Autor Tópico: Distância focal em Full frame x Cropada  (Lida 5538 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2013, 21:15:34
Excelente simplificação do cálculo, Natão! Nunca tinha pensado dessa forma. Muito obrigado!

Pois é. É algo bem simples, mas que a gente não dá muita atenção... daí se me perguntarem mas e com a mesma objetiva porque na FF o bokeh é maior, daí a explicação do coposdeagua cai bem, pq na FF eu terei a necessidade de me aproximar mais do assunto para conseguir o mesmo ângulo de visão, o que consequentemente aumenta a área fora de foco.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 12 de Abril de 2013, 08:47:23
Isolando-se o tamanho do sensor e do CDC, é lógico que a diminuição da distância do motivo leva ao encurtamento da DOF (pressupondo aqui que a modificação das objetivas no corpo levem o fotografo a se mover para obter o mesmo enquadramento).

Num sensor APS-C utilizando-se uma objetiva de 135mm em abertura 2.0 para 15m. do sujeito temos um DOF de 0,96m. 10m leva a um DOF de 0,43m. E 5m obtêm-se um DOF de 0,10m.

A questão é como comparar um sensor APS-C com o FF e ainda colocar o CDC na equação. Porque aí entram suas novas variáveis na equação. Tamanho do suporte e Círculo de Confusão, que estão intimamente ligado com o tamanho da ampliação e da distância de visualização.

A explicação do Natão, embora simplificada, é de fácil assimilação porque isolam esses 2 outros elementos.
Aprofundando os estudos os colegas possivelmente vão encontrar alguma dificuldade de entendimento.
Mas nada que um pouco de estudo não supere.
« Última modificação: 12 de Abril de 2013, 08:50:38 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova