Autor Tópico: [Estudo coletivo I] Etapa III-Leitura, Estudo, e algo a mais ...  (Lida 7243 vezes)

Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 14 de Abril de 2013, 22:51:34
Olhando novamente a foto, há outra coisa que me deixa meio pensativa.... Imagino que o homem carrega outra criança com ele.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #31 Online: 14 de Abril de 2013, 23:00:36
Olhando novamente a foto, há outra coisa que me deixa meio pensativa.... Imagino que o homem carrega outra criança com ele.

também reparei isso. ou uma criança, ou o que restou dos pertences da família...  :shock::shock:
fkuhne.tumblr.com


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Abril de 2013, 14:01:51
A obra me parece ser adquirida no nascer do Sol, conclusão obtida pelas sombras e os cobertores. O que indica uma longa caminhada pelo deserto para não congelarem? A afeição da criança no primeiro plano, remete alívio por motivo talvez da chegada ao campo de refugiado, o olhar direto e penetrante do adulto à lente da câmera de desconfiança, talvez de proteção e ao lado uma criança que remete cansaço quase ao desmaio. A figura que está de costas me parece esperar por alguém. E para mim é o que dá o toque da contradição e fortalece ainda mais a obra.
O incrível é o momento exato, esses milisegundos do click que a captura é feita.
Cheguei a colocar as regras, como terços, ponto áureos, Fibonacci e triangulos e todos se encaixam perfeitamente. é incrível.
Como diz o colega fkuhne "é um soco no estomago", mas aquele de quem sabe dar bem feito. :ok:
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 14:09:45 por footer »


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #33 Online: 15 de Abril de 2013, 14:37:44
Apesar de ter votado na 7, acho essa foto fantástica. Tudo nela. O alinhamento das pessoas é perfeito (não acredito que tenha sido "meramente um registro fotojornalístico), provavelmente Sebastião Salgado orientou o posicionamento das pessoas. O que ele não consegue orientar é a expressão delas, de desespero e desalento. A forma como nosso olho cai no menino, depois egue para o homem, depois para a pessoa ao lado dele e vai pra ultima pessoa, de costas pra câmera, e depois você vê o que ela também olha: a paisagem árida é absurdamente legal. Acho que se eu precisasse de um exemplo de foto que se utiliza de sintaxes visuais pra transmitir uma mensagem, essa foto seria o exemplo. Tudo nela esta ali passando uma mensagem de forma coerente, perfeitamente estruturado.

E quando à afirmação de que qualquer um faria o mesmo que ele fez, acredito que não.

Quanto à mandar fazer um quadro dessa foto, pelo menos eu nunca faria. Tenho um fotolivro do SS aqui em casa e não costumo folheá-lo muito porque me deixa deprimido =(


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Abril de 2013, 13:17:11
Outro detalhe lindíssimo e que dá uma sensação de estar na cena são grãos. :)

Fabio, o que t levou a pensar que "provavelmente Sebastião Salgado orientou o posicionamento das pessoas"  :ponder:
é apenas curiosidade  :ok:

abraço


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2013, 05:21:49
 :D :ok:

Alguns Videos que achei perambulando em foruns internationais, sobre o Mestre Sebastião Salgado.
Fazem parte de um documentário feito pela BBC está em espanhol.
Talvez muitos já devem ter apreciado, mas vale apena rever ;)
Não se trata com a foto diretamente discutida, mas sim sobre o Mestre, o seu cotidiano e muito mais... :assobi:

Sebastiao Salgado Workers 1
http://www.youtube.com/watch?v=Va5lgaANlDI&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=6

Sebastiao Salgado Workers 2
http://www.youtube.com/watch?v=oBEKNwstuoE&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=5

Sebastiao Salgado Workers 3
http://www.youtube.com/watch?v=ODhUGNHbYyM&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=4

Sebastiao Salgado Workers 4
http://www.youtube.com/watch?v=37bJgMU5640&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=3

Sebastiao Salgado Workers 5
http://www.youtube.com/watch?v=oyb_K226oPg&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=2

abraço


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #36 Online: 17 de Abril de 2013, 10:47:34
:D :ok:

Alguns Videos que achei perambulando em foruns internationais, sobre o Mestre Sebastião Salgado.
Fazem parte de um documentário feito pela BBC está em espanhol.
Talvez muitos já devem ter apreciado, mas vale apena rever ;)
Não se trata com a foto diretamente discutida, mas sim sobre o Mestre, o seu cotidiano e muito mais... :assobi:

Sebastiao Salgado Workers 1
http://www.youtube.com/watch?v=Va5lgaANlDI&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=6

Sebastiao Salgado Workers 2
http://www.youtube.com/watch?v=oBEKNwstuoE&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=5

Sebastiao Salgado Workers 3
http://www.youtube.com/watch?v=ODhUGNHbYyM&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=4

Sebastiao Salgado Workers 4
http://www.youtube.com/watch?v=37bJgMU5640&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=3

Sebastiao Salgado Workers 5
http://www.youtube.com/watch?v=oyb_K226oPg&list=UUggYPP8WprMamhxyOXZ0fIQ&index=2

abraço

Assistindo...

Valeu pela dica! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #37 Online: 17 de Abril de 2013, 11:59:21
Outro detalhe lindíssimo e que dá uma sensação de estar na cena são grãos. :)

Fabio, o que t levou a pensar que "provavelmente Sebastião Salgado orientou o posicionamento das pessoas"  :ponder:
é apenas curiosidade  :ok:

abraço

Então, a maior parte dos grandes fotógrafos acabam posicionando seus retratados, se formos analisar as grandes obras. Imaginei que ele tambem faria o mesmo, porque nessa foto o caminho que os rostos fazem é muito perfeito. Mas se ele diz que não reposiciona as pessoas, quem sou eu pra dizer que não né? haha


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2013, 12:49:50
Assistindo...

Valeu pela dica! :ok:
:ok:

Então, a maior parte dos grandes fotógrafos acabam posicionando seus retratados, se formos analisar as grandes obras. Imaginei que ele tambem faria o mesmo, porque nessa foto o caminho que os rostos fazem é muito perfeito. Mas se ele diz que não reposiciona as pessoas, quem sou eu pra dizer que não né? haha

A sim concordo, tive as mesmas impressões :ok:, mas utilizando uma 110mm a família de angulos fica bem extensa, mas não sei se em médio formato, como uma lente 110mm se comporta :ponder:  :ok:
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 12:50:21 por footer »


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 17 de Abril de 2013, 12:52:14
Mais 2 videos interessantes, em inglês.
Esses já tem trechos que falam mais sobre a imagem.

http://www.youtube.com/watch?v=ludwToTX2T0

http://www.youtube.com/watch?v=GZPPA2kpIig

abraço


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2013, 12:59:39
Bons comentários, concordo plenamente.  :clap:

Só para acrescentar, acho que Sebastião Salgado tem uma previsão afinadíssima adquirida com o tempo. Neste caso suponho que naquele lugar chegavam sempre os refugiados, então ele se posicionou numa posição privilegiada já calculando a posição da luz e esperando os refugiados chegarem. Deu sorte da mulher olhar para trás justamente na hora do enquadramento. Perfeito!

Essa questão de previsão é fundamental para esse tipo de trabalho, e é justamente o que ele diz que não posiciona as pessoas. Isso faz justamente ele aumentar ainda mais esse sentido.

Lembro-me do fotógrafo que fez uma foto do Caetano Veloso e essa foi parar na capa de um LP. Ele estava na casa de Dona Canô e Caetano estava sentado numa cadeira e sua mãe ia chegando. Ele disse que já imaginou o Caetano levando e cedendo o lugar para a mãe consequentemente isso aconteceu, logo após ele ceder o lugar deitou a cabeça no colo da mãe (click), foto feita.

Sebastião dominando muito bem as regras, composições e sentidos.  :ok:


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2013, 13:09:13
Então, a maior parte dos grandes fotógrafos acabam posicionando seus retratados, se formos analisar as grandes obras. Imaginei que ele tambem faria o mesmo, porque nessa foto o caminho que os rostos fazem é muito perfeito. Mas se ele diz que não reposiciona as pessoas, quem sou eu pra dizer que não né? haha

É justamente sobre isso que penso. Ele não posiciona as pessoas, daí que ele tem que prever o que vai acontecer.

Outro detalhe é que mesmo na época do filme, fotógrafo como ele, faziam dezenas de fotos para se escolher depois a melhor. Logicamente dessas dezenas feitas, a maioria ficaram muito boas, mas escolhendo certamente a melhor depois.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #42 Online: 17 de Abril de 2013, 20:59:26
É justamente sobre isso que penso. Ele não posiciona as pessoas, daí que ele tem que prever o que vai acontecer.

Outro detalhe é que mesmo na época do filme, fotógrafo como ele, faziam dezenas de fotos para se escolher depois a melhor. Logicamente dessas dezenas feitas, a maioria ficaram muito boas, mas escolhendo certamente a melhor depois.

E era esse o ponto que eu ia tocar agora. A questão da intimidade dele com o ambiente, do tempo investido em uma série de imagens (no caso um livro como resultado) e na escolha do material que deve ser muito vasto depois do trabalho em campo.

Até onde sei o Sebastião Salgado investe longas temporadas em cada ambiente, esse convívio cria intimidade tanto com as pessoas quanto com a natureza e dinâmica do lugar e isso possibilita esse exercício de previsão e busca pela melhor imagem possível.

[]s


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Abril de 2013, 23:13:44
Bom, o Sebastião é realmente um fotógrafo fora de série. Agora, ele se contradiz algumas vêzes. Estava vendo o vídeo de uma entrevista dele enquanto fotografava índios na amazônia para o livro Gênesis, e lá ele posicionava a galera legal. No vídeo mesmo, mostra um "biombo" e um "tapete"de folhas de palmeiras cuidadosamente montadas e os índios posicionados para sair com um fundo harmonioso. O que não tira o mérito do trabalho.  :ponder:


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 18 de Abril de 2013, 06:34:20
É justamente sobre isso que penso. Ele não posiciona as pessoas, daí que ele tem que prever o que vai acontecer.

Outro detalhe é que mesmo na época do filme, fotógrafo como ele, faziam dezenas de fotos para se escolher depois a melhor. Logicamente dessas dezenas feitas, a maioria ficaram muito boas, mas escolhendo certamente a melhor depois.
E era esse o ponto que eu ia tocar agora. A questão da intimidade dele com o ambiente, do tempo investido em uma série de imagens (no caso um livro como resultado) e na escolha do material que deve ser muito vasto depois do trabalho em campo.

Até onde sei o Sebastião Salgado investe longas temporadas em cada ambiente, esse convívio cria intimidade tanto com as pessoas quanto com a natureza e dinâmica do lugar e isso possibilita esse exercício de previsão e busca pela melhor imagem possível.

[]s
Esses detalhes são muitos importantes  ao meu ver :ok:, imagino as fotos não escolhidos do filme como devem ser  :) , intimidade com o local e essa passagem longa em cada local, se bem que vi em umas entrevistas no youtube que ele meio que fala sobre a condição de adaptação incrível do ser humano. " Sensação especial em fotografar à reportagem de guerra é o medo. Essa sensação de medo que voce sabe é porque não tem mais saliva. Mas a adaptação é que no primeiro dia voce está sem saliva, no segundo já tem um pouco, terceiro dia já quase normal e passando de uma semana voce já se sente em casa! "  :eek:
entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=lrAy1VVOBeU

Mas agora, olhando de outro modo a foto discutida... pode-se muito bem a família acordando para ir na fila do café da manhã no refugio :ponder:,
a criança no primeiro plano ainda sonolenta, a mulher ao lado também, já o homem com o olhar fixo na lente "não me atrapalhe à minha chegada na fila" e a pessoa de costas apressando os demais da família.  :eek: (digo isso não na forma de desmerecer a obra, onde é conseguido esse soco no estomago, mas, de saber que o poder do ser humano de se adaptar  :o  :assobi: