Autor Tópico: [Estudo coletivo I] Etapa III-Leitura, Estudo, e algo a mais ...  (Lida 7240 vezes)

footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Abril de 2013, 06:38:42
Bom, o Sebastião é realmente um fotógrafo fora de série. Agora, ele se contradiz algumas vêzes. Estava vendo o vídeo de uma entrevista dele enquanto fotografava índios na amazônia para o livro Gênesis, e lá ele posicionava a galera legal. No vídeo mesmo, mostra um "biombo" e um "tapete"de folhas de palmeiras cuidadosamente montadas e os índios posicionados para sair com um fundo harmonioso. O que não tira o mérito do trabalho.  :ponder:

 :ok: Vi esse video, é fantástico. nele, ele já está usando uma 1Dx, ainda complementa "nunca fotografei em estudio, não sei utilizar Flash, por isso uso a luz natural!" e ainda mostra no LCD a imagem obtida para o índio e complementa "olha, muito bonita"  :D


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #46 Online: 18 de Abril de 2013, 10:44:35
Sensação especial em fotografar à reportagem de guerra é o medo. Essa sensação de medo que voce sabe é porque não tem mais saliva. Mas a adaptação é que no primeiro dia voce está sem saliva, no segundo já tem um pouco, terceiro dia já quase normal e passando de uma semana voce já se sente em casa! " 

Um artigo interessante sobre fotografia de guerra:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1480/1226

Nele tem uma citação à Susan Sontag que eu acho muito foda, principalmente se traçarmos um paralelo com o SS:

Embelezar é uma das operações clássicas da câmera e tende a
empalidecer qualquer reação moral àquilo que a foto mostra. Enfear,
mostrar algo no que é pior, é uma função mais moderna: didática,
ela solicita uma reação enérgica. Para apresentar uma denúncia, e
talvez modificar um comportamento, os fotógrafos precisam chocar


Eu tentei ver em que ponta do espectro as fotos do SS se encaixam, e vi que são as duas. As imagens apresentam denúncia (vide imagens da Serra Pelada, por exemplo) mas não deixam de ter uma estética impecável.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 18 de Abril de 2013, 12:58:20
Um artigo interessante sobre fotografia de guerra:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1480/1226

Nele tem uma citação à Susan Sontag que eu acho muito foda, principalmente se traçarmos um paralelo com o SS:

Embelezar é uma das operações clássicas da câmera e tende a
empalidecer qualquer reação moral àquilo que a foto mostra. Enfear,
mostrar algo no que é pior, é uma função mais moderna: didática,
ela solicita uma reação enérgica. Para apresentar uma denúncia, e
talvez modificar um comportamento, os fotógrafos precisam chocar


Eu tentei ver em que ponta do espectro as fotos do SS se encaixam, e vi que são as duas. As imagens apresentam denúncia (vide imagens da Serra Pelada, por exemplo) mas não deixam de ter uma estética impecável.

Bacana, vou dar uma olhada mais tarde com calma :ok: vlew por compartilhar

É, as fotos do SS que tenho percebido e que me facinam por esse motivo, denunciam e ao mesmo tempo com uma ótima estética sem perder o punch.

abraço


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #48 Online: 20 de Abril de 2013, 12:56:29
E não é que o EXIF apareceu? hhehe

Tem vários elementos de composição que gosto nessa foto. O que fica mais marcante pra mim é a profundidade que a foto ganha pelo posicionamento das pessoas, fugindo da idéia de figura clássica de figura e fundo. Aqui, os posicionamentos fazem o olhar adentrar na foto, sentir a profundidade de campo, que nesse caso, ressalta o deserto e toda sua profundidade, e com isso, as idéias e sentimentos que relacionamos a ele (sofrimento, intempéries, solidão, escassez, etc). Essa profundidade pra mim é o que dá e reforça toda a natureza dramática da foto encima das quatro pessoas.

Outro elemento que pra mim ficou marcante e ajuda a reforçar isso são as luzes e sombras. Começamos a olhar a foto pelo fundo claro dela, e gradativamente vamos descendo até chegar nos tons pretos e cinzas escuros que dominam a parte inferior da foto.

Entrando num viés especulativo. Acho difícil ele ter posicionado as pessoas. Imagina você, no meio de um campo de refugiados, as pessoas já cansadas, tristes, com temperaturas bem complicadas de se lidar, ai vem um fotógrafo branquinho e ainda quer te posicionar pra tirar umas 15 fotos. Eu ficaria puto ou no mínimo perderia toda a espontaneidade que eu vejo nessa foto. No caso dos índios acho bem mais provável ele pensar a composição por ser um ambiente mais permissivo a orientação dos modelos.

Acho legal pensarmos o processo de trabalho e de feitura da fotografia, mas pensar o processo é diferente de especular se foram posicionadas ou não. Acho sempre legal quando estudo alguma coisa ou proponho uma crítica, de partir do objeto em si e dos dados factuais que tenho em mãos pra dizer sobre.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2013, 21:50:41
Na captura de mais detalhes, me deparo com essa entrevista sobre o Mestre S.Salgado.

Trecho que me chamou atenção:

" What I want is the world to remember the problems and the people I photograph. What I want is to create a discussion about what is happening around the world and to provoke some debate with these pictures. Nothing more than this. I don't want people to look at them and appreciate the light and the palate of tones. I want them to look inside and see what the pictures represent, and the kind of people I photograph. - Sebastiao Salgado
 Excerpts from an interview with Sebastiao Salgado by Ken Lassiter, Photographer's Forum "

link da fonte: http://www.photoquotes.com/printableshowquotes.aspx?ID=496

abraços