Usei uma Sigma 50-500mm em 500mm e ficou tudo chapado e bidimensional!!!!! A partir de que range começa a compressao de planos, Pris! Nao li esses livros q vc citou...
Acredito que a partir dos 100mm já dê pra notar.
Se voce olhar bem longe, sem câmera, atraves de um quadradinho feito com os dedos, vai notar que a compressão está lá, não é uma fenômeno da objetiva, ela apenas enquadra pra voce.
Eu insisti na questão de que distancias focais fornecem resultados diferentes pelo seguinte, ela dita a posição do observador na cena, quanto menor, mais inserido ele está na cena, como que estivesse participando, aumentando a distancia focal eles se torna um observador espiando de longe, talvez por isso muitos entendam que a foto street se resume a distancias focais que não insiram tanto o observador na cena, não o façam tão intimo.
Como só fotografo de still, gastronomia, pra mim já existe uma diferença grande entre fotografar um prato com 50mm ou 90mm, na primeira o observador parece estar com o prato na sua frente, pronto para consumo, na segunda, parece estar analisando mais de longe, mesmo ambos enchendo o frame.