Autor Tópico: Existe talento/dom ou tudo pode ser obtido com estudo e dedicação?  (Lida 10994 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2013, 11:40:11
Claro que se você se dedicar, estudar, ler, trabalhar, etc. e fazer isto incessantemente, você vai ser bom, vai aprender, vai fazer, vai ter algum sucesso, vai ganhar algum dinheiro, etc. Mas ainda assim, quem tiver o "dom" pra fazer a mesma coisa que você, também vai ser bom, também vai aprender, também vai fazer, também vai ter algum sucesso, também vai ganhar algum dinheiro, etc...MAS COM MUITO MENOS ESFORÇO.

Exato. Mesmo resultado = menor esforço. Facilmente observado na escola com a matemática.

Dom é quando você não sabe porque faz alguma coisa com tanta facilidade, enquanto outros "apanham" pra fazer, mas estamos falando aqui de coisas tidas como "normais".

Perfeito, Diogenes. Escrevi tanto, mas não consegui resumir o assunto a uma frase tão direta quanto esta.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2013, 11:41:10
Bom, vou fazer uma pergunta diferente, qual a origem do "dom" (que no caso eu chamo de simples pré-disposição de inteligência)?


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2013, 12:01:36
Bom, vou fazer uma pergunta diferente, qual a origem do "dom" (que no caso eu chamo de simples pré-disposição de inteligência)?

Pra mim seria algo como:

Dom: pré-disposição de inteligência específica e avançada em determinada área. Provável produto de herança genética.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2013, 12:07:56
Pra mim seria algo como:

Dom: pré-disposição de inteligência específica e avançada em determinada área. Provável produto de herança genética.

Por isso que eu não uso o termo "dom" é algo que soa como muito transcendente e divino. Pré-disposição genética é normal em qualquer indivíduo (variando os tipos de inteligência, claro), alguns mais específicos outros nem tanto, algumas mais aguda, outras nem tanto.

Mas não é só isso, qualquer "dom" precisa ser estimulado... como eu posso saber se não tenho "dom" pra esgrima, sendo que eu nunca fiz esgrima? Então não há como determinar um "dom" sem uma história pessoal que leve ao "dom".


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2013, 13:00:28
meus 2 cents
no outro tópico eu já havia me manifestado e continuo com a mesma opinião.
Existem pessoas SIM com dom, com sorte. Pelos comentários acima, creio ser uma unanimidade dizer que APENAS o dom não é sinônimo de sucesso. Agora, somando dom + dedicação = sucesso. Pra mim isso é um fato.
Alguém seria capaz de dizer que Michelangelo Buonarroti considerado um dos maiores gênios que a humanidade já conheceu não tinha dom? o cara simplesmente transitou por quase todas as artes e ciências. E o que dizer de Einstein, ou do próprio Jesus Cristo?
Da mesma forma que existem pessoas fisiologicamente superiores, desenvolvidas, existem outras com intelecto e uma capacidade superior para resolução de problemas que as distinguem de outras "normais".


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2013, 14:00:31
Por isso que eu não uso o termo "dom" é algo que soa como muito transcendente e divino. Pré-disposição genética é normal em qualquer indivíduo (variando os tipos de inteligência, claro), alguns mais específicos outros nem tanto, algumas mais aguda, outras nem tanto.

Mas não é só isso, qualquer "dom" precisa ser estimulado... como eu posso saber se não tenho "dom" pra esgrima, sendo que eu nunca fiz esgrima? Então não há como determinar um "dom" sem uma história pessoal que leve ao "dom".

Natão, creio que estamos falando a mesma coisa. Não importa o nome que se dê à uma disposição pré existente para se fazer algo. Claro que você só vai saber se você tem o "dom" pra esgrima se você for estimulado a tentar.
Por outro lado eu quero crer que temos "dons" para mais de uma coisa, e tendo isto como princípio, a minha tarefa na educação dos meus filhos foi tentar abrir ao máximo o leque de opções, de maneira que ele pudessem ter o máximo contato possível com o máximo de atividades possíveis. Esportes, linguas, instrumentos, e por aí vai.
Tinha comigo que, se eles descobrissem uma, apenas uma de suas habilidades fortes, eles teriam sucesso, seriam reconhecidos pelo seu trabalho, seriam felizes e ganhariam dinheiro. E isto tudo sem um esforço monumental. O que outros fariam suando, eles fariam brincando.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2013, 14:08:46
Por isso que eu não uso o termo "dom" é algo que soa como muito transcendente e divino. Pré-disposição genética é normal em qualquer indivíduo (variando os tipos de inteligência, claro), alguns mais específicos outros nem tanto, algumas mais aguda, outras nem tanto.

Mas não é só isso, qualquer "dom" precisa ser estimulado... como eu posso saber se não tenho "dom" pra esgrima, sendo que eu nunca fiz esgrima? Então não há como determinar um "dom" sem uma história pessoal que leve ao "dom".

Pensa apenas com um apelido para "pré-disposição genética", como disseste. Quanto a divindades ou não, não penso assim, até porque diversas pessoas não acreditam nestas e assumem suas facilidades em certas atividades, então esses não poderiam ser "abençoados".

O que consegui resumir até agora é que estamos chegando num ponto comum, onde a maioria reconhece as facilidades de alguns em certas atividades, porém tratando isso por nomes diferentes.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2013, 14:17:50
Falando como um doutor em biologia que sou, predisposição genética existe, com certeza. Cada indivíduo é geneticamente diferente, e isso implica em ter características físicas/fisiológicas distintas, o que pode facilitar ou dificultar determinada atividade.

No entanto, de tudo o que a gente vê e analisa por aí, ca oisa toda pende mais pro lado que o Natão está falando mesmo. O fato é que o meio em que se vive e a cultura têm uma influência tão grande no ser humano que muitas vezes ultrapassa os supostos "limites genéticos".

Então é óbvio, se a pessoa tem essa predisposição, essa facilidade em aprender fotografia, vai ter que se esforçar menos para se desenvolver na área do que uma pessoa que não tem facilidade. No entanto, sem esforço, sem estudo, não adianta de nada, pois a característica precisa ser desenvolvida, exercitada. Ou seja, se uma pessoa estuda fotorafia a fundo, vai se tão boa ou até melhor que uma pessoa que nasce com um suposto "dom".

Talento se adquire sim, e se desenvolve.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2013, 14:31:38
Falando como um doutor em biologia que sou, predisposição genética existe, com certeza. Cada indivíduo é geneticamente diferente, e isso implica em ter características físicas/fisiológicas distintas, o que pode facilitar ou dificultar determinada atividade.

No entanto, de tudo o que a gente vê e analisa por aí, ca oisa toda pende mais pro lado que o Natão está falando mesmo. O fato é que o meio em que se vive e a cultura têm uma influência tão grande no ser humano que muitas vezes ultrapassa os supostos "limites genéticos".

Então é óbvio, se a pessoa tem essa predisposição, essa facilidade em aprender fotografia, vai ter que se esforçar menos para se desenvolver na área do que uma pessoa que não tem facilidade. No entanto, sem esforço, sem estudo, não adianta de nada, pois a característica precisa ser desenvolvida, exercitada. Ou seja, se uma pessoa estuda fotorafia a fundo, vai se tão boa ou até melhor que uma pessoa que nasce com um suposto "dom".

Talento se adquire sim, e se desenvolve.

 :ok:

Exatamente, uma pré-disposição genética não levada a cabo, significa um talento desperdiçado... Mas acredito ainda que dedicação à atividade que se quer é mais importante do que a pré-disposição, afinal, mais vale um pouco de esforço e suor do que um "dom" contido e não aproveitado.

ah sim, ia me esquecendo...

outra coisa que devemos separar.: Facilidade de Felicidade... nem sempre o fato de se ter facilidade com uma coisa específica pré-disposta geneticamente poderá te levar à felicidade. As vezes escolhemos de propósito o caminho mais difícil porque queremos o desafio e é exatamente aí que pode habitar a alegria e serenidade, no desafio, na dificuldade...
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 14:35:47 por Natão »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2013, 15:48:37

No entanto, de tudo o que a gente vê e analisa por aí, ca oisa toda pende mais pro lado que o Natão está falando mesmo. O fato é que o meio em que se vive e a cultura têm uma influência tão grande no ser humano que muitas vezes ultrapassa os supostos "limites genéticos".


[/quote]

Humberto, sem querer filosofar demais sobre o tema, como explicaríamos alguns talentos que surgem do nada? Vez por outra nos deparamos com um menino que nasceu e cresceu numa favela, no pior meio possível, com as piores influências possíveis e apesar disto consegue se superar e se destacar em alguma área? Esforço e determinação, com certeza, mas como você definiria, se é que é possível encontrar uma explicação, alguém se destacar apesar de tudo remar contra?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2013, 15:58:33
Humberto, sem querer filosofar demais sobre o tema, como explicaríamos alguns talentos que surgem do nada? Vez por outra nos deparamos com um menino que nasceu e cresceu numa favela, no pior meio possível, com as piores influências possíveis e apesar disto consegue se superar e se destacar em alguma área? Esforço e determinação, com certeza, mas como você definiria, se é que é possível encontrar uma explicação, alguém se destacar apesar de tudo remar contra?

Diogenes, veja bem o que eu escrevi, não estou dizendo que não há predisposição genética, claro que isso existe. E se a pessoa se desenvolve justamente nas atividades em que pode levar vantagem por conta da predisposição, o resultado pode isso mesmo, talentos que surgem do nada. Pra mim não tem nada muto misterioso. Eu sou da opinião que se a pessoa não investir na fotografia, mesmo que tenha mais facilidade que outros, o talento não irá se desenvolver, se aflorar.

E todo mundo também já presenciou justamente o contrário do que você exemplificou. Aquela pessoa que claramente tem limitações para determinada atividade, mas através de um esforço descomunal e muita determinação, consegue superar os limites e ser até melhor que muita gente que teria mais facilidade. Basta assistir as paralimpíadas para ver o quanto o esforço individual pode quebrar barreiras.

Por isso eu volto a reafirmar que minha opinião vai de acordo com o que o Natão diz, sem esforço não se chega a nenhum lugar. E acrescento, com esforço devido, se chega a qualquer lugar!  :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2013, 16:00:02
Humberto, sem querer filosofar demais sobre o tema, como explicaríamos alguns talentos que surgem do nada? Vez por outra nos deparamos com um menino que nasceu e cresceu numa favela, no pior meio possível, com as piores influências possíveis e apesar disto consegue se superar e se destacar em alguma área? Esforço e determinação, com certeza, mas como você definiria, se é que é possível encontrar uma explicação, alguém se destacar apesar de tudo remar contra?

Bom, só que podemos ver pelo outro lado... quantos casos desses mesmos prodígios poderiam se destacar em alguma coisa, mas não vingaram por que não tiveram oportunidade? Acho que esse número é ainda maior, mas não temos como saber.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2013, 16:18:18
Falando como um doutor em biologia que sou...

Observação desnecessária: o cara é doutor em biologia e tira fotos. :doh: hahaha



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2013, 16:22:06
Observação desnecessária: o cara é doutor em biologia e tira fotos. :doh: hahaha

Desnecessária mesmo, ahahah. Mas já comentei sobre isso e outros tópicos.

Investi quase 15 anos da minha vida na biologia pra descobrir que gosto mesmo é de tirar fotos. Quem sabe essa não era minha aptidão natural desde o comeeço? Só precisava mesmo dar uma investida para descobrir.  :ok:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2013, 16:25:34
Desnecessária mesmo, ahahah. Mas já comentei sobre isso e outros tópicos.

Investi quase 15 anos da minha vida na biologia pra descobrir que gosto mesmo é de tirar fotos. Quem sabe essa não era minha aptidão natural desde o comeeço? Só precisava mesmo dar uma investida para descobrir.  :ok:

Não conhecia a história. Parabéns pelo "peitaço", como dizemos aqui no RS.

Realmente "investiu", não perdeu. Muita gente usa "perdi tempo" quando erra de faculdade ou profissão.