Autor Tópico: Para meditar....rsrrss  (Lida 2266 vezes)

Rod.T28

  • Trade Count: (33)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.021
  • Sexo: Masculino
    • Another Point of View
Online: 15 de Abril de 2013, 14:42:04
Olá pessoal!!!

Hoje estava vendo a galeria de fotos do forum e me deparei com um post do colega Mad onde o mesmo postou uma série dentro de uma garagem. Foi um tópico bem massacrante (no bom sentido) onde foi apontando pela vasta maioria que a pesar do Mad ser grande entendedor de maquinas e lentes, faltava ao mesmo o olhar mais apurado para a fotografia. Isso me fez pensar bastante o que ocorre em grande parte com os frequentadores do forum. Hoje classifico em sua grande maioria os usuarios em dois grupos. O primeiro são os que entendem muito de tecnologia e sabem qual maquina é melhor, sabem os detalhes de todas as lentes e etc... E o segundo são os que realmente entendem de fotografia. O que eu vejo acontecer é que o primeiro grupo se limita a comparar maquinas e ver qual o melhor equipamento, já o segundo grupo vai a campo e sabe como aplicar as técnicas de composição, estudo da luz e etc. O fotografo saca de foto e de equipamento, o entusiasta de tecnologia se limita ao equipamento e esquece muitas vezes o principal motivo de ter uma maquina, seja ela point&shoot ou DSLR. Acho que precisamos focar mais na arte e menos no equipamento em si.

Abrs


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2013, 15:17:21
Bom, já que é para meditar, vamos participar também...

Como postei em um outro tópico a respeito das minhas fotografias... Hoje procuro mais um fórum de fotografia para discutir algumas coisas, muitas vezes mais relacionadas a equipamentos do que a própria fotografia em si.

Não gosto de discutir fotografia, fotografia pura, porque é um assunto delicado, complicado e precisa de uma ampla noção, na minha opinião de conhecimentos históricos, estéticos/artísticos... Não é algo que se traduz em meia dúzia de termos.

Uma foto vem com uma narrativa embutida, e aí a dificuldade aparece aí, transcrever o sentimento ou intuição da foto num discurso linguístico completo, logo, sem alguns fundamentos básicos a narrativa fica rasa, superficial e só assume um papel ou de boa medida da concordância vazia ou pura discussão infundada.
Nesse sentido é que prefiro ficar ao lado do equipamento que sempre tem também uma boa medida da concordância vazia e principalmente da discussão infundada, mas é no mínimo menos apelativo e os embasamentos são menos superficiais.

Quanto à postagem das fotos, bem, prefiro fazer de forma descompromissada e com um aspecto de mais registro do que propriamente técnico, estilístico e artístico. E sempre deixo claro isso. Faço pouco, e faço mais para mostrar lugares que conheci do que para tentar despejar minha suposta técnica num local onde, às vezes, como já mencionado o discurso é raso e não acompanha a própria foto.

Foto de trabalho, então, deixo a parte, pois uma coisa que eu aprendi nessa vida de fotógrafo "profissional" é que quem tem que gostar das minhas fotos são as pessoas para quem trabalho, não supostos colegas de profissão que passarão longe de onde piso e da minha "realidade fotográfica profissional".

Poderia desenvolver mais minha técnica aqui, olhar, tudo isso? Talvez, mas acho que muitas das críticas são tão vazias que ao invés de nos fazerem progredir nos fazem regredir fotograficamente. No entanto, percebo que isso varia de pessoa para pessoa, comigo é dessa forma, pode não ser com outros... então fiz minhas escolhas assim...

Pra mim gostar de fotografia significa gostar dela em todo o seu universo, desde o equipamento ao seu produto final, que pode ser considerado arte ou mero registro pessoal e histórico. Quem gosta só de equipamento, ou só da fotografia final, não sabe que todo trabalho tem um meio e um contexto, pra mim não gosta de fotografia, gosta ou de tecnologia, ou só da estética fotográfica.

É isso.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 15:33:53 por Natão »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2013, 15:21:22
Eu acompanhei o tópico também...  :assobi:
Mas eu acho que o ideal seria que todos pudessem ter pelo menos uma boa base nos 2 campos (técnico e prático) pq muitos dos que querem ir pra prática acabam passando por aqui pra fazer a melhor escolha possível do equipamento...
E confesso que assim como o Mad, está me faltando muito sentar o dedo na bichinha, hehehe
Já que o tópico é para meditar, uma outra coisa me chamou atenção ontem mesmo aqui no fórum: tu chegou a ver na parte de oportunidades de emprego ou algo semelhante um tópico onde ofereciam uma oportunidade de fotógrafo trainee e bla bla bla, e eram enfáticos ao dizer que "não seriam admitidas as nikon d3100 e afins bem como as canon rebel, deveria ser de 40D pra cima"... Fiquei um pouco sem entender... Já vi muita gente aqui ser completamente contra as rebel, mas não vejo como um grande problema se for bem utilizada... Claro, uma 60D seria bem mais prática, mas ainda assim, a ponto de negar um estágio?! Bom, só falei aqui mesmo pq não queria abrir um outro tópico sem muito conteúdo, hehehe

Abração
Tecpix + motorola do guga


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2013, 15:49:43
Foto de trabalho, então, deixo a parte, pois uma coisa que eu aprendi nessa vida de fotógrafo "profissional" é que quem tem que gostar das minhas fotos são as pessoas para quem trabalho, não supostos colegas de profissão que passarão longe de onde piso e da minha "realidade fotográfica profissional".

Muito bem falado Natão!!  :clap: :clap:


« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 15:53:59 por Caravana »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2013, 15:50:57
Foto de trabalho, então, deixo a parte, pois uma coisa que eu aprendi nessa vida de fotógrafo "profissional" é que quem tem que gostar das minhas fotos são as pessoas para quem trabalho, não supostos colegas de profissão que passarão longe de onde piso e da minha "realidade fotográfica profissional".

Muito bem falado Natão!! :no:

 :ponder: :ponder:


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2013, 15:53:04
Desculpe Natão!!
Era pra ir esse aqui: :clap: :clap:
 :hysterical: :hysterical:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2013, 15:58:27
Desculpe Natão!!
Era pra ir esse aqui: :clap: :clap:
 :hysterical: :hysterical:

Hhahahaha, pensei, "ué, o que será que ele quis dizer com esse emoticon???"


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2013, 16:01:27
Tá pensando que é fácil trabalhar e comentar forum? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abs


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2013, 16:03:58
Tá pensando que é fácil trabalhar e comentar forum? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abs
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Tecpix + motorola do guga


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2013, 19:37:53

Não gosto de discutir fotografia, fotografia pura, porque é um assunto delicado, complicado e precisa de uma ampla noção, na minha opinião de conhecimentos históricos, estéticos/artísticos... Não é algo que se traduz em meia dúzia de termos.

Uma foto vem com uma narrativa embutida, e aí a dificuldade aparece aí, transcrever o sentimento ou intuição da foto num discurso linguístico completo, logo, sem alguns fundamentos básicos a narrativa fica rasa, superficial e só assume um papel ou de boa medida da concordância vazia ou pura discussão infundada.
Nesse sentido é que prefiro ficar ao lado do equipamento que sempre tem também uma boa medida da concordância vazia e principalmente da discussão infundada, mas é no mínimo menos apelativo e os embasamentos são menos superficiais.

Quanto à postagem das fotos, bem, prefiro fazer de forma descompromissada e com um aspecto de mais registro do que propriamente técnico, estilístico e artístico. E sempre deixo claro isso. Faço pouco, e faço mais para mostrar lugares que conheci do que para tentar despejar minha suposta técnica num local onde, às vezes, como já mencionado o discurso é raso e não acompanha a própria foto.

...

Disse tudo. :ok:

Existem colegas que só visam e estão sempre atrás de DR, MP, ISO..... E por aí vai.

Não sou profissional, mas gosto e procuro fazer boas fotos. Tenho minha auto-crítica, mas não gosto de '''''colocá-las à prova''''' dos colegas, pois sei que nem sempre entenderão qual foi minha intenção. Peço opiniões sim, mas em determinadas condições. Se fiz uma foto de um jeito foi porque quis fazê-la assim, algo experimental. 

Olha uma foto e procuro a beleza nela, não defeitos. Fotografia é muito subjetiva, muito sentimental, uma pessoa pode pegar uma foto rasgada amarelada e sentir nela emoções que a farão na melhor foto do mundo. Fazer uma bela foto, não indica que tecnicamente iremos fazer outra de igual peso e valor nas mesmas condições. Ou até mesmo que uma 'foto com um histograma ideal será a foto perfeita'.

Há alguns dias tirei uma foto da Estátua da Liberdade (de Curitiba   :D), estava dentro de um caro e era o carona, o caro estava a aproximadamente 100 Km/h. Em aprox. 30 segundos tirei a câmera do case, atarraxei a lente e fiz os ajustes rápidos e pela janela mesmo, com sinto de segurança me puxando (acho até que fiz muito), fiz a foto.... Só queria registrar o momento, que na minha opinião ficou excelente mas veio um colega falando de foco e exposição, estouro etc. Coisas que resolvemos em segundos em um programa.

Totalmente inapropriado!!!!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2013, 19:57:15
Disse tudo. :ok:

Existem colegas que só visam e estão sempre atrás de DR, MP, ISO..... E por aí vai.

Não sou profissional, mas gosto e procuro fazer boas fotos. Tenho minha auto-crítica, mas não gosto de '''''colocá-las à prova''''' dos colegas, pois sei que nem sempre entenderão qual foi minha intenção. Peço opiniões sim, mas em determinadas condições. Se fiz uma foto de um jeito foi porque quis fazê-la assim, algo experimental. 

Olha uma foto e procuro a beleza nela, não defeitos. Fotografia é muito subjetiva, muito sentimental, uma pessoa pode pegar uma foto rasgada amarelada e sentir nela emoções que a farão na melhor foto do mundo. Fazer uma bela foto, não indica que tecnicamente iremos fazer outra de igual peso e valor nas mesmas condições. Ou até mesmo que uma 'foto com um histograma ideal será a foto perfeita'.

Há alguns dias tirei uma foto da Estátua da Liberdade (de Curitiba   :D), estava dentro de um caro e era o carona, o caro estava a aproximadamente 100 Km/h. Em aprox. 30 segundos tirei a câmera do case, atarraxei a lente e fiz os ajustes rápidos e pela janela mesmo, com sinto de segurança me puxando (acho até que fiz muito), fiz a foto.... Só queria registrar o momento, que na minha opinião ficou excelente mas veio um colega falando de foco e exposição, estouro etc. Coisas que resolvemos em segundos em um programa.

Totalmente inapropriado!!!!

Sem querer polemizar nem nada, mas eu acho que se uma foto foi colocada na galeria (corredor polonês nem se fala então!!) é pra além do pessoal fazer alguns elogios quando for o caso, indicar "erros", acertos, possibilidades de melhorias, dizer se gostou ou não, justificar, trocar figurinha mesmo... Já vi tanta foto linda por lá mas que sempre tem algum comentário mais técnico sobre estouros, ruído, vinheta, etc etc... A foto ficou menos bonita? não, mas talvez o fotógrafo possa melhorar a técnica com essas dicas, se atentar pra algo que não tenha visto... Assim como já vi muita foto que pro meu gosto é horrível e todo mundo achando maravilhosa, que estava tecnicamente perfeita e bla bla bla... Pra um leigo como eu, ou gosto ou não gosto, a justificativa vou vendo depois, hehe...
Mas concordo cntg quando diz que as vezes uma foto pode ser muito mais bela pra quem entende sua história... =]
ps.: procurei a foto que tu falou mas não achei na galeria... queria até ver =]
ps2.: agora que vi que também é de porto alegre, tenho visto muita gente daqui ultimamente ;)
Abração
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 19:58:41 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2013, 10:37:16
Como postei em um outro tópico a respeito das minhas fotografias... Hoje procuro mais um fórum de fotografia para discutir algumas coisas, muitas vezes mais relacionadas a equipamentos do que a própria fotografia em si.

Não gosto de discutir fotografia, fotografia pura, porque é um assunto delicado, complicado e precisa de uma ampla noção, na minha opinião de conhecimentos históricos, estéticos/artísticos... Não é algo que se traduz em meia dúzia de termos.

Uma foto vem com uma narrativa embutida, e aí a dificuldade aparece aí, transcrever o sentimento ou intuição da foto num discurso linguístico completo, logo, sem alguns fundamentos básicos a narrativa fica rasa, superficial e só assume um papel ou de boa medida da concordância vazia ou pura discussão infundada.
Nesse sentido é que prefiro ficar ao lado do equipamento que sempre tem também uma boa medida da concordância vazia e principalmente da discussão infundada, mas é no mínimo menos apelativo e os embasamentos são menos superficiais.

Quanto à postagem das fotos, bem, prefiro fazer de forma descompromissada e com um aspecto de mais registro do que propriamente técnico, estilístico e artístico. E sempre deixo claro isso. Faço pouco, e faço mais para mostrar lugares que conheci do que para tentar despejar minha suposta técnica num local onde, às vezes, como já mencionado o discurso é raso e não acompanha a própria foto.

Foto de trabalho, então, deixo a parte, pois uma coisa que eu aprendi nessa vida de fotógrafo "profissional" é que quem tem que gostar das minhas fotos são as pessoas para quem trabalho, não supostos colegas de profissão que passarão longe de onde piso e da minha "realidade fotográfica profissional".

Poderia desenvolver mais minha técnica aqui, olhar, tudo isso? Talvez, mas acho que muitas das críticas são tão vazias que ao invés de nos fazerem progredir nos fazem regredir fotograficamente. No entanto, percebo que isso varia de pessoa para pessoa, comigo é dessa forma, pode não ser com outros... então fiz minhas escolhas assim...

É exatamente por isso que parei de participar da Galeria de Fotos.. quando coloco alguma coisa lá é só pra compartilhar algo que achei interessante, sem a mínima pretensão.. tanto que muitas vezes nem volto lá pra ler os comentários.. As discussões dessa sala pouco acrescentavam a logo pra mim...

Particularmente também só tenho acessado com mais frequência as salas de Arte Fotográfica e equipamentos DSLR Canon ..


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2013, 14:20:51
Um exemplo do que fazemos, e do que o Natão comentou, neste tópico tentei olhar de uma forma não técnica, mas sim na perspectiva do protagonista.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84690.msg844976#msg844976

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2013, 21:11:33
Um exemplo do que fazemos, e do que o Natão comentou, neste tópico tentei olhar de uma forma não técnica, mas sim na perspectiva do protagonista.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84690.msg844976#msg844976

Às vezes ele teve que cropar para retirar o 'cofrinho' do avô da composição  :shock:.... Brincadeiras à parte... Mas já tive que fazer alguns crops 'medonhos' em fotografias sociais.  Hoje em dia é difícil manter a turma 'parada' para o famoso xis. Acho que o pessoal nem se 'preocupa' mais por saber que não está gastando filme.

Ah na época dos filmes, quando cada foto era um momento sagrado, pois dificilmente o dono da  máquina ia gastar 'uma pose' do rolo para repetir a foto. Lembro que uma vez fui com dois amigos no Cristo Redentor e o filme acabou... Lá em cima o rolo custava 20 reais, e nas lojas o mesmo custava 3 reais e uns quebrados (o salário mínimo era uns 70 reais). Só eu tinha máquina, acabei levando levando prejuízo, tirando fotos para o pessoal.

Eh Fernandez, 'a crítica' não foi feito aqui no fórum. Estava postada em uma conta do Picasa... Hoje elas as contas estão sem fotos, tenho que organizar e repostar minhas fotos....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2013, 21:49:23
Rapaz... O topico da garagem, eu jah sabia no ia dar: trocentos comentarios destruidores! Postei pq quis, sabendo q nao tinha um discurso definido. Por mais tecnicista q eu seja, um minimo de auto-critica sobre minhas proprias fotos eu tenho!

Jah o da garota fumando ( candid photography ), achei q faltou um pouco a galera sacar o espirito da coisa: uma compacta premium na minha mao e uma amiga fumando sem perceber q eu a fotografava. Cobrar "isso e aquilo" desse tipo de foto eh algo q nao cabe, mas aceitei bem as criticas e dicas. Se postei, botei a cara a tapa e estou disposto a levar na cara, como acontece com todo mundo q posta por lah.

Ler textos, discutir em foruns, ler reviews, manuais, livros,... Requer tempo e interesse. Agora, ter formaçao, mesmo q informal, em artes visuais, desenvolver um estilo, parar e se dedicar a uma area de interesse, praticar e praticar... Isso sao outros quinhentos!!!! Alguns sao mais tecnicistas ( eu, Rafael, tsouto, Natao, Shalders... ) e outros, mais praticos ( Spiderman, Aria, Luiz L., Patagonio, Megavet,... ). Cada um no seu quadrado...

O ideal eh um equilibrio. Mas nem todo mundo "cresce por igual" como dizia meu falecido pai, a respeito dos novos-ricos q nao se sofisticam a medida q sua conta bancaria cresce, falando errado e continuam a tomar pinga com limao com dobradinha.
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 22:08:05 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!