Autor Tópico: 60D - Fotos com ruído  (Lida 13325 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 18 de Abril de 2013, 10:07:19
AlexandreS, podes explicar isso melhor? Já li algo sobre há muito tempo, mas depois procurei algo na web e não achei. Como é essa história de ISO inteiro e ISO quebrado "aumentado/baixado"? Isso dá um bom tópico!!! Abraços!

Silvio, acho até que já tem um tópico por aí falando sobre isso. Mas repetindo, é simples. A grosso modo, o aumento de ISO significa uma amplificação do sinal do sensor. Esta amplificação se dá através de um mapeamento interno da câmera. Este mapeamento existe para os ISO's cheios da câmera, com exceção se não me engano à linha 1D, onde ele existe para toda a gama de ISO's utilizáveis.

Para os ISO's que não são base, a câmera simplesmente seta o ISO base mais próximo e corrige a exposição via software. Ou seja, uma foto feita em ISO 2500 apresenta o mesmo resultado do que se ele fosse feita em ISO 3200 superexposta em 1/3 de ponto e depois na conversão do RAW, esse 1/3 de ponto fosse baixado. ISO 2000 é na realidade uma foto feita em ISO 1600 subexposta em 1/3 e depois na conversão do RAW esse 1/3 é puxado para cima. Na 60D, ISO 12800, que é um ISO extendido, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400 subexposto em um ponto e depois na conversão do RAW é puxado 1 ponto para cima - e por isso que é tão ruidoso.

Em palavras simples, a amplificação que se dá quando se utilizam ISO's cheios é analógica, conseguida via hardware. A amplificação que se dá quando se utilizam ISO's intermediários é digital, via software.

Alguns exemplos para ficar mais claro.. Fiz uma foto em casa, no tripé, com travamento de espelho e disparo remoto. Usei uma lente de foco manual  - Takumar 50mm f/1.4 - e fotometrei em manual para ISO 2000. A foto foi essa aqui:


Teste ISO por Alexandre.fotografia, no Flickr

Um crop de uma área que mistura áreas claras com área de sombras


Teste ISO - ISO 2000 por Alexandre.fotografia, no Flickr

No próximo passo, simplesmente abaixei o ISO para 1600 e fiz outra foto, mantendo a mesma exposição. Obviamente, a foto saiu escura. Na conversão do RAW, levantei a exposição em exatos 1/3 de ponto. O resultado foi esse:


Teste ISO - ISO 1600 + 1/3EV por Alexandre.fotografia, no Flickr

Houve uma pequena diferença no WB e também na exposição final porque os mapeamentos de ISO não são totalmente corretos, mas como dá para perceber, o ruído permaneceu exatamente o mesmo mesmo nas áreas de sombra. E esse ruído é muito superior ao ruído apresentado por uma foto em ISO 1600 puro.

Por curiosidade, fiz a mesma foto aumentando o ISO para 3200. Evidentemente a foto estourou, mas na conversão do RAW puxei esses 2/3 de ponto para baixo. O resultado.


Teste ISO - ISO 3200 por Alexandre.fotografia, no Flickr

Nota-se um pouco de perda de contraste e profundidade de cores, mas o ruído também permanece basicamente o mesmo. Esta aliás é uma das vantagens da técnica de expor para a direita. Embora o ISO 3200 seja naturalmente mais ruidoso, como a foto ficou superexposta, o sensor ficou mais "cheio" de informação, e na recuperação da superexposição, o nível de ruído ficou equivalente ao do ISO 2000 graças a essa informação a mais que foi captada pelo sensor.

Ou seja, se vc fotografa em RAW, usar ISO intermediário é uma comodidade, mas vc consegue o mesmo resultado - ou melhor -, usando apenas ISO's base e uma fotometria correta. E ISO's intermediários 1/3 de ponto acima do base devem ser evitados quando possível, já que representam o amplificação do ISO base via software ao invés de hardware, o que tem como consequência um grande aumento no ruído principalmente nas áreas de sombra.

PS: Só para complementar, as fotos acima foram convertidas pelo LR4, conversão padrão, sem redução de ruído além dos 25 de croma que o LR aplica por default. Não foi aplicada redução de ruído de luminância.
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 10:16:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #31 Online: 18 de Abril de 2013, 10:52:20
Silvio, acho até que já tem um tópico por aí falando sobre isso. Mas repetindo, é simples. A grosso modo, o aumento de ISO significa uma amplificação do sinal do sensor. Esta amplificação se dá através de um mapeamento interno da câmera. Este mapeamento existe para os ISO's cheios da câmera, com exceção se não me engano à linha 1D, onde ele existe para toda a gama de ISO's utilizáveis.

Para os ISO's que não são base, a câmera simplesmente seta o ISO base mais próximo e corrige a exposição via software. Ou seja, uma foto feita em ISO 2500 apresenta o mesmo resultado do que se ele fosse feita em ISO 3200 superexposta em 1/3 de ponto e depois na conversão do RAW, esse 1/3 de ponto fosse baixado. ISO 2000 é na realidade uma foto feita em ISO 1600 subexposta em 1/3 e depois na conversão do RAW esse 1/3 é puxado para cima. Na 60D, ISO 12800, que é um ISO extendido, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400 subexposto em um ponto e depois na conversão do RAW é puxado 1 ponto para cima - e por isso que é tão ruidoso.

Em palavras simples, a amplificação que se dá quando se utilizam ISO's cheios é analógica, conseguida via hardware. A amplificação que se dá quando se utilizam ISO's intermediários é digital, via software.

Alguns exemplos para ficar mais claro.. Fiz uma foto em casa, no tripé, com travamento de espelho e disparo remoto. Usei uma lente de foco manual  - Takumar 50mm f/1.4 - e fotometrei em manual para ISO 2000. A foto foi essa aqui:


Teste ISO por Alexandre.fotografia, no Flickr

Um crop de uma área que mistura áreas claras com área de sombras


Teste ISO - ISO 2000 por Alexandre.fotografia, no Flickr

No próximo passo, simplesmente abaixei o ISO para 1600 e fiz outra foto, mantendo a mesma exposição. Obviamente, a foto saiu escura. Na conversão do RAW, levantei a exposição em exatos 1/3 de ponto. O resultado foi esse:


Teste ISO - ISO 1600 + 1/3EV por Alexandre.fotografia, no Flickr

Houve uma pequena diferença no WB e também na exposição final porque os mapeamentos de ISO não são totalmente corretos, mas como dá para perceber, o ruído permaneceu exatamente o mesmo mesmo nas áreas de sombra. E esse ruído é muito superior ao ruído apresentado por uma foto em ISO 1600 puro.

Por curiosidade, fiz a mesma foto aumentando o ISO para 3200. Evidentemente a foto estourou, mas na conversão do RAW puxei esses 2/3 de ponto para baixo. O resultado.


Teste ISO - ISO 3200 por Alexandre.fotografia, no Flickr

Nota-se um pouco de perda de contraste e profundidade de cores, mas o ruído também permanece basicamente o mesmo. Esta aliás é uma das vantagens da técnica de expor para a direita. Embora o ISO 3200 seja naturalmente mais ruidoso, como a foto ficou superexposta, o sensor ficou mais "cheio" de informação, e na recuperação da superexposição, o nível de ruído ficou equivalente ao do ISO 2000 graças a essa informação a mais que foi captada pelo sensor.

Ou seja, se vc fotografa em RAW, usar ISO intermediário é uma comodidade, mas vc consegue o mesmo resultado - ou melhor -, usando apenas ISO's base e uma fotometria correta. E ISO's intermediários 1/3 de ponto acima do base devem ser evitados quando possível, já que representam o amplificação do ISO base via software ao invés de hardware, o que tem como consequência um grande aumento no ruído principalmente nas áreas de sombra.

PS: Só para complementar, as fotos acima foram convertidas pelo LR4, conversão padrão, sem redução de ruído além dos 25 de croma que o LR aplica por default. Não foi aplicada redução de ruído de luminância.


Perfeita explicação, seria muito interessante se nas câmeras tivesse a opção de marcar os ISOs que eu não quero usar, na 7D por exemplo eu consigo marcar o iso máximo, mas no caso o melhor seria usar então sempre os isos cheios.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #32 Online: 18 de Abril de 2013, 11:00:11
Silvio, acho até que já tem um tópico por aí falando sobre isso. Mas repetindo, é simples. A grosso modo, o aumento de ISO significa uma amplificação do sinal do sensor. Esta amplificação se dá através de um mapeamento interno da câmera. Este mapeamento existe para os ISO's cheios da câmera, com exceção se não me engano à linha 1D, onde ele existe para toda a gama de ISO's utilizáveis.

(...)

Ou seja, se vc fotografa em RAW, usar ISO intermediário é uma comodidade, mas vc consegue o mesmo resultado - ou melhor -, usando apenas ISO's base e uma fotometria correta. E ISO's intermediários 1/3 de ponto acima do base devem ser evitados quando possível, já que representam o amplificação do ISO base via software ao invés de hardware, o que tem como consequência um grande aumento no ruído principalmente nas áreas de sombra.

PS: Só para complementar, as fotos acima foram convertidas pelo LR4, conversão padrão, sem redução de ruído além dos 25 de croma que o LR aplica por default. Não foi aplicada redução de ruído de luminância.

 :worship:

Caraca! Alexandre Schuster para presidente! Tu deverias ser superintendente de tecnologia da Canon, meu caro! Valeu pela aula! Não sei se é "instintivo", mas sempre usei ISO inteiro em fotografia, mesmo com a possibilidade que a 5D me dá de ISOs quebrados. Abraço!

Edit: PS: Esses Red Label são teus? Hehehe. Gostei da parede de arenito bruto! Abraço!
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 11:02:12 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #33 Online: 18 de Abril de 2013, 11:38:42
... Na 60D, ISO 12800, que é um ISO extendido, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400 subexposto em um ponto e depois na conversão do RAW é puxado 1 ponto para cima - e por isso que é tão ruidoso.

Alexandre, no Canon College, questionei o palestrante da Canon sobre isso, ele não sabia responder e mandou chamar o técnico da Canon que estava no saguão do hotel, o técnico veio e me respondeu que o ISO expandido não é via software, ele é nativo do sensor, mas que por uma margem de "segurança" ele é "travado" na configuração default da camera, mas com a opção de libera-lo se preciso, ele está lá para usar em caso de nescessidade, mas ele não fica acessível no defalt para margem de segurança apenas.

Já o ISO "quebrado" (intermediarios) ele disse que é por software mesmo.

Não sei até onde podemos acreditar nessas "técnicos", mas foi essa a explicação que ele me deu.
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 11:40:37 por Roberto Dellano »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #34 Online: 18 de Abril de 2013, 11:48:37

Perfeita explicação, seria muito interessante se nas câmeras tivesse a opção de marcar os ISOs que eu não quero usar, na 7D por exemplo eu consigo marcar o iso máximo, mas no caso o melhor seria usar então sempre os isos cheios.

Fernando, na 60D existe a opção de usar somente os ISO's cheios através das Custom Functions. Na 7D deve ter também.

Eu normalmente deixo esta opção marcada e só uso ISO's cheios. No aniversário que comentei anteriormente, como ia fazer umas fotos com uma tele manual M42, usando flash a distância e ISO alto, acabei usando ISO 2500 (3200 - 1/3) direto na cam para facilitar as contas. Mas normalmente uso apenas os cheios.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #35 Online: 18 de Abril de 2013, 11:51:13
Alexandre, no Canon College, questionei o palestrante da Canon sobre isso, ele não sabia responder e mandou chamar o técnico da Canon que estava no saguão do hotel, o técnico veio e me respondeu que o ISO expandido não é via software, ele é nativo do sensor, mas que por uma margem de "segurança" ele é "travado" na configuração default da camera, mas com a opção de libera-lo se preciso, ele está lá para usar em caso de nescessidade, mas ele não fica acessível no defalt para margem de segurança apenas.

Já o ISO "quebrado" (intermediarios) ele disse que é por software mesmo.

Não sei até onde podemos acreditar nessas "técnicos", mas foi essa a explicação que ele me deu.

Roberto, não tinha conhecimento disso. Até onde eu consegui apurar, os expandidos tanto para baixo - ISO 50 na 5D por exemplo - quanto para cima eram via software. Mas realmente são muitas informações e realmente não dá para ter certeza, e neste caso, fico com o que o técnico falou :)

Obrigado por compartilhar  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #36 Online: 18 de Abril de 2013, 12:01:54
Fernando, na 60D existe a opção de usar somente os ISO's cheios através das Custom Functions. Na 7D deve ter também.

Eu normalmente deixo esta opção marcada e só uso ISO's cheios. No aniversário que comentei anteriormente, como ia fazer umas fotos com uma tele manual M42, usando flash a distância e ISO alto, acabei usando ISO 2500 (3200 - 1/3) direto na cam para facilitar as contas. Mas normalmente uso apenas os cheios.


Achei a opção aqui Alexandre, valeu!



* O tópico já tem duas páginas, e o autor sumiu...  :no:
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #37 Online: 18 de Abril de 2013, 14:10:55
Show de conhecimento...
Por isso adoro a internet e os internautas!
COisas que eu nem sonhava em imaginar!
Sempre usei iso 1000 e 1200 na minha 40d.... agora vou usar apenas 800 ou 1600! =D

Quanto ao autor do tópico, digo que uso minha 40d em 800 tranquilamente.... então a 60d em 800 deve ser barbada!
Agora se ele tá fotometrando um assunto de alto contraste, medindo parcial pelo ponto mais claro, deixando a reguinha do fotometro no zero, e tentando recuperar as sombras no lightroom e olhando em 100%, Vai ver ruído até no iso 400!  :D
OBS: Se ele fotografa assim, tem que comprar uma d7000. Para melhores resultados das sombras nas canon devemos sempre expor positivo... muito mais fácil recuperar as alta luzes do que as baixas luzes nesse sensor!


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #38 Online: 18 de Abril de 2013, 14:17:50
   TB Uso a 60D e ja tive tres cameras antes, sei bem detectar ruido em excesso e nao vejo isso nas minhas fotos noturnas, nunca abusei de iso elevado, mas em 800 na CAnon 60 D acho irrelevante, tenho varias fotos em 20x30 nessa condição.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #39 Online: 18 de Abril de 2013, 20:08:30
Estou tentando colocar uma foto pra vocês verem, mas não sei fazer isso. Desde ontem, estou pesquisando no forum como faço pra enviar uma imagem, e não descobri.


mscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #40 Online: 18 de Abril de 2013, 20:31:26
Se bem que pela foto que o Sylvio Pascolato colocou, achei a parte de baixo do balcão com bastante ruído e a foto do Alexandre, achei o ruído da caixa do red label absurdo.

A minha não tem tanto ruído assim.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Abril de 2013, 21:25:53
Estou tentando colocar uma foto pra vocês verem, mas não sei fazer isso. Desde ontem, estou pesquisando no forum como faço pra enviar uma imagem, e não descobri.

Entra na área "Galeria de fotos" e ali tem um tópico fixo explicando como colocar... Usa o método do imageshack, é bem simples, só ler com atenção ;)
Tecpix + motorola do guga


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #42 Online: 18 de Abril de 2013, 21:28:29
Se bem que pela foto que o Sylvio Pascolato colocou, achei a parte de baixo do balcão com bastante ruído e a foto do Alexandre, achei o ruído da caixa do red label absurdo.

A minha não tem tanto ruído assim.

Essa foto é um crop de mais de 100% da primeira foto, sem redução de ruído nenhuma aplicada além do cromático. Se pegar esta primeira foto e imprimir em 20x30, não verá ruído nenhum.  :ok:  Se vc realmente acha que as fotos que postei tem realmente excesso de ruído para o ISO, então o negócio é partir para 6D ou 5D Mk III porque nenhuma APS-C irá dar um resultado muito melhor que este.


« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 21:31:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #43 Online: 18 de Abril de 2013, 22:36:17
deve estar errando na fotometria sim, dai vai ter ruido mesmo, bom um amigo meu nikonzeiro um dia me deu uma dica que tem me valido bastante, ele diminui o lcd da camera dele um ponto dai quando ele ve no lcd claro no computador esta bom eu passei escurecer meu lcd em um  ponto do que vem na camera e tendo a estourar um pouco a foto depois no LG eu acerto a exposição e dou um tapinha em luminance se for necessário.

abç


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 11 de Novembro de 2014, 07:50:29
Peço licença pra desenterrar tópico!

Tô sem a câmera aqui pra testar, mas pela lógica do ISO quebrado ser sempre por software, o ISO da imagem RAW vai ser sempre cheio, confere? Alguém confirma ou nega?