Autor Tópico: Fotolivro. Help  (Lida 3062 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Abril de 2013, 12:54:05
Pessoal,

Após muito pesquisar aqui no fórum, 2 dúvidas ainda persistem.

1 - Papel couché ou fotográfico ?
2 - Onde e/ou como personalizar o fundo ?

Nos sites que achei, tipo digipix,  você não pode alterar o plano de fundo, eles já fornecem os modelos. Eu queria que o fundo fosse temático. Como pretendo trabalhar com festas infantis, queria que o fundo tivesse tema igual ao da festa, tipo heróis, ben 10, princesas, etc...

Grato.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fer lfstudio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia,Patins,Meus Filhos, paixão pessoal...
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2013, 13:16:35
olá, eu faço tanto o modelo encadernado no qual é com papel fotográfico, quando fotolivro da digipix que é com papel couche, os 2 sao bons, mas uso Photoshop para a diagramação de tudo e depois de tudo pronto passo o arquivo jpeg para o programa DBook da digipix, isso te da mais liberdade na criação, podendo assim escolher o fundo que queira e a diagramação que queira, na Digipix tem o arquivo ja com a medida certa para a lamina no site, e no caso de encadernação, precisa pedir na empresa que va fazer, a medida certa, pois pode haver cortes e as medidas são diferentes de Lab para Lab., espero ter ajudado um pouco...
O Mundo é uma fotografia, basta eternizá-lo com um Clik!!!!!!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2013, 13:49:31
Pessoal,

Após muito pesquisar aqui no fórum, 2 dúvidas ainda persistem.

1 - Papel couché ou fotográfico ?
2 - Onde e/ou como personalizar o fundo ?

Nos sites que achei, tipo digipix,  você não pode alterar o plano de fundo, eles já fornecem os modelos. Eu queria que o fundo fosse temático. Como pretendo trabalhar com festas infantis, queria que o fundo tivesse tema igual ao da festa, tipo heróis, ben 10, princesas, etc...

Grato.

1 - tudo depende de o que vc vai querer. O papel couche tem um envelhecimento precoce, pelo caulim de seu componente extremamente alcalino, vai amarelar com o tempo. O papel fotográfico (depende do lab) tem maior durabilidade mas não use preto e branco, vai ficar esquisito e se a encardenadora não empasta as paginas vai ficar fininho. Se precisar de outras opções, me mande uma MP

2 - Isso é muito pessoal, mas vou repetir palavras de fotógrafos: diagramação séria é feita no PS, o resto é para brincar. Tem alguns software free que pode substituir o PS, o GIMP e o scribus (é diagramação de livros, mas  com um pouco de "tentativa e erro", vc consegue trabalhar na boa) e alguns baratinhos, tipo 50 doleta.

Sempre opte pelos álbuns com paginas laminadas, tem maior resistência a umidade, abrasivo e um pouco de UV.

Acho que vão mover o seu tópico, ele deveria estar em outra secção

Abs







VitorK.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
  • Química + Fotografia
    • 500px
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2013, 15:21:57
Vá de BitFotos, dá para personalizar o fundo, mas acho que fundo tematico fica feio, tira a atenção das fotos. Prefiro algo clean. Fundo  Branco ou fundo Preto... ou cores claras.
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

500px


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2013, 16:34:33
VitorK,
Gostaria de pensar como voce, mas para fotos infantis o fundo tematico tem me feito gostar mais.

Seria bom se houvesse uma referencia de imagens para usar como fundo. Nao precisava ser de bonecos com direitos autorais registrados, para falar a verdade, nem gosto, mas simples coloridinhos, bolhinnas, etc.

Acho que facilitaria muito a vida.

Como minha diagramaçao é em PS, quando rola eu meto umas fotos da decoração da festa no fundo, bem coloridinhas. Mas quando é foto de criança em um parquinho, por exemplo, as vezes nao chego com imagens bacanas para fazer o fundo assim. Ai tem que ficar cleen mesmo.

Tem um fundo que achei magnifico, que foi usado por uma fotografa que foi tema de debate sobre nitidez aqui no MF. é algo como papel velho com bordas de retratos antigos por cima.

Como ainda nao tenho essa manha toda para construir aquele fundo, vou levando com o que sei fazer.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2013, 17:14:59
Eu vi um album ontem numa exposição com tema do Ben 10 ( se não me engano) e chama muito a atenção.  Quando os pais vêem as fotos da festa com o fundo no mesmo tema da festa, ficam maravilhados.

Sei porque minha esposa adorou, e ela tem um olhar de cliente  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2013, 17:22:24
AFFalcao,

e a dica de fotografar os temas e colocar como fundo nao rola?
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2013, 17:31:52
AFFalcao,

e a dica de fotografar os temas e colocar como fundo nao rola?


Se for pra fugir dos direitos autorais, independente da qualidade não pode usar, mas quem esta usando é o cliente do afalcão e acho inconveniente perguntar ao cliente se ele pagou ou não os direitos de uso da decoração da festa, pré supõe que sim, logo pode-se usar sem stress uns PNG, fica bom.

É uma lógica sabonete, mas é uma lógica


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2013, 17:35:47
AFFalcao,

e a dica de fotografar os temas e colocar como fundo nao rola?

Essa é minha dúvida. Eu faria uma montagem e mandaria tudo como se fosse uma imagem jpg ?  A "foto total" seria as fotos junto com o fundo temático ?

Ou no site que monta o fotolivro posso mandar o fundo que quiser ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2013, 18:11:07
se quiser papel couche:Indimagem, Bit fotos.
se quiser papel fotografico.Color alfa

sabendo usar o P.shop, voce faz como quiser,
mas senao souber pode terceirizar a diagramaçao dos livros.

abs.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 18:13:33 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2013, 18:15:51
Essa é minha dúvida. Eu faria uma montagem e mandaria tudo como se fosse uma imagem jpg ?  A "foto total" seria as fotos junto com o fundo temático ?

Ou no site que monta o fotolivro posso mandar o fundo que quiser ?

voce manda a pagina ou lamina pronta em jpg,
na sequencia, e eles fazem o livro.
Todas as graficas tem programas para isso, e bem simples.
Voce manda assim e eles te entregam por sedex,o trabalho pronto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2013, 21:01:58
Eu vi um album ontem numa exposição com tema do Ben 10 ( se não me engano) e chama muito a atenção.  Quando os pais vêem as fotos da festa com o fundo no mesmo tema da festa, ficam maravilhados.

Sei porque minha esposa adorou, e ela tem um olhar de cliente  :D
e muito comum fazer albuns tematicos, em festas infantis.
Quase todos sao assim, a nao ser que o cliente nao queira.


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2013, 21:15:25

Affalcao
Dá uma olhada neste blog da Huaine Nunes:

http://www.huainenunes.com/categorias/dicas-em-video/

Nele vc pode ver como diagramar num software da Adobe de diagramação de livros... Achei super legal e prático... e atualmente é o que ela usa... In Design, acredito que você já conheça...

Sobre os fundos acho que talvez neste site você vai conseguir encontrar alguma coisa...

http://www.shutterstock.com/gallery-245830p1.html?searchterm=flor

Na minha opinião, uma das feras da fotografia infantil é a Huaine Nunes e ela tem vários tutoriais sobre vários assuntos....

Espero que sirva de alguma forma!!!

E pelo digipix e várias outras opções de impressão de fotolivros você consegue salvar as lâminas da maneira que diagramou em jpeg de alta qualidade e colocá-las no site para impressão... e não é necessário diagramar do Dbook por exemplo...


« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 21:17:32 por nildes »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2013, 22:13:31
Eu atualmente estou fazendo os meus na Fujioka, antes fazia na Digipix. Mudei para a fujioka pelo preço e qualidade. La fazem com papel fotografico e couchê, ambos laminados.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2013, 23:49:41
Estou vendo a ALFA.  Gostei do programa de edição de fotos. Bastante customizável.
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 23:50:16 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8