que é impossível por ferir as próprias regras do fórum, nem cabe discução.
O atenção piscando ocorreu apenas em 3 concursos, foi uma boa idéia, mas o único que pode colocar tal aviso é o Matheus, temos discutido fortemente a questão de melhoria do atenção, não só para os próprios concursos como para melhoria de outros avisos, os moderadores tem feito uma ampla discução sobre isso.

Com relação às enquetes propostas temos que lembrar que alguns itens daquela enquete não são tão simples de serem implantados, sejam por problemas técnicos, sejam por questões pertinentes aos regulamentos do fórum, sei que a maioria não se preocupa com o regulamento, mas um dos princípios do MF é que o que vale para um vale para todos (inclusive mods e concursos do próprio fórum) e muitas das coisas propostas se caissem em aberto e fossem liberadas para todos causariam um caos total no fórum.
Os regulamentos e regras que estão ai já são fruto de ouvir muito os usuários e de ver problemas acontecendo desde a fundação do fórum, se hoje as coisas funcionam razoavelmente bem é porque certas regras e certas posturas foram sendo implantadas com o decorrer do tempo. Estamos sempre ouvindo os usuários, na verdade a fórmula do concurso atual (inclusive sua sala ficando dentro da galeria) foi discutida e aprovada por usuários na época da reformulação do concurso, essas regras de uso e dos concursos foram todas amplamente discutidas, principalmente a dos concursos cuja a fórmula foi definida pelos próprios usuários, não existe um termo ou um item na atual formatação dos concursos que não tenha sido submetido a uma análise técnica e dos usuários, por isso do nosso cuidado ao traçar uma modificação em algo que é bem formatado e não prejudica as demais dinâmicas do fórum.
Temos que lembrar que nem todos gostam de concursos, nem todos se interessam por isso, isso é um dos motivos de existirem salas, exatamente para que as pessoas se preocupem em entrar apenas no que lhe interessa, expor anúncios em outras salas é uma invasão que só prejudica a formatação de salas por assuntos, convenhamos que se tomarmos essa postura teremos justificativa para que os outros invadam salas tratando dos mais diversos assuntos e ninguém poderá reclamar, infelizmente acima dos concursos está o funcionamento e a dinâmica do fórum e o respeito aos usuários que buscam informações específicas.
A mudança da sala para o raíz já está aprovada, aguardando apenas a mudança técnica, mas SPAM e anúncios em outras salas não fazem o menor sentido e ferem a própria integridade do fórum, que honestamente é bem mais importante que o concurso, pois esta dinâmica é a própria razão da existência do fórum.

Veja Jack, vc está aqui discutindo né?
Então, vc achou algo que procurava, não porque estava em outra sala ou foi avisado e sim porque vc se interessava pelo assunto e continua buscando, seria injusto darmos aos usuários que buscam concursos benefícios que os usuários que buscam artigos e informações não possuem.
Veja que a justificativa que usamos para justificar uma divulgação mais ampla dos concursos do que de artigos por exemplo é totalmente equivocada, mesmo porque não há dúvida de que quem entra em um fórum tem mais interesse em informação do que em concursos, então estaríamos prejudicando a maioria para ajudar uma minoria ;)
Um dos cuidados que temos que ter é que nem todos gostam do mesmo que nós e se alguém que gosta de algo tem que buscar e procurar aquilo porque alguém que gosta de outra coisa não pode fazer o mesmo? A dinâmica é a mesma e quem quer encontra, como vc fez ;)
Não podemos esquecer que isso é um fórum, o objetivo principal é a informação fotográfica, categorizada para facilitar a vida das pessoas. e no fórum temos problemas de divulgações de tópicos bem piores do que os concursos (como a própria área de artigos que raramente é lida e tem respostas ultra selecionadas para 20% das dúvidas que são postadas) e que não conseguimos solucionar e nem por isso prejudicamos as dinâmicas de outras áreas.
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 21:15:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #42 Online: 07 de Julho de 2006, 21:26:06
Concordo com tudo que o Léo disse, mas vou morrer dizendo "tem que ter uma sala própria"!

Assim só fica mais facil para os interessados acharem.

 
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 21:44:24 por Marcel MM »
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #43 Online: 07 de Julho de 2006, 21:35:51
Concordo com o Leo.

Minha sugestão seria que os usuários mais preocupados com a divulgação dos concursos colocassem inclusive o link deles em sua assinatura.
Eu mesmo já descobri votação em andamento por aqui por causa de uma divulgação dessas.
 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #44 Online: 07 de Julho de 2006, 23:25:43
Citar
Bruno a questão dos destaques já foi discutida dentro da moderação e vc sabe que é impossível por ferir as próprias regras do fórum, nem cabe discução.
 
Pára com isso, Leo... sei que isso já foi discutindo na moderação, mas discordo quanto a ser impossível. Além disso, minha opinião é essa, acho realmente que esse é um bom meio de divulgação, além dos avisos colocados pelo Matheus. Se o problema são as regras, é só alterar uma parte delas e colocar essa exceção. Que fique claro que considero isso uma coisa boa para dos concursos, não para tumultuar o fórum.