Autor Tópico: [Estudo coletivo I] Etapa III-Leitura, Estudo, e algo a mais ...  (Lida 7284 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2013, 01:22:50
Rafael, não estou querendo te constranger ou te deixar chateado, mesmo sabendo que isso pode acontecer. No entanto, esse não era o meu objetivo. O meu objetivo é tentar, de alguma forma, contribuir com a ideia e, consequentemente, ajudá-lo de alguma forma. Então, que tal em vez de voce julgar se é arte ou não, tentar fazer uma leitura própria da foto proposta?
Entendi... Não fiquei incomodado, de boa.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2013, 11:39:28
O chato é que há várias reproduções diferentes dessa foto rolando na internet, umas mais claras, escuras, mais contrastadas, menos contrastadas e assim vai. Várias pessoas já deram uma "Photoshopada" nela.  :aua:

Mas independente disso a foto é muito boa. Salgada é um fotógrafo extremamente formal em suas composições e nessa não é diferente. A foto tem ritmo pela repetição e posicionamento dos elementos análogos, respeita os terços, se apropria muito bem da questão espacial com esse cenário vazio e a luz lateral (manhã ou tarde?) dá esse clima meio sombrio meio confortável à foto, junto com a névoa. E por fim a expressão cabisbaixa da criança do primeiro plano, elemento fortíssimo. Nota 10 pro Salgado!

[]s


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2013, 12:31:40
Uma coisa que sempre gostei muito nas fotos do Sebastião Salgado são as expressões das pessoas fotografadas, especialmente os olhares. Apesar de boa parte do trabalho dele ser sobre o registro da pobreza, sinto que as pessoas eram fotografadas de forma muito digna. Acho que ele traz à tona a humanidade dessas pessoas e faz com que nos identifiquemos com elas.
Essa é uma foto que acho que as expressões das crianças e o olhar do homem são bem fortes. Mas o que me chama a atenção mesmo é aquela outra criança ali meio distante, olhando rumo a não sei onde. E eu fico imaginando que ele talvez tenha feito a foto justamente por causa dela. Porque acho que ela pode representar muitas coisas... talvez desilusão, solidão, ou quem sabe até esperança... eu não sei... mas faz a gente querer saber o que ela pensava ali distante.
Essa é primeira impressão que tenho ao ver essa foto. Depois vou ver se dou uma pesquisada, pra ver se consigo complementar minha opinião. :ok:
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2013, 12:34:47
Essa foto mostra as mulheres carregando seus filhos para poderem fugir da guerra e da fome, contudo ao fim da caminhada não significa que eles estarão salvos.

http://wwwgaleria-fabricio.blogspot.com.br/2008_09_01_archive.html

No caso dessa foto, acho que é um homem, não?
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2013, 12:52:28
Uma coisa que sempre gostei muito nas fotos do Sebastião Salgado são as expressões das pessoas fotografadas, especialmente os olhares. Apesar de boa parte do trabalho dele ser sobre o registro da pobreza, sinto que as pessoas eram fotografadas de forma muito digna. Acho que ele traz à tona a humanidade dessas pessoas e faz com que nos identifiquemos com elas.
Essa é uma foto que acho que as expressões das crianças e o olhar do homem são bem fortes. Mas o que me chama a atenção mesmo é aquela outra criança ali meio distante, olhando rumo a não sei onde. E eu fico imaginando que ele talvez tenha feito a foto justamente por causa dela. Porque acho que ela pode representar muitas coisas... talvez desilusão, solidão, ou quem sabe até esperança... eu não sei... mas faz a gente querer saber o que ela pensava ali distante.
Essa é primeira impressão que tenho ao ver essa foto. Depois vou ver se dou uma pesquisada, pra ver se consigo complementar minha opinião. :ok:

Sabe o q essa foto me lembrou? Aquela passagem biblica em q uma familia, avisada por um anjo, foge de Sodoma antes da chuva de fogo, e quando uma mulher olha pra tras,  ela eh transformada em sal como puniçao pela ganancia de ter deixado bens materiais pra tras. Acho q esse garoto de costa meio q simboliza "olhar para tras", talvez com saudade de onde ele estava.

Interessante como essa foto eh impactante, mesmo com errinhos bobos de composiçao, como o corte na cabeça do homem e o garoto cortado no primeiro plano. Quem sabe, sabe!!!! Ele sabia q tem muita coisa boa nessa imagem pra ela nao ser publicada devido q isso q citei.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 12:58:12 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2013, 12:54:37
Não julguei a foto, muito menos o autor dela. Só expressei minha opinião dizendo que EU não vejo nada de tão interessante nessa foto para uma pessoa querer glorificá-la e fazer um quadro.

Só isso.

Hoje você não vê nada, mas amanhã pode ser diferente.

 :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2013, 13:46:35

Vejo uma família inteira. O Homem e os filhos em primeiro plano e a Mulher, de costas, ao fundo.

A angústia da mulher de costas, olhando para "o que ficou" e a dureza e sofrimento da família seguindo em frente são, ao meu ver, os sentimentos que esta imagem exprime muito bem.

Não vou pesquisar o que já se falou sobre a imagem, acho que seria influenciado pelas opiniões e leituras alheias.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 13:48:21 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2013, 13:49:07
Uma coisa que sempre gostei muito nas fotos do Sebastião Salgado são as expressões das pessoas fotografadas, especialmente os olhares. Apesar de boa parte do trabalho dele ser sobre o registro da pobreza, sinto que as pessoas eram fotografadas de forma muito digna. Acho que ele traz à tona a humanidade dessas pessoas e faz com que nos identifiquemos com elas.
Essa é uma foto que acho que as expressões das crianças e o olhar do homem são bem fortes. Mas o que me chama a atenção mesmo é aquela outra criança ali meio distante, olhando rumo a não sei onde. E eu fico imaginando que ele talvez tenha feito a foto justamente por causa dela. Porque acho que ela pode representar muitas coisas... talvez desilusão, solidão, ou quem sabe até esperança... eu não sei... mas faz a gente querer saber o que ela pensava ali distante.
Essa é primeira impressão que tenho ao ver essa foto. Depois vou ver se dou uma pesquisada, pra ver se consigo complementar minha opinião. :ok:

Interessante tua leitura, Aria. Eu sempre vi aquele elemento "de costas" como um mero recurso de composição, nunca tinha dado a ele uma leitura dentro da narrativa. Sempre fiquei "preso" na criança do primeiro plano.

[]s


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2013, 14:53:33
O chato é que há várias reproduções diferentes dessa foto rolando na internet, umas mais claras, escuras, mais contrastadas, menos contrastadas e assim vai. Várias pessoas já deram uma "Photoshopada" nela.  :aua:

[]s

Percebi isso  :ok:

achei no flickr

Children's ward in the Korem refugee camp por Sebastião Salgado, no Flickr

não sei se é oficial  :ponder:
seriam os tons da obra original?

encontrei em muitos locais o termo
"silver gelatin print" o que seria  :ponder: pós? grãos ? revelação?



footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2013, 15:01:15
No caso dessa foto, acho que é um homem, não?

Me parece sim, um homem :ok:
"REFUGEES AT THE KOREM CAMP, ETHIOPIA, 1984", esse nome me leva a crer que é uma série.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Abril de 2013, 15:03:29
um trecho de uma entrevista que achei, me pareceu bastante interessante.

"Como surgiu a predileção pela contraluz?

Sebastião Salgado - É uma coisa instintiva ter de trabalhar contra a luz. A minha cidade, Aimorés, tinha um sol incrível. A gente estava sempre na sombra. Cansei de olhar o meu pai chegando em casa na contraluz. Eu na sombra, ele vindo do sol. Numa fração de segundos, restituo tudo isso.


Você se envolve com as pessoas que está fotografando?

- Normalmente, sou bem recebido por onde passo. Tenho que conversar, perguntar, ver, sentir. Muitas vezes não são nem meus olhos que conseguem captar certas coisas, mas as pessoas que estão na minha frente. Na verdade, elas me orientam, me dão a fotografia. O resultado final vai ser melhor ou pior, dependendo da relação que cultivo com as pessoas.


Em algumas de suas fotos, as pessoas fitam a câmara com olhares muito intensos. São flagrantes?

- São. Não faço ninguém posar, nunca fiz, não me interessa. Só tenho um modo de trabalhar - com a minha história, a minha ideologia. Quando alguém não quer te dar a imagem, você pede desculpas, faz as malas e vai embora. Não roubo imagens."

entrevista completa
http://ospiti.peacelink.it/zumbi/news/semfro/250/sf250p05.html


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #26 Online: 14 de Abril de 2013, 15:12:57
Percebi isso  :ok:

achei no flickr

Children's ward in the Korem refugee camp por Sebastião Salgado, no Flickr

não sei se é oficial  :ponder:
seriam os tons da obra original?

encontrei em muitos locais o termo
"silver gelatin print" o que seria  :ponder: pós? grãos ? revelação?

Silever Gelatin Print é a revelação em P&B, que tem o nitrato de prata como reagente a luz   na "gelatina" sobre a película. Tem uma edição especial do Genesis, que acompanha a foto revelada em P&B emoldurada. O tamanho do grão é como em digital, ISO ou ASA, quanto maior o grão maior a capacidade de absorver luz


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 14 de Abril de 2013, 20:39:27
Uma outra coisa que o Salgado falou na entrevista é que composição faz parte de sua forma de fotografar... ele se preocupa com isto, com regras, linhas, etc o que se percebe também nesta foto. O que mais me chama a atenção... cada um virado para um lado... olhares em direções diferentes (o único que olha para a câmera é o homem...). Não existe um direcionamento de olhar e nem deles... para onde vão? A detrás está olhando para trás, para o que ficou ou está esperando pelos outros que pararam no meio da caminhada? Para onde vão? Como é um campo de refugiados (enfermaria?), estão indo ou não? Esta foto deixa muitos questionamentos...
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 14:49:14 por Pris WerSo »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 14 de Abril de 2013, 21:05:11
Também acho que o punctum da foto é o individuo de costas. Não acredito que ele (ou ela) esteja contemplando alguma coisa. Acho dificil a contemplação de algo nesse tipo de situação. Então creio que restam 3 opções. 1- Ele estava pensando em algo. 2- Ele estava esperando por alguém  3- Ele não queria aparecer na foto e por isso se distanciou e virou de costas para a câmera. Algo me faz acreditar mais na 3 opção. Apenas intuição.Ou talvez influenciado pelo "não roubo imagens". Esse quarto homem também tem uma contribuição para a relação entre as pessoas e a paisagem. Ele é o único inserido na paisagem. Se não fosse por ele, teríamos a impressão de que a foto foi feita com um papel de parede ao fundo. Graças à ele, adentramos na paisagem. O que mais me impressiona nessa foto é a relação entre luz e sombra. Percebam que apenas a criança em primeiro plano está "à luz" da camera. Logo após vem os dois outros escondendo o rosto, mas não totalmente. Suas expressões corporais passam uma sensação de desconforto: a paisagem é hostil ao homem. A luz lateral esconde e revela. Em seguida vem o individuo lá atrás totalmente escondido. Ele está escondido, de costas, isolado, em segundo plano, em oposição ao restante, mas isso não o torna mais enigmático que os dois "semi-expostos" e, principalmente, que o olhar do homem mais alto. A criança em primeiro plano é a unica que transmite certo relaxamento. Como se ainda não tivesse tido tempo de enrijecer-se. Enfim, foto áspera, enigmática, incômoda, de inserção e de troca.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #29 Online: 14 de Abril de 2013, 21:17:36
Li quase todos os comentários e percebo que eu não entendo nada de arte ou de fotografia, pois nunca conseguiria fazer uma análise tão profunda da cena. mesmo assim, quando vi a foto pela primeira vez (aqui neste tópico mesmo), percebi a sua força. é uma imagem que passa uma mensagem definitiva, e forte. não dá margem pro erro.

eu tenho certeza que não entendo nada de arte, pois não estudo isso, e nuca estudei. pra piorar, sou engenheiro :D.

por isso penso que, quem não consegue entender o soco no estômago que é esta imagem, tem que ficar no estúdio e nas fotos de aniversário, me desculpem a sinceridade. :ok:
fkuhne.tumblr.com