Autor Tópico: Número Guia Speedligth x Flash de Estúdio  (Lida 7166 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2013, 09:55:21

Leo, com aqueles "mini-difusor" que tem nos flash onde amplia pra 14mm o zoom vc já fez o teste também?

Iury, eu fiz esses teste, mas com um softbox ao invés da sombrinha. O resultado melhora bastante, mas ainda assim está longe de ser bem uniforme. Além disso, usando o difusor de 14mm, perde-se um pouco de potência do flash, o que aumenta ainda mais a diferença em relação às tochas.





Do lado esquerdo está em 24mm, do lado direito em 14mm, com o difusor embutido. Eu deixei as imagens propositalmente subexpostas para mostrar bem o efeito (com uma exposição mais alta fica tudo branco estourado, daí não dá pra ver nada...).


Também fiz um teste sem usar o paninho interno do softbox, pra mostrar bem como fica a distribuição de luz do flash:







À esquerda está em 24mm, à direita está em 14mm, com o difusor embutido. Dá pra ver que a luz não fica nem um pouco uniforme, mas melhora bem em 14mm. Fica um padrão meio bizarro em forma de cruz, que não consegui explicar (a cabeça do flash está na horizontal)... Na prática os resultados são bons, fica obviamente bem melhor que o flash direto, mas olhando com atenção dá pra ver alguns reflexos mais duros no rosto das pessoas, principalmente quando uso assim, sem o paninho de dentro.

Abraços


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2013, 10:55:36
 :ok: :ok: :ok: boa postagem Humberto


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2013, 16:26:34
Iury, eu fiz esses teste, mas com um softbox ao invés da sombrinha. O resultado melhora bastante, mas ainda assim está longe de ser bem uniforme. Além disso, usando o difusor de 14mm, perde-se um pouco de potência do flash, o que aumenta ainda mais a diferença em relação às tochas.

Abraços

Vlw Humberto! Realmente o padrão em cruz não entendi muito bem, mas em 14mm distribui melhor mesmo como imaginei...

Speedligth é uma boa opção pra externas e tudo mais mas pra estúdio as tochas/flash são bem melhores.

Abs!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2013, 22:19:31
Moçada, quanto ao tempo de recarga dos Speed Lights, alguem ja tentou o GODOX PB 820?

Estava falando com a minha patroa justamente que uma das coisas que me surpreenderam positivamente ao comprar foram eles (comprei 2).

Uso os Flashs YN 565 EX, que tem carga com tempo médio de 3 segundos. Quando coloco o PB é 1 segundo por foto.

Mais que isso, quando minhas pilhas estao abrindo o bico e eu começo a xingar os radios e coloco "as usinas" (como chamos os PBs), acaba a "mascaçao".

Detalhes, eu faço umas 5 sessoes e eles nao acabam a bateria. Pode deixar mais de um mes esquecido e quando for ligar ta com a carga na boa.

Ps. ja adianto logo, nao é aquele case para pilhas nao, ele tem bateria fixa, e custa, um pouquinho, do verbo muito, mais caro.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


iurycarvalho

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
    • Adelaide Produção Criativa
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2013, 22:39:29
@Soprani,

pra mim o que mais conta é o problema de não ter luz de modelagem, o que acho primordial...
(os speedligths da Canon tem uma luz de modelagem quando vc aperta o botão de visualização de DOF na câmera, mas dura só 1seg e exige muito do flash)


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Abril de 2013, 23:56:04
Iury,


Esta sim é uma razão considerável.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Billy Drago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo na Mercúrio Studios
    • Mercúrio Studios
Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 08:11:39
Eu trabalho com speedlights há 6 anos.
O que me agrada no B1 (e também no B2) da Profoto é que a portabilidade dos speedlights agora também vem acompanhada de bastante poder.  :clap:
A potência do B1 equivale a aproxiamadamente 4 ou 5 speedlights!
Em minha experiência usando flashes portáteis, utilizá-los na potência máxima é um grande perigo porque, além de drenar rapidamente as pilhas, você corre o risco de queimá-lo devido a alta temperatura que ele atinge para emitir essa quantidade de luz, principalmente nos momentos em que mais precisamos dele, como em um evento, por exemplo.
Outros fatores em que os flashes da Profoto levam vantagem é a possibilidade de utilizar diversos modificadores de luz de qualidade e tamanho apropriado e também o fato de ser à bateria recarregável em vez de pilhas.

Nikon D300s + 3 Flashes Speedlight SB-900
AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED
AF-S Nikkor 24-70mm FX 1:2.8G ED
AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED
AF Nikkor 50mm 1:1.8D