Autor Tópico: Impressões sobre as primeiras fotos da D50  (Lida 2421 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Julho de 2006, 01:54:54
Amigos,

Como já disse por aqui, recebi minha D50 semana passada, e apesar de estar adorando a câmera no geral, estou achando as fotos um pouco inferiores ao que esperava, embora veja muitas fotos de qualidade da mesma por aí.

Minha preocupação é com a nitidez das fotos. Estou achando pouco nítidas, principalmente as fotos sem flash, comparadas com minha câmera antiga (NIKON 8800) e com o que tenho visto da D50. Sei que algumas delas estão com a exposição errada, etc. mas não é isso que está me incomodando agora.

Essas fotos estão sem qualquer alteração. Nem as abri no photoshop. Estão como saíram da câmera.

Gostaria que comentassem sobre nitidez, foco, possíveis fotos tremidas, etc. O que acharem necessário serão bem vindos. :drinks2:  

O link deu erro, então estou recolocando.










Grande abraço,
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 15:16:43 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Campa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
    • http://www.campagnoli.eng.br
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2006, 08:02:12
Seu site estah indisponivel ...


Olha a mensagem ...
"O site que você está tentando acessar excedeu sua quantidade de transferência de dados permitida."

Abracos,
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 08:03:44 por Campa »
Guilherme B. Campagnoli
Curitiba - PR


Sony DSC-H2
1 GB -  Memory Stick Pro


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2006, 11:11:09
Coloca no multpy ou no flickr..
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2006, 11:37:08
Citar
Essas fotos estão sem qualquer alteração. Nem as abri no photoshop. Estão como saíram da câmera.
 
Aqui está o problema. Câmeras como a D50, D70, XT e outras dslr mais avançadas praticamente pressupõem um mínimo de tratamento no PS. Sharpness, contraste e saturação são ajustes básicos que certamente melhorarão o aspecto das suas fotos. :thmbup:  


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2006, 12:02:36
almor, conserte o link prá que a gente possa opinar.
Tenta postar a foto aqui. Fica mais fácil.
Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2006, 12:08:27
Citar
almor, conserte o link prá que a gente possa opinar.
Tenta postar a foto aqui. Fica mais fácil.
Abs
Posta aí!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


nirvana.rob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 623
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2006, 12:35:58
Olá siga as orientações do Bruno, que com certeza ira melhorar...  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2006, 13:45:14
Fotos sem flash sem nitidez e com flash com nitidez, vc provavelmente está tremendo as fotos ou está sentindo a perda de contrastes referente à maior latitude da D50 em relação à sua compacta entiga.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2006, 15:25:19
Olá,

Consegui colocar as fotos de acordo com as instruções do site, então até abusei e coloquei mais algums... :clap:

O que me incomoda é apenas a falta de nitidez, eu sei que posso melhorar as fotos no photoshop, como fazia com minha NIKON 8800, mas as fotos eram mais nítidas. Só quero saber se é normal, se é isso mesmo. Como o Léo disse posso estar tremendo em algumas fotos, mas se vocês repararem na foto do pássaro, se não estou enganado, o bebedouro está nítido, mas o pássaro não. Será que é porque ele se mexeu um pouquinho. Como resolver essas questões?
OBS. Algumas dessas fotos, a minoria, foi tirada com uma sigma 70-300mm já meio usadinha.

Pode ser essa questão da latitude que o Leo disse (não sei o que é isso). Caso seja isso, não é a câmera, e sim a lente, certo? Uma lente melhor resolveria o problema.

Bem, ao invés de ficar tentando adivinhar, aguardo os comentários de vocês.
Deêm, por favor, uma analisada geral na qualidade das fotos.

Grande abraço a todos, muito obrigado pelo tempo e paciência. :thmbup:










Grande abraço,

Achilles.
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 15:27:19 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Campa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
    • http://www.campagnoli.eng.br
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2006, 16:29:54
Citar
Fotos sem flash sem nitidez e com flash com nitidez, vc provavelmente está tremendo as fotos ou está sentindo a perda de contrastes referente à maior latitude da D50 em relação à sua compacta entiga.

Olá Pessoal

Leo, você poderia explicar melhor oq isso significa, tambem estou tendo este problema, as vezes acho que as fotos com a P52 ficavam melhores que na H2.

Abraço.
Guilherme B. Campagnoli
Curitiba - PR


Sony DSC-H2
1 GB -  Memory Stick Pro


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2006, 17:22:18
Para mim as fotos estão normais, algumas com um leve tremido ou falta de foco.
Voce deve estar estrando a profundidade de foco pequena em algumas fotos, como a 1a.

 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2006, 17:59:07
Bom em termos de tremido é fácil de entender, devido a ergonomia de uma ou de outra vc pode tremer com uma e não com outra, e tremer reduz a nitidez, uma outra questão é que existe nitidez e percepção de nitidez, e são coisas distintas, uma é a capacidade real de uma câmera reter detalhes na menor frequencia espacial possível, outra é a percepção que temos de algo nítido, tipicamente nossa percepção de algo nítido tem a ver com contrastes elevados (que tbm é referência para sensores de AF e etc), quanto menores os contrastes menor nossa percepção de nitidez (mesmo que o detalhe esteja lá não percebemos), neste caso as câmeras com menor latitude tendem a ter maior contraste (as transições de cor são mais drásticas e menos realistas), e isso gera uma falsa percepção de nitidez, com o uso do flash (que é uma fonte de luz dura) os contrastes são aguçados e com isso sua percepção de nitidez aumenta.
:)
No caso da H5 eu nunca estudei ela a fundo, mas no caso da H5 a probabilidade é que o forte tratamento de ruído com as perdas com ruído real prejudiquem realmente a nitidez, além disso ela tem uma latitude um pouco maior do que as antigas Sony (cerca de 1 ponto ou o dobro de latitude) e com iss tbm tem a questão da percepção ligada aos contrastes da imagem.
Não sei se consegui ser claro, massssssssss.
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 17:59:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


nirvana.rob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 623
Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2006, 18:45:53
Com relação a sua compacta, o que acontece na verdade, é que as compactas, tem um proceçamento na imagem muito mais forte ja que as compactas, são feitas para a maioria dos usuarios, então as fotos tem que ser entregues prontas... no caso de uma D50 as fotos tem que serem processadas em um programa, porque o processamento da imagem feito pela camera é muito mais soft... e acho que o Leo, ja disse tudo o resto que gostaria de saber... pelo menos ele é indicadissimo....


VitorIsaia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2006, 19:08:55
Que lente vc utilizou nas fotos?
Não sei se vc está habituado ao RAW...
pq em dslr.... é raw!!

pegando experiência no pós-processamento, pode ter certeza que suas fotos ficarão MUITO melhores do que fotos de câmeras compactas, mesmo com a lente do kit... como já foi citado, DSLR exige pós-processamento...

abraços e boa sorte.
Vitor
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 19:11:55 por VitorIsaia »
Vitor Ferreira Isaia . Florianópolis . SC
http://www.flickr.com/photos/vitorisaia

"A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos."


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2006, 21:24:51
Recentemente eu estava meio decepcionado com a nitidez de minha câmera também.
Mas descobri que, se utilizada da forma correta, produz imagens extremamente nítidas.
Para a maior nitidez possível você vai precisar de ISO baixo (uso 100), velocidade de disparo acima de 1/60s (dependendo da distância focal da lente, mais rápido ainda), assunto fotografado não se mexendo muito, boa iluminação, boa profundidade de campo, pós-processamento no Photoshop (máscara USM).

Assim, as fotos ficam realmente muito nítidas!  :thmbup:  
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching