Autor Tópico: CANON SX40HS, FRUSTRAÇÃO!  (Lida 4135 vezes)

slcord

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Abril de 2013, 17:50:33
 :(
Sou um amante de fotografia desde a época de flashes descartáveis em câmeras de filmes, embora nunca tenha me profissionalizado. Apaixonado pelas ultra zoom, recentemente abandonei minha velha Sony H50 em prol de uma Canon SX40HS, que trouxe de Miami. Meu primeiro desapontamento é que a Canon não permite flash "full in" na programação automática. Se quiser preenchimento terá que optar pelas programações manuais. Outro ponto é a qualidade da foto, bem inferior a da Sony.  Vou pegar outra Sony ou uma Panasonic.

« Última modificação: 13 de Abril de 2013, 20:54:16 por Helena Bsb »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2013, 21:48:07
 Programação automática é para usuários iniciantes, não é um bom ponto de partida para comparação. Recomendo que comece a usar no manual que por sí só as fotos já apresentarão um aumento de qualidade assim que pegar as manhas.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2013, 22:24:11
Colega, você usa só o modo automático?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2013, 00:17:22
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 00:33:29 por pedro_raythz »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2013, 00:24:52
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 00:32:40 por pedro_raythz »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2013, 01:12:27
O que vejo hoje que não havia nas compactas antigas é a redução de ruído extremamente forte, que destroem os detalhes. Mas na H50 já era bastante perceptivel inclusive, bem mais no que a SX40 que é mais atual. A Sony peca muito no processamento da imagem na minha opinião. Nas primeiras superzoons (H1) ela era bem competitiva, apesar de ser bem feinha. A qualidade dela estava bem próxima as demais (a Panasonic sempre ficou um pouco a frente no quesito qualidade de imagem nas superzoom principalmente pela qualidade óptica)... Hoje com esses ranges enormes e com o número de megapixels bem maiores não há como esperar que terá um salto de qualidade, o inverso seria o mais óbvio...
A tecnologia evoluiu bastante, no geral tem-se conseguido fazer um bom balanceamento. Se pegar a imagem de uma FZ200 e reduzir para os 5MP da FZ5 com certeza terá um imagem melhor (principalmente se for em ISO400), mas se olhar ambas em 100% sem fazer o redimensionamento provavelmente a imagem da FZ5 estará mais nítida (e com mais ruído também)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2013, 15:43:53
é, trocar uma câmera baseando-se somente na configuração do flash em modo automático, não acho que seja uma razão muito justa... Já a qualidade de imagem, sim.
Porém, não esqueça que a H50 tinha 9 megapixels. As Sony atuais, se não me engano, têm 18. No mesmo sensor minúsculo.
Acredito que vc possa se decepcionar se esperar qualidade superior à canon, na sony...
De qualquer forma, minha dica é: não se desfaça da sua câmera até ter a nova em mãos. Utilize a nova, e se te agradar, pode passar a outra pra frente. Mas se realmente minhas previsões se confirmarem, vc vai querer é passar a Sony pra frente, hehe. :D
Isso se pegar uma Sony. Panasonic, já não sei... pode ser que prefira ela mesmo.  :ok:
De qualquer forma, não aconselho passar a canon pra frente sem saber o que vai vir por aí.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2013, 00:50:25
Pelo pouco que conheço, eu diria que qualquer Sony é pior do que qualquer Canon, na mesma categoria.
Da mesma forma, diria que qualquer sony é pior do que qualquer Panasonic, na mesma categoria.
Portanto, procure aprender um pouco mais sobre fotografar em modos manuais com a sua atual Canon...  leia ou releia o manual... vc pode se surpreender.
Se possível, teste uns cliques em alguma Panasonic equivalente a sua Canon.
Abçs.
JQ//.


rafaeletrica

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2013, 12:33:47
Não sou profissional , mas a SX40HS , superou em muito minhas expectativas com a qualidade das fotos.
Em modo automático ela deixa muito a desejar , mas depois de aprender as regulagens em modo manual e conseguir o equilibrio correto para cada ambiente , as fotos ficaram lindas .
Não me arrependo mesmo da máquina , até pq não sou muito exigente , mas queria fotos limpas e de qualidade e com essa canon eu consegui , e hoje consigo registrar ótimos momentos .
O conselho q dou é q tenha paciencia e leia bastante sobre fotografia em modo manual , e tire bastante foto em varios modos e assim começará a entender as diferenças para cada tipo de regulagem , abertura, tempo , iso ...
Canon SX40HS


slcord

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2013, 15:59:32
Programação automática é para usuários iniciantes, não é um bom ponto de partida para comparação. Recomendo que comece a usar no manual que por sí só as fotos já apresentarão um aumento de qualidade assim que pegar as manhas.

Fiz muitas fotos no modo manual, mas vc há de convir que quem compra uma "bridge" em detrimento de um DSLR é pq geralmente necessita fazer fotos de oportunidade (festas infantis, atividades esportivas, vida selvagem) e essas quase sempre só no modo automático. É nesse ponto que ela deixa a desejar. Pode ser um problema somente da minha câmera (made in japan) mas que existe, existe. Qualidade baixa e flash sem opção de preechimento, neste modo.


slcord

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2013, 16:08:34
é, trocar uma câmera baseando-se somente na configuração do flash em modo automático, não acho que seja uma razão muito justa... Já a qualidade de imagem, sim.
Porém, não esqueça que a H50 tinha 9 megapixels. As Sony atuais, se não me engano, têm 18. No mesmo sensor minúsculo.
Acredito que vc possa se decepcionar se esperar qualidade superior à canon, na sony...
De qualquer forma, minha dica é: não se desfaça da sua câmera até ter a nova em mãos. Utilize a nova, e se te agradar, pode passar a outra pra frente. Mas se realmente minhas previsões se confirmarem, vc vai querer é passar a Sony pra frente, hehe. :D
Isso se pegar uma Sony. Panasonic, já não sei... pode ser que prefira ela mesmo.  :ok:
De qualquer forma, não aconselho passar a canon pra frente sem saber o que vai vir por aí.

Farei isso Helena. Ficarei com as duas por um tempo. Fiz centenas de fotos de natureza e algumas urbanas (noturnas) no modo manual. Ficaram realmente muito boas, mas por mais que alguns usuários resistam em admitir, o fato é que as bridge ou ultrazoom são compactas que cresceram e que tem no modo automático seu carro chefe. Se não ficarem boas assim, perdem mais da metade de sua utilidade. Se for pra usar continuamente no modo manual, prefiro uma DSLR.


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2013, 21:28:35
eu só acho q vc devia estudar mais sua camera , afinal a sx40 faz otimas fotos. é o problema que nós fotografos iniciantes temos que aprender a camera não faz milagres é akela regra basica 80% o fotografo e 20% a camera pra definir uma boa foto! leve isso como um ponto positivo , so estou lhe criticando para o seu bem ,afinal eu tbm sou iniciante!
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


slcord

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2013, 21:36:19
Valeu, Gabri298! Obrigado pelas dicas, mas me considero amador e não iniciante. Como iniciante eu não teria como avaliar o desempenho de um equipamento. Comecei  a fotografar nos anos 90 usando uma maravilhosa ZENITH. Depois passei para CANON REBEL e fui muito feliz com essas duas câmeras. No mundo digital comecei com a SONY H-10, depois mudei para a H-50 e agora migrei para a CANON. Acho que já tenho condições de analisar algumas coisas, por isso postei o tópico, entende? Mesmo assim, obrigado!


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2013, 20:13:11
Valeu, Gabri298! Obrigado pelas dicas, mas me considero amador e não iniciante. Como iniciante eu não teria como avaliar o desempenho de um equipamento. Comecei  a fotografar nos anos 90 usando uma maravilhosa ZENITH. Depois passei para CANON REBEL e fui muito feliz com essas duas câmeras. No mundo digital comecei com a SONY H-10, depois mudei para a H-50 e agora migrei para a CANON. Acho que já tenho condições de analisar algumas coisas, por isso postei o tópico, entende? Mesmo assim, obrigado!
No mais é saber usar sua camera ! abraços
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


slcord

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2013, 11:05:51
Por fim, comprei a SONY HX300 e estou fazendo a comparação "in loco" para não ser injusto. Já detectei alguns pontos inferiores da SONY. O flash não é "pop up" como das SONY anteriores e sim acionado por um botão ao lado do flash, mas eu já estava me acostumando mesmo por causa da SX40HS. Ruído excessivo nas fotos noturnas para o caso de se querer usar o total de MP. A tampa da lente não tem presilhas ou suporte ou seja, vc tem q ter um bolso se não quiser perdê-la enquanto fotografa. O botão "finder/lcd" é ao nível do corpo da máquina, difícil de acionar. O grande chamariz, o zoom de 50x, no final não se afasta muito do que a canon alcança. Um item que eu detesto, só carrega a bateria na própria câmera. Ponto positivo para o acionamento por meio do anel no corpo da lente, mais preciso. Logo que possível, pretendo postar fotos comparativas.