Autor Tópico: Trabalhar no maximo ou buscar nitidez?  (Lida 7590 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2013, 08:47:52
pq vc acha que tem tanta gente pagando R$9.000 em uma 5D3, 90% vai dizer que é pela precisão do autofoco

Bobeira de quem gasta os R$9.000,00 por este motivo (até por que com R$7.500,00 compra uma), o front-back focus também está relacionado com a lente, então é provável que uma lente que tem problema em uma t3i, também vai ter em uma 1Dx. o Sistema avançado de foco da 5D III não a isenta deste problema.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2013, 09:42:47
pra ser prático, e já desvirtuando um pouco para o que eu comentei, postei um tópico com essa pergunta em um forum gringo com várias pessoas q possuem a 5D3, perguntando por qual motivo compraram.. veremos... depois posto aqui as respostas.

sobre o valor, sei que se encontra mais barato.. só botei uma média.

e sim, tb tem a ver com a lente, por isso usei duas lentes diferentes no exemplo, pois o resultado é pelo conjunto.

aproveitando, e querendo ver a opinião dos mais experientes, vcs acham possivel atingir a mesma nitidez com os mesmo conjuntos citados?
uma Rebel com 50mm 1.8 e tirar uma foto em 1.8
uma 5D3 com uma 85mm 1.8 e tirar uma foto em 1.8


« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 09:48:45 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2013, 10:24:33
pra ser prático, e já desvirtuando um pouco para o que eu comentei, postei um tópico com essa pergunta em um forum gringo com várias pessoas q possuem a 5D3, perguntando por qual motivo compraram.. veremos... depois posto aqui as respostas.

sobre o valor, sei que se encontra mais barato.. só botei uma média.

e sim, tb tem a ver com a lente, por isso usei duas lentes diferentes no exemplo, pois o resultado é pelo conjunto.

aproveitando, e querendo ver a opinião dos mais experientes, vcs acham possivel atingir a mesma nitidez com os mesmo conjuntos citados?
uma Rebel com 50mm 1.8 e tirar uma foto em 1.8
uma 5D3 com uma 85mm 1.8 e tirar uma foto em 1.8




Na TEORIA, o DOF de uma camera cropada (Rebel) é um pouco maior devido ao tamanho do sensor.
Logo, em uma rebel, teria "mais coisas em foco" do que numa FF.

Mas na prática, sabemos que isso não acontece.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2013, 10:39:58
Na TEORIA, o DOF de uma camera cropada (Rebel) é um pouco maior devido ao tamanho do sensor.
Logo, em uma rebel, teria "mais coisas em foco" do que numa FF.

Mas na prática, sabemos que isso não acontece.

Abcs

Acontece sim! Isso é físico..rs.

A diferença é significante entre uma câmera APS-C com 50mm f/1.8 e uma FF com uma 85mm f/1.8 (mesmo se utilizando do mesmo enquadramento). Até mesmo porque a diferença de aberturas físicas das objetivas é relevante: 85mm f/1.8 @ 1.8 tem uma abertura de mais de 47mm, enquanto uma 50mm f/1.8 tem uma abertura física de um pouco menos de 28mm... são quase 20mm de diferença, só aí já se sabe que o desfoque de uma é mais acentuado do que a da outra, mesmo se utilizando o mesmo ângulo de visão (claro em distâncias parecidas, já que a 50mm seria equivalente a uma 80mm numa FF - em ângulo de visão - e não 85mm)...
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 10:40:28 por Natão »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2013, 10:55:03
Acontece sim! Isso é físico..rs.

A diferença é significante entre uma câmera APS-C com 50mm f/1.8 e uma FF com uma 85mm f/1.8 (mesmo se utilizando do mesmo enquadramento). Até mesmo porque a diferença de aberturas físicas das objetivas é relevante: 85mm f/1.8 @ 1.8 tem uma abertura de mais de 47mm, enquanto uma 50mm f/1.8 tem uma abertura física de um pouco menos de 28mm... são quase 20mm de diferença, só aí já se sabe que o desfoque de uma é mais acentuado do que a da outra, mesmo se utilizando o mesmo ângulo de visão (claro em distâncias parecidas, já que a 50mm seria equivalente a uma 80mm numa FF - em ângulo de visão - e não 85mm)...

 :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2013, 11:43:42
Citar
Acontece sim! Isso é físico..rs.

A diferença é significante entre uma câmera APS-C com 50mm f/1.8 e uma FF com uma 85mm f/1.8 (mesmo se utilizando do mesmo enquadramento). Até mesmo porque a diferença de aberturas físicas das objetivas é relevante: 85mm f/1.8 @ 1.8 tem uma abertura de mais de 47mm, enquanto uma 50mm f/1.8 tem uma abertura física de um pouco menos de 28mm... são quase 20mm de diferença, só aí já se sabe que o desfoque de uma é mais acentuado do que a da outra, mesmo se utilizando o mesmo ângulo de visão (claro em distâncias parecidas, já que a 50mm seria equivalente a uma 80mm numa FF - em ângulo de visão - e não 85mm)...

mas ai são duas lentes diferente, com carateristicas diferentes, se pegasse uma 50 1.8 e usasse ela na em uma ff e em uma aps-c com a mesma distancia do assunto teria uma diferença perceptivel? Alguem podia fazer uma demonstração ?


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2013, 11:45:48
pra ser prático, e já desvirtuando um pouco para o que eu comentei, postei um tópico com essa pergunta em um forum gringo com várias pessoas q possuem a 5D3, perguntando por qual motivo compraram.. veremos... depois posto aqui as respostas.
para quem quiser ir acompanhando as respostas.. em inglês:
http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=1292513

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2013, 11:49:10
mas ai são duas lentes diferente, com carateristicas diferentes, se pegasse uma 50 1.8 e usasse ela na em uma ff e em uma aps-c com a mesma distancia do assunto teria uma diferença perceptivel? Alguem podia fazer uma demonstração ?

Mesma distância do assunto gera ângulos de visão diferentes difícil de analisar em relação à profundidade de campo...

Mas nesse caso... quanto menor o sensor para a mesma distância focal, mesma abertura e mesma distância do objeto, um sensor menor gerará uma profundidade de campo menor, isso mesmo, MENOR! Quanto menor o sensor, menor a profundidade de campo se travarmos todas as outras variantes.
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 11:50:00 por Natão »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2013, 13:23:19
eu disse mesma distancia pq a distancia tbm influencia na profundida de campo tbm não é?

se for fazer o mesmo enquadramento mudaria a distancia e a profundidade, ou não?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2013, 13:38:29
eu disse mesma distancia pq a distancia tbm influencia na profundida de campo tbm não é?

se for fazer o mesmo enquadramento mudaria a distancia e a profundidade, ou não?

Sim, daí no caso, a FF precisaria se aproximar do assunto para obter o mesmo ângulo,  logo a profundidade de campo reduziria e seria menor do que o mesmo enquadramento num sensor cropado...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2013, 17:35:02
não tem relação, mas em uma FF como a citada é possível fazer micro-ajuste no caso do autofoco não estar 100%
ainda não fiz o teste do focus-chart com a minha T4i/50mm1.8 mas pelas fotos noto que tem um pouco de front focus
o foco simplesmente não fica cravado, usando entre 1.8 e 2.2 a imagem fica soft, mesmo que eu foque no olho da pessoa
pq vc acha que tem tanta gente pagando R$9.000 em uma 5D3, 90% vai dizer que é pela precisão do autofoco

Continua tudo como dantes! O fato de ser FF nada tem q ver com precisão de foco e muito menos o fato de ser CAM X ou Y. Micro ajuste existe até em modelos mais simples e precisão de foco, ainda mais neste tipo de foto, não é necessáriamente atributo de CAM mais cara. A minha D70 crava o foco e nem tem micro ajuste. Front ou Back focus é problema de hardwere.
Outra coisa: O pessoal paga 9 mil em uma 5D3 e não consigo entender o motivo, pois por bem menos vc copra a D800 e menos ainda a D600...e te garato q tanto uma quant a outra, bem como minha velha D70, cravam o foco.
Vc tá confundindo tudo. Colabore com o fórum: Não fale besteira.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2013, 18:41:29
Continua tudo como dantes! O fato de ser FF nada tem q ver com precisão de foco e muito menos o fato de ser CAM X ou Y. Micro ajuste existe até em modelos mais simples e precisão de foco, ainda mais neste tipo de foto, não é necessáriamente atributo de CAM mais cara. A minha D70 crava o foco e nem tem micro ajuste. Front ou Back focus é problema de hardwere.
Outra coisa: O pessoal paga 9 mil em uma 5D3 e não consigo entender o motivo, pois por bem menos vc copra a D800 e menos ainda a D600...e te garato q tanto uma quant a outra, bem como minha velha D70, cravam o foco.
Vc tá confundindo tudo. Colabore com o fórum: Não fale besteira.

Lúzio, quando comparam o "cravar foco' numa FX e numa DX eu entendo que a pessoa sabe que todas cravam, mas estão comparando o quão mais fácil é numa 5D3, ou outras de sistema de AF avançado em relação as de entrada.
Fica claro para mim que a pessoa está tendo muito problema com foco e quer uma solução rápida via equipamento.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2013, 19:08:21
po, deixa ver se eu entendi, então se usar uma FX e uma aps-c com mesma lente e mesma distancia do assunto a aps-c teria um dof menor?

acho q talvez da pra fazer uma comparação cropando a foto da FX/FF pra ficar o mesmo angulo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2013, 19:09:06
Quando eu voltei a fotografar li em algum lugar na internet: "Não é porque a sua lente é 1.8 que você precisa fotografar em 1.8!"
Acho que todo mundo que comprou sua primeira prime rápida usou ela totalmente aberta por um tempo, depois de um tempo e estudo, você aprende que um stop down é muito benéfico!
Com relação a sua pergunta inicial: Depende do que você quer fotografar; existem cálculos de profundidade de campo que você tem que saber - este é um dos motivos pelo qual fotógrafos sérios são tão fiéis a seus equipamentos, já conhecem a fundo estas contas.
Outra complementação - os corpos mais avançados tem ajuste fino de foco - você pode regular todas as suas lentes para aquele determinado corpo. Isso é altamente recomendável de fazer - o meu equipamento vai ser ajustado no mês de maio...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2013, 19:10:09
Lúzio, quando comparam o "cravar foco' numa FX e numa DX eu entendo que a pessoa sabe que todas cravam, mas estão comparando o quão mais fácil é numa 5D3, ou outras de sistema de AF avançado em relação as de entrada.
Fica claro para mim que a pessoa está tendo muito problema com foco e quer uma solução rápida via equipamento.
Cravar o foco é fácil em qualquer câmera!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr