Autor Tópico: Refurbished  (Lida 5461 vezes)

sheecko

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Abril de 2013, 18:39:13
Pessoal,

Gostaria de saber o que vocês tem a dizer sobre câmeras/lentes refurbished.. já li tópicos antigos aqui mesmo, mas sempre é bom ter uma informação atualizada.

Estou indo para os EUA no final do mês e penso em comprar alguns equipamentos novos e estou considerando as refurbished.

Abraço
Canon XS; Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS SLR; Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS; Canon EF 50mm f/1.8 II; Canon Speedlite 580 EX II


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2013, 19:31:13
não sei especificamente se sobre câmeras e lentes a coisa é diferente, mas refurbished em tese deveria ser um produto como novo, apenas com a diferença de que teve de voltar pra linha de produção por algum defeitinho qualquer. Antes de estar nas prateleiras novamente ele passa por todos os testes, como qualquer produto (em tese)... Eu já comprei muito notebook refurbished e nunca tive problema... Mas se a diferença de preço não fosse muito alta eu ainda iria pelo novo ;)
Tecpix + motorola do guga


sheecko

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2013, 19:45:10
Fernandez,

Sim, este é o conceito!

A diferença de preço é absurda e por isso que eu estou quase optando por isso, até porque ainda vem com garantia.

abraço
Canon XS; Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS SLR; Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS; Canon EF 50mm f/1.8 II; Canon Speedlite 580 EX II


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2013, 01:39:52
Olha, pelo que me parece a garantia deve ser a mesma, sendo assim, eu também compraria
Tecpix + motorola do guga


FerreiraM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2013, 02:17:33
Se a compra for no balcão, tente saber os motivos da antiga avaria, se houver, pois às vezes pode nem ser problema, a pessoa abriu e devolveu o produto, neste caso a loja não pode mais vender como novo, coloca refurbished.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2013, 06:17:38
Já tive duas câmeras refurb que nunca deram problema. A garantia é a mesma e, em tese, foram checadas duas vezes. Eu compraria.






lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2013, 14:02:57
Já comprei uma lente refurbished da Tamron na BH photo há quase 1 ano.
Muito boa..sem reclamações a fazer.
Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


mpinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2013, 16:52:00
Scheecko,

Gostaria de saber o que vocês tem a dizer sobre câmeras/lentes refurbished.. já li tópicos antigos aqui mesmo, mas sempre é bom ter uma informação atualizada.

A informação antiga ou atualizada, se estiver certa, é a mesma:  refurbished, numa tradução livre, seria remanufaturado. Basicamente tem dois tipos:

Factory refusbished: E'o produto que voltou para a fábrica para ser reparado/recolocado na condição de um produto "novo" saído da linha de montagem. Diferente do que muita gente pensa, ele inclui produtos que apresentaram defeito na mão de um usuário, mas que foram consertados na fábrica, testados e reembalados para venda. Também inclui produtos de demonstração nos road shows que o fabricante faz, equipamentos em exposição nos revendedores, equipamentos com embalagem danificada no transporte até o revendedor, equipamentos com embalagem violada e até equipamentos que não passaram no controle de qualidade dentro da própria fábrica e vão para revisão.   Um ponto que muitos se focam no Brasil é que equipamento refurbished é o que foi devolvido pelo cliente, sem uso/com pouco uso,  e colocado a venda novamente. Embora isso aconteça (nos EUA existe uma legislação específica que impede que esse equipamento seja vendido como  novo),  não é a origem da maioria dos refurbished e boa parte desses não será factory rufurbished.
No factory refurbished o produto sai quase como novo, muitas vezes sendo impossível diferenciá-lo de um novo. Nos EUA a embalagem tem que ser diferente (normalmente mais simples) do produto novo. Partes arranhadas e danificadas costumam ser trocadas, mas pequenos arranhões e danos estéticos menores são aceitáveis. 
São normalmente  mais caros que a segunda cartegoria e tem garantia reduzida, se oferecida pelo fabricante, em relação a um produto novo.


Shop/General refurbished:  nesse caso o equipamento não vai a fábrica novamente, o revendedor é quem reforma e da á garantia. Ai a norma é bem frouxa, vale de tudo, desde equipamento retornado lacrado ou open box até equipamento usado mesmo.  Quanto melhor o estado, menor o desconto, as vezes são vendidos como "open box" ou
"display unit" (os de demonstração) e os descontos são em torno de 10%.
Costumam ser mais baratos que os factory refurbished.


Citar
Estou indo para os EUA no final do mês e penso em comprar alguns equipamentos novos e estou considerando as refurbished.
 
O problema do refurbished é que você não tem como saber o histórico, pode ser uma máquina que nao passou no QC na fabrica por uma besteira,  foi revisada e pronto, mas pode ser um equipamento de demonstração já bastante ralado. Nas máquinas onde dá para ver o número de disparos, você acha desde 10 disparos a 20 mil... vai da sorte.

Se você não mora nos EUA, e não vai usufruir da garantia USA, aí, na minha opinião, há uma vantagem paras as facotry refrusbished. Elas SEMPRE são revisadas por um técnico especializado (humano) que as testa na fábrica, enquanto as novas passam apenas por um teste eletrônico e uma eventual amostragem por um humano. Além disso, 90% dos defeitos acontecem nos primeiros meses de uso e, se a máquina já deu o defeito e teve uma (ou duas)  revisão melhor, tem menos chance de dar pau na sua mão. Concorda?

Se você for diretamente na loja (NY é o melhor local), e não se importar com a cara feia do vendedor, pode pedir para ver a máquina antes de comprar e saber quantos disparos teve, ver o estado geral etc.  Se não estiver do seu agrado, fale ao vendedor e diga que vale mais a pena comprar nova pela Amazon ou em outra loja. Ele/Ela vai ficar p..., mas, para não perder a venda, pode te mostar outra máquina do lote.

Cabe ressaltar que normalmente só as lojas grandes (Adorama, BH, JR, Ritz)  tem equipamentos factory refurbished as demais são "a garantia soy yo".

Tudo também depende do desconto. Ano passado comprei minha primeira DSLR e tinha a opção de comprar factory refurbished na Adorama (90 dias de garantia), mas a diferença era pequena (~$50) para uma nova no bundle e a compra ia ser online. Fui de nova, com garantia de 01+03 ano (Nikon USA).

Em relação a lentes, tenho medo de opinar e falar besteira, porque não entendo do assunto,  mas em relação as características dos equipamentos, as refurbished seguem as mesmas normas dos corpos.

Se o desconto compensar (você tem que pesquisar preços em vários locais antes) e for factory refurbished, não vejo porque não comprar, pois a principal diferença que é a garantia maior  você não vai aproveitar no Brasil.  Mas você tem que lembrar que máquina fotográfica não é notebook,  tem várias partes mecânicas de difícil substituição e se  você pegar uma máquina de demonstração que já tomou um sacode e tem uns 30 mil disparos, você arrisca como comprando uma usada revisada. Indo na loja e com um pouco de cara dura, você contorna isso...


Espero ter ajudado.

Abraços,

Pinheiro,
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 16:56:27 por mpinheiro »


sheecko

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2013, 19:21:22
Valeu  Pinheiro!

O que queria dizer quanto a 'atualidade' da informação é que pode ser que de lá para cá o controle de qualidade dos refurbished tenham piorado.

Eu vi na própria loja da canon: http://shop.usa.canon.com, e pelo que tenho lido, é bem confiável comprar nas lojas grandes...

Estou querendo uma 7D  e uma 16-35L... assim eu venderia minha 7D antiga e ficaria com a nova.

Abraço
Canon XS; Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS SLR; Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS; Canon EF 50mm f/1.8 II; Canon Speedlite 580 EX II


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2013, 19:28:34
Citar
O que queria dizer quanto a 'atualidade' da informação é que pode ser que de lá para cá o controle de qualidade dos refurbished tenham piorado.

não tem diferença no controle de qualidade, tudo segue o mesmo padrão.

Na b&h pelo q diz no site são remanufaturados pelo próprio fabricante.


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2013, 13:31:26
Minha experiência: o refurbished nem sempre é produto com defeito que voltou para a fábrica. Produtos que são devolvidos pelos consumidores à loja também são vendidos como refurbished. Em 2009 eu comprei uma pentax k-x na BH em NY. O kit deveria vir com a câmera, 2 lentes, bolsa da pentax e um cartão de 4b sandisk. Peguei a caixa e fui embora. Quando cheguei no local onde estava hospedado, abri a caixa e cadê a bolsa e o cartão? não vieram. Voltei na loja expliquei a situação e me disseram que houve um erro no código do produto que eu comprei. Eu recebi outro kit que não vinha com a tal bolsa e o cartão.

Resultado, eles disseram que eu devereia devolver tudo, e eles me dariam o crédito para comprar novamente o kit certo. Eu até disse que não queria a câmera nova, queria apenas a bolsa e o cartão. Mas eles disseram que era assim que seria resolvido. Perguntei o que fariam com a câmera. Responderam que ela retornaria para a pentax. Quem pegou a minha k-x se deu bem. câmera perfeita com preço menor.

O problema é como saber qual produto foi ou não foi consertado.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2013, 19:35:23
Vou copiar um post que fiz em outro tópico estes dias....


Existem dois tipos de refurbished, InCompany e ReturnToCompany, e tudo graças as normas ISO de controle de qualidade.

InCompany é quando se verifica que o produto, dentro da linha de montagem, não atende as especificações técnicas ou tem algum problema. Pode ser que no teste final se detecte um problema grave como um sensor queimado, ou então tão banal quanto uma porta da bateria que não está encaixada corretamente. Em ambos os casos, o equipamento vai para um setor técnico para verificar o que ocorreu e para a correção do problema. Mas segundo as normas ISO, não pode mais ser identificado como "normal", ou seja, leva o selo refurbished para diferenciar daqueles que correram normalmente na linha de produção.

ReturnToCompany é quando o produto acaba retornando à fábrica. E aí pode ser pelo mais variado leque de motivos, desde devolução por parte de lojista de equipamentos que ficaram em consignação para venda e não foram vendidos até devolução por parte do cliente por insatisfação com o produto. Estes produtos retornam para a fábrica, são reavaliados mas também não podem mais ser vendidos como novos, então muitas vezes recebem a designação de "refurbished", mesmo que estejam completamente normais e nunca tenham apresentado problema.

Um caso bem comum são as famosas "White-Box" da Canon, produtos - principalmente lentes - vendidos em caixas brancas ao invés das tradicionais pretas e vermelhas e as vezes com preços bem atrativos. Estas lentes normalmente são lentes que equipavam kit's de câmera e lente onde apenas a câmera foi vendida. Neste caso, a lente é devolvida à Canon que a testa novamente, marca o serial, reembala nas caixas brancas e remete novamente para venda.

Este último caso é o mesmo caso citado pelo amigo acima. A câmera voltou até a Pentax que a testou novamente, marcou como "refurbished", e enviou novamente para venda agora provavelmente com um preço menor.

Refurbished nem sempre significa equipamento que teve defeito e dependendo do valor, pode ser um bom negócio.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 19:42:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Zbrother

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2014, 15:01:24
Srs.,

Boa tarde... Sei que estou sendo meio "pá de ouro",mas acredito que não seja preciso criar um novo tópico...

Vi um anúncio no ebay, de um kit que pretendo pedir pra um amigo trazer... mas lendo o tópico e comparando preços, acredito que seja o caso (RB). Arrisco?

http://www.ebay.com/itm/NEW-Nikon-D5300-Digital-SLR-Camera-4-Lens-18-55mm-VR-70-300-24GB-Complete-Kit-/121284548662?pt=Digital_Cameras&hash=item1c3d1f5836

E outra... pensando em palavras de um conhecido, que diz que a maioria de produtos assim são RB por aqui, achei que faz sentido, pelo valor de máquinas novas por lá... no caso da D5300, em torno de USD 750.

Valeu!