Autor Tópico: Dificuldades em achar Câmera digital manual semi profissional  (Lida 3796 vezes)

viviane2013

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Bom dias, companheiros! Gostaria de pedir uma ajuda: quero comprar uma camera semi profissional, porem o que tenho visto são, na verdade superzoons, que mais me parecem compactas com mais zoo, mpx e novos recursos. Gostaria de saber se ainda existem semi-profissionais  manuais, ou se para ter uma camera manual teria que recorrer a uma câmera profissional.  Nos dois casos aceito - na verdade preciso - de sugestões de câmeras. Critério: recursos razoáveis para uma usuária amadora, que quer aprender a usar uma camera manualmente, sem recusos automáticos, e preço.
Andei olhando a D3100 da nikon e a T3 da canon, mas ainda estou perdida! rs...
Grata, Viviane


FreedomFighter

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2013, 09:58:55
Dá uma boa olhada na linha Sony NEX. Estou usando faz dois anos e ainda estou bem empolgado.
Provavelmente um dos melhores na relação custo x benefício.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2013, 13:00:40
A maioria das compactas avançadas, assim como as superzooms, possuem o modo manual. Precisamos saber mais algumas coisas para poder te indicar modelos de câmeras:

Até quanto você pode gastar?
Que características, além do modo M, você quer na câmera?
Prefere zoom ou qualidade de imagem?
Prefere uma máquina pequena ou maior?
Tem interesse em câmeras com objetivas intercambiáveis ou fixas?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2013, 13:35:10
porem o que tenho visto são, na verdade superzoons, que mais me parecem compactas com mais zoo, mpx e novos recursos.

Nisso vc está correta. Mas o principal problema na sua dúvida é a colocação "semi-profissional". É um conceito um tanto vago, e fica difícil saber exatamente o que vc procura.

De qualquer forma, existem algumas opções, tanto de câmeras que trocam de lentes como as DSLR tipo D3100 ou T3 quanto as mirrorles como as NEX. E também existem boas câmeras de lente fixa mas que tem modos manuais e um sensor maior, que vão te dar boa qualidade, como a Canon G1X.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2013, 16:20:32
Tá difícil adivinhar o que vc procura, mas vamos tentar através de algumas perguntas:

1) Vc faz questão de ter viewfinder (local em que vc coloca o olho para tirar uma foto), ou poder ser pelo LCD como as compactas comuns?

2) Vc está disposta a investir em lentes com maior qualidade ou quer uma lente que sirva para tudo?

3) Vc pretende apredender o básico ou quer investir futuramente?

4) Qto vc pretende para gastar?

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Hipolito

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2013, 16:33:10
Tá difícil adivinhar o que vc procura, mas vamos tentar através de algumas perguntas:

1) Vc faz questão de ter viewfinder (local em que vc coloca o olho para tirar uma foto), ou poder ser pelo LCD como as compactas comuns?

2) Vc está disposta a investir em lentes com maior qualidade ou quer uma lente que sirva para tudo?

3) Vc pretende apredender o básico ou quer investir futuramente?

4) Qto vc pretende para gastar?


Fuca66
Verifiquei na sua assinatira que voce tem uma T3. O que poderia falar sobre esta camera, os recursos manuais são semelhantes as analogicas, ou seja liberdade total para diafragma e obturador, por exemplo?
 :D  Desculpe a invasão, mas tenho a mesma duvida....
Canon 6D + EF 40 mm f 2.8 EF 70-300 mm f 4-5.6
FD 50 mm f 1.4  /  FD 35-70 mm  / FD 70-210 mm f 4.5
Flash YN565 EX


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2013, 16:39:32
Viviane2013:
As Sony são uma boa opção no mercado nacional, digo isso pois você pode ir a uma loja Sony nos Shoppings de cidade grandes e achá-las com facilidade!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2013, 16:40:38

Fuca66
Verifiquei na sua assinatira que voce tem uma T3. O que poderia falar sobre esta camera, os recursos manuais são semelhantes as analogicas, ou seja liberdade total para diafragma e obturador, por exemplo?
 :D  Desculpe a invasão, mas tenho a mesma duvida....
Pode sim,
qualquer câmera com Modo M funciona como uma analógica das antigas!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2013, 17:13:59
Exatamente, inclusive nas superzoom tem modo M.

Vou comerçar pela Nex no modo M:
Ela tem todos os controles através do menu, então se vc quer subir, ISO, abrir o diafragma e diminuir o tempo, mudar o ponto de foco, vai ter que acessar 4x o menu. Para hobby e uso amador, não há problema algum, mas um profissional de eventos certamente perde a foto pelo tempo que se leva para fazer tudo isso.

T3, para a mesma situação:


T3i, para a mesma situação:


Em termos de qualidade de imagem é muito parecido considerando a mesma lente (consigo comparar pq uso lentes mecânicas).

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2013, 22:40:24
Exatamente, inclusive nas superzoom tem modo M.


Vamos salientar que nem todas as superzoom possui o modo M, ou algum modo de prioridade. As 'coolpix da Nikon'.... tenho a L120, ela é uma superzoom e não tem nenhum modo manual.... Tudo automatizado através dos 'presets'.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Hipolito

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2013, 22:59:50
Vamos salientar que nem todas as superzoom possui o modo M, ou algum modo de prioridade. As 'coolpix da Nikon'.... tenho a L120, ela é uma superzoom e não tem nenhum modo manual.... Tudo automatizado através dos 'presets'.

Viviane precisa de uma camera para cursar 'fotografia', certamente vai gostar e evoluir.
O ideal seria uma DSLR de entrada.
Canon 6D + EF 40 mm f 2.8 EF 70-300 mm f 4-5.6
FD 50 mm f 1.4  /  FD 35-70 mm  / FD 70-210 mm f 4.5
Flash YN565 EX


viviane2013

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2013, 13:14:26
Camaradas, todas as respostas foram muito uteis. Vou explicar melhor o que quero:
- Sim, preciso de uma câmera para estudar fotografia, por isso não precisa ser nada muito sofisticado e caro, apenas uma câmera em que eu possa controlar manualmente foco, tempo de exposição e tal.
- Sim, faço questão de ter visor ao invés de apenas o LCD.
- gostaria de uma com lentes intercambiáveis, para no futuro poder colocar lentes com finalidades específicas.
- como estou aprendendo, não quero gastar muito por enquanto: no máximo R$2.000,00 se possivel, esticando até R$2.500,00 no máximo dos máximos (rs...).
- com certeza eu vou curtir e querer aprender mais, mas isso ficará para o futuro.
- prefiro canon e nikon a sony. Tenho uma câmera compacta da canon muito legal: Power shot A2000IS. Ela tem uma qualidade de imagem que deixa várias compactas no chinelo. Com essa máquina eu fiz umas imagens bem legais (eu acho! rs...). Porem, aceito outras sugestões de marcas.
- sempre usei compactas para registar imagens que acho bonitas, porem chega uma ora que se quer algo mais elaborado.
- o que são cameras de entrada?
- A T3 (canon) e a D3100 (nikon) seriam câmeras de entrada?

Mais uma vez grata!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2013, 15:21:53
Se pensa em gastar entre R$2.000,00 e 2.500,00, acho que pode ter um ótimo material pra aprendizado e uso no geral.
Eu sugeriria o seguinte:
- Canon t3i kit 18-55 (+- 1450,00)
- 50mm (300,00)
- flash yongnuo (de 300 a 500, dependendo do modelo)

Assim teria uma ótima câmera, a lente do kit te dá versatilidade, uma lente clara para ambientes de pouca luz e ótima para retratos, e um flash bem competente por um preço muito justo. Acho que isto daria um belo kit. Claro, tem a versão nikon, mas como não conheço muito prefiro deixar que alguém faça as honras, heheh

Câmeras de entrada são as câmeras de determinado segmento (neste caso as dslr) que tem o preço mais acessível e não tem algumas funções mais sofisticadas das câmeras mais caras. Me parece que todas as da linha rebel da canon e as d3xxx da nikon são consideradas de entrada, embora umas muito mais caras que as outras. Acima delas tem a linha canon xxD, e na nikon seriam as Dxx. Depois na canon 7D, nikon D7000 e por aí vai... Se não fiz nenhuma confusão é isso. É mais pra dividir o mercado mesmo, mas não quer dizer que porque é de entrada não faz um bom serviço.

Mas um conselho que sempre se dá por aqui e é dos mais úteis: pega câmeras equivalentes canon e nikon nas mãos, mexe um pouco. Tua decisão deve ser baseada no teu gosto particular, qual gostou mais da pegada, peso, disposição de botões, display, layout dos menus e etc... Tanto uma marca quanto outra são excelentes e de qualidade muito semelhante.

Sugeri a t3i ao invés da t3 que tu falou pois ela tem algumas melhorias, sem contar que pra uma futura revenda é mais vantajo$a.
Tecpix + motorola do guga


Thibis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2013, 18:06:54
Se pensa em gastar entre R$2.000,00 e 2.500,00, acho que pode ter um ótimo material pra aprendizado e uso no geral.
Eu sugeriria o seguinte:
- Canon t3i kit 18-55 (+- 1450,00)
- 50mm (300,00)
- flash yongnuo (de 300 a 500, dependendo do modelo)

Assim teria uma ótima câmera, a lente do kit te dá versatilidade, uma lente clara para ambientes de pouca luz e ótima para retratos, e um flash bem competente por um preço muito justo. Acho que isto daria um belo kit. Claro, tem a versão nikon, mas como não conheço muito prefiro deixar que alguém faça as honras, heheh

Câmeras de entrada são as câmeras de determinado segmento (neste caso as dslr) que tem o preço mais acessível e não tem algumas funções mais sofisticadas das câmeras mais caras. Me parece que todas as da linha rebel da canon e as d3xxx da nikon são consideradas de entrada, embora umas muito mais caras que as outras. Acima delas tem a linha canon xxD, e na nikon seriam as Dxx. Depois na canon 7D, nikon D7000 e por aí vai... Se não fiz nenhuma confusão é isso. É mais pra dividir o mercado mesmo, mas não quer dizer que porque é de entrada não faz um bom serviço.

Mas um conselho que sempre se dá por aqui e é dos mais úteis: pega câmeras equivalentes canon e nikon nas mãos, mexe um pouco. Tua decisão deve ser baseada no teu gosto particular, qual gostou mais da pegada, peso, disposição de botões, display, layout dos menus e etc... Tanto uma marca quanto outra são excelentes e de qualidade muito semelhante.

Sugeri a t3i ao invés da t3 que tu falou pois ela tem algumas melhorias, sem contar que pra uma futura revenda é mais vantajo$a.

Desculpe me intrometer aqui nesse tópico, mas....
Qual é de 50 mm por 300 reais? Hahaha


Nikon D5100 + 18-55mm

Flickr
500px


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2013, 22:13:23
canon 1.8
Acha entre 300 e 350, é só procurar bem ;)
Tecpix + motorola do guga