Autor Tópico: Quanto devo cobrar?  (Lida 2709 vezes)

Amélia Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 16 de Abril de 2013, 17:22:51
Boa tarde!

Gostaria da ajuda de vcs sou iniciante e meu equipamento tb mais fui convidada para cobrir um evento mais não sei quanto devo cobrar pela diária?
Vai ser 2 dias e meio em cidades diferentes, mais com transporte, estadia e alimentação pelo cliente.  :)


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2013, 17:26:36
Essa é uma pergunta sem resposta certa, dá uma olhada nesse artigo http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar  , é um dos vários que eu já li sobre o assunto. :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2013, 22:48:56
Siga seu coração.  :D


Brincadeira.

Seu equipamento iniciante é o que, uma compacta, uma superzoom ou uma DSLR de entrada?
Tem flash externo?
Que tipo de evento é?
Sua cliente é a cliente final ou é um trabalho freelance para outro fotográfo?
Existe um contrato?
Fotos em CD ou album?
Fotos tratadas ou "cruas"?


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2013, 11:46:07
tudo varia, mesmo...  pelo post calcula-se que estás começando... um calculo que uso para meus orçamentos é pegar o equipo todo que tenho, dividir pela vida util dele(um corpo de camera dura na faixa de 4 anos, por exemplo, uma lente, 10..um flash, 2 anos...por ai vai), divida pela quantia de meses que ele durara, depois divide pela quantia de trabalhos mensais que fazes(5 trabalhos, por exemplo), isso vai dar o valor de depreciaçao do seu equipamento POR TRABALHO, estipule um valor de hora de trabalho(vais ficar dois dias, vais TRABALHAR mesmo quanto tempo? 10 horas, estipule um valor de hora de trabalho, pois custo de depreciaçao nao é lucro! Pegue suas despesas(caso tenha estudio, caso nao tenha, ignore) e divida pelos trabalhos mensais...inclua valor de album e despesas extras(combustivel e tudo o mais)  e terás um preço justo... EU faço assim, nao to falando que é a forma certa, é a forma que eu faço para me organizar!

abrs
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2013, 13:03:56
você é iniciante então, uma parte do custo deve ser entendido como "aprendizado".
Calcule os gastos que você terá (transporte, alimentação, hotel, etc), inclua um valor relativo ao tempo necessário para tratamento das imagens e boas.
 :ok:


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2013, 14:07:23
Eu estou cobrando 100 pila (R$ 100)... hehehe

Como comprei a câmera para o curso de jornalismo e ainda não tenho a manha toda acho q R$ 100 por 2hs ou 3hs + o trabalho de escolher e tratar as fotos tá um preço justo, e entrego em um CD.

Se precisarem de serviço em Porto Alegre/RS é só chamar
 :ok:
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2013, 14:24:53
Cada um cobra o que quer e o que pode... mas 100 pratas EMHO é muito f***.
Sem custo algum, está pagando para trabalhar... ou para aprender...  MINHA OPINIÃO, OK?



Tem um vídeo bastante interessante do Tito Neves sobre isso:

http://www.youtube.com/watch?v=4wqc-02QOms

Acho muito interessante... principalmente quando à questão da tabela ARFOC.
Compartilho da opinião de que não se deve cobrar menos que isso... mas como disse no início do post... cada um cobra o que pode e o que quer.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2013, 14:56:02
Para um ensaio de 2hs cobro 300 reais!
Talvez te dê um norte!


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2013, 15:45:25
Cada um cobra o que quer e o que pode... mas 100 pratas EMHO é muito f***.
Sem custo algum, está pagando para trabalhar... ou para aprender...  MINHA OPINIÃO, OK?


Mas é pra aprender mesmo :)
Tanto que o primeiro caguei o foco todo... sairam imagem lindas... mas o foco no meio do peito da pessoa. acabei entregando 80... sendo que umas  20 com esse problema... Mas sou honesto em relação a isso... quero ver se até o final do ano invisto num curso mais específico... mas muito tenho me inspirado no fórum.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2013, 16:53:36
entre cobrar tao pouco e nao cobrar nada, eu particularmente acho melhor fazer de graça...pra adicionar portfolio e aprender mesmo...minha opiniao!

Por exemplo, estou com a ideia de fazer um Trash the Dress, como nunca fiz, vou chamar um casal(patroes da minha namorada) e provavelmente faremos com eles, nao vou cobrar nada, porém deixarei claro que quero o album(eles pagarao um pra eles e eu pagarei outro pra mim para usar no portfolio) e pagarao locaçao e tudo o mais...estou pagando pelo portfolio, mas é algo que vai me trazer retorno(se eu conseguir um otimo resultado, quando uma noiva ver, vai querer tambem, ja se eu nao tiver, fica complicado) mas se é um job que nao te acrescenta nada, cobra o justo ou nao faz, cobrar pouco e fazer um trabalho mais ou menos, suja seu nome ;)
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2013, 18:23:46
Boa tarde!

Gostaria da ajuda de vcs sou iniciante e meu equipamento tb mais fui convidada para cobrir um evento mais não sei quanto devo cobrar pela diária?
Vai ser 2 dias e meio em cidades diferentes, mais com transporte, estadia e alimentação pelo cliente.  :)
o piso de evento(6 horas) de "frila" em Sao Paulo e 300,00
Agora voce e trabalhador iniciante
ou amador iniciante
,que tipo de evento
vc tem todo o equipamento necessario,
para chegar a tua resposta
vc deve responder antes varias perguntas!!
abs.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2013, 19:00:05
esse negocio de "media", "piso" seja la o que for, acho babaquisse... freela é uma coisa, voce vai só no dia, faz o trabalho, entrega os arquivos pro fotografo principal e ele se vira, agora quando VOCE lida com o cliente, voce trabalha, voce edita, voce tem prazos... é diferente
@jacobfotografiacriativa


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2013, 19:42:45
Beleza, misturando tudo isso:
Tito Neves - bom, vi o vídeo... se não me engando ele até disponibiliza uma planilha para calculo dos jobs, mas não de freela
Jacob, bom também., diria ótimo. Tem um padrão, se ele esta trabalhando muito e ainda continua liso, sabe onde alterar... se esta perdendo muito trabalho por valor, pode reavaliar.
agalons: não importa só controlar os seus custos, tem que concorrer com o mercado.. tem um doido em Itapevi que cobra R$250 por um book de gestante com álbum de fotos e outro doido que esta cobrando seção de externa R$64. Vai roubar o emprego do SCCOPO, aliás colega, se esta aprendendo peça uma ajuda de custo, pra amigos, parentes e não atrele a qualidade a valores (minha opinião)

Agora Amélia, se tratando de serviço se é muita areia pro caminhão, é melhor tirar o time de campo do que entregar um trabalho de pouca qualidade. Uma boa, sempre muito boa, se esta com a faca e o queijo na mão, contrate um bom fotografo e seja o segundo dele (se couber no orçamento é claro)


bruno 90

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2013, 21:55:26
Calcule os gastos que você terá (transporte, alimentação, hotel, etc), inclua um valor relativo ao tempo necessário para tratamento das imagens e boas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2013, 22:38:24
esse negocio de "media", "piso" seja la o que for, acho babaquisse... freela é uma coisa, voce vai só no dia, faz o trabalho, entrega os arquivos pro fotografo principal e ele se vira, agora quando VOCE lida com o cliente, voce trabalha, voce edita, voce tem prazos... é diferente

obviamente
frila e uma coisa e cliente proprio e outra
assim como profissional e uma coisa e aventureiro outra!!!!