E não é que o EXIF apareceu? hhehe
Tem vários elementos de composição que gosto nessa foto. O que fica mais marcante pra mim é a profundidade que a foto ganha pelo posicionamento das pessoas, fugindo da idéia de figura clássica de figura e fundo. Aqui, os posicionamentos fazem o olhar adentrar na foto, sentir a profundidade de campo, que nesse caso, ressalta o deserto e toda sua profundidade, e com isso, as idéias e sentimentos que relacionamos a ele (sofrimento, intempéries, solidão, escassez, etc). Essa profundidade pra mim é o que dá e reforça toda a natureza dramática da foto encima das quatro pessoas.
Outro elemento que pra mim ficou marcante e ajuda a reforçar isso são as luzes e sombras. Começamos a olhar a foto pelo fundo claro dela, e gradativamente vamos descendo até chegar nos tons pretos e cinzas escuros que dominam a parte inferior da foto.
Entrando num viés especulativo. Acho difícil ele ter posicionado as pessoas. Imagina você, no meio de um campo de refugiados, as pessoas já cansadas, tristes, com temperaturas bem complicadas de se lidar, ai vem um fotógrafo branquinho e ainda quer te posicionar pra tirar umas 15 fotos. Eu ficaria puto ou no mínimo perderia toda a espontaneidade que eu vejo nessa foto. No caso dos índios acho bem mais provável ele pensar a composição por ser um ambiente mais permissivo a orientação dos modelos.
Acho legal pensarmos o processo de trabalho e de feitura da fotografia, mas pensar o processo é diferente de especular se foram posicionadas ou não. Acho sempre legal quando estudo alguma coisa ou proponho uma crítica, de partir do objeto em si e dos dados factuais que tenho em mãos pra dizer sobre.