Autor Tópico: Alguém conhece? Achei incrível!  (Lida 5287 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #30 Online: 14 de Abril de 2013, 12:51:38
Carlos, não interessa se tu vais gostar ou não, interessa se o cliente vai gostar, ele é que vai contratar e pagar...

Eu cheguei a essa conclusão... postar fotos em fórum de fotografia pedindo análises disso e daquilo, é a pior besteira que tem...

(se for postar algo eu só posto sem o compromisso de mostrar apuramento técnico, ou seja lá o que for, eu posto como registro mesmo... e nem me venham falar que postar foto como registro é pra "redes sociais", isso não tem nada a ver, a gente posta onde a gente quer, até mesmo porque um fórum não deixa de ser uma pequena rede social)

... não são fotógrafos que irão contratar teu serviço (isso quando estamos falando em atender a um cliente final) e sim o cliente, se ele gostar, gostou, se não gostar, paciência. Portanto, esse negócio de estilo, que pode ser muito criticado aqui, pode ser muito bem aceito pelo cliente, e pode ter mercado para isso.

Enfim, não escuto mais abobrinha de outros fotógrafos falando que peco nisso ou naquilo, o cliente tá contratando, tá pagando... tá indo.

 :ok:

Natão é bem isso mesmo... a questão é o pessoal querer usar esses caras como referência de foto....

Eu também cheguei a essa conclusão, e só posto pra registro... que é o que venho feito com as coisas que ando fotografando.

O importante é o cliente gostar, mesmo.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #31 Online: 14 de Abril de 2013, 13:25:01
Natão é bem isso mesmo... a questão é o pessoal querer usar esses caras como referência de foto....

Eu também cheguei a essa conclusão, e só posto pra registro... que é o que venho feito com as coisas que ando fotografando.

O importante é o cliente gostar, mesmo.

Pois é, a gente bate muito a cara por aí, achando que nosso padrões fotográficos tem que ser para fotógrafos, o que é uma inverdade. A não ser que se faça foto pensando apenas em fotógrafos, não tem sentido fotografar pensando o que os fotógrafos "amigos e colegas foristas" irão pensar, achar ou criticar a tua foto.

Pra mim é um DANE-SE, bem grande... to recebendo, to conseguindo serviço e fazendo algo que gosto da forma que gosto e que acho interessante que fique...

O trabalho do cara é diferente, mas acho que só serve para uma ou outra foto mesmo, num álbum, digamos, mas isso é o que penso, visto que ficaria muito trabalhoso e muito enjoativo (pode ser que o cliente que esteja contratando goste, daí ele faz).

« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 13:26:31 por Natão »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #32 Online: 15 de Abril de 2013, 10:42:32
acho q talento, dom ou o q quer q as pessoas chamem isso é só uma desculpa para sua incapacidade em evoluir e seguir em frente,
os maiores nomes de diversas areas não chegaram la tendo "dom", foi com muito trabalho e estudo. O q os diferencia eh q onde a maioria para por causa das dificuldades eles seguem em frente.


Vou ter que discordar do seu ponto de vista. Eu acredito sim que há o talento e isso não é algo que pode ser adquirido com o estudo. O talento pode ser tanto mental quanto físico e é uma aptidão inata, que não foi adquirida. Provavelmente algo genético e não apenas uma "desculpa".
Todos nós temos limitações, acreditar que podemos fazer e ser melhor que qualquer pessoas em qualquer área, pelo menos na minha opinião, é imaturidade. Mas, assim como temos limitações, temos facilidades (ou talento) em certas coisas e, quando descobrimos e nos dedicamos a elas podemos chegar a resultados incríveis.

Você deu como exemplo "maiores nomes de diversas áreas", não sei a quem se refere mas acredito que talvez Einstein, Newton... com certeza pessoas assim estudaram muito e levaram anos para chegar a excelência, mas, ainda assim digo que eles tinham talento, talento em matemática, talento cognitivo...

Posso te dar alguns exemplos do que considero talento, pessoas que conseguem pegar uma folha de papel, uma caneta e desenhar incrivelmente bem, isso pra mim é um talento, muitas vezes a pessoa nunca estudou e nunca foi ensinada, simplesmente consegue desenhar o que imagina.

No esporte então temos vários talentos, você acredita que qualquer pessoa pode treinar e conseguir correr tão bem quanto o Bolt? Ele tem uma habilidade fora do comum e não é qualquer pessoa que pode chegar perto ou ser melhor, mesmo treinando muito.

Pessoas com habilidade de liderança, isso não é algo que pode ser ensinado a alguém, ou a pessoa tem essa habilidade ou não tem. Agora um exemplo controverso: você acha que um líder do trafico de drogas estudou? Você acha que o fernandinho beira-mar estudou, leu algum livro de como administrar e gerenciar todas as pessoas que trabalham pra ele? Ele tem talento, isso é inegável, utilizou pra fazer algo ilegal, sem dúvida, mas ele tem uma habilidade para isso e não foi por causa do estudo.


Lestevaos,


Para apimentar as coisas, voce ja ouviu alguém dizer que determinada pessoa nasceu com o dom de levar alguem para a lua? (kkkk)

Estou sendo radical e, para ser bem sincero, forcei um pouco, mas em minha vida tenho percebido que o homem è capaz de tudo, basta se dedicar aaquilo.

Bom, sendo verdade ou nao, hoje o meu propósito é aprender cada dia mais sobre fotografia, fazer fotos que pareçam arte.

Vamos ver até onde vai a minha vontade..


hahaha, esse seu argumento extrapolou um pouco mesmo. Ninguém foi sozinho a lua, foram milhares de pessoas envolvidas no projeto e cada um trabalhando na sua área de especialidade, e porque não dizer na área que tem talento.

O homem é capaz de tudo, mas não acredito que cada pessoa possa ser o que quiser, existem limitações, sejam elas físicas ou mentais.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 15 de Abril de 2013, 12:30:44
Citar
Posso te dar alguns exemplos do que considero talento, pessoas que conseguem pegar uma folha de papel, uma caneta e desenhar incrivelmente bem, isso pra mim é um talento, muitas vezes a pessoa nunca estudou e nunca foi ensinada, simplesmente consegue desenhar o que imagina.

Cara, eu desenho, minha esposa tbm, isso não é talento, é treino e observação, não nasci desenhando bem, só q como minha mãe desenhava e eu achava legal então vivia desenhando, quando não sabia fazer algo via em algum desenho, minha irmã mais nova tbm desenha, e ela começou quando viu os meus, isso não é talento, isso é treino. Hj pra falar a verdade não consigo desenhar metade das coisas q fazia a uns 5 anos atras, isso pq eu não desenho mais, não sobra muito tempo e oq sobra faços outras coisas, o exemplo q eu disse de grandes nomes em diversas areas quer dizer de todas as areas, em desenho, musica, pintores, ou até mesmo cientistas, é só pesquisar e vc vera q as grandes obras surgem depois de muito estudo e dedicação a essa aréa, casos de liderança como vc citou do fernandinho beiramar ele não precisa estudar isso eh uma coisa q vem do psicologico da pessoa o método como foi criada, o comportamento das pessoas ao redor dele, isso varia do ambiente, isso pode ser mudado se uma pessoa buscar. E quanto a correr dai pode até ser, ha tipos diferente de musculos, uns que beneficiam velocidade e outros força mas isso eh uma condição fisica, não um Dom.

Quando disse estudo não quis dizer fica debruçado em cima de livros, mas sim o tempo q vc se dedica naquilo, meu vô aprendeu a tocar violão sozinho, e não vejo como dom isso ele simplesmente adorava violão e passava muito tempo com ele na mão, e aprendeu.

Muitas coisas podem ser melhoradas com dedicação. Eu não acredito em talento, eu penso q isso eh vc mesmo se dando um limite q não existe.

Eu entendo seu ponto de vista, mas é assim q eu penso hj, ja acreditei em "talento", "dom", etc.. mas depois de um tempo cheguei a essa conclusão e não acho imaturidade pensar assim.

 
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 12:33:08 por Rafael.l »


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Abril de 2013, 13:25:56
Essa discusão de talento me lembra bastante o filme Amadeus.
Uma bela história bastante encantadora sobre Salieri e Mozart.  :ok:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 15 de Abril de 2013, 13:45:08
Citar
Essa discusão de talento me lembra bastante o filme Amadeus.
Uma bela história bastante encantadora sobre Salieri e Mozart.

"O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40, incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA."
  :o

nunca tinha ouvido falar, vou ver se acho aqui pra ver
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 13:45:28 por Rafael.l »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Abril de 2013, 16:35:38
JRS, a proposta é justamente esta, citar que o homem fez algo incrível, que é ir aa lua, mas nao por conta de um dom, mas sim por muito trabalho e dedicação.

Imaginei que isto tinha ficado claro na minha colocação, mas se nao ficou, agora acho que esta.

Mas sendo claro ou nao, o que importa é que gostei do site apresentado e vou trabalhar para aprender a fazer fotos com aquela qualidade.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


krebu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2013, 15:07:02
Soprani,

Em primeiro lugar, não sou profissional e não esta nos meus planos me tornar um algum dia, sou apenas um curioso...

Eu desconheço trabalho desse nível no Brasil e tenho certeza que seria bem reconhecido. Não compete com fotógrafos que acabaram de entrar no ramo ou dos que ficam mais no trivial. Como você disse, se alguém oferecer algo nesse nível vai ter clientes sempre, mesmo cobrando mais que o resto, a concorrência vai ser baixíssima.

Só que a questão é, como conseguir produzir trabalho assim? Já te afirmo bem antes, não é trivial e não é um processo fácil, porque se fosse, ia tá cheio de foto assim por aí.

Acredito que são vários fatores, começando pelo talento... Tem pessoas que tem talento para determinadas coisas, uma habilidade fora do comum e por mais que uma pessoa "normal" estude e se dedique ao máximo, quem "nasce" com talento vai ter vantagem. E isso se aplica pra qualquer área. Você provavelmente conhece gente assim, tanto gente que tem talento quanto gente que faz algo que não tem talento e por mais que se dedique e estude você sabe que ela simplesmente "não dá pra coisa".

Outra coisa: conhecimento de arte. Pra pessoa ter um olhar mais artístico, saber como compor uma foto que prenda sua atenção, que desperte a sua curiosidade ou algum sentimento quando você olha, tem que ter consciência do que se está fazendo e isso vem com estudo. Acredito que um bom começo (antes de saber a técnica) é estudar arte. Assim você vai ter base pra produzir algo se inspirando em outros artistas, vai ter uma visão mais aguçada para isso, o que pode fazer toda a diferença...

Acho que em último lugar vem o "como fazer", que é o que você está questionando. Como fazer qualquer um pode aprender, agora ter a visão do que fazer, aí é para poucos. Tenho quase certeza que se a gente pudesse ver a foto original do site desse cara não seria nada tão surpreendente, ele deve usar ela apenas como base pra criar sua arte. Toda técnica você encontra nos livros, se você for disciplinado pode aprender tudo "sozinho", apenas lendo e praticando, não precisa de curso ou workshop... Mas aí vai de cada um, tem gente que não consegue e precisa ficar ouvindo alguém falar pra entender melhor... Não tenho nada pra indicar, infelizmente...

Bom, resumindo, se você quer seguir esse caminho recomendo você começar estudando arte, isso vai fazer você ter uma visão diferente sobre as coisas e um olhar mais artístico...

Soprani,

Sou Mais leitor do Fórum do que participante, mas seu pensamento me fez pensar.

Concordo com você sobre o trabalho diferenciado, desde uma visão diferente da fotografia até o pós produção bem elaborado como os exemplos citados. Tenho o exemplo do Fotografo Scott Kelby que é editor chefe da Photoshop User.