Enquete

Qual das duas fotos mais lhe agradou dentro do tema proposto ?

fcsergio
33 (70.2%)
dimigobbo
14 (29.8%)

Votos Totais: 47

enquete encerrada: 17 de Abril de 2013, 01:38:13

Autor Tópico: [Combate] Street ou Cotidiano - fcsergio x dimigobbo  (Lida 5564 vezes)

kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2013, 12:02:42
Fui de Sérgio, por melhor composição, nitidez e foco  :ok:

2 x  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2013, 20:10:22
As duas estão muito boa!
Nitidez e foco do fcsergio estão melhores! Porém a imagem do dimi me atrai mais - e a mensagem "aceito aqui e aonde você for"é a cereja no bolo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2013, 11:02:12
fcsergio por não conter propaganda. É atemporal.


GuilhermeBio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2013, 21:24:35
Parabens aos dois pelas fotos, estão sensacionais!! Ambas mostram muito bem o cotidiano de muita gente, além dos clicks muito bem executados! Voto na foto do fcsergio pela nitidez, composição e enquadramento, gostei bastante! Votaria sem problemas na foto do dimigobo, mas como alguns ja falaram, a poluição dos cartazes ficou estranho na foto.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2013, 09:09:23
Valeu o combate Sergio (pronto para o próximo :hysterical: ).

Pena que tem mais votos do que comentários, mas isso é o de menos!

Apenas uma resposta ao pessoal, que fiquei na pilha de fazer, mas não podia durante o combate:

As propagandas estão lá, é o cotidiano, como ia tirá-las pra fazer a foto? Vocês precisam entender a diferença entre street (cotidiano) e foto pousada, que agente consegue ter controle sobre o fundo (mas cada um entende o que quer e como quer, né?)

Abcs!
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 09:11:56 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2013, 09:19:42
As propagandas estão lá, é o cotidiano, como ia tirá-las pra fazer a foto? Vocês precisam entender a diferença entre street (cotidiano) e foto pousada, que agente consegue ter controle sobre o fundo (mas cada um entende o que quer e como quer, né?)

Preciso dizer que foi justamente isso que me atraiu na sua foto, dimi. :ok:
fkuhne.tumblr.com


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2013, 11:03:23
As propagandas estão lá, é o cotidiano, como ia tirá-las pra fazer a foto? Vocês precisam entender a diferença entre street (cotidiano) e foto pousada, que agente consegue ter controle sobre o fundo (mas cada um entende o que quer e como quer, né?)

As propagandas são do cotidiano sim, mas escolher um melhor enquadramento para tirar elas e guardar um momento atemporal é o trabalho do fotógrafo, na minha visão.

Tenho fotos de aniversário infantil na qual o fotógrafo pediu para minha mãe tirar todas as garrafas de Coca-Cola e Pepsi da mesa. Até pouco tempo atrás eu não entendia porque, nem ela, mas hoje sei que é porque os rótulos são muito temporais. Do contrário, hoje todos olhariam aquelas fotos e prestariam atenção nos refrigerantes dizendo "olha a Coca-Cola como era naquela época".


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2013, 11:16:46
As propagandas são do cotidiano sim, mas escolher um melhor enquadramento para tirar elas e guardar um momento atemporal é o trabalho do fotógrafo, na minha visão.

Tenho fotos de aniversário infantil na qual o fotógrafo pediu para minha mãe tirar todas as garrafas de Coca-Cola e Pepsi da mesa. Até pouco tempo atrás eu não entendia porque, nem ela, mas hoje sei que é porque os rótulos são muito temporais. Do contrário, hoje todos olhariam aquelas fotos e prestariam atenção nos refrigerantes dizendo "olha a Coca-Cola como era naquela época".

Concordo com vc, mas veja que são situações totalmente diferentes!

Uma coisa é uma festa de aniversário, com um ambiente um pouco mais controlado e o fotógrafo consegue ter influencia ao redor pra fazer a foto.

Fotografando na rua é totalmente diferente. Como eu disse: as propagandas estão ali, fazem parte do dia-a-dia, do cotidiano e eu não tenho influencia sobre essa parte. Se eu procurasse outro enquadramento pra tirar essas propagandas, como vc disse, ia perder o momento e perder a foto :aua:

Por sinal, procure pelas fotos do Brassaï e me diga se todas elas estão sem as benditas propagandas da época.

E se daqui a 50 anos (quem me dera se minhas fotos duratem até lá), acharia uma beleza alguém olhar e falar: "Caraca véi! Olha como eram as propagandas em 2013! Era colado, de papel, feio pra caramba!"

Estamos aqui pra eternizar momentos e não para eternizar momentos atemporais.
Atemporal é uma pintura de 1800 que até hoje é adimirada, um romance bem escrito e até uma fotografia de paisagem.
Fotografia, cinema e música não são atemporais. São ligados diretamente ao tempo em que foram feitos e levam isso para a eternidade.

Mas aí, cada um que tire suas conclusões. Você expôs como pensa e eu to expondo o meu pensamento e como entendo e faço minha fotografia.

Agradeço a participação durante a votação e vamos discutir numa boa! Pq essa discução será legal!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2013, 11:56:12
Estamos aqui pra eternizar momentos e não para eternizar momentos atemporais.
Atemporal é uma pintura de 1800 que até hoje é adimirada, um romance bem escrito e até uma fotografia de paisagem.
Fotografia, cinema e música não são atemporais. São ligados diretamente ao tempo em que foram feitos e levam isso para a eternidade.

Salvo esse deslize, concordo contigo em vários argumentos.

Meu principal ponto é:
Existem diversas situações corriqueiras que podem render ótimas fotos, porém acho que incluir propaganda nelas não é uma boa prática. Óbvio que alguns dos mestres já o fizeram, é a exceção que confirma a regra. Tudo que leio sobre composição indica explicitamente sobre o crime das propagandas, porém concordo que em street seja um pecado perdoado, afinal é a realidade, quase jornalismo.

De qualquer forma, eu procuraria outra imagem da série (e aposto que deve ter tirado várias excelentes nesta saída que fizeste com a câmera) menos "poluída".

Obviamente é a minha opinião. Respeito a do amigo e com certeza essa discussão já está sendo interessante para mim, pois com base nos seus argumentos já pude refletir que em street, a propaganda tem licença poética. Deixei de pensar que a imagem cometia um erro para pensar que apenas ela não satisfaz ao meu gosto pessoal (e o de outros colegas que também aqui opinaram).
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 11:57:05 por lestevaos »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2013, 13:17:41
O que vc considera atemporal?

Pra mim é uma coisa que pode ser usada em várias épocas diferentes e que acaba se tornando quase um padrão.

Como disse: fotografia, música e cinema, pra mim, não é atemporal. Pelo contrário, sofrem bastante influencia da atualidade para serem atemporais.

Uma fotografia é eterna? Pode ser, mas não atemporal.

Abcs
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 13:18:06 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2013, 13:57:49
Você disse noutra resposta que uma fotografia de paisagem é atemporal e eu concordo. Uma paisagem é atemporal.

Uma pessoa sentada em um banco é atemporal. O que não agrada ao meu gosto é o excesso de elementos temporais, que servem pra identificar quando aquela foto foi feita, pior ainda quando é propaganda. Uma placa "hotel" ou "táxi" não atrapalha uma foto, mas uma marca atrapalha.

Pra mim, isso é atemporal: