Autor Tópico: cliente indeciso, me aconselhem...  (Lida 4284 vezes)

anna_rj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 15 de Abril de 2013, 08:23:03
Amigos, bom dia!
Apesar de acompanhar o fórum faz um tempinho registre-me hj.
Enfim, gostaria de trocar umas ideias com vocês, que estão na estrada faz tempo... Nem sei se aqui é o local adequado para este assunto, se não for peço-lhes mil desculpas.
Ano passado fiz uma pequena recepção de casamento. A cliente me perturbou para fazer este evento. Em princípio ela disse que seria uma festa bem íntima, menos de 100 pessoas e que ela não procurava um fotógrafo de casamentos pois ela julgava que seria fora da realidade dela. Ainda assim fiz um orçamento com 02 fotógrafos (sempre levo um amigo que considero um grande mestre), tentei porém ela disse que a festa seria bem pequena. Ela não aceitou 2 fotógrafos pois ela disse que a festa seria bem pequena e rápida, que ela queria as fotos para recordação, que não usaria nem vestido de noiva...

Realmente não foi um "casamento", foi só uma festa para participar aos amigos que o casal estava junto. Não teve cerimonial, não teve protocolo, o vestido não era de noiva, mas ela se comportou como tal. Na hora, a festa para menos de 100 pessoas tinha gente saindo pelo ralo!!! Local apertado, quente, sem muitas opções... A mesa estava linda e só.
Fiz meu trabalho. Consegui 400 fotos tratadas. Ai começou minha via crucis:
mandei, conforme contrato, as fotos em baixa resolução e ajustes básicos após 30 dias úteis para escolher as que entrariam no álbum. Ela reclamou que as fotos estavam em baixa qualidade mas, como segui o contrato. Ainda assim ela exigiu opções de fotos coloridas preto e branco... Com boa vontade fiz o que ela pediu afinal ela havia pago apenas a metade e eu queria receber o restante logo. Enviei novamente, em baixa resolução e ela respondeu: agora sim! Ok. Passaram-se quase 5 meses e ela não mandou a numeração, fiz contatos e nada... Antes do natal ela mandou a numeração me cobrando um prazo de entrega do álbum que ela queria "ver o álbum pronto". Disse a ela que eu viajaria de férias e que retornaria após 20/01. Ah, e ela exigiu ver a diagramação para autorizar. Comecei a diagramar início de fevereiro e entreguei depois do carnaval. ela, não satisfeita, disse que não gostou de algumas lâminas. achou pesado (usei fundo preto, e fundo branco) e as brancas ela achou sem graça. Pior de tudo: nessa mesma semana fechei um evento que a cliente amou a diagramação. Gosto não se discute rsrsrs gentilmente perguntei o que ela queria que fosse alterado e, pasmem: das 25 lâminas só não mexi em 5 que eram panorâmicas! As demais refiz. Levei ai mais 1 mês de trabalho. Mandei a nova diagramação (vou inclusive usar no portfólio pois mais uma vez fechei 02 casamentos com o mesmo padrão de diagramação) e ainda assim essa cliente não gostou e está exigindo acompanhar a diagramação pois não estou "acertando o gosto dela"
Pergunto aos amigos do fórum: isso procede?? estou trabalhando da maneira certa?? Quero mt receber o restante. Na época cobrei abaixo do mercado pois acreditei que a festa seria uma pequena reunião íntima de no máximo 4 horas de duração e, no final, fiquei 5 horas num lugar quentíssimo, lotado, corri riscos... detalhe: como cheguei cedo ainda fiz o making off dela e dei como cortesia...
Dá vontade de vender tudo e desistir. faço eventos e nunca tive problemas. Será que ela tá sem o dinheiro pra pagar e quer me enrolar??
Ela ainda me deve 550 reais...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2013, 08:39:22
Já tentou perguntar a ela o que ela quer e como quer?

É por isso que nessas horas eu prefiro trabalhar como freela (como faço), do que pegar as coisas por minha conta, primeiro que não tenho tempo para atender clientes, não tenho saco para ficar "alisando" clientes, daí é mais fácil trabalhar só de freelance mesmo que a responsabilidade é outra.

No teu caso, aconselho a conversar com ela e ver o que ela quer realmente... Mas não desista, pois isso é só o começo, cliente chato sempre haverá, não tem jeito.



alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2013, 08:45:53
Por um instante achei que estava lendo o blog do divasca !
Cliente chato tem em qualquer profissao, va se acostumando...
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 08:46:56 por alxthomaz »
Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2013, 08:46:49
Já tentou perguntar a ela o que ela quer e como quer?

É por isso que nessas horas eu prefiro trabalhar como freela (como faço), do que pegar as coisas por minha conta, primeiro que não tenho tempo para atender clientes, não tenho saco para ficar "alisando" clientes, daí é mais fácil trabalhar só de freelance mesmo que a responsabilidade é outra.

No teu caso, aconselho a conversar com ela e ver o que ela quer realmente... Mas não desista, pois isso é só o começo, cliente chato sempre haverá, não tem jeito.



Pode crer, Natão! Como freela tu já sabe quanto vai ser o valor a receber, entrega teu serviço, tchau e benção...
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2013, 09:10:50
isso e muito comum, esta cheio de sem noçao
Eu entrego provas em baixa
espero o pedido
faço o layout
entrego as laminas para aprovar
faço alteraçoes
Faço o tratamento final do conjunto
mando encadernar
e fim do episodio.
E bom colocar prazos de entrega nos contratos,
fora dos prazos, sem reclamaçao.
Nao vejo que vc tenha feito nada errado, a principio.
Nao desista, e so uma pedrinha no sapato!!!!
abs.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 09:19:24 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2013, 09:21:15
Pode crer, Natão! Como freela tu já sabe quanto vai ser o valor a receber, entrega teu serviço, tchau e benção...

para cobrar muito barato, sem nenhuma duvida o melhor e fazer frila,
desde que paguem em dia, se for longe gasolina,estacionamento alimentaçao,
porque o "planeta frila" tambem esta cheio de sem noçao-pilantras.
abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2013, 10:08:09
eu acho que você está fazendo correto, seguindo o contrato!  Agora, tem que lembrar a cliente que tudo tem limite, ela está testando o seu e é bom avisar quando ela chegar lá! Eu faria as modificações, e fecharia o trabalho,  essa cliente não volta mais a fazer trabalho contigo, foca naqueles que podem de gerar mais retorno e bola pra frente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2013, 10:18:28
eu acho que você está fazendo correto, seguindo o contrato!  Agora, tem que lembrar a cliente que tudo tem limite, ela está testando o seu e é bom avisar quando ela chegar lá! Eu faria as modificações, e fecharia o trabalho,  essa cliente não volta mais a fazer trabalho contigo, foca naqueles que podem de gerar mais retorno e bola pra frente!

EMHO vc está fazendo o correto e até tendo paciência demais.
Talvez... não sei se foi o caso... mas o contrato não tenha ficado claro no ato da assinatura. É preciso ler o contrato juntamente com o cliente, explicar ponto a ponto e tirar perguntar se tudo ficou claro.
É comum em várias áreas na euforia por fechar o trabalho não discutir pontos que são um pouco indigestos.
Pode ter havido uma certa falta de imposição de sua parte... o que leva a este tipo de cliente a achar que porque está pagando pode tudo.
Tocar em assuntos delicados como preço, prazo de entrega, multas geralmente podem até levar você a perder oportunidades... mas livram a cara em casos assim.
Abs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2013, 10:44:47
A questão da diagramação do álbum é muito subjetiva, o que é bom pra vc, pode não ser pro seu cliente, é normal.

Acho que acompanhar o seu trabalho só vai encher a sacola.
Peça a ela o que quer que faça nas lâminas, especificamente.
Fale pra ela que faça a "paginação" do álbum. Ex. Na lâmina 01, ela escolhe as fotos, na segunda, a mesma coisa, e assim vai...
Quanto ao design do álbum, fale pra ela, qual ela quer em destaque, se quer PxB, que escolha o fundo, etc...
Mande ela decidir...

Se ela perturbar muito, aí sim, marca um horário, bem cedinho, tipo 8hs, pra ela chegar no seu trampo, e vcs fazerem o album juntos.
Na primeira lâmina, leve uma meia hora ou mais  >:D >:D.... antes da quarta lamina ela vai querer ir embora e vai te mandar seguir o padrão que vcs estão fazendo, srsrsrsr :D :D


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2013, 14:23:14
Olha, não sou fotografo profissional nunca fiz nenhum contrato fotográfico.
Mas é interessante colocar no contrato o prazos de pagto, e nunca colocar o ultimo pagto como na entrega do serviço.
Se não puder, acrescente o número de alterações limitados, sendo que, as alterações que forem ultrapassadas serão cobrados à parte. :ok: tudo bem às claras. Assim o cliente não fica indeciso e já se preocupa mais.
Muitos clientes pensam que fazemos tudo em 10 e 5 minutinhos...mas não sabem que estudamos anos para poder fazer nesses 10 , 5 minutinhos. :eek:
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 14:26:53 por footer »


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2013, 14:46:35
Não sou fotógrafo profissional, logo não vivo disto, pra mim é apenas um Hobby. Mas acho que você está fazendo sim da forma correta. Mas acho que deveria no seu contrato colocar uma clausula informando que o cliente deve retornar as escolhas em um determinado prazo máximo. Caso contrário se não for cumprido sem prévia comunicação seria um cancelamento unilateral do contrato por parte dela, por consequencia de alguma multa ou algo assim. Com isso ambos ficam seguros ela de ter prazo seu com amostras e diagramas e você pra o cliente retornar um determinado prazo... Bem eu faria assim .


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2013, 14:51:47
Olha, como fotógrafo profissional estou começando agora, mas sou designer e digo, nunca deixe o cliente acompanhar o seu trabalho, é o famoso flanelinha de layout, é a coisa mais irritante do mundo e não ajuda em nda, só perde tempo.


Sobre o pagamento, eu sou da opinião de usar os sistemas de pagamento (paypal, pagseguro, etc.), se ela já tivesse pago td para vc, certeza que ela não estaria enrolando.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2013, 15:26:10
eu acho que você está fazendo correto, seguindo o contrato!  Agora, tem que lembrar a cliente que tudo tem limite, ela está testando o seu e é bom avisar quando ela chegar lá! Eu faria as modificações, e fecharia o trabalho,  essa cliente não volta mais a fazer trabalho contigo, foca naqueles que podem de gerar mais retorno e bola pra frente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2013, 16:22:52
Olha, como fotógrafo profissional estou começando agora, mas sou designer e digo, nunca deixe o cliente acompanhar o seu trabalho, é o famoso flanelinha de layout, é a coisa mais irritante do mundo e não ajuda em nda, só perde tempo.


Sobre o pagamento, eu sou da opinião de usar os sistemas de pagamento (paypal, pagseguro, etc.), se ela já tivesse pago td para vc, certeza que ela não estaria enrolando.


kkkkk trabalho há tempos em agência... mas o termo "flanelinha de layout" não conhecia.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2013, 22:23:20
Sinceramente acho que vc errou no preço, cobrou barato por algo que poderia te dar muito trabalho e está te dando.

Agora só resta cumprir o que foi prometido.

O cliente já tinha visto seu trabalho? Ela viu algum trabalho pronto? Será que não faltou isso? Isso tinha que ser conversado antes, agora ficou muita margem para discutir, por mais que o contrato esteja bem redigido, alguns detalhes são conversados antes do trabalho. Pq deixar para acertar depois, os interesses mudam para ambos lados ao longo do tempo.
Lentes Antigas + Sony E-Mount