Não fale besteira.
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Quanta asneira tenho lido nesse tópico ultimamente.
Vamos parar com as besteiras por favor.
Interessante para a posição de um moderador. Vindo justo de quem deveria pregar respeito às opiniões dos colegas do fórum. Bom, mas vamos para as respostas então.
Só pq é filme pode estar desfocado?
Não, a minha afirmação não foi essa. Afirmo que uma foto cuja abertura da lente seja grande causando curto DoF mesmo quando o foco não está perfeitamente posicionado tem uma atmosfera compatível com o filme, pois aos olhos de um fotógrafo, este subentende a inexistência (na maioria dos casos) de sistemas de AF nas máquinas analógicas. O mesmo já não parece tão agradável quando a imagem foi produzida por meios digitais, pois subentendemos que é um "erro" de foco, tendo em vista que as digitais contam (na maioria dos casos) com sistemas de AF. É uma espécie de "licença poética" que o filme tem e a digital não. Ah, esqueci de dizer que essa
besteira/asneira toda é apenas a minha opinião, pois como estou participando de um fórum de debates, acredito que tenho a liberdade de expressá-la.
Os melhores retratos que conheço (e que são referência pra mim) foram feitos com filme tem uma nitidez absurda. Vai ver é por conta do f/64 utilizado em câmeras de grande formato.
Bom, como você mesmo disse, "que são referência pra mim", eu poderia me colocar no direito de achar uma grande besteira/asneira, mas não, apenas respeito sua opinião. Devem ser excelentes retratos, porém fiquei curioso quanto ao seguinte:
Lembrando que não significa "menor abertura = melhor nitidez". Existe uma curva de nitidez para cada lente e onde ela tem melhor qualidade não é nos extremos. É bem comum a melhor nitidez de uma lente prime (com aberturas máximas entre f/1.4 a f/2.0) ficar em aberturas em torno de f/5.6 e f/8, sendo assim, utilizar f/16 ou f/22 (a abertura mínima) "pra ter mais nitidez" é um terrível engano.
Exato, além disso, aberturas muito pequenas geram difração, contribuindo para a perda de nitidez.
Então essas lentes as quais foram feitos os retratos que falou são de abertura mínima de quanto? f/256?
Menor abertura não gera maior nitidez, gera apenas mais elementos em foco, o que pode ser confundido na "nitidez geral" de uma foto. Isso não é a minha opinião, isso é ciência.
Outra coisa: nitidez não se consegue na pós. Vc da um sharpen é diferente da nitidez obtida direto na foto.
Malditos Photoshop e Lightroom que me enganaram esses anos todos! Aquele controlezinho ali não funciona, então?
Por sinal, a segunda foto que vc postou tem um esquema de iluminação que ajuda a dar a sensação de maior nitidez nos olhos. Técnica bem aplicada nesse caso.
É luz natural. Dá pra ver claramente o trabalho de nitidez na pós naqueles cílios e na íris, mas isso é aos meus olhos, talvez não aos seus. Você pode me dizer que, com aquela abertura em uma câmera de médio formato, a essa distância (extremamente curto DoF), ela acertou o foco com essa precisão.
Sei não
Tá confuso isso ái... "Trocar" nitidez por desfoque, acho que o colega está embaralhando tudo.
Isso existe sim. Não lembro agora se é a 85 1.8 D ou 1.4D da Nikon que é famosa por ser meio soft e facilita muito a pós produção! Eu fotografei uma pessoa com a 85 1.4 G em f/8 no estúdio uma vez, a PP deu tanto trabalho que eu amaldiçoei diversas vezes aquela nitidez toda!
Obrigado,
rbpope.