Autor Tópico: Trabalhar no maximo ou buscar nitidez?  (Lida 7601 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2013, 19:49:38

Mas nesse caso... quanto menor o sensor para a mesma distância focal, mesma abertura e mesma distância do objeto, um sensor menor gerará uma profundidade de campo menor, isso mesmo, MENOR! Quanto menor o sensor, menor a profundidade de campo se travarmos todas as outras variantes.

Exatamente  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2013, 19:52:19
Quando eu voltei a fotografar li em algum lugar na internet: "Não é porque a sua lente é 1.8 que você precisa fotografar em 1.8!"


Perfeito. Apesar das grandes aberturas, 1.8 - 1.4 poucos se arriscam em campo abaixo dos 3.5

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2013, 20:14:50
Citação de: Brupikk
simple question..
just list in priority why you choose the 5d3

Citação de: Sirrith
High ISO performance
AF
Weather sealing

Citação de: Gregg.Siam
better AF
everything the 5D2 had, but better

Citação de: narlus
the AF was the biggest motivating factor for me, moving from the 5D2. the customization of the body is also nice.

Citação de: imagemonster
handling -feels just right in the hand
AF system -truly state of the art; made my current lenses come alive!

Citação de: DennisW1
Been curious about FF for a while, I shoot motorsports with 1D3/1D4 so I've been spoiled by their great AF performance.

Citação de: Alex_Venom
Well, I bought mine coming from a 7D and I wanted a full frame sensor, but the 5D2 wasn´t an option since the AF was too crippled.
The 5D3 on the other hand was (and is) amazing! You get the best auto focus Canon ever had and the full frame sensor. It was a no brainer to me. ;)

Citação de: Rolex
I wanted the best money could buy  that would last me for years!!!!! ..to be honest this body is a keeper and i will only need to buy more new glass when i get the urge
had a T3i which i thought was good until i went FF with the 5D3, ... its been a pleasure learning how the 5D3 works, the auto focus was (and still is) fantastic.

Citação de: timbop
1. great FF sensor
2. FINALLY has AF to go along with the "pro" segment it is in

Citação de: nburwell
1. Better AF
2. Price (I purchased it refurbished)

Citação de: Downs Photography
Better af/ wanted 2 full frame cameras



« Última modificação: 17 de Abril de 2013, 20:34:57 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #33 Online: 18 de Abril de 2013, 07:30:06
po, deixa ver se eu entendi, então se usar uma FX e uma aps-c com mesma lente e mesma distancia do assunto a aps-c teria um dof menor?

acho q talvez da pra fazer uma comparação cropando a foto da FX/FF pra ficar o mesmo angulo.

Então, Rafael, a mudança é mínima e vai entrar aí variantes como círculo de confusão, tamanho da ampliação, distância de visualização da ampliação, o que acaba te dando a mesma impressão da mesma profundidade de campo. Se eu pegar uma imagem de, por exemplo, 4000px de lado maior e visualizá-la em 100% a profundidade de campo (os limites aceitáveis) serão menor do que se eu pegar essa mesma imagem e visualizar a mesma foto em 800px.

Ou seja, é algo que não se leva muito em consideração para o cálculo, mas é uma variação sim.



fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 18 de Abril de 2013, 11:51:39
Até entendo pq gosta de DOF curto.. é difícil acertar a foto mas qdo acerta dá muita satisfação.

As vezes troco sim, nitidez por desfoque. Mas é algo bem específico e depende do efeito que se quer criar. Nem sempre nitidez é algo a ser buscado em uma foto, se falarmos de retrato então.. tem foto que se for muito nítida fica uma porcaria.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #35 Online: 18 de Abril de 2013, 11:58:48
Até entendo pq gosta de DOF curto.. é difícil acertar a foto mas qdo acerta dá muita satisfação.

As vezes troco sim, nitidez por desfoque. Mas é algo bem específico e depende do efeito que se quer criar. Nem sempre nitidez é algo a ser buscado em uma foto, se falarmos de retrato então.. tem foto que se for muito nítida fica uma porcaria.

Eu prefiro o dof curtinho mesmo, tirei ontem umas fotos em 1.8 e até que ficaram bacanas!
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #36 Online: 18 de Abril de 2013, 12:09:30
Continua tudo como dantes! O fato de ser FF nada tem q ver com precisão de foco e muito menos o fato de ser CAM X ou Y. Micro ajuste existe até em modelos mais simples e precisão de foco, ainda mais neste tipo de foto, não é necessáriamente atributo de CAM mais cara. A minha D70 crava o foco e nem tem micro ajuste. Front ou Back focus é problema de hardwere.
Outra coisa: O pessoal paga 9 mil em uma 5D3 e não consigo entender o motivo, pois por bem menos vc copra a D800 e menos ainda a D600...e te garato q tanto uma quant a outra, bem como minha velha D70, cravam o foco.
Vc tá confundindo tudo. Colabore com o fórum: Não fale besteira.

Amigão, antes de mais nada educação é no mínimo essencial para que a conversa continue numa boa.
Se você não sabe pq as pessoas compram uma 5D3, não conhece a câmera, não sabe das qualidades dela, pode pesquisar, tem centenas de review sobre ela. Você é usuário Nikon, e por isso é provável que acabe limitado as câmeras dessa marca.
Sobre a diferença entre cropadas e FF, existem várias, desde melhor performance em ISO alto até as mais simples e diferentes funcionalidades que sirvam para que as pessoas se convençam a comprá-las. Sobre o Front Focus que comentei, sim é um problema de hardware, e é mais notado em câmeras de entrada e lentes "baratas". Se pode existir Front Focus em uma FF e não existir em uma cropada.. sim é claro, óbvio, pode acontecer. O Front Focus não esta atrelado a cropada, em nenhum momento disse isso, mas é mais comum acontecer do que em uma câmera Top onde a precisão de Foco é muito maior. Eu não sou o dono da verdade e muito menos tenho grandes conhecimentos, o que estou postando é sobre os relatos que leio em diversos foruns. Se você consegue cravar o foco com sua D70 velha, parabéns. Se tudo isso é besteira, não precisa nem responder, faz um favor para o forum, passe para o próximo Post, ou ainda, dê algumas dicas para que todos possam cravar o foco com precisão como você faz, com exemplos e configurações.

Abraços,

« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 12:12:22 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 18 de Abril de 2013, 17:22:04
tudo depende, depende a situaçao, o local em que voce se encontra, o assunto... quando é foto de estudio, com luz controlada, gosto de fotografar em f8 ou f9 pra cima, nitidez absurda!

Lembrando que não significa "menor abertura = melhor nitidez". Existe uma curva de nitidez para cada lente e onde ela tem melhor qualidade não é nos extremos. É bem comum a melhor nitidez de uma lente prime (com aberturas máximas entre f/1.4 a f/2.0) ficar em aberturas em torno de f/5.6 e f/8, sendo assim, utilizar f/16 ou f/22 (a abertura mínima) "pra ter mais nitidez" é um terrível engano.

Bobeira de quem gasta os R$9.000,00 por este motivo (até por que com R$7.500,00 compra uma), o front-back focus também está relacionado com a lente, então é provável que uma lente que tem problema em uma t3i, também vai ter em uma 1Dx. o Sistema avançado de foco da 5D III não a isenta deste problema.

Quanto à precisão do AF das FF vs. APS-C, como o Roberto comentou, está muito relacionada a unidade da lente mesmo. Um amigo tem uma 85mm f/1.8G que na D700 dele não necessitou ajuste fino de AF. Já a minha unidade da mesma lente num corpo D700 necessitou de -15 de ajuste fino de AF (vai de -20 a +20). Mesmas lentes, mesmos corpos, mas ajuste necessário num kit e não no outro. Mas esse é um assunto a parte.

Se você não sabe pq as pessoas compram uma 5D3, não conhece a câmera, não sabe das qualidades dela, pode pesquisar, tem centenas de review sobre ela. Você é usuário Nikon, e por isso é provável que acabe limitado as câmeras dessa marca.
Sobre a diferença entre cropadas e FF, existem várias, desde melhor performance em ISO alto até as mais simples e diferentes funcionalidades que sirvam para que as pessoas se convençam a comprá-las. Sobre o Front Focus que comentei, sim é um problema de hardware, e é mais notado em câmeras de entrada e lentes "baratas". Se pode existir Front Focus em uma FF e não existir em uma cropada.. sim é claro, óbvio, pode acontecer. O Front Focus não esta atrelado a cropada, em nenhum momento disse isso, mas é mais comum acontecer do que em uma câmera Top onde a precisão de Foco é muito maior.

Acho que o que o Brupikk estava querendo dizer é que os motores AF das câmeras FF são melhores, mais rápidos e mais precisos. De fato concordo com ele. Full frame é para profissionais, então a melhor tecnologia da empresa está ali. Não faz sentido uma câmera de 1/10 do preço ter um dispositivo igual ou superior ao empregado na top de linha da marca. Ou vocês acham que um Gol com ar-condicionado digital tem o mesmo equipamento de um Jetta?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 18 de Abril de 2013, 17:23:35
Lembrando que não significa "menor abertura = melhor nitidez". Existe uma curva de nitidez para cada lente e onde ela tem melhor qualidade não é nos extremos. É bem comum a melhor nitidez de uma lente prime (com aberturas máximas entre f/1.4 a f/2.0) ficar em aberturas em torno de f/5.6 e f/8, sendo assim, utilizar f/16 ou f/22 (a abertura mínima) "pra ter mais nitidez" é um terrível engano.

Quanto à precisão do AF das FF vs. APS-C, como o Roberto comentou, está muito relacionada a unidade da lente mesmo. Um amigo tem uma 85mm f/1.8G que na D700 dele não necessitou ajuste fino de AF. Já a minha unidade da mesma lente num corpo D700 necessitou de -15 de ajuste fino de AF (vai de -20 a +20). Mesmas lentes, mesmos corpos, mas ajuste necessário num kit e não no outro. Mas esse é um assunto a parte.

Acho que o que o Brupikk estava querendo dizer é que os motores AF das câmeras FF são melhores, mais rápidos e mais precisos. De fato concordo com ele. Full frame é para profissionais, então a melhor tecnologia da empresa está ali. Não faz sentido uma câmera de 1/10 do preço ter um dispositivo igual ou superior ao empregado na top de linha da marca. Ou vocês acham que um Gol com ar-condicionado digital tem o mesmo equipamento de um Jetta?

Mas as Canon não tem motor de foco. É tudo na lente. :shock:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Abril de 2013, 17:25:56
Mas as Canon não tem motor de foco. É tudo na lente. :shock:

Abcs

Dimi, quando falo do motor, falo em nome da Nikon, que é o que conheço. Vamos corrigir para "sistema de AF", então.

Obrigado pelo toque.

Abraços!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #40 Online: 18 de Abril de 2013, 18:07:29

As vezes troco sim, nitidez por desfoque. Mas é algo bem específico e depende do efeito que se quer criar. Nem sempre nitidez é algo a ser buscado em uma foto, se falarmos de retrato então.. tem foto que se for muito nítida fica uma porcaria.

Sei não  :shock:

Tá confuso isso ái... "Trocar" nitidez por desfoque, acho que o colega está embaralhando tudo.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Abril de 2013, 19:39:55
Sei não  :shock:

Tá confuso isso ái... "Trocar" nitidez por desfoque, acho que o colega está embaralhando tudo.

Alex, quantos retratos tu já viu onde o foco não está perfeito, mas mesmo assim a foto está excelente? Em filme e P&B isso é muito comum.
E digo mais, foco perfeito para retrato em filme fica meio falso até, parece que foi tratado por software, porque o foco manual normalmente não entrega resultados tão perfeitos assim.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #42 Online: 18 de Abril de 2013, 22:52:46
Alex, quantos retratos tu já viu onde o foco não está perfeito, mas mesmo assim a foto está excelente? Em filme e P&B isso é muito comum.
E digo mais, foco perfeito para retrato em filme fica meio falso até, parece que foi tratado por software, porque o foco manual normalmente não entrega resultados tão perfeitos assim.

 :ponder:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 19 de Abril de 2013, 00:00:58
:ponder:

Ambas são filme.

Parece filme (focus shift):


Não parece filme (foco perfeito no olho e nitidez exagerada na edição):


Na minha opinião, a primeira foto mesmo não estando com o foco "cravado", está perfeita. Se o foco estivesse cravado, talvez nem tivesse essa atmosfera de fotografia analógica.
A segunda foto parece mais uma imagem digital processada por algum preset de LR ou action de PS.


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #44 Online: 19 de Abril de 2013, 00:14:47
Parece filme (focus shift):

Focus shift?
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT