Autor Tópico: Pequenas duvidas sobre a S9000  (Lida 1410 vezes)

websano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Julho de 2006, 14:45:36
Olá pessoal, a muuuito tempo venho pensando na escolha de uma prosumer ou uma ultrazom... Estava entre a S3, Fz30, H5 e S9000.

Decidi ficar com a S9000, por causa do seu bonito corpo, o ranche da lente, por usar pilhas e pelo bom sensor.

Só que ficou algumas duvidas. É em relação a velocidade de captura em jpg e raw. E até sobre os disparos continuos se eu for capturar alguma cena de manobra de algum esporte.

Tb sobre a velocidade de focu em ambiente de pouca luz, (internas) e shows.

Estive lendo numa edição de minhas revistas "Fotografe Melhor - n°110", que diz:

O conjunto ótico da lente impressiona: dos 13 elementos óticos divididos em 10 grupos, sendo três asféricos (um hibrido e dois de puro cristal). Há dois elementos especiais, um em cristal UD (Anomaly Dispersion) e outro em revestimento anti-reflexo em todas as lentes, e que a ótica avançada garante imagens excelentes.

Eu já vi em vários comentarios aqui que a fuji não usa boas lentes em suas cameras. Principalmente nessa, e que o ponto forte era apenas no sensor.

Eu vi várias imagens no site PBASE, porém não achei muitas imagens boas, pois acredito que a maioria são feiras por amadores sem nenhum preparo e conhecimento de fotografia, etc etc... Já em alguns casos percebi que as imagens foram feitas aproveitando mto bem o foto resultando em excelentes imagens.

Afinal o que eu mais busco numa camera é a qualidade e nitidêz das imagens capturadas.

Percebi tb que a S9000, captura imagens jpg bem grandes, com 4 MB mais ou menos. Imagino o tamanho das em RAW.

Pois bem, era só iso que eu gostaria que o pessoal aqui mais interados do assunto, sobre sensores e lentes, comentassem sobre as coisas que citei aqui...

Valeu galera!

 :thmbup:
 
Canon EOS 50D
Canon EOS 20D
Canon EF-S 18-200 mm F3.5-5.6 IS
Sigma 17-70mm 2.8 DG Macro
Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO macro
Meu Orkut | Flickr


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2006, 10:44:50
Ola Websano ..

Quanto a velocidade de captura , isso depende também do tipo de memoria ( XD ou CF ) , o cartão de memoria XD ainda é um dos mais rapidos ... si , ela é rapida o suficiente para captura em esportes .. um conselho .. quanto ao sistema de foco ... faça uma pre-leitura ..( um objeto , um ponto de referencia qualquer) .. em relação ao foco com pouca luz ( internas e show ) ,,, ele é um pouco lento , mais nada que não possa ser "driblado!"  .. em show , teatro ,, use ISO um pouco mais elevado , com isso voce "ganha" mais em velocidade  ... tome cuidado com a Luz de auxilio , ela é na cor verde ... já pensou na hora de fotografar em um espetaculo , e acionar  aquela luz  parecida  com o "Predador" no rosto de alguem !!!???  ..
Ainda não fabricaram a camera perfeita !!!  ganha-se em alguns fatores e perde-se em outros ... isso é natural ... a Fuji entrega imagem bem nitidas ( mesmo sendo um sensor minusculo , mas o que esse super ccd faz !!! )  ,,  o conjunto otico ( Lentes ) não é mil maravilhas ...mas funciona !!!


Abraço.

MAURO
« Última modificação: 03 de Julho de 2006, 10:46:12 por assis.mauro »


websano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2006, 01:41:07
Olá Mauro, obrigado pelas dicas. Estive olhando suas fotos, porém não tive opção de ler o exif delas, gostaria de saber se foram feitas com uma S9000.

Obrigado!
 
Canon EOS 50D
Canon EOS 20D
Canon EF-S 18-200 mm F3.5-5.6 IS
Sigma 17-70mm 2.8 DG Macro
Sigma 70-300mm f/4-5.6 DG APO macro
Meu Orkut | Flickr


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2006, 08:16:56
Citar
Olá Mauro, obrigado pelas dicas. Estive olhando suas fotos, porém não tive opção de ler o exif delas, gostaria de saber se foram feitas com uma S9000.

Obrigado!
Ola Websano ...


A maioria das fotos foram feitas com a S9000 ( na foto "Reflexos do ceu " usei ISO 1600 .. primeiros raios - estava com iso 400 - não estava com o tripé e ventava bastante ...por isso usei essas configurações )  e as mais antigas S5200 ( panoramicas )... não mostra o EXIF por causa do conversor RAW - JPG .. uso um plugin do Gimp ao  terminar a conversão e  gravar ele não exporta as informações do EXIF ... as ultimas foram feitas com uma Asahi Pentax K1000 (fabricada em 1980)...estava com uma lente muito danificada ( arranhoes e alguns fungos ) ,,eu coloquei os nomes dos arquivos parecidos com o da S9000/S5200  .. fiz um teste com um colega ... ele achava que saberia distingir um foto feita em filme  e ou digital !!!! (risos)

Abraço

MAURO.
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 08:35:59 por assis.mauro »


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2006, 13:10:14
websano,

A S9000 prá mim é a camera de lente fixa mais versátil que já apareceu até hoje.
A verdade é que essa camera ganha de qualquer outra nesse quesito. Acredito até que por causa de toda versatilidade alguns fatores tenham sido sacrificados.
O ponto forte realmente é o sensor. Jamais em uma prosumer consegui ver resultados práticos tão eficientes. Note que resultados práticos não são testes técnicos. Prá vc ter uma idéia consegui cópias impressas em 10 x 15 usando ISO 1600 e achei plenamente satisfatórias sem ruído aparente. Prá quem gosta de fazer filmes essa camera é muito interessante também já que é possível usar o zoom de 300mm durante a filmagem sem contar com os dois slots prá cartão de memória, XD e CF que te darão uma autonomia muito interessante.

Vamos aos pontos específicos.
Foco: Como comentado pelo assismauro não é tão rápido. principalmente em condições de pouca luz, mas nada que possa te atrapalhar.
Lente: Não é com certeza a referencia da categoria, mas consegui muito bons resultados com um pequeno pós tratamento.
Arquivos: Realmente são grandes, afinal estamos tratando de 9MP.
O arquivo RAW tem exatos 12,8 mb e demoram razoavelmente prá serem gravados no cartão.

Finalizando, se essa camera tivesse uma lente maravilhosa, fosse extremamente rápida, não tivesse ruído nenhum em ISOs altos vc sinceramente acha que alguém compraria uma Reflex? E o pior, quanto será que pagaríamos por ela?

Enfim, como já foi dito diversas vezes por aqui não existe camera perfeita e sim a que se aproxima mais dos seus objetivos.

Espero ter ajudado.

Abraços e boa sorte na compra.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr