Autor Tópico: cliente indeciso, me aconselhem...  (Lida 4286 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Abril de 2013, 22:30:43
Aonde trabalho não tem aprovação de diagramação, mas para isso é bom ter uma boa equipe aonde mais de um confere e opina sobre a diagramação  :ok:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2013, 08:10:45
Aonde trabalho não tem aprovação de diagramação, mas para isso é bom ter uma boa equipe aonde mais de um confere e opina sobre a diagramação  :ok:

Também não tenho esta de aprovação de diagramação. Viu meu trabalho e sabe o q esperar. Só permito q se escolha um número bem reduzido de fotos q irão para o albúm: 20.
Finalização do pagamento no dia da cerimônia, antes de começar. Caso contrário, Tchau...
Diagramação legal envolve muita varáveis e se for ficar seguindo idéia de cliente vc empaca e no fim fica uma coisa sem pé nem cabeça. O mesmo se deixar escolher as fotos para o album. Já vi isso, vc fica sem ter como montar algo coerente e plasticamente bonito.
Agora, tenho conhecidos q fazem aquele album bem padrão de pegar e chapar as fotos e no máximo uma moldurinha. Outra, enchem de fotos as páginas do albúm, lotam! Um mnte de fotos pequenas espalhadas pelas páginas. O Povão adora...

Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2013, 10:22:44
Encontrei 2 "erros" graves na hora de vender:

1 - não conseguiu demonstrar o seu estilo para a cliente. Ela quer um layout poluído e você quer fazer algo clean. Ou seja, ela não entendeu muito bem a sua proposta.

2 - deixou para receber junto ao álbum. Esse erro é clássico. Não pode. Tente receber tudo antes do evento, ou no máximo deixe uma pequena parcela para a entrega das fotos digitais (CD, pendrive, etc). A entrega das fotos só depende de você. A entrega do álbum depende da aprovação do cliente. Então pode demorar meses mesmo...

Eu já cometi esses (e outros) erros. É normal. Vale pelo aprendizado.

abs e boa sorte!

Vini


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2013, 12:33:14
 :ok:
Dicas valiosíssimas dos colegas fuca66, pedro_raythz, Lúzio e viniciustb, para quem pretende entrar na área de casamentos!
:clap: :clap: :clap:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2013, 12:38:02
 :snack:
para acompanhar


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2013, 12:52:56
Eu mesmo, depois de tomar muita pancada na cabeça, só pego evento com contrato assinado, TUDO que foi combinado escrito, inclusive prazos para entrega dos materiais, e o pagamento é entrada de pelo menos 40% na assinatura do contrato, e o restante parcelado. Aí, depende do prazo que tem até o evento, se for daqui a um ano, parcela um pouquinho mais... Se for aqueles urgentes, é pouca parcela, porque geralmente depois do evento o pessoal dá uma apertada no orçamento, e o risco de inadimplência (mesmo que apenas atrasos) é grande.

Esse de pagar um tanto e na entrega pagar o resto é furada das BRABAS.
Já aconteceu comigo, de entregar o álbum e a vaca da cliente me dar cheque pra 30 dias. É pra acabar, viu... Se o cara não tem uma reservinha, ferra tudo...


__________________

OFF: A moça entrou, o povo ajudou e ela sumiu!


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2013, 17:31:27
Também não tenho esta de aprovação de diagramação. Viu meu trabalho e sabe o q esperar. Só permito q se escolha um número bem reduzido de fotos q irão para o albúm: 20.
Finalização do pagamento no dia da cerimônia, antes de começar. Caso contrário, Tchau...
Diagramação legal envolve muita varáveis e se for ficar seguindo idéia de cliente vc empaca e no fim fica uma coisa sem pé nem cabeça. O mesmo se deixar escolher as fotos para o album. Já vi isso, vc fica sem ter como montar algo coerente e plasticamente bonito.
Agora, tenho conhecidos q fazem aquele album bem padrão de pegar e chapar as fotos e no máximo uma moldurinha. Outra, enchem de fotos as páginas do albúm, lotam! Um mnte de fotos pequenas espalhadas pelas páginas. O Povão adora...

Muito interessante, essa das pessoas não escolherem as fotos para o álbum, facilita bastante o trabalho de diagramação do álbum, como é o seu argumento para os clientes aceitarem de boa?
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2013, 18:39:12
 :snack: :snack: :snack:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2013, 20:21:43
Muito interessante, essa das pessoas não escolherem as fotos para o álbum, facilita bastante o trabalho de diagramação do álbum, como é o seu argumento para os clientes aceitarem de boa?

Fernando, ele disse que deixa as pessoas escolherem um número reduzido de fotos: "20"... rs


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2013, 20:59:32
Otimo topico pra quem tem interesse na area de casamentos!

Acompanhando...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2013, 21:30:25
Muito interessante, essa das pessoas não escolherem as fotos para o álbum, facilita bastante o trabalho de diagramação do álbum, como é o seu argumento para os clientes aceitarem de boa?

Eu permito q escolham 20 fotos e explico q dependendo da foto posso ou não colocar alguma das escolhidas. Normalmente eu as colocao, mas do meu jeito.
A explicação para o cliente é simples: Mostro para eles as fotos q faço artisticamente e mostro uns 3 albúns diagramados.  Explico q procuro fazer algo artístico e q é para ficar na estante e não dentro do guarda roupas. Um livro de verdade. De todos q me consultaram (Poucos, pois não entrei na profissão a sério) , não fiz 2 devido ao preço q cobro.
De 4 q fiz, nenhuma reclamação, muito ao contrário.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #26 Online: 16 de Abril de 2013, 21:44:29
Eu permito q escolham 20 fotos e explico q dependendo da foto posso ou não colocar alguma das escolhidas. Normalmente eu as colocao, mas do meu jeito.
A explicação para o cliente é simples: Mostro para eles as fotos q faço artisticamente e mostro uns 3 albúns diagramados.  Explico q procuro fazer algo artístico e q é para ficar na estante e não dentro do guarda roupas. Um livro de verdade. De todos q me consultaram (Poucos, pois não entrei na profissão a sério) , não fiz 2 devido ao preço q cobro.
De 4 q fiz, nenhuma reclamação, muito ao contrário.


Interessante essa estratégia.


* O tópico da moça está ajudando mais os outros, já que ela sumiu...  :hysterical:
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2013, 09:04:14
 :snack:
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2013, 09:45:58
Eu permito q escolham 20 fotos e explico q dependendo da foto posso ou não colocar alguma das escolhidas. Normalmente eu as colocao, mas do meu jeito.
A explicação para o cliente é simples: Mostro para eles as fotos q faço artisticamente e mostro uns 3 albúns diagramados.  Explico q procuro fazer algo artístico e q é para ficar na estante e não dentro do guarda roupas. Um livro de verdade. De todos q me consultaram (Poucos, pois não entrei na profissão a sério) , não fiz 2 devido ao preço q cobro.
De 4 q fiz, nenhuma reclamação, muito ao contrário.

Dependendo das escolhidas, é possível diagramar outras para composição do álbum.
Serviria para direcionar o trabalho artístico de acordo com o "gosto" ou "perfil" que o cliente escolheu...
É como saber "em cima de que" trabalhar?
Mais ou menos isso, não?
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!


anna_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #29 Online: 18 de Abril de 2013, 17:04:25
Caramba, quantas orientações preciosas!!! Adorei começar a participar desta comunidade.
Talvez eu realmente tenha pecado em tê-la deixado à vontade, não ter imposto as cláusulas do contrato. Aquela história, queremos sempre agradar.
Quando fechamos ela realmente não foi ver meu trabalho pois disse que tinha ótimas referências e que tinha adorado o que tinha visto. explicitei sobre meu estilo e ela demonstrou ter entendido. Na época em que fechamos ela perguntou se poderia acompanhar a diagramação. Como sei que tem fotógrafos que trabalham dessa forma aceitei esta condição imaginando que ela não seria tão enrolada, affs!!
Enviei a segunda diagramação ela respondeu que daria um retorno e, até agora, nada.

Conversando com o cinegrafista que trabalhou na festa o mesmo me informou que na época ela havia pedido a ele o vídeo cru pra ver se iria agradar. Agora tô começando a acreditar que ela tentou me dar o calote como não dei mole, tá essa novela.
Enfim, vivendo e aprendendo!  :ok:

Agradeço as orientações de todos. A troca de experiências é fundamental para o sucesso de todos! :clap: