Autor Tópico: Existe talento/dom ou tudo pode ser obtido com estudo e dedicação?  (Lida 10956 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2013, 16:27:31
Humberto e Natão, creio que estamos falando a mesma coisa.
Eu concordei com o que você colocou e apenas fiquei me perguntando de onde viria o talento "nato" daquele menino que nasceu em um meio desprovido de pontos de apoio.
Por outro lado também vejo como o Natão, que há muito mais gente que se perde por alí mesmo, do que uns poucos que se sobresaem.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2013, 19:23:05
Citar
Aquela pessoa que claramente tem limitações para determinada atividade, mas através de um esforço descomunal e muita determinação, consegue superar os limites e ser até melhor que muita gente que teria mais facilidade.

Citar
Talento se adquire sim, e se desenvolve.

acho q eh bem isso, existe muito exemplo de superação de pessoas q não tinham nada pra conseguir e surpreendem com o q conseguem. Acho q eh como o Humberto disse ninguem cresce tentando descobrir seu dom, simplesmente tentam seguir fazendo oq gostam, acho q aqui todo mundo conhece um profissional ruim/ meia boca e é uma pessoa q ta assim pq acha q eh tarde pra mudar ou pq se acomodou com oq faz e tem os q são muito bom e são apaixonados pelo q fazem.

tirando as limitações fisicas eu acho q não é dom ou talento q vai fazer diferença.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2013, 19:31:25
Pré-disposição genética ou talento.. isso não se adquiri, mas se pode ser desenvolvida. A facilidade existe, não pode ser adquirida... o limite do talentoso é muito maior que o do esforçado.

Exemplo prático Usain Bolt... todos se esforçam da mesma maneira com a mesma técnica, mas geneticamente ele é privilegiado e o limite (record) dele é maior.

Não podemos confundir com o caso de Kosuke Kitajima, ele fez o contrário.... auauaua tinha biotipo em total desvantagem, mas revolucionou o esporte com uma técnica inovadora(esforço). Qdo todos aprenderam a técnica... a vantagem desapareceu.


Lentes Antigas + Sony E-Mount


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #33 Online: 17 de Abril de 2013, 19:38:27
Eu acho que técnica e estudo (ou prática) são o mais importante.
O talento natural - uma combinação de fatores absurda - é a cereja no bolo!
Vou dar um exemplo prático - Michael Jordan - Ninguém duvida do talento dele, recentemente alguém entregou uma bola de basquete para ele e ele acertou 3 em 10 arremessos de três pontos!
30% para Michael Jordan?!? É algo inaceitável, mas faltou a prática constante!
Quando eu estava me especializando, um residente mais velho me disse: a perfeição está nos detalhes!
É o que eu acho, muita técnica e estudo te trazem um resultado excelente; técnica, estudo e talento te dá a perfeição!
EU já me satisfaço com o excelente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2013, 19:46:07
Exemplo prático Usain Bolt... todos se esforçam da mesma maneira com a mesma técnica, mas geneticamente ele é privilegiado e o limite (record) dele é maior.

Mas aí você está falando de algo que você não sabe. Tá certo que o cara é privilegiado, tem umas pernas compridonas, e tudo o mais. Mas você não sabe o quanto o cara se esforçou ao longo da vida inteira dele pra chegar onde chegou. Todos se esforçam, claro, mas não são todos que se esforçam da mesma maneira. Foi falado aqui mesmo nesse tópico, Beethoven estudava música em tempo integral desde a infância, com uma educação extremamente rígida. Quem sabe até onde ele poderia ter chegado se não tivesse estudado tanto?

Existe um componente genético forte, um predisposição, aptidão, mas eu quero ver quem é que consegue saber o quanto do sucesso de uma pessoa é por conta disso e o quanto é por conta de esforço e dedicação. Não tem como medir essas coisas, porque todo mundo que é bem sucedido em algo se esforçou muito pra chegar lá, independente de ter talento natural ou não pra coisa.

Voltando à fotografia, veja os fotógrafos mais reconhecidos mundialmente. Todos eles estudaram demais pra chegar onde chegaram, pesquisaram, praticaram, etc... Talvez alguns tenham mais facilidade do que outros, mas não dá pra saber até onde chegariam se não tivessem se dedicado à isso.

Eu acho que talento pode ser adquirido sim. Predisposição genética, obviamente não. Facilidade pode ser adquirida quanto mais estudamos e praticamos. Não dá pra isolar os fatos.


É o que eu acho, muita técnica e estudo te trazem um resultado excelente; técnica, estudo e talento te dá a perfeição!
EU já me satisfaço com o excelente!


rbpope, eu já sou da opinião que com muita técnica e estudo, mesmo sem talento, você pode chegar à perfeição!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2013, 19:50:45
eu não disse q vc adquire pré disposição mas q esse talento pode surgir sem ela o cara q corre tem um fiisico diferente e isso nã o classifico como "dom" como disse antes fatores genéticos e fisico são caracteristica q acredito ser evolução.

3 em 10 do michael jordan, cade o talento dele?

acho q o grande detalhe esta aqui
Citar
EU já me satisfaço com o excelente!

Os q se destacam não estão contente, querem sempre mais isso acho q vale muito mais do q qualquer pré disposição ou suposto talento.

E falaram do einstein, ele tinha uma parte do cerebro mais desenvolvida, maior q o "normal" e isso não foi decorrente de pré disposição, o cérebro dele se desenvolveu muito pq ele colocou ele p/ trabalhar. Se ele tivesse esse dom todo ele teria sido pelo menos um aluno mediano na escola.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 17 de Abril de 2013, 19:56:38
eu não disse q vc adquire pré disposição


Eu estava me referindo ao post do fuca...


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Abril de 2013, 20:15:54
Citar
Eu estava me referindo ao post do fuca...

Eu tbm uehuasehuaesh :hysterical: :hysterical: :hysterical:

é q vc escreveu mais rapido em quanto eu tava aqui catando milho
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 20:17:02 por Rafael.l »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2013, 20:41:56
Mas aí você está falando de algo que você não sabe. Tá certo que o cara é privilegiado, tem umas pernas compridonas, e tudo o mais. Mas você não sabe o quanto o cara se esforçou ao longo da vida inteira dele pra chegar onde chegou. Todos se esforçam, claro, mas não são todos que se esforçam da mesma maneira. Foi falado aqui mesmo nesse tópico, Beethoven estudava música em tempo integral desde a infância, com uma educação extremamente rígida. Quem sabe até onde ele poderia ter chegado se não tivesse estudado tanto?

Existe um componente genético forte, um predisposição, aptidão, mas eu quero ver quem é que consegue saber o quanto do sucesso de uma pessoa é por conta disso e o quanto é por conta de esforço e dedicação. Não tem como medir essas coisas, porque todo mundo que é bem sucedido em algo se esforçou muito pra chegar lá, independente de ter talento natural ou não pra coisa.

Estou começando a tender pra esse lado.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 17 de Abril de 2013, 20:44:15
Citar
Estou começando a tender pra esse lado.

 :hysterical: :hysterical:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2013, 20:51:56
Muito pertinente: http://www.youtube.com/watch?v=uRFqzPkc3fo

O garoto estuda muito ou tem uma inclinação para as ciências e filosofia? Consegue-se ensinar filosofia pra uma criança da mesma idade?


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2013, 21:27:51
acho q crianças são um pouco subestimadas quanto ao seu potencial e até uns tempos atras era mais facil de se encontrar crianças assim.
Hj tem muita informação de fácil acesso mas uma parte ruim disso é q fica muito facil descobrir as coisas, perguntar num yahoo da vida, as pessoas estão pensando menos parece, faço engenharia mecanica e fico impressionado com a quantidade de gente sem noção la, uma vez um colega meu me pergunto uma questão de um exercício, coisa bem básica dai eu olhei pra ele e perguntei se ele tinha lido o enunciado, ele respondeu q não, só deu uma olhada por cima e acho difícil  :shock: :shock:

acho q a criança no vídeo pode muito bem ter pais ou professores q falam sobre o assunto e ele ficou curioso e leu ou viu videos sobre o assunto e tirou suas conclusões.
O ambiente q ele vive influencio em como ele é hj se ele tivesse menos acesso a informação ou coisa do tipo talvez ele tivesse uma inclinação p/ jogar bola ou soltar pipa

pode parecer impressão minha mas quando eu era pequeno o nível de maturidade das crianças era bem diferente, tipo antes vc tinha q aprender a escrever certo hj vc escreve de qualquer jeito e passa o corretor ortográfico depois..

 



fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 17 de Abril de 2013, 22:27:05

rbpope, eu já sou da opinião que com muita técnica e estudo, mesmo sem talento, você pode chegar à perfeição!

Depende do que é perfeição, se é que ela existe em algumas coisas... acho que é impossível um sujeito sem talento e esforçado se igualar a um talentoso e esforçado.

Não discuto que um talentoso que não se esforça pode ser pior que um sem talento e esforçado... eh muita combinação para comparar.


Lentes Antigas + Sony E-Mount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 17 de Abril de 2013, 22:33:26
Depende do que é perfeição, se é que ela existe em algumas coisas... acho que é impossível um sujeito sem talento e esforçado se igualar a um talentoso e esforçado.

Não discuto que um talentoso que não se esforça pode ser pior que um sem talento e esforçado... eh muita combinação para comparar.


Só que eu acho que esforço e dedicação são mais importantes pro resultado final do que um suposto talento natural. Eu acho que uma pessoa normal esforçada pode ser tão boa ou até melhor que um "talentoso" esforçado.


Eu não acho que todos os grandes fotógrafos que fizeram sucesso na história possuíam um talento natural. Acho sim que eles se esforçaram demais pra chegar onde chegaram, independente de ter um suposto talento natural ou não.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 17 de Abril de 2013, 22:42:46
:ponder:

Considerando apenas a fotografia.... o que seria o dom para a fotografia?
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva