Mad, não vou falar da parte técnica. Mas como o pessoal falou e do motivo em si, e como você mesmo admitiu precisa que treinar o olhar vou colocar umas dicas que dou aos meus alunos de design. Para se fazer uma boa foto, assim como fazer uma peça gráfica, precisa-se de ver, ver e ver muitas fotos e depois de ver essas fotos, veja mais um pouco e mais um pouco.
Caso se sinta inseguro em criar suas fotografias, comece copiando as fotos que você gosta, faça igual, parecido, tente reproduzir a mesma situação/motivo (lógico sem colocar no mercado para não ser plágio), depois compare suas fotos com as originais. Reflita sobre os pontos positivos e negativos, aos poucos você vai chegando no ponto que gosta e começará a criar seu estilo, e colocar SEU olhar sobre a cena e reproduzí-la no suporte fotografia.
Compre livros de fotografia, design, arte, história, quanto mais referências, mais rico será seu repertório. Se falarmos em fotos autorais, penso não existe certo e errado sobre exposição, nitidez, contraste (as vezes até foco), isso tudo depende da intenção que você teve com a foto.
Depois procure a capa do disco London Calling, da banda The Clash, a foto está sem foco, a fotógrafa não queria de jeito nenhum que a fotografia virasse capa do disco, mas virou por insistência da banda. Para mim é uma das capas de discos, com fotografia como principal motivo, das mais espetaculares que existem. O que vale é o momento, o drama que a foto cria, faz você pensar no momento do show que aquilo estava acontecendo, o que aconteceu depois. Quem liga para o foco????
A intensão não era mostrar os detalhes nem do músico, nem da guitarra nem nada e uma foto que, a princípio, iria para o lixo se tornou mercadológica.
Bem não sei se consegui passar bem minha ideia, e sei que muitos discordarão. Bom, mais cada um é diferente do outro e é isso que gera crescimento.